Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 4 outubro 2010

     # 101

    Muito obrigado pelas fotos. ;)

    Se todos que pedem ajuda depois colocassem fotos isto teria muito mais piada... mas, só quando precisam de ajuda é que se vêem por aqui.
    Ainda bem que há algumas excepções. :)
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  1.  # 102

    raulschone, disse que a casa era igual à da planta do site da Rusticasa mas que tinha algumas alterações, quais foram?
  2.  # 103

    ok.
    Coloque mais fotos da casa, a parte das traseiras por exemplo, como é?
    • texugo
    • 5 outubro 2010 editado

     # 104

    Acho as casas em madeira muito engraçadas e até já ponderei construir uma uma vez que tenho alguns terrenos onde não se pode construir da forma convencional. No entanto, para além do preço exorbitante que os fabricantes pedem, as características técnicas não me convencem...a manutenção é elevadíssima e não sei até que ponto a enorme quantidade de vernizes não poderá prejudicar a saúde, já para não falar da combustão espontânea em caso de incêndio. Aliás, ainda esta semana foi notícia um incêndio numa casa de madeira..E em caso de uma fuga de água?? Quando fiz a minha casa (convencional) tive uma fuga de água mínima num tubo de uma casa de banho e os 100m2 que tinha de soalho maciço em riga (que me custou uma fortuna!) foram à vida!
    Quanto a questão do lobby do betão, acho que o da madeira ainda é maior....já para não falar do do ferro (onde se incluem os pregos, que julgo que as casas em madeira devem ter aos milhares), mas hoje em dia tudo é assim, todos vendem o seu peixe como o melhor!
    Para concluir, o factor decisivo para eu abandonar a ideia da casa em madeira foi-me dado pelo arquitecto que me fez a seguinte pergunta: Quantas casas de madeira com 100 anos ou mais conheces????
    Realmente, não muitas para não dizer nenhuma....
    Acho a madeira muito bonita e extremamente confortável mas como elemento da estrutura base de uma casa já não me convence.
    Agora parece que a última moda são as casas em betão modular....enfim...
  3.  # 105

    Caro texugo,
    nem perco tempo a contrariar a sua opinião. Apenas lhe digo que apesar de não ser padre não me ensina missa nenhuma. Deixo a seguinte sugestão: peça ao forista Empatias que lhe explique/ensine a missa pois os conhecimentos dele sobre casas de madeira são bem melhores e como é o peixe que ele vende poderá ter tempo e pachorra para lhe responder.....
    P.S. eu mantenho a minha opinião e gosto que como é óbvio não discuto...
    Cpts.
  4.  # 106

    Gostei muito da casa. Parabéns!
    Em relação à durabilidade das casas de madeira, eu sou um perfeito ignorante na matéria, mas sei que os prédios da baixa pombalina têm a estrutura em madeira. A chamada gaiola pombalina. E ainda não caíram... Não será isto um exemplo de durabilidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  5.  # 107

    Colocado por: raulschoneCaro texugo,
    nem perco tempo a contrariar a sua opinião. Apenas lhe digo que apesar de não ser padre não me ensina missa nenhuma. Deixo a seguinte sugestão: peça ao forista Empatias que lhe explique/ensine a missa pois os conhecimentos dele sobre casas de madeira são bem melhores e como é o peixe que ele vende poderá ter tempo e pachorra para lhe responder.....
    P.S. eu mantenho a minha opinião e gosto que como é óbvio não discuto...
    Cpts.


    Acho que o companheiro reage mal às opiniões contrárias à sua. Não percebo qual é a vantagem de lançar um tema num fórum público se a reacção a uma opinião é tão carregada de negativismo. O que escrevi no comentário anterior é apenas uma opinião. Quanto ao ensinar a missa ao padre...enfim, não sou padre nem sequer lhe quis dar qualquer tipo de conselho mas apenas uma opinião e num fórum público ao lançar-se uma discussão como fez o objectivo principal será recolher opiniões, sejam elas concordantes ou não com a sua.
    Quanto a pedir informação ao forista empatias, penso não haver necessidade pois, como referi, também já tive um dia intenção de construir uma casa em madeira e tenho a empresa Monjolo aqui à minha porta onde recolhi informação que julga suficiente.



