Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    e o valor indicado é para cobertura plana?
  2.  # 242

    Colocado por: rjfilipee o valor indicado é para cobertura plana?

    são mais ou menos idênticas em termos de custo, mas aquela era de telha
  3.  # 243

    Colocado por: SchopferGottArea Bruta Total (pisos acima e abaixo do solo, varandas e alpendres) - 275m2 ou então Area Útil (Incluindo Cave) - 220 m2
    Area do Lote - 300 m2
    Localização : Arredores de Lisboa

    Saiu a 798€/m2. Sabe qual a área da cave?

    Colocado por: V BarbosaRevestimentos interiores 72 000,00 €??? O que está contemplado nesses valores?

    Tudo o que se mete dentro de uma casa, Portas, roupeiros, mosaicos, sanitários, etc, etc

    Colocado por: SchopferGottProvavelmente o Paulo orçamentaria uma moradia destas com um custo superior, seguindo alguns dos padrões de qualidade que já referiu, mas eu diria que este nivel de construção já é bastante bom, pelo menos para mim é, e até tem 'coisas' a mais ...

    Provavelmente sim, até porque por natureza, ou tenho aquilo que quero e gosto ou prefiro não ter nada. Seria incapaz de colocar pavimento flutuante termo laminado, por ex. No meu apartamento coloquei cantarias de 70€/m2 no pavimento e estratificados de 14mm (45€/m2) nos quartos.

    Também aceito que se calhar tenho um nível de exigência um pouco alto e que se calhar podem tirar 100€/m2 aos meus valores. (E mais 100 se usarem mão de obra ilegal ou do rendimento mínimo :)
  4.  # 244

    Colocado por: PauloCorreiaSaiu a 798€/m2. Sabe qual a área da cave?


    Não tenho a certeza da área de cave. Sei que a casa terá uma área de implantaçao á volta de 90m2, pelo que deverá ser a área aproximada de cada piso, mais coisa menos coisa. Sei que a cave não tem exactamente a área de implantação toda, julgo que por causa de um rochedo grande que lá existe o que lhe roubou um bocado de área (a cave é clandestina) tendo ficado a cave bem mais pequena. Diria que pouco mais de metade da área de um piso normal. Mas provavelmente em termos construtivos não difere o preço.

    Como chegou ao 798€ m2 ? Utilizou os 175.000 € / 220 m2 Area Util ?

    É que se utilizarmos a área bruta de 275 m2 dá um custo de 637 € m2. O resultado é o mesmo, mas os valores são bem diferentes :-)
  5.  # 245

    Colocado por: PauloCorreia
    Saiu a 798€/m2. Sabe qual a área da cave?


    Tudo o que se mete dentro de uma casa, Portas, roupeiros, mosaicos, sanitários, etc, etc


    Provavelmente sim, até porque por natureza, ou tenho aquilo que quero e gosto ou prefiro não ter nada. Seria incapaz de colocar pavimento flutuante termo laminado, por ex. No meu apartamento coloquei cantarias de 70€/m2 no pavimento e estratificados de 14mm (45€/m2) nos quartos.

    Também aceito que se calhar tenho um nível de exigência um pouco alto e que se calhar podem tirar 100€/m2 aos meus valores. (E mais 100 se usarem mão de obra ilegal ou do rendimento mínimo :)


    Mas mesmo assim, retirar 100 aos 1000, daria 900 € / m2... ;)

    Cump.
    V Barbosa
  6.  # 246

    Colocado por: V Barbosa

    Mas mesmo assim, retirar 100 aos 1000, daria 900 € / m2... ;)

    Cump.
    V Barbosa


    E fora IVA nao se esqueça..... :)
  7.  # 247

    Como já referi anteriormente, estou para começar a construção da minha moradia (esta semana ou na próxima) e, como estes tópicos sobre os preços de construção, qualidade de materiais aplicados, etc, etc. são sempre alvo de muita discussão proponho um desafio ao Paulo.

    Posso facultar-lhe o mapa de medições e materiais e uma planta ou mais da minha casa, ou o que entender e, sem um grande preciosismo, para não perder tempo, podemos ir construindo uma tabela com os vários valores da construção. Os que o Paulo possa estimar e os que eu efectivamento vou pagar. Além disto pode-se colocar numa coluna uma classificação dos materiais aplicados. Tipo: mau, médio, médio alto, alto, bom e muito bom.

