Iniciar sessão ou registar-se
    • DM
    • 21 dezembro 2016

     # 141

    Concordo. Tudo o que não vibra quebra. E as escadas têm de vibrar. Depois há uma vibração aceitável e confortável e há a que causa desconforto.
    E já passei por várias em que o desconforto é bastante grande.


    Isso está errado! A vibração tem a ver com rigidez e massa. A resistência é outra coisa.
    Normalmente estão relacionadas, rigidez e resistência, se tivermos uma chapa mais espessa é mais rigida e tem maior resistência...

    O aço tem elevada resistência e por conseguinte consegue-se usar menores espessuras o que leva a menor rigidez ou que pode comprometer o conforto, por excesso de vibração.

    E mais, em termos dinâmicos mesmo um elemento com resistência adequada para determinada carga se for sujeito a carga cíclica inferior pode romper. Vibra e quebra.
  1.  # 142

    O meu olho de lince indica que esses degraus, com um peso de 80kg na ponta, têm uma cedência superior a 3cm...

    Confirma-se?
  2.  # 143

    Colocado por: DM

    Isso está errado! A vibração tem a ver com rigidez e massa. A resistência é outra coisa.
    Normalmente estão relacionadas, rigidez e resistência, se tivermos uma chapa mais espessa é mais rigida e tem maior resistência...

    O aço tem elevada resistência e por conseguinte consegue-se usar menores espessuras o que leva a menor rigidez ou que pode comprometer o conforto, por excesso de vibração.

    E mais, em termos dinâmicos mesmo um elemento com resistência adequada para determinada carga se for sujeito a carga cíclica inferior pode romper. Vibra e quebra.


    DM, desculpe, mas tudo o que é 100% estático tem tendência a quebrar. Tudo. A elasticidade, torção, resistência, são outra coisa. Uma ponte vibra/mexe? Se não o fizesse quebrava. Tudo na construção está sujeito a vibração e movimento, deformação.

    E nada resiste a movimentos cíclicos. Voltando às pontes (exemplo), nem a melhor ponte do mundo resiste a movimentos cíclicos - a ressonância "mata" qualquer estrutura e já caíram umas quantas devido a esse efeito.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 144

    Colocado por: PedroBorga

    Concordo. Tudo o que não vibra quebra. E as escadas têm de vibrar. Depois há uma vibração aceitável e confortável e há a que causa desconforto.
    E já passei por várias em que o desconforto é bastante grande.
    Concordam com este comentário:Joao Dias


    Sim, sim, é mesmo isso. Aqui ao lado há um colega que foi inspeccionar o telhado e só depois de já ter removido as paredes de tijolo do andar é que reparou que a cobertura da casa descarregava na laje de tecto do andar e que aquela laje, executada de modo atabalhoado, "tremia" só com o peso dele em cima dela.

    Se ainda não caiu já não deve cair mais, também foi o que eu lhe disse. Mas lá diz o ditado, a pimenta no **** dos outros, para mim é refresco.
  4.  # 145

    Colocado por: PedroBorga

    DM, desculpe, mas tudo o que é 100% estático tem tendência a quebrar. Tudo. A elasticidade, torção, resistência, são outra coisa. Uma ponte vibra/mexe? Se não o fizesse quebrava. Tudo na construção está sujeito a vibração e movimento, deformação.

    E nada resiste a movimentos cíclicos. Voltando às pontes (exemplo), nem a melhor ponte do mundo resiste a movimentos cíclicos - a ressonância "mata" qualquer estrutura e já caíram umas quantas devido a esse efeito.
    Concordam com este comentário:Joao Dias


    Vocês estão a misturar tudo e a confundir ductilidade com fragilidade, em termos de nomenclatura à luz da resistência dos materiais. Há materiais que se deformam bastante antes de sofrerem ruína e há outros que se deformam muito pouco antes da ruína - isto não tem nada a ver com a resistência do material, mas sim com a sua capacidade de se ir deformando lentamente até à ruína e, com isso, nós podermos aferir o seu estado de deformação.

    Por exemplo, o vidro ou cerâmica são materiais de rotura frágil, o aço é dúctil. Mas um fio de esparguete também é dúctil e não é por isso que é mais resistente que o vidro.

