Iniciar sessão ou registar-se
    • xes
    • 30 junho 2010

     # 1

    Boas

    Recentemente decidi juntamente com a minha namorada, construir uma casita no terreno do pai dela, neste momento andamos a procura de um arquitecto para nos desenhar a casa, o terreno em questão tem 50metros de comprimento e 20 metros de largo, no inicio pensamos numa casa com cave subterrânea, r/c e 1º andar, mas como tínhamos o terreno muito comprido decidimos por fazer uma casa apenas com r/c e com uns anexos de apoio, a casa tinha pensado em 150m2, e para os anexos em 70m2, ontem fui a um arquitecto ele disse-me para esta área ficaria mais ou menos 600€ por m2 o que a casa deveria rondar um custo de 120.000€ ou 130.000€.

    O terreno situa-se em Louredo - Santa Maria da Feira

    O que acham destes valores para uma casa deste tamanho?
    Já agora se alguém conhecer uns arquitectos é favor dizer, visto o ultimo ter-me dado um valor de 10.000€ para fazer o projecto.

    Cumprimentos
    • xes
    • 30 junho 2010

     # 2

    Obrigado pela rápida resposta, já agora pode-me dizer qual é o post desse participante do forum?
    • SL
    • 30 junho 2010

     # 3

    10.000€??????Deve mesmo procurar outro arquitecto!!! O que inclui nesse preço? Idas as obras para acompanhamento, licenças na camara....
    Cpts
    SL
    • xes
    • 30 junho 2010

     # 4

    Eu acho que incluía mesmo tudo, ida a obra, modelo 3d dentro e fora da casa, mas ja me falaram em valor muito mais baixos para casas mais pequenas.

    Cumps
  1.  # 5

    Colocado por: xesEu acho que incluía mesmo tudo, ida a obra, modelo 3d dentro e fora da casa, mas ja me falaram em valor muito mais baixos para casas mais pequenas.

    Cumps


    Já há várias discussões no forum sobre valores de projecto. Esse valor pode ser alto, ou baixo, conforme o que está incluído. Normalmente esses valores muito mais baixos de que lhe falam não incluem projecto de execução nem assistência à obra.
  2.  # 6

    Colocado por: xes
    Recentemente decidi juntamente com a minha namorada, construir uma casita no terreno do pai dela


    Não querendo estar a envenenar, eu se fosse a si pensava primeiro no pormenor a bold. Há vários tópicos sobre o assunto.

    Quanto ao valor, está em linha com aquilo que eu vou pagar (eu pago um pouco menos). No meu caso o projecto de execução e as idas estão incluídas (embora o arq. não quisesse incluir as idas à obra).
    • xes
    • 30 junho 2010

     # 7

    Colocado por: Gonçalo
    Colocado por: xes
    Recentemente decidi juntamente com a minha namorada, construir uma casitano terreno do pai dela


    Não querendo estar a envenenar, eu se fosse a si pensava primeiro no pormenor a bold. Há vários tópicos sobre o assunto.

    Quanto ao valor, está em linha com aquilo que eu vou pagar (eu pago um pouco menos). No meu caso o projecto de execução e as idas estão incluídas (embora o arq. não quisesse incluir as idas à obra).


    Já agora vou ter problemas a mudar o nome do terreno? Por enquanto na fase de projecto não vou mudar o nome do terreno, quando tiver o projecto na mao ai sim avanço com a obra e mudo o terreno de nome ou estarei a pensar de maneira errada?

    Cumprimentos

    Luís Lourenço
  3.  # 8

    o q quer dizer c\ muda o terreno de nome? qual nome?