    Fica o desafio e

    Cumprimentos
  8.  # 248

    Colocado por: antónio_001Como já referi anteriormente, estou para começar a construção da minha moradia (esta semana ou na próxima) e, como estes tópicos sobre os preços de construção, qualidade de materiais aplicados, etc, etc. são sempre alvo de muita discussão proponho um desafio ao Paulo.

    Posso facultar-lhe o mapa de medições e materiais e uma planta ou mais da minha casa, ou o que entender e, sem um grande preciosismo, para não perder tempo, podemos ir construindo uma tabela com os vários valores da construção. Os que o Paulo possa estimar e os que eu efectivamento vou pagar. Além disto pode-se colocar numa coluna uma classificação dos materiais aplicados. Tipo: mau, médio, médio alto, alto, bom e muito bom.

    Fica o desafio e

    Cumprimentos


    Força, chute isso mas com uma condição. É para ir até ao fim
  9.  # 249

    Colocado por: SchopferGottComo chegou ao 798€ m2 ? Utilizou os 175.000 € / 220 m2 Area Util ?


    Nos 275m2 estão incluídos os terraços e varandas, certo? Não contam para o cálculo da área de construção. Apenas contam as áreas com paredes e tectos

    Está aqui tudo explicadinho: https://forumdacasa.com/discussion/4403/diferenca-entre-area-de-construcao-e-area-bruta-no-calculo-do-custo-por-m2/#Item_1

    Colocado por: SchopferGottÉ que se utilizarmos a área bruta de 275 m2 dá um custo de 637 € m2. O resultado é o mesmo, mas os valores são bem diferentes :-)


    Há muito que ando desconfiado que aqui o problema é mesmo a fórmula de cálculo da área de construção. É que os arquitectos calculam os honorários a partir dela, donde têm interesse em que ela seja o maior possivel. Aos construtores tb dá jeito porque assim o valor m2 é mais baixo. Os entalados somos nós
  10.  # 250

    Claro.

    Diga-me o que pretende que envie e para onde.
  11.  # 251

    Colocado por: PauloCorreia
    Há muito que ando desconfiado que aqui o problema é mesmo a fórmula de cálculo da área de construção. É que os arquitectos calculam os honorários a partir dela, donde têm interesse em que ela seja o maior possivel. Aos construtores tb dá jeito porque assim o valor m2 é mais baixo. Os entalados somos nós


    Ah pois ... Convém então ressalvar que os valores que que o Paulo fala aqui são calculados com base na AREA ÚTIL e não a AREA BRUTA.

    Ora aí está uma boa forma de reduzir os m2 :-) Rápido e fácil !

    Acho que o problema é que as pessoas raramente calculam ou sabem a área util das sua casas e/ou projectos... Aparentemente fala-se sempre em áreas brutas, porque até pode ser mais vantajoso para os arquitectos e/ou empreiteiros, e depois chegam aqui e levam com os 800€ por m2 a multiplicar pela área bruta e têm uma visão do além ... :-)
  12.  # 252

    Colocado por: PauloCorreia

    Força, chute isso mas com uma condição. É para ir até ao fim


    Vai ser um óptimo desafio para acompanharmos, para percebemos então quais as diferenças...
    Espero que esse desafio seja publicado aqui na discussão para podermos acompanhar o desenrolar de ambas as situações, o valor efectivo pago e a estimativa do Sr. Paulo.

    Cump.
    V Barbosa
  13.  # 253

    Schop...

    penso que se está a querer dizer que o valor da construção de um alpendre, varanda ou telheiro anexo á construção "fechada" da casa, terá um valor inferior, ou seja a nivel de acabamentos uma área interior e as paredes que o fecham, será sempre mais cara. Imagine então que tem 100 m2 de telheiros e apenas 80 m2 de área fechada e agora divida por exemplo 100 000 € por 180 m2 = 555 €/m2 mas se dividir por exemplo 100000 € por 80 m2 = 1250 €/m2
    isto por absurdo pois como é evidente temos que dar um custo tambem a essas zonas exteriores, só que menor.
    Não sei se me fiz entender.
  14.  # 254

    Força, chute isso mas com uma condição. É para ir até ao fim


    Haha... demais. Vou buscar as pipocas. :)
  15.  # 255

    Colocado por: SchopferGottAh pois ... Convém então ressalvar que os valores que que o Paulo fala aqui são calculados com base na AREA ÚTIL e não a AREA BRUTA.

