Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Quando pus o telhado na minha casa (em dezembro de 2008), optei pela telha da CS e inicialmente dissemos ao construto para não por as telhas de ventilhação porque as que estávamos acostumados a ver eram da UM e são horríveis ( nem sei explicar como são). A empresa CS referiu que para o meu telhado teria que levar x telhas de ventilação. Caso não as levassem, não nos dariam a garantia dos 35 anos. (E estas mal se notam)
  2.  # 42

Este fim de semana permitiu algumas medições em condições diferentes do normal, visto haver maior agitação... :)

Durante a noite verifiquei temperaturas de 22 graus, num quarto completamente vazio. Sendo a temperatura máxima no interior, de 26 graus!!

De referir que tem estado tempo muito enublado/nevoeiro na zona, todos os dias até meio da manhã e a partir das 18/19 horas...

Coisas da Casa
  3.  # 43

Ontem fui ver a tal casa no Grainho forrada a cortiça. Segundo o dono, a temperatura não passa dos 25°C (e posso garantir que a temperatura exterior atinge facilmente os 30 e muitos, se não 40. Quando eu la estive foi o primeiro dia suportavel (calor, mas não um inferno e estava-se bem.

A tal cortiça é engraçada porque quem não saiba pensa que é uma parede normalissima.Aparentemente funciona muito bem, mas fica caro. Gostei também muito duns mosquiteiros plissados de correr, que também têm o efeito de quebrar aquela luz que faz calor so de olhar para ela (parece que também são caros).

O unico problema que o dono apontou foi condensação na parte mais alta da casa (que tem umas janelas no topo, de lado, que não se abrem, que tenciona resolver pondo uma janela de abrir.

Como é vulgar neste tipo de arquitectura (pelo menos em minha opinião) a casa é mais bonita ao vivo que em fotografia.
  4.  # 44

Tenho um sistema "muito sofisticado" num barraco "refúgio" que uso numas sortidas de pesca. Construção com muitas dezenas de anos, num local ensolarado com altas temperaturas no verão. Instalei uma simples mangueira ligada ao poço, com furos a intervalos regulares, na cumeeira.

Era um sistema usado no arrefecimento do pavilhão do CEDET (ISEL). Velhos tempos.... :)
  5.  # 45

O unico problema que o dono apontou foi condensação na parte mais alta da casa (que tem umas janelas no topo, de lado, que não se abrem, que tenciona resolver pondo uma janela de abrir.

Essa condensação nesta altura, pode vir a significar problemas maiores no inverno... Nada como fazer circular o ar!
    • lobito
    • 3 agosto 2010 editado

# 46

Colocado por: AdrianoP

Essa condensação nesta altura, pode vir a significar problemas maiores no inverno... Nada como fazer circular o ar!

Eles mudaram-se para la no principio do inverno, e penso que foi depois de uns mese que notaram esse problema. Acho que a idei deles é manter a janela sempre aberta (aquela zona é, na verdade, um bocado com uma chaminé e portanto deve funcionar). Entretanto, a pala de sombreamento pareceu-me muitpo bem calculada, e o dono confirmou que entra sol no inverno.

Editado:

Quanto à cortiça, disse-me que ficou em cerca de 10€ o m2 de cortiça de 6cm, depois de ulma negociação com a Amorim, mas que depois constatou que podia ter arrnajado mais barato. Eu comprei ha cerca de um mês por cerca de 8€ por m2 cortiça de 4cm. Em ambos os casos, preço completo (no meu caso pelo menos foi, com IVA e transporte).
    • eu
    • 3 agosto 2010

# 47

Colocado por: lobitoQuanto à cortiça, disse-me que ficou em cerca de 10€ o m2 de cortiça de 6cm,

O EPS equivalente fica em menos de metade do preço...
    • lobito
    • 3 agosto 2010 editado

# 48

Colocado por: eu
    Colocado por: lobitoQuanto à cortiça, disse-me que ficou em cerca de 10€ o m2 de cortiça de 6cm,

Yesssss. Ninguém põe cortiça pelo preço ;-)
  6.  # 49

lobito, não acredito que seja só pelo preço....