    Eu acho q esse terreno deveria passar a ser propriedade sua e da sua namorada, mas para isso ser possível o actual proprietário (q presumo ser o seu sogro) tem q concordar, e ele próprio tomar a iniciativa. Eu não avançaria c\ a obra antes deste passo importante
  4.  # 9

    Colocado por: xesBoas
    (...)
    O que acham destes valores para uma casa deste tamanho?
    Já agora se alguém conhecer uns arquitectos é favor dizer, visto o ultimo ter-me dado um valor de 10.000€ para fazer o projecto.
    Cumprimentos


    Boa Noite,

    Os valores são quase sempre Irrelavantes dado o preço da obra. O problema não é esse. É uma questão de informação sobre o papel dos arquitectos e das eventuais vantagens do trabalho deles. Vá a uma livraria e veja livros de arquitectura, de moradias feitas por arquitectos, no meio de muitos trabalhos haverá alguns que lhe abrirão mais os horizontes sobre o que deve ser a sua relação com o projectista.
    Voltando ao preço, não se esqueça de verificar se este inclui os seguintes serviços:
    -medições: (descrição de todas as quantidades de materiais a utlilizar (m3 de betão armado, m2 de azulejos, janelas, etc, etc) e
    -cadernos de encargos (onde se descrevem os "encargos" de cada parte da obra; ex: vedantes e tipo de chapa a utilizar nos remates de telhados, tipos de argamassas em juntas de azulejos, marca, série e acessórios de torneiras, tipo de pedras (pedreira de origem por ex.), etc , etc.
    -certificação energética (projecto de comportamento térmico do edifício e respectiva certificação por perito qualificado)
    -custos de licenciamento em entidades oficiais
    -quantidade de visitas à obra.

    Considere ainda:
    -contratar uma empresa independente para fiscalizar a obra. Essa empresa irá verifcar a compatiblilidade dos diferentes projectos (uma questão muito importante em projectos muito baratos, como o que referiu).
    -responsabilizar contratualmente os projectistas em termos de incumprimentos de prazos de entrega dos projectos assim como na inadequação do projecto à legislação em vigor (quem suporta os custos de aditamentos na câmara?, etc)
    - saber se existem outros custos burocráticos (taxas de entrada de requerimento, plantas topográficas, etc) incluídos ou não.
    - saber quem paga o levantamento topográfico e quem se responsabiliza pela qualidade do mesmo.

    Lembre ainda que o custo dos projectos não deveria sder um tema assim tão importante uma vez que corresponde a uma pequena percentagem do valor da obra...e que, em princípio, serão mais do que recuperados na qualidade do projecto e da assistência em obra versus menor qualidade dos materiais e das soluções genericamente pretendidas pelo construtor.


    Mas sobretudo, veja arquitectura, e muita, se possível visitando obras de referência. Compre revistas de arquitectura (inclusive internacionais). Poderá sempre consultar (comprar) um ou outro livro com tipologias de casas realizadas um pouco por todo o mundo. Hoje há livros baratos com muita informação visual para alargar os horizontes.
    Uma boa escolha depende apenas da qualidade da nossa (in)formação sobre a matéria.

    Com certeza também se indigna com a opinião que os "outros" têm do alegado pouco trabalho associado à sua profissão. Connosco, arquitectos, passa-se o mesmo.
    Contudo, um projecto bem feito, "à medida" do cliente, incluindo referências históricas e construtivas ao passado onde se integra a obra, etc, é um processo longo e muito trabalhoso, com bastante investigação.

    Espero ter ajudado,

    Nuno Gouveia, Porto
  5.  # 10

    600€ /m2 são menos de 500€ + 21% de IVA.

    piso térreo com 150m2 + 70m2 de anexos por 120-130mil é muito apertado.

    Não, não é impossível - mas é muito improvável.
    Sobretudo com um excelente projecto cheio de Arquitectura (porque por 10mil não lhe vão, com certeza, desenhar uma barraquita).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
    • xes
    • 2 julho 2010

     # 11

    Colocado por: Luis K. W.600€ /m2 são menos de 500€ + 21% de IVA.

    piso térreo com 150m2 + 70m2 de anexos por 120-130mil é muito apertado.

