Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: divB_zeroOlá.
    É o meu primeiro post e como tenciono construir casa (assim que possível) tenho visto tudo o que esteja relacionado com o assunto e este fórum é óptimo para isso.

    Quanto ao consumo do PRE como o system32 diz nunca pode ser inferior ao PRH (hidraulico com bomba de calor) pelo simples facto que uma bomba de calor sem um débito de calor maior do que o consumo. Trata-se de uma bomba de calor, e pela termodinâmica tem tudo a seu favor. Já para arrefecer é o contrário, mas o PRE nem sequer arrefece.
    Portanto acho que aqui não há discussão possível o consumo do PRE é muito superior ao PRH para o mesmo débito de calor numa casa.
    Um ganho a favor do PRH.

    Quanto à simplicidade do sistema o PRE é mais simples e menos problemático (aparentemente), pois o PRH precisa de uma bomba de calor externa e algo de onde ir buscar o calor (ar,
    água, terra) + o consumo do sistema.
    Um ganho a favor do PRE.

    Quanto à durabilidade, pela lei da simplicidade o PRH tem mais azo a problemas de manutenção e o PRE tem menos, entrópicamente o PRH daria mais problemas. Aqui parece que ganharia o PRE.
    Mas aqui depois entra a tecnologia empregada e a qualidade de cada sistema, tal como o historial de cada sistema (a resistência do PRE é de uso mais antigo, e a bomba de calor do PRH é mais recente) mas o grande uso de bombas de calor nas mais diversas funções dá um melhor conhecimento do comportamento do sistema do PRH em lugar ao do PRE (resistencias "enterradas" com muitos metros)
    Nenhum ponto para nenhum, depende de vários factores.

    Custo de instalação.
    Aqui, não sou nenhum expert mas talvez pelo que tenho visto o PRE é mais barato.
    Aqui poderia ser um ganho para o PRE.

    Mas por fim vem um ponto muito importante.
    O que fazer no caso de uma avaria.
    Visto o PRE ter apenas uma resistencia, a sua avaria obrigaria a levantar o chão todo. Enquanto que no PRH a avaria seria somente na bomba que está acessivel a todos (o tubo hidráulico em principio não teria problemas...em princípio). Aqui vemos que um custo de reparação do PRE seria muito superior.
    Um ganho a favor do PRH.


    Temos no final
    PRE=2; PRH=2;
    Mas temos agora de pesar cada ganho de de cada um dos sistemas.
    Eu pessoalmente prefiro o hidraulico, dá para arrefecer, apesar do custo de instalação superior é de melhor reparação e incremento se necessário (uma bomba melhor).
    E o consumo é o factor mais importante de todos, e se tiver €€ suficientes e o espaço poderia por geotermia que colocaria o consumo muito em baixo para aquecer.
    Por isso pessoalmente PRH all the way.
    Desculpem-me pelo post enorme.


    Mas está a partir do príncipio que o PRH apenas funciona com Bomba de Calor, esquecendo-se da energia solar, etc.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A, divB_zero
    Estas pessoas agradeceram este comentário: divB_zero
  2.  # 42

    Sim etc, etc, etc, mas neste pais e nesta altura:
    Paineis solares não é infelizmente economicamente viavel.
    Gas está fora de questão, gasoleo já era, lenhas só em casos especiais , de resto na pratica é mesmo bomba de calor.


    Colocado por: DOGMA
    etc etc etc etc etc etc etc........................
  3.  # 43

    DOGMA, porquê o interesse sobre o que trabalho?


    pc saldanha, sim, esqueci-me, tem toda a razão. Só vem reforçar ainda mais um ponto a favor do PRH. A diversidade de fontes.
    Bomba de calor, solar, gás, pellets, madeira, gasóleo, etc.

    system32, sim, de facto a bomba de calor é talvez o mais utilizado com PRH, o que não é menos mau por isso.

    O solar é mais dispendioso e tem de ser uns bons paineis porque para alimentar um PRH durante horas um pequeno ou mesmo vários paineis solares não chegam, a potência simplesmente não é suficiente e se fosse é porque estariamos no verão com céu sempre limpo e ai não haveria (digo eu) necessidade de ter o PRH ligado.
  4.  # 44

    Quer que lhe explique como se faz um?

    Com esquemas retirados de patentes ( algumas > de 20 anos) , mas iguais ao que se faz agora??

    Se se pode fazer facilmente em casa , talvez lhe dê uma ideia do custo numa fabrica... em serie...




    Colocado por: DOGMA
    já lhe disse que lhe dava um "prémio" se respondesse aquelas perguntas.

    o prémio seria dizer-lhe quanto é o preço real de um painel solar plano.....até lhe mostro um mail de um dos fabricantes...quer??