    Fazer escadas em consola com deformações no vão livre? Onde está a percepção de segurança quando a vossa defesa é "é suposto vibrar"?

    Vou começar a dimensionar varandas de modo a "vibrarem" e se vocês tiverem medo de ir à varanda, eu respondo com um "se não vibra, tem de quebrar".

    Teorias, cada um tem a sua.
  5.  # 146

    Colocado por: Skinkx


    Vibrar/mexer não quer dizer que tenha de ser aos cm/perceptível. Um arranha céus mexe na ponta de cima devido ao vento. E não mexe pouco. Como o contrabalançam? De diversas formas, com massas opostas. Para quê? Para que a ressonância não a deite a baixo.
    O que eu falo é de uma vibração/oscilação/movimento que se note e seja desconfortável (cm) ou imperceptível (mm).

    Deve admitir que andar numa escada em que uma pessoa com 100kg ao colocar o pé note o degrau a descer (os tais cm) não é confortável. Não quer dizer que caia, mas confortável não é de certeza.
  6.  # 147

    Colocado por: Rui A. B.
    1. Deve admitir que andar numa escada em que uma pessoa com 100kg ao colocar o pé note o degrau a descer (os tais cm) não é confortável. Não quer dizer que caia, mas confortável não é de certeza.


    Skinkx, não estou a dizer que o Rui A. B. tem razão, mas é a isto que me refiro. 1/2/3cm de oscilação num degrau onde se acabou de colocar o pé... De confortável não tem nada. Tal como uma varanda não teria e seria possível de construir sem que caísse.
    Numa conceituada Faculdade de Eng.ª de Portugal há uma ponte pedonal que mexe largos cm (abate claro) quando passam 3 ou 4 pessoas ao mesmo tempo num ritmo idêntico. Nunca caiu e não cairá por isso, mas que é super desconfortável, garanto que é.

    Resumindo, estamos todos a dizer o mesmo, de diversas formas. Mas começou, julgo, pelo desconforto e não por se pôr em causa a ruptura ou não.
  7.  # 148

    Colocado por: PedroBorga

    Vibrar/mexer não quer dizer que tenha de ser aos cm/perceptível. Um arranha céus mexe na ponta de cima devido ao vento. E não mexe pouco. Como o contrabalançam? De diversas formas, com massas opostas. Para quê? Para que a ressonância não a deite a baixo.
    O que eu falo é de uma vibração/oscilação/movimento que se note e seja desconfortável (cm) ou imperceptível (mm).

    Deve admitir que andar numa escada em que uma pessoa com 100kg ao colocar o pé note o degrau a descer (os tais cm) não é confortável. Não quer dizer que caia, mas confortável não é de certeza.


    É precisamente disso que eu falo. O não cair é matemático/físico, a percepção da vibração e o desconforto associados são sensoriais. A própria ligeireza dessas estruturas causa-me desconforto quanto tenho que as usar. Já tive que andar em escadas em casas acabadas que, se fosse lá o ACT em fase de obra, chumbava-as. E mesmo com parede num dos lados, sendo aberta do outro e vazada entre degraus, juro que não consigo subir aquilo sem pensar e repensar bem cada passada. E isto numa casa com recém-nascidos!
    • Skinkx
    • 21 dezembro 2016 editado

     # 149

    Colocado por: PedroBorga

    Skinkx, não estou a dizer que o Rui A. B. tem razão, mas é a isto que me refiro. 1/2/3cm de oscilação num degrau onde se acabou de colocar o pé... De confortável não tem nada. Tal como uma varanda não teria e seria possível de construir sem que caísse.
    Numa conceituada Faculdade de Eng.ª de Portugal há uma ponte pedonal que mexe largos cm (abate claro) quando passam 3 ou 4 pessoas ao mesmo tempo num ritmo idêntico. Nunca caiu e não cairá por isso, mas que é super desconfortável, garanto que é.


    Um dos maiores arranha-céus do mundo vibra na ordem dos metros na sua cúpula, e mais é betão. De certeza que se eu me visse lá em cima e sentisse/percepcionasse a estrutura a mexer 3 metros, a primeira coisa que fazia era pôr-me na alheta.