    Não é área útil, isso é outra coisa. É área de construção. Area util é a área de construção menos á área ocupada pelas paredes e afins

    Colocado por: SchopferGottAcho que o problema é que as pessoas raramente calculam ou sabem a área util das sua casas e/ou projectos... Aparentemente fala-se sempre em áreas brutas, porque até pode ser mais vantajoso para os arquitectos e/ou empreiteiros, e depois chegam aqui e levam com os 800€ por m2 a multiplicar pela área bruta e têm uma visão do além ... :-)

    Exactamente

    E não queira saber o que se anda a passar com as instalações especiais. Felizmente nas moradias não é importante, mas em obras de maior dimensão é cada coisa que até arrepia

    Colocado por: marco1isto por absurdo pois como é evidente temos que dar um custo tambem a essas zonas exteriores, só que menor.

    Normalmente, a incidência destas áreas é pequena, dai ser desprezável. mas se tivermos varandas e terraços enormes, já terá de ser visto caso a caso. Não se pode comparar o custo de uma varanda ou alpendre com o interior. Mas não se esqueçam que cada WC custa 4.000€ e o preço por m2 é absurdo. Dai o valor final ser médio (médias de valores mais altos e mais baixos)

    Colocado por: danobregaHaha... demais. Vou buscar as pipocas. :)

    Mas paga os bilhetes
  16.  # 256

    Colocado por: antónio_001
    Diga-me o que pretende que envie e para onde.

    O seu projecto.
    Para o meu email
  17.  # 257

    Colocado por: marco1Schop...

    penso que se está a querer dizer que o valor da construção de um alpendre, varanda ou telheiro anexo á construção "fechada" da casa, terá um valor inferior, ou seja a nivel de acabamentos uma área interior e as paredes que o fecham, será sempre mais cara. Imagine então que tem 100 m2 de telheiros e apenas 80 m2 de área fechada e agora divida por exemplo 100 000 € por 180 m2 = 555 €/m2 mas se dividir por exemplo 100000 € por 80 m2 = 1250 €/m2
    isto por absurdo pois como é evidente temos que dar um custo tambem a essas zonas exteriores, só que menor.
    Não sei se me fiz entender.


    Tem razão marco1.

    A Area Util não inclui a espessura das paredes, é a soma de todas as áreas das divisões interiores e anexos nos vários pisos, excluindo portanto os alpenderes e/ou varandas.

    Penso que a área de construção que o Paulo Correia considera, tal como representado no desenho no topico por ele referenciado, será mais do que a área útil, ou seja, será a Área Útil somada da área ocupada pelas paredes. Temos assim a Área de Construção por ele utilizada, que é maior que a Área Util mas menor que a Área Bruta. O problema é que esta área (de construção) não é muito utilizada e/ou referenciada nos projectos, e as pessoas tendem a pensar em área bruta, talvez por ser aquela que é mais falada e em em se baseiam os calculos dos honorários dos projectos de arquitectura, e também eventualmente nos orçamentos para construção considerados pelos empreiteiros.

    Se estiver errado corrijam-me sff.
  18.  # 258

    Paulo

    "Normalmente, a incidência destas áreas é pequena, dai ser desprezável. mas se tivermos varandas e terraços enormes, já terá de ser visto caso a caso. Não se pode comparar o custo de uma varanda ou alpendre com o interior."

    é isso que eu queria dizer
  19.  # 259

    Colocado por: SchopferGottO problema é que esta área (de construção) não é muito utilizada e/ou referenciada nos projectos, e as pessoas tendem a pensar em área bruta, talvez por ser aquela que é mais falada e em em se baseiam os calculos dos honorários dos projectos de arquitectura, e também eventualmente nos orçamentos para construção considerados pelos empreiteiros

    Exacto, mas o problema para nós poe-se quando enviamos um orçamento para fecho junto das administrações que não conhecem o projecto, eles necessitam de um valor que seja calculado da mesma forma em todas as situações.

    Esta discussão é tão grave que aquelas folhas que pus no tópico foram destribuidas numa grande construtora onde trabalhei de forma a uniformizar o critério. E para eliminar o problemas das garagens tinhamos ainda outra área (ponderada) que resultava de aplicarmos uns coeficientes às áreas nobres e às áreas de garagem.

    Esta histórias das área é bem mais complicada do que parece e dá azo a erros grosseiros
  20.  # 260

    Paulo,

    Já lhe enviei o email

    Cumprimentos

    PS: Seria boa ideia criar um tópico só para isto?
 
0.0457 seg. NEW