Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um terreno dividido em zona Agrícola e zona habitável, onde num futuro não muito longo irei construir uma moradia.
    O acesso a este terreno e feito através de um trilho/estrada com 200/300m que se encontra em condições bastante más devido a não passar nenhuma viatura /tractor a alguns anos.

As minhas duvidas são as seguintes:
    Tenho pesquisado bastante sobre o assunto mas infelizmente sem sucesso.

Ao iniciar um processo de construção a Câmara Municipal é responsável por disponibilizar a electricidade e agua ate ao terreno ou essas "puxadas" serão suportadas pelo proprietário?

Viso o acesso ao terreno não ser minha propriedade, o arranjo deste é da responsabilidade de quem? E se quiser alcatroar esse acesso ?

Deverão existir empresas que efectuam a limpeza e nivelamento de terrenos. Alguém me sabe indicar algumas ou como encontrar?

O meu interesse neste momento e ponderar quais serão as despesas com a limpeza, nivelamento, construção de acesso, puxadas de electricidade e agua, para então perceber se compensa a construção de moradia.

Os meus conhecimentos nesta área são nulos e tudo o que aprendi ate a data foi através de internet ou amigos.
    Se alguém me conseguir dar umas dicas agradeço bastante.

Obrigado.
    •  
      FD
    • 19 julho 2010

# 2

Colocado por: amadogoAo iniciar um processo de construção a Câmara Municipal é responsável por disponibilizar a electricidade e agua ate ao terreno ou essas "puxadas" serão suportadas pelo proprietário?

Proprietário, sempre.

Colocado por: amadogoViso o acesso ao terreno não ser minha propriedade, o arranjo deste é da responsabilidade de quem? E se quiser alcatroar esse acesso ?

Depende. De quem é a estrada? É do domínio público ou é uma serventia?
    Normalmente, é melhor incluir este custo nos seus custos. Se está à espera que um terceiro faça uma obra que o beneficia a si está bem tramado... mesmo sendo da responsabilidade da Câmara/Junta, é melhor não contar com isso.

Para saber os custos, pede orçamentos, é a única forma credível de o saber. Por aqui até lhe podemos dizer alguma coisa (eu não que não percebo nada disso) mas, existem sempre condicionantes que não refere (por ignorância) e que podem minar completamente qualquer orçamento feito à distância.
    De qualquer forma, para fornecimento de água, deve consultar o regulamento de taxas da Câmara Municipal em questão.
    Para fornecimento de electricidade, leia: Contrato EDP.
  2.  # 3

Colocado por: amadogoAo iniciar um processo de construção a Câmara Municipal é responsável por disponibilizar a electricidade e agua ate ao terreno ou essas "puxadas" serão suportadas pelo proprietário?

São a cargo do proprietário a baixada. Não se esqueça que a puxada é so considerando ate onde ficam as caixas, tendo em conta que ficam num muro virado para a estrada.

Colocado por: amadogoViso o acesso ao terreno não ser minha propriedade, o arranjo deste é da responsabilidade de quem? E se quiser alcatroar esse acesso ?

se não é seu, entao passa a ser do dominio publico. responsabilidade da junta de freguesia
  3.  # 4

Desde ja obrigado a todos pelas respostas rapidas.

a estrada é uma serventia.
    Ou seja..
    Apesar de dar acesso a outros terrenos, apenas sera para me servir a mi visto que os outros terrenos têm acesso atravez de outras estradas.
  4.  # 5

Para limpeza procure empresas de terraplanagem.

Se não tiver o licenciamento pronto, não deve mexer nas cotas do terreno a não ser que não tenha feito o levantamento topográfico, vai gastar "dois dinheiros". Pode necessitar de autorização para movimentação de terras. Indique a zona, é mais simples para lhe aconselharem empresas.

O melhor é mesmo ter um Arq e bom, pois ele sabe indicar tudo isso (e não leva mais... €€)
  5.  # 6

Colocado por: amadogoDesde ja obrigado a todos pelas respostas rapidas.

a estrada é uma serventia.
    Ou seja..
    Apesar de dar acesso a outros terrenos, apenas sera para me servir a mi visto que os outros terrenos têm acesso atravez de outras estradas.

apesar de ter acessos por outras estradas, existe mais algum terreno que tenha direito a passagem por esse caminho de servidão?

parece estranho terem um caminho de servidão para apenas uma casa ... mesmo que não o usem, sempre tem direito a usufruir quando quiserem

0.0130 seg. NEW