    PS: nunca coloquei em causa a ruptura, mas sim o enorme desconforto e (nalguns casos) uma evidente falta de segurança associada à não colocação de guardas, que muitos suprimem para não ferir as vistas.
    • pjf
    • 21 dezembro 2016

     # 150

    Colocado por: Rui A. B.O meu olho de lince indica que esses degraus, com um peso de 80kg na ponta, têm uma cedência superior a 3cm...

    Confirma-se?
    repare só na fixação,vibra sempre um pouco mas nada alarmismo.
      B9ACEC66-F55A-4065-A0B5-C1AD77305085-802-0000010FE84B4703_tmp.png
  8.  # 151

    Colocado por: pjfrepare só na fixação,vibra sempre um pouco mas nada alarmismo.


    A cedência não está na fixação, está no comprimento do degrau e na chapa escolhida para o mesmo que pelo que vejo é de 10mm.

    Eu como estou nessa área tenho a sensação que à ponta esses degraus devem ceder uns 3cm ou mais... Uma análise feita a olhómetro!
    • pjf
    • 21 dezembro 2016

     # 152

    No primeiro andar foram feitas outras escádas mas mais largas,a construçao ja foi diferente , so foram fixadas em um dos ládos.
      IMG_2102.JPG
  9.  # 153

    Colocado por: Rui A. B.

    A cedência não está na fixação, está no comprimento do degrau e na chapa escolhida para o mesmo que pelo que vejo é de 10mm.

    Eu como estou nessa área tenho a sensação que à ponta esses degraus devem ceder uns 3cm ou mais... Uma análise feita a olhómetro!


    Essa flecha é inadmissível para uma viga de tecto, quanto mais para uma escada, onde "circulamos" todos os dias...
    • emad
    • 21 dezembro 2016

     # 154

    Muito bem feito
    • emad
    • 21 dezembro 2016 editado

     # 155

    As minhas foram testadas nas pontas com uma pessoa de 100 kgs e cede 0,5cms.
    Se subirmos ou descermos junto à parede não cedem nem vibram. Só se for a saltar ou a correr.
  10.  # 156

    Colocado por: emadAs minhas foram testadas nas pontas com uma pessoa de 100 kgs e cede 0,5cms.
    Se subirmos ou descermos junto à parede não cedem nem vibram. Só se for a saltar ou a correr.


    Mas foram feitas de outra forma...
  11.  # 157

    Colocado por: emadAs minhas foram testadas nas pontas com uma pessoa de 100 kgs e cede 0,5cms.
    Se subirmos ou descermos junto à parede não cedem nem vibram. Só se for a saltar ou a correr.


    mal era se junto à parede já houvesse oscilação :-)
  12.  # 158

    Boa noite,
    Peço desculpa por desenterrar este tópico. Mas nas duas soluções que surgiram aqui para o revestimento da estrutura dos degraus, gostaria de saber como os mesmos foram fixos? Tendo em conta que ambos entram de gaveta e talvez já envernizados.

    Imagens em anexo das soluções deste tópico.
      1F667924-34F6-4023-A91C-FF71849BC450.jpeg
      27AA7A06-9F84-40C4-99DA-035707BC8FEE.jpeg
  13.  # 159

    Não me fiz explicar bem...:(
    Não estou a falar da estrutura mas sim do revestimento, em madeira do degrau, como o fixar...

    A estrutura já está calculada, e vai ser algo como o que anexo, e retirei deste tópico.. Ou um tubular com chapa superior. Ou dois tubulares saídos.

    A minha dúvida é, como vou fixar a Madeira, tendo em conta que aqui no fórum falaram de uma caixa com patamar e espelho maciço, ou cantos maciços e o restante contraplacado folheado como imagens postadas em que a mesma entra como se uma gaveta no perfil que sai da parede...

    Imaginemos que peço a uma fábrica que conheço (para ficar mais barato) e já tudo pronto e envernizado. Como poço fixar?
      92DBF970-2DC4-406C-AA5B-910D243C1A92.jpeg
      EC370BEF-925E-47D6-ADDB-33523024C28A.png
  14.  # 160

    Colocado por: Jonas_86Imaginemos que peço a uma fábrica que conheço (para ficar mais barato) e já tudo pronto e envernizado. Como poço fixar?

    Eles não fixam isso? é você que vai fazer o trabalho?
 
0.0408 seg. NEW