Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mesmo assim, com inércia térmica desconfio... a minha casa tem locais com paredes antigas de granito de 0,8 mts de profundidade... as placas são maciças... o próprio piso radiante tem a sua inércia...e não eram as noites que conseguiam "arrefecer" o ambiente...
    Acredito sim... nos cursos de água pertos... espelhos de água, etc... esses podem provocar um certo arrefecimento... até o próprio sistema de rega faz arrefecer o ambiente...
    Por outro lado, existem locais e locais... há quem more perto da costa e há quem more longe dela...
    Claro que cada caso é um caso... acredito que a minha habitação tenha um isolamento de "caca"... e lá se vai a inércia...
    Mas mesmo assim, sou como S.Tomé... só acredito quando ver...
    •  
      FD
    • 28 julho 2010 editado

# 22

a minha casa tem locais com paredes antigas de granito de 0,8 mts de profundidade... as placas são maciças... o próprio piso radiante tem a sua inércia

Acho que uma casa deve ser como o nosso corpo no inverno: a maior percentagem de calor perde-se pela cabeça (telhado)...

Já agora, como e onde é que estão a medir a temperatura exterior? Ao sol, à sombra?
  2.  # 23

Eu não consigo acreditar que existam casas que conseguem ter temp. interiores inferiores à temp. média do exterior, sem ter um método de arrefecimento.
    Por exemplo, nestes dias, a temp. máxima em alguns locais tem rondado os 40ºC, colm temp. mínimas superiores a 20ºC, ora e fazendo uma conta muito por alto, dá uma temp. média de 30ºC. Como é que as casas conseguem ter temp. inteiores aceitáveis ?
    Eu acho que é tudo uma questão de tempo e mais cedo ou mais tarde as casas ficarão com temp. interiores mais próximas das temp, médias... isto se não tiverem qq método de arrefecimento.... Penso eu de que... mas esta teoria pode estar muito errada...

jfsmoreira,

Essa teoria do longo prazo é real, mas não é verificável no dia a dia. A minha casa tem-se mantido nos 24º a 25º no interior, temperaturas verificadas quando chego a casa, pelas 19/20h. Provavelmente se tivessemos 2 meses de temperaturas de 40º, a casa iria aquecer muito, mas a temperatura está a descer e daí não se notar aquecimento no interior.

Já agora, como e onde é que estão a medir a temperatura exterior? Ao sol, à sombra?

Com o "computador de bordo" da bicicleta, que está colocado em cima da mesa da sala!

Coisas da Casa
    •  
      FD
    • 28 julho 2010

# 24

Com o "computador de bordo" da bicicleta, que está colocado em cima da mesa da sala!

Eu perguntei no exterior... ;)
  3.  # 25

Boas,
    A minha Zona é o Seixal (Margem Sul do Tejo), não sei quais os materiais utilizados na construção da casa, as janelas são simples, moro num R/C, com um andar por cima (casa bi-familiar), a frente da casa virada para noroeste. Sem aparelhos de refrigeração (ex. AC), só com ventoinhas durante a noite.
    Com as seguintes temperaturas:
    Temperatura exterior: 36ºC
    Temperatura interior das divisões viradas para a frente: 32ºC (a sala tem um aquário de agua quente de 500L destapado com o termostato desligado mantendo a água a 30ºC)
    Temperatura interior nas divisões traseiras: 30.5ºC
    Temperatura da Garagem situada imediatamente por baixo da casa: 24ºC
    Resumindo, durante a noite com janelas completamente descancaradas consegui baixar a temperatura em todas as divisões para 28ºC (num espaço de tempo de cerca de 2h30 a 3h), mas assim que me deito e fecho as persianas, de manha quando acordo a temperatura está praticamente na mesma do que durante o dia (31ºC), presumo que se deva ao facto da pouca circulação de ar (devido ás persianas fechadas) e o facto de ter o calor humano em casa que se vai "amontoando".
    Acho que vou passar a ir dormir para a Garagem para ao pé do meus cães (a garagem tem acesso directo a um quintal para as traseiras e que a porta está sempre aberta)! LOL

P.S.: Srs ladrões que por ventura leram a parte de a porta estar sempre aberta do jardim para a garagem, atenção que os cães são 2 rottweillers, treinados para não comerem nada a não ser que seja eu a dar-lhe, levem a caçadeira ou então não entram, caso levem a caçadeira, o que vão achar, é 2 comedores para ração, um bebedouro em inox e duas latas de 20kg com ração para cão! ;-)

P.S.S: FD, eu meço a minha temperatura exterior à sombra durante grande parte do dia, pois o sensor apanha sol desde que ele nasce até ás 10h30 da manha, e o sensor quando faço a medição (á tarde) está á sombra.
    Cumprimentos,
    Ricardo
  4.  # 26

Pelo principio da termo-dinâmica se a temperatura esterior se mantiver a 30 graus por, digamos 1 mês, todas as casas independentemente do isolamento acabariam por ter tb 30 graus no interior(supondo que não tinham arrefecimento artificial). As casas c\ melhor isolamento levariam mais tempo a atingir os 30. Daí que um bom isolamento é IMPORTANTE.

O que faz a diferença é que à noite a temperatura baixa, o que faz c\ que parte do calor acumulado das paredes de dissipe. Se a casa tiver um bom isolamento a onda de calor nas paredes leva mais tempo a chegar ao interior.