    Não, não é impossível - mas é muito improvável.
    Sobretudo com um excelente projecto cheio de Arquitectura (porque por 10mil não lhe vão, com certeza, desenhar uma barraquita).


    Boas

    La por os primeiros arquitectos que contactamos terem dado o valor de 10.000€ não quer dizer que faça la o projecto, já tenho outros orçamentos e irei ver o melhor, quanto ao preço por m2 sinceramente esta "terrinha" não deve ficar tão caro como construir no Porto ou arredores digo eu, mas não tenho muita experiência nisto.

    Posso já avançar que uns arquitectos que visitei deram-me o preço de 480€ por m2 para a casa e 100 e tal por anexos, mas como a conversa foi assim por alto não sei se é com ou sem IVA.

    Ps. não me atirem pedras, apenas estou a referir o preço que me tem dado nos vários gabinetes que tenho visitado. já vai desde 480€ m2 ate 700€ m2
    • xes
    • 2 julho 2010

     # 12

    Colocado por: nunogouveia
    Colocado por: xesBoas
    (...)
    O que acham destes valores para uma casa deste tamanho?
    Já agora se alguém conhecer uns arquitectos é favor dizer, visto o ultimo ter-me dado um valor de 10.000€ para fazer o projecto.
    Cumprimentos


    Boa Noite,

    Os valores são quase sempre Irrelavantes dado o preço da obra. O problema não é esse. É uma questão de informação sobre o papel dos arquitectos e das eventuais vantagens do trabalho deles. Vá a uma livraria e veja livros de arquitectura, de moradias feitas por arquitectos, no meio de muitos trabalhos haverá alguns que lhe abrirão mais os horizontes sobre o que deve ser a sua relação com o projectista.
    Voltando ao preço, não se esqueça de verificar se este inclui os seguintes serviços:
    -medições: (descrição de todas as quantidades de materiais a utlilizar (m3 de betão armado, m2 de azulejos, janelas, etc, etc) e
    -cadernos de encargos (onde se descrevem os "encargos" de cada parte da obra; ex: vedantes e tipo de chapa a utilizar nos remates de telhados, tipos de argamassas em juntas de azulejos, marca, série e acessórios de torneiras, tipo de pedras (pedreira de origem por ex.), etc , etc.
    -certificação energética (projecto de comportamento térmico do edifício e respectiva certificação por perito qualificado)
    -custos de licenciamento em entidades oficiais
    -quantidade de visitas à obra.

    Considere ainda:
    -contratar uma empresa independente para fiscalizar a obra. Essa empresa irá verifcar a compatiblilidade dos diferentes projectos (uma questão muito importante em projectos muito baratos, como o que referiu).
    -responsabilizar contratualmente os projectistas em termos de incumprimentos de prazos de entrega dos projectos assim como na inadequação do projecto à legislação em vigor (quem suporta os custos de aditamentos na câmara?, etc)
    - saber se existem outros custos burocráticos (taxas de entrada de requerimento, plantas topográficas, etc) incluídos ou não.
    - saber quem paga o levantamento topográfico e quem se responsabiliza pela qualidade do mesmo.

    Lembre ainda que o custo dos projectos não deveria sder um tema assim tão importante uma vez que corresponde a uma pequena percentagem do valor da obra...e que, em princípio, serão mais do que recuperados na qualidade do projecto e da assistência em obra versus menor qualidade dos materiais e das soluções genericamente pretendidas pelo construtor.


    Mas sobretudo, veja arquitectura, e muita, se possível visitando obras de referência. Compre revistas de arquitectura (inclusive internacionais). Poderá sempre consultar (comprar) um ou outro livro com tipologias de casas realizadas um pouco por todo o mundo. Hoje há livros baratos com muita informação visual para alargar os horizontes.
    Uma boa escolha depende apenas da qualidade da nossa (in)formação sobre a matéria.