    Colocado por: sergios3Gostei muito da casa. Parabéns!
    Em relação à durabilidade das casas de madeira, eu sou um perfeito ignorante na matéria, mas sei que os prédios da baixa pombalina têm a estrutura em madeira. A chamada gaiola pombalina. E ainda não caíram... Não será isto um exemplo de durabilidade?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:raulschone



    Penso que a baixa de lisboa está assente em madeira e é a água que a conserva ao longo dos anos. Agora nem toda a gente tem a possibilidade de ter um rio por baixo da casa.
  6.  # 108

    Colocado por: texugo
    Penso que a baixa de lisboa está assente em madeira e é a água que a conserva ao longo dos anos. Agora nem toda a gente tem a possibilidade de ter um rio por baixo da casa.


    A tal gaiola pombalina de que falo é a estrutura do prédio. Está fora de água. Pode ver aqui http://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/divulgacao/gaiol_const_sism.html
    Nos USA muitas casas (a maioria em certos estados, talvez...) são feitas de madeira. Tive já a oportunidade de visitar a casa onde viveu George Washington há mais de 200 anos (Mount Vernon perto de Wasington D.C.) e, sendo em madeira, estava bem conservada.
    Estou apenas a encontrar exemplos de durabilidade deste tipo de casa. Não pretendo dizer se são melhores ou piores que casas em alvenaria.
  7.  # 109

    Tive já a oportunidade de visitar a casa onde viveu George Washington há mais de 200 anos (Mount Vernon perto de Wasington D.C.) e, sendo em madeira, estava bem conservada.
    Estou apenas a encontrar exemplos de durabilidade deste tipo de casa. Não pretendo dizer se são melhores ou piores que casas em alvenaria.


    Sendo a dita casa de George Washington não se poderia esperar outra coisa, acho eu!!!
  8.  # 110

    Colocado por: texugo

    Penso que a baixa de lisboa está assente em madeira e é a água que a conserva ao longo dos anos. Agora nem toda a gente tem a possibilidade de ter um rio por baixo da casa.

    Caro Texugo,
    Não se trata de não aceitar uma opinião diferente!!! De facto existem variados tipos de madeira com variadas características, para variados climas e funções, com variados tratamentos, mas considero que as suas observações estão parcialmente (umas) e totalmente erradas (outras) e, se acha que não necessita de se informar melhor, considera suficiente a informação recolhida na empresa de porto de mós ( madeira exótica e pode ter a certeza que não quero madeira que empena na minha casa) e considera que a madeira da baixa pombalina ( o marquês deve-lhe ter dado um tratamento autoclave 4 !!!)foi conservada pela água, então reafirmo que não perco tempo a contrariar a sua opinião.
    Concordam com este comentário: Squirrel
  9.  # 111

    Quanto a questão do lobby do betão, acho que o da madeira ainda é maior....já para não falar do do ferro (onde se incluem os pregos, que julgo que as casas em madeira devem ter aos milhares), mas hoje em dia tudo é assim, todos vendem o seu peixe como o melhor!

    Caro Texugo,

    se acha que o lobby da madeira e do ferro são maiores, então explique-me com que matéria foram construídos os estádios do euro, as expos, os prédios, as casas e quase a totalidade dos edifícios em Portugal (já agora em Espanha, Grécia, etc.) com os fundos comunitários nas últimas 3 décadas. Se não são as Cimpor, Mota Engil, e outras grandes nacionais que "patrocinam, pressionam e controlam" o governo central e as menos grandes os governos locais (são só 308 municípios ou minirepúblicas) então, de acordo com a sua opinião devem ser a Monjolo, Casema e Rusticasa que mantém por exemplo o presidente da câmara de Mafra no poder???
    Concordam com este comentário: Squirrel
  10.  # 112

    Colocado por: CelesteBatista

    Sendo a dita casa de George Washington não se poderia esperar outra coisa, acho eu!!!