Medir a temperatura exterior correctamente é muito difícil, nunca colocar o termómetro exposto ao sol ou perto de paredes. Idealmente deve estar num campo aberto à sombra e longe de objectos volumosos metálicos de pedra ou alvenaria, pois estes radiam calor. O meu está preso ao troco de uma árvore no lado norte (sombra) dentro de um tupperware (à prova de água)
  5.  # 27

Eu perguntei no exterior... ;)

É de igual modo. Meto o "termómetro" na rua, numa zona com sombra junto à churrasqueira e ao fim de uns 15 / 20 minutos está feito! :)

Coisas da Casa
  6.  # 28

A antiga adega transformada em apartamento onde tenho estado desde sexta-feira 23 desistiu finalmente de lutar contra os 38-40 °C exteriores a poder de inércia térmica: esta noite ja andei a cirandar pela casa para ver se refrescava (o quarto so tem uma janela pequena e o tecto é muito baixo) e agora na sala ja esta francamente calor (apesar do vento que se levantou e que é de muito mau agoiro para os incêndios).
  7.  # 29

Unicer resolve, lobito
  8.  # 30

UNicer? (Tive de ir ao google)

(FD, porque é que eu não consigo citar?)

O quê, mines ou superbocks a meio da noite???

Mas voltando à vaca quente, a ex-adega ter-se_ia comportado mluito bem, mesmo com 39° la fora, se à noite estivessem os 17 ou 18° da praxe. Mas como uma boa parte das noites são a 20 e muitos, ao fim de 4 ou 5 dias disto ja não vail la. O pior é que agora a inércia térmica funciona ao contrario e vail levar imenso tempo para arrefecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  9.  # 31

citado: "O quê, mines ou superbocks a meio da noite???"

Também houve um filme com a Kim Basinger, lá pelos anos 80, que metia um frigorífico e fruta e tinha tudo um ar fresquinho...
  10.  # 32

Boas

O pior é que agora a inércia térmica funciona ao contrario e vail levar imenso tempo para arrefecer.

A não ser que resolva "regar" as paredes exteriores durante pelo menos uma boa meia hora ao cair da tarde

cumps
    José Cardoso
  11.  # 33

A proxima vez que o dono da casa resolver regar as sardinheiras, vou-lhe propor isso ;-)
    • naar
    • 29 julho 2010

# 34

E eu que já me lembrei tantas vezes disso :))

Um chuveiro ou sistema "gota a gota" gigante para habitações :))

Era bom para o verão e para a época dos fogos.

Gastava era um pouquito de água. :))

O Cardoso é engenheiro, bem podia fazer os cálculos :)
    • eu
    • 29 julho 2010

# 35

Um bom isolamento atrasa a entrada do calor mas não faz milagres. Nestas alturas, o ar condicionado é uma ajuda tremenda, vale todos os euros que custa. ;)
  12.  # 36

Boas

Um chuveiro ou sistema "gota a gota" gigante para habitações

Tenho um sistema "muito sofisticado" num barraco "refúgio" que uso numas sortidas de pesca. Construção com muitas dezenas de anos, num local ensolarado com altas temperaturas no verão. Instalei uma simples mangueira ligada ao poço, com furos a intervalos regulares, na cumeeira. Ao cair da tarde, enquanto preparo qualquer coisa para mastigar, abro a água que cai pela cobertura e escorre pelas paredes. A diferença é suficiente para permitir dormir com um conforto razoável.
    Consumos? Não sei, nunca fiz as contas. Aliás quem vai para lá não é o engenheiro Cardoso, é o Zé da pesca, e esse não sabe, não tem tempo nem quer fazer contas :-)
    Claro que é uma solução só possível dentro daquele contexto, não é solução para uma habitação. Mas no meu caso dá-me uma alternativa a dormir no pátio, o que até faço por vezes.

cumps
    José Cardoso
  13.  # 37

Mas voltando à vaca quente, a ex-adega ter-se_ia comportado mluito bem, mesmo com 39° la fora, se à noite estivessem os 17 ou 18° da praxe. Mas como uma boa parte das noites são a 20 e muitos, ao fim de 4 ou 5 dias disto ja não vail la. O pior é que agora a inércia térmica funciona ao contrario e vail levar imenso tempo para arrefecer.
    Pois é, na CE da minha casa perdi uns "pontinhos" com a inércia térmica FRACA mas isso é só no papel e agora estou-me a "borrifar" para o certificado (que por acaso até é feito da tal matéria prima de inércia fraca......
  14.  # 38

Tão importante como bons isolamentos são a capacidade de ventilação das casas (desculpem-me não conhecer os termos correctos, mas não sou técnico) é de facto impressionante a diferença entre as temperaturas entre uma casa antiga com pouca ventilação de inércia térmica forte (paredes com mais de 50cm muita pedra e telhados/cobertura sem isolamentos) e uma casa com boa ventilação de inércia térmica fraca (paredes com metade de espessura e cobertura com bons isolamentos). Ambas localizam-se na zona oeste as temperaturas exteriores são as mesmas e no interior a temperatura (principalmente após o pôr do sol) na casa antiga até parece que tem um aquecimento ligado pois chega a ser superior e muito à temperatura exterior. Na casa antiga, em noites como estas costumava dormir na relva junto à piscina pois nunca conseguia adormecer numa "sauna"......
  15.  # 39

Por aqui, nada de novo...

A temperatura interior estava ontem pelas 19:00 nos 26º, temperatura interior. No exterior estavam 28,5.
  16.  # 40

Eu mandei pôr telhas de ventilação depois de ter passado por um telhado que parecia um ouriço e que me recordou esse magno problema. Depois comecei a reparar que ja se vêem muito pouco, mas como entretanto as telhas de ventilação da marca que coprei têm um recorte que as torna invisiveis, fiquei sem saber se isso é o que se usa agora ou se as pessoas pura e simplesmente não põem telhas ventilação. So por curiosidade, alguém sabe o que é que é o mais vulgar?

0.0330 seg. NEW