    Com certeza também se indigna com a opinião que os "outros" têm do alegado pouco trabalho associado à sua profissão. Connosco, arquitectos, passa-se o mesmo.
    Contudo, um projecto bem feito, "à medida" do cliente, incluindo referências históricas e construtivas ao passado onde se integra a obra, etc, é um processo longo e muito trabalhoso, com bastante investigação.

    Espero ter ajudado,

    Nuno Gouveia, Porto


    Boa noite

    Nuno, agradeço desde já o grande esclarecimento que fez, Obrigada

    Cumprimentos

    Luís Lourenço


    No
    • xes
    • 2 julho 2010

     # 13

    Boas,

    Tive a comentar com algumas pessoas acerca do design de casa digamos "moderno" construção sem telha, já algumas pessoas me disseram que são casas mais propicias a rachadelas e infiltrações.

    Qual a vossa opinião sobre isto?
  6.  # 14

    Rachadelas e infiltrações dependem da qualidade de construção E DA QUALIDADE DO PROJECTO(*) , e não do tipo de «arquitectura».


    (*) se o projecto de estrutura previr fundações insuficientes, a culpa de eventuais rachadelas não é da falta de qualidade de construção, mas sim da falta de qualidade do projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil, RC | ARQ
  7.  # 15

    Colocado por: xesBoas,

    Tive a comentar com algumas pessoas acerca do design de casa digamos "moderno" construção sem telha, já algumas pessoas me disseram que são casas mais propicias a rachadelas e infiltrações.

    Qual a vossa opinião sobre isto?


    Como já disse, tenho das duas, uma com telhado em terraço e outra em telha. Na de telha nunca tive problemas de maior, na de terraço tenho infiltrações e inclusive a vizinha do lado já ficou com a casa destruída por causa de uma enorme infiltração (que se estendeu à minha também por serem geminadas).
  8.  # 16

    Boas..em relação ao tópico casa moderna / tradicional, as rachadelas e infiltrações podem acontecer em qualquer uma, depende da qualidade da construção, dos pormenores construtivos usados...da minha experiência em projecto e obra uma boa construção com pormenores bem pensados garantem de certeza uma boa obra..dizerem que casas modernas dão mais problemas é um mito!!!o problema é que nem todos os construtores sabem fazer este tipo de construção e se não houver um acompanhamento de obra regular os problemas surgem...em suma um bom projecto, um bom empreiteiro e um bom acompanhamento de obra, raramente tem problemas no futuro...espero ter ajudado..
  9.  # 17

    Colocado por: xesBoas,

    Tive a comentar com algumas pessoas acerca do design de casa digamos "moderno" construção sem telha, já algumas pessoas me disseram que são casas mais propicias a rachadelas e infiltrações.

    Qual a vossa opinião sobre isto?


    Da minha experiência considero a opinião apenas parcialmente válida:

    As coberturas em telha (caso a sua geometria evite grandes descontinuidades irregulares e rincões - planos formando angulos reentrantes ), são mais simples de resolver. Os seus problemas construtivos são menores e é fácil trocar uma telha partida ou detectar um ponto de infiltração.
    Está no entanto dependente de um boa obra de pichelaria (funileiro) na execução de remates em chapa - preferencialmente em zinco
    Contudo, hoje em dia, mais e mais materiais vierem complicar o assunto, como as sub-telhas (que podem iimpedir a correcta ventilação das telhas)

    As coberturas planas necessitam de mais atenção no projecto de execução e na respectiva construção mas se forem bem executadas garantem também várias dezenas de anos de funcionamento.
    Normalmente adaptam-se melhor aos gostos de muitos arquitectos actuais (ainda que seja curioso que deva ser o gosto do arquitecto a mandar...)