Facilidade de colocação, produtividade da mão de obra, materiais disponíveis para o restante sistema.... devem haver outros factores extra preço ;)
  7.  # 50

Colocado por: AdrianoPlobito, não acredito que seja só pelo preço....

Facilidade de colocação, produtividade da mão de obra, materiais disponíveis para o restante sistema.... devem haver outros factores extra preço ;)

Ha aqui algures um erro de logica;: o facto de ninguém escolher cortiça pelo preço não sigbifica forçosamente que a unica qualidade do EPS seja o preço :-)

Mas a descrição daquele sistema de fachadas em cortiça parece ter também todas essas qualidades que aponta ao EPS (se é que eu percebi bem o seu comentario)
  8.  # 51

Não disse que não tem qualidades. Pode é haver outros factores que façam com que a cortiça sejam um elemento menos utilizado. Quer seja pela quantidade de locais que vendem cortiça, pela mão de obra para aplicação, diversidade de colas/massas de barramento para cortiça, etc.

O EPS (não estou a discutir se é melhor ou não) é um produto mais utilizado, testado e com maior compatibilidade de materiais. Pelo menos ao ler as instruções das colas/massas de barramento nunca vi falar de cortiça...
  9.  # 52

Colocado por: eu

Ah, entretanto ha uma coisa interessante: os testes de desempenho da cortiça são feitos segundo uma norma diferente da que abrange o EPS, o XPS e afins (ainda não percebi porquê). Estes são testados a 20% de humidade (um grau de humidade completamente irrealista, claro, que também não sei a que se deve), e a cortiça a 35%, se não estou em erro. Portanto, na realidade não se podem comparar correctamente (não sei a quem esta falta de clareza serve, mas é assim)
  10.  # 53

Colocado por: AdrianoPNão disse que não tem qualidades. Pode é haver outros factores que façam com que a cortiça sejam um elemento menos utilizado. Quer seja pela quantidade de locais que vendem cortiça, pela mão de obra para aplicação, diversidade de colas/massas de barramento para cortiça, etc.

O EPS (não estou a discutir se é melhor ou não) é um produto mais utilizado, testado e com maior compatibilidade de materiais. Pelo menos ao ler as instruções das colas/massas de barramento nunca vi falar de cortiça...

Claro. Qualquer técnica de construção bem estabelecida tem "une longueur d'avance". Como a historia da construção tradicional e o ETICS, por exemplo.

Esta cortiça por acaso tem um acabamento interessante porque a massa de barramento faz de tinta: escolhe-se a cor e ja não se pinta. Quanto a colas, não sei. Sei que as placas de cortiça eram pregadas com umas buchas mas não sei mais pormenores. Pela descrição, pareceu tudo muito rapido e eficiente, e limpinho (e caro, claro).
  11.  # 54

Esta cortiça por acaso tem um acabamento interessante porque a massa de barramento faz de tinta: escolhe-se a cor e ja não se pinta.

No meu caso, foi igual. Na massa é possível escolher inclusive o grão!
  12.  # 55

13.  # 56

Eheheh

Como eu o compreendo!!! :):)

Até ver, não preciso de ar condicionado. Vamos ver no Inverno! :):)
  14.  # 57

Colocado por: AdrianoPEheheh

Como eu o compreendo!!! :):)

Até ver, não preciso de ar condicionado. Vamos ver no Inverno! :):)

Ele ja passou um inverno, mas tem piso radiante (o andar de baixo, esqueci-me de perguntar pelos quartos)
  15.  # 58

É pena haver é poucas medições aqui a servir de exemplo....
  16.  # 59

Colocado por: AdrianoPÉ pena haver é poucas medições aqui a servir de exemplo....

Agora é que foi tudo de férias...:)...Seja como for já há alguns dados que permitem aos interessados fazer algumas comparações...

Até me arrepiei com o caso do zedasilva com 29 graus...não deve ser fácil amigo...Quando ele diz que tem cobertura plana será tipo só placa, ou terá painel sandwish?

Abraço, Pedro
  17.  # 60

Na minha casa nunca passou dos 25.5º C, mesmo nos dias consecutivos de calor.
    Ontem e hoje, manteve-se nos 22/23 ºC.

Sem nada a arrefecer...

0.0357 seg. NEW