    Precisamente. Desde que tenha a devida manutenção, uma casa de madeira tem tudo para durar tanto como qualquer outra. Parece que afinal o problema da durabilidade não tem fundamento. Ou será que tem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  11.  # 113

    Vi todo o tópico em pouco mais de 10 minutos e ainda não parei de salivar...a casa está LINDA!

    Adorei a piscina e acho que é uma excelente ideia, fiquei com algumas dúvidas mas prefiro colocá-las noutra altura.
  12.  # 114

    A casa está linda! Adoro casas de madeira e casas de betão mas com elementos naturais como pedra e madeira.
    Quero-lhe dizer que concordo com a sua posição ambientalista. As pessoas que vão dizendo logo mal das casas de madeira são aquelas que continuam a colocar garrafas de vidro no lixo após 30 anos de existência do vidrão. São pessoas que não se preocupam com nada nem ninguém. Nem com os seus próprios filhos. É triste mas é verdade.
    Não defendo com unhas e dentes nenhum tipo de casa pois não tenho conhecimento suficiente para defender uma coisa ou outra. Assim como tudo, há vantagens e desvantagens. Nunca entrei numa casa de madeira, mas acredito que a forma como nos sentimos dentro de uma não tem nada a ver com as casas de betão. Afinal de contas, basta encostarmos a mão numa parede de betão e numa de madeira para sentirmos a diferença e o que nos é mais natural.
    Dou-lhe os parabéns pela casa que escolheu. Se podia ter feito uma casa de betão de luxo com o mesmo dinheiro, isso é o mesmo que dizer que é preferível ir à loja dos chineses porque é mais barato... Gosto de Portugal, apoio o que é nosso. Apenas comprei 1 única coisa numa loja de chineses que foram pauzinhos chineses para comer. De resto, prefiro qualidade a quantidade.
    Vou entretanto começar a fazer casa e continuo a pensar nas casas de madeira. Infelizmente não vou poder optar por uma de madeira pelo simples facto de ir aproveitar a casa que era dos meus avós que tem paredes de pedra de meio metro e paredes de tijolo de uma ampliação mais recente. De qualquer forma, não vou abdicar de elementos em madeira tanto no interior como no exterior pelo facto de ser uma casa de campo, rústica e de eu querer ter um "cheirinho" de casa de madeira. Como também irei fazer uma casa pequena para os meus pais, talvez essa, opte por uma de madeira.

    Tenho uma pergunta: já ouvi dizer que as casas de madeira acentes em estacas não precisam de licença e as que são acentes em betão já precisam. Alguém sabe de alguma coisa sobre isto? A verdade é que uma casa de madeira não tem impactos ambientais na medida em que não é preciso demolição e entulho de cimento. Facilmente se retiraria uma casa destas e colocaria noutro sítio, portanto continuo a achar que não deveria ser preciso licença na medida em que para o PDM contaria como área de construção... Se eu fizer uma casa de árvore para os meus filhos, isso não conta como área de construção, portanto uma casa de madeira sem betão, deveria ter o mesmo comportamento. Mas acho que o problema é ainda não haver diferenciação entre os tipos de construção nas câmaras. Acredito que daqui a uns anos isso mude e seja possível construir casas de madeira em terrenos rústicos onde hoje não se pode.

    Obrigada.
    Concordam com este comentário: Squirrel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
    • P+V
    • 8 novembro 2010

     # 115

    Colocado por: Diana_3STenho uma pergunta: já ouvi dizer que as casas de madeira acentes em estacas não precisam de licença e as que são acentes em betão já precisam. Alguém sabe de alguma coisa sobre isto?
    Faça uma pesquisa no fórum e verá que esta questão já foi respondida "n" vezes. O Material de construção não tem influencia na necessidade de licenciar uma habitação. O resto (estacas, não estacas,...) -passe a expressão- é treta...

    Colocado por: Diana_3SAcredito que daqui a uns anos isso mude e seja possível construir casas de madeira em terrenos rústicos onde hoje não se pode
    Espere sentada, a sério...
  13.  # 116

    exactamente, não tem a ver se é de estacas ou não, se é de madeira ou não, penso é que indo de encontro ao que a Diana diz, quando se fizer uma casa em que toda as suas vertentes sejam "amigas" do ambiente, ai sim podia -se construir ( em principio) mesmo em áreas verdes condicionadas.
  14.  # 117

    Obrigada pelas respostas.