    As rachadelas pouco terão de ver com isso. Os factores mais comuns são:
    assentamentro de fundações (mau projecto, má verificação do tipo de terreno, má construção, etc...)
    má aplicação de argamassas e outros materiais (excesso de água de amassadura, excesso de tempo de amassadura, incorrecto grau de humidade ou de rugosidade do suporte, escesso de exposição ao sol após aplicação, etc, etc, etc (e ainda há outros factores)

    Pessoalmente acho que existe hoje uma adoração muito exagerada pelas coberturas planas. Os arquitectos parecem querer fugir das inclinadas. Eu pessoalmente gosto muito de coberturas inclinadas e das possibilidades plásticas (modelação da forma) que permitem, mas isso sou eu...

    Cumprimentos,

    Nuno Gouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  10.  # 18

    Colocado por: xesBoas,

    Tive a comentar com algumas pessoas acerca do design de casa digamos "moderno" construção sem telha, já algumas pessoas me disseram que são casas mais propicias a rachadelas e infiltrações.

    Qual a vossa opinião sobre isto?


    É mais um "mito urbano". É a diferença entre arroz e batatas... é tudo bom, depende como é cozinhado. Depois há quem goste mais de massa... :D

    Falando a sério, prefiro, em "formato livre", a cobertura plana, mas projecto no meu gabinete com qualquer dos dois sistemas, dependendo da situação.
    Também já vi situações (há dois ou três anos - ou quatro - já não me lembro bem) onde houve aqueles temporais com ventanias tremendas, em que os telhados ficaram sem metade das telhas e alguns com água em casa e a cobertura plana que tinha na minha obra (em Gaia) escapou incólume. Já vi telhados de telha em que o candeeiro da sala parecia um aquário com tanta água que lá tinha caído. E também já vi situações com coberturas planas e humidades difíceis de resolver. Do que depende é de como se constrói.
    Depois, cobertura "plana" não que dizer "nivelada". Tem inclinação (se calhar há muitas situações que metem água porque não lhe dão as pendentes correctas)
    Além disso, fala-se em coberturas planas sem especificar que podem ser feitas de várias maneiras diferentes, com materiais diferentes (preços diferentes também, é certo). Não é tudo "godo por cima de isolamento e telas".
    A minha opinião, é que vá ao terreno que escolher com o arquitecto que escolher e falem no local sobre isso!

    Cumprimentos
    • xes
    • 3 julho 2010 editado

     # 19

    Boas

    Estive a consultar os documentos do terreno e la diz que tenho de construir casa com r/c e 1º andar, mas num terreno comprido (50m) acho que ficava melhor uma moradia terrea, será que da para considerar a cave um r/c?.

    Não me apetecia muito alterar o loteamento, iria implicar mais custos


    Outra questão qual o prazo que costuma demorar a fazer o projecto ate ser aprovado?
    Cumprimentos
  11.  # 20

    Eu quanto mais leio de preços por m2 no forum mais fico sem perceber.....fala-se a nivel medio de 750 m2, mas uns dizem que com e outros que sem IVA....o cliente final paga sempre o IVA, pelo que acho que deve-se falar em valores com IVA.
    Como disse num outro post, tambem eu penso fazer uma moradia t3+1 a rondar os 180 m2 de contrução (não contando com varandas e coberto lateral para o carro) em dois pisos,sem cave. Pela minha carteira (e empréstimo que posso adquirir claro) não queria ultrapassar os 160 000 euros com acabamentos de nivel médio superior (ex.parede dupla ou tijolo termico de 25 com isolamento pelo interior com paredes e tectos em pladur, detector de incendio,fugas de gas e inundaçao, ceramicos ate uns 30 euros por m2) e incluir o portao automatico e uns passeios, mas nada demais. Depois penso poupar um pouco em alguns acabamentos que alguém ja no forum chamou de mariquices, ex.não quero banheiras de hidromassagem, quero apenas AC, não quero nem musica ambiente nem aspiração central, as louças de casa de banho não quero nada de extravagante (embora acho que é tudo carissimo).

    Resumindo os 180 m2 X 900 (ja com IVA) = 162 000 Mas sinceramente duvido que 162 000 de para fazer tudo.....
 
0.0256 seg. NEW