    Realmente acho que seria interessante e para que não houvessem tantas zonas ao abandono, criarem a possibilidade de se licenciarem casas "amigas do ambiente" em zonas verdes e rurais onde o PDM actualmente proíbe construções. Como disse, entretanto vou fazer obras à casa que era dos meus avós que fica no conselho das Caldas da Rainha e fui à câmara saber se poderia ampliar. Actualmente a casa até tem mais área do que aquela permitida pelo PDM. Tudo bem, mas tenho uma tia minha que ficou com um terreno em frente (agro-florestal) e que nunca poderá fazer lá nada mesmo tendo uma área de 10000m2 com a nova actualização do PDM este ano em que só são permitidas construções em terrenos superiores a 40000m2. Acho que isto é exagerado. Antes desta actualização ter saído, a área era de 10000m2, o que eu acho que era uma área com alguma lógica. Mas infelizmente o PDM parece ter sido feito, não a pensar no ordenamento e protecção do território mas a pensar na fixação das pessoas à volta das cidades apenas.
    Mas nos casos dos terrenos rústicos e verdes, acho que uma casa de madeira deveria ser permitida pois são construções totalmente diferentes. Os lugares condenados ao abandono teriam uma nova esperança e seria uma forma de as pessoas não acharem que os seus terrenos não valem nada e que não servem para nada. Além disso, daria a possibilidade de as pessoas, morando nestes sítios, puderem fazer a sua hortinha e criando espaços arranjados e não completamente abandonados.

    Caro P+V ARQ, infelizmente acho que tem razão :) Mas se vivessemos num mundo justo em que as leis têm pés e cabeça, isto um dia seria possível.
    As pessoas entranto começam a viver em roulotes nestes terrenos. Assim já não era considerado habitação permanente lol
    Concordam com este comentário: Squirrel
  15.  # 118

    Caro raulschone7

    Antes do mais muitos parabens.

    não emito openiões em relação à sua escolha, nem à escolha de qualquer pessoa, porque tenho a noção que como os "antigos" dizem "cada um é como cada qual".

    tenho uma pequena curiosidade, em que zona de Torres Vedras é que se encontra a sua moradia?

    cumprimentos, e mais uma vez os meus sinceros parabens
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  16.  # 119

    talvez nem veja o tópico, mas ver a sua casa com uma biopioscina deu-me vontade de fazer uma casa de madeira!
    muitos e sinceros parabéns! é magnífica e de um bom gosto extremo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  17.  # 120

    Parabéns pela sua casa, tb tenho uma Rusticasa e posso-lhe dizer que se respira qualidade de vida,
    A minha é em trono maciço de pinho Mordico e posso-vos dizer que se deixar cair um fosforo não pega fogo :) isto porque os portugueses não estão habituados a este tipo de habitação, e ainda faz um pouco de confusão às casas de madeira, muitos ainda pensão nos antigos pré-fabricados que se pode mudar de posição, até alguns bancos quando ouvem a palavra "Pré-Fabricados" fogem a sete pés.

    Contudo existem no mercado várias empresas construtoras de casa de madeira, as boas, as menos boas e as más, quanto à Rusticasa, não para puxar a brasa à minha sardinha, mas optou bem pois são bons, e o que é bom paga-se, acredite que tem um investimento para toda a vida claro esta se a cuidar bem.

    Aproveite ao máximo o que a natureza nos dá enquanto ainda temos essa oportunidade para nós e para os nossos, pois tenho filhos pequenos e tudo o que quero e´o seu conforto e bem estar.

    No entanto faço todos os dias 45Kml ida e volta para ganhar dinheiro para pagar este investimento, mas é dinheiro que não "choro"

    Deixo tb uma foto do meu ninho ;)

    Cumprimentos a todos os participantes
    Concordam com este comentário: Squirrel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone, branco.valter, SofiaPaula, Squirrel
      DSC04494.JPG
 
0.0310 seg. NEW