    (e é Alemão)
  5.  # 45

    Colocado por: DOGMA
    para quem se apresenta dizendo que vai construir.....parece-me muito afirmativo em relação a alguns temas.

    só por isso fiz a pergunta.



    Acho que ninguém que se preze, manda construir uma casa sem investigar no que isso consiste.
    Eu pretendo construir uma casa e estou a ver o que isso envolve.
    Do que já investiguei junto com o que sei resulta no que digo.
  6.  # 46

    Não, não investiguei tudo.
    O universo é muito grande, e mesmo depois se te ter investigado até à exaustão e se ter decido o que construir e após 10 anos de viver na casa, duvido que se tenha investigado (ou se saiba) tudo o que é preciso saber.
    Nem nunca irei investigar tudo, por cada coisa que investigo, aparecem mais novas para investigar.

    Acho que isto se aplica a tudo não só a assuntos relacionados com a construção e conteudos de construção de uma casa.

    O DOGMA já investigou tudo?
  7.  # 47

    Como já lhe disse se não fosse so programa do Socrates tinha construido mesmo, como já lhe disse conhecimento não me faltam e até projectos completos tenho, nem sequer falta de jeito para manusear um maçarico.!!

    E ainda se perquisar na net os arranja, e no youtube, etc.. como poderá vêr é facil!!

    Já viu os "Tubos de vacuo" brasileiros feitos com garrafas de coca cola?? Acredite que funciona ( embora não tenha o mesmo rendimento dos de vacuo real!! Mas pelo preço se se morasse no Algarve, já devia chegar!!





    Colocado por: DOGMA
    isso é básico meu senhor!!

    aproveite e ensine aos seus filhos ou então aos seus netos....foi pena você não ter construído os seus em vez de os comprar.
  8.  # 48

    Colocado por: DOGMA
    da minha área já....e vou investigando sempre que preciso.

    eu não digo investigar digo antes absorver tudo o que diz respeito à minha área de trabalho.....sou um tipo que gosta do que faz por isso tenho de estar informado e mais importante ainda,é praticar aquilo que faço....não basta a teoria ou ler catálogos ou ler informação seja ela de que tipo for.



    Já investigou TUDO da sua área?
    Qual é a sua área?

    Eu também vou investigando sempre que preciso, e neste momento estou a precisar e estou a investigar. Não sei, nem nunca irei saber tudo.
    Além de ser muita coisa, há muita coisa que passa despercebida (dúvido que alguém saiba esse tudo), e além disso aparecem sempre coisas novas.
    Por isso neste momento absorvo todos os assuntos relacionados com a construção de uma casa.
  9.  # 49

    Impressão minha ou más instalações podem existir dos dois lados PRE e PRH. e já agora maus isolamerntos das casas em geral.

    200€ a mais de consumo por mes ao fim do ano são 1000€/ano (5 meses)

    5 anos são 5000€ se calhar já compençou a diferença, num equipamento com vida util de mais de 20 anos...








    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    divB_zero





    Até aqui estou plenamente de acordo.


    Errado da sua parte.

    O piso radiante elétrico é localizável e reparável no pior cenário partindo 1m2.
    No piso radiante a água além de avarias nos equipamentos poderá também ter roturas na tubagem.





    Pois todos têm razão nas fontes de energia que referem e sobre as quais só posso concordar só que falam no investimento mais alto com uma facilidade que parece que se fala de uma diferença de 1 para 1,5 ou mesmo de 1 para 2. Não, os custos de instalação de um sistema completo de piso radiante elétrico ronda os 15€ + IVA. No radiante a água só a tubagem deverá andar na ordem dos 30€ (corrijam p.f. se estiver errado) e falta ainda a fonte de energia. Ora se pensarmos em 200m2 teremos 3.000€+IVA para o radiante elétrico e 6000€ para o radiante a água….e ainda falta a fonte de energia.
    Facilmente perceberão que nem todos verão com tanta facilidade os €€ a mais gastos inicialmente mesmo com o argumento da poupança mensal.

    Como disse o system32

    Só que nem todos podem pagar uma bomba de calor.

    O grande problema que ao longo dos anos se foi fortalecendo e que penalizou fortemente o radiante elétrico foram as más instalações principalmente no que ao isolamento termico de pavimento diz respeito. Desde telas termoreflectoras, chamarem ao betão celular isolamento térmico....ou mesmo não colocar nenhum, tudo se tem feito.
    Digo-vos com toda a frontalidade que um piso radiante eletrico ( e a água tb) com um mau isolamento térmico de pavimento é um tremendo "roubo".
    Muitas das opiniões que se ouvem vêm precisamente desse tipo de clientes.

    Cumprimentos
  10.  # 50

    Olá,

    Anonimo18072022A

    Como é que no PRE conseguem localizar a falha na resistência ao ponto de só abrirem 1m^2 de chão?

    Quanto aos custos iniciais.
    Existem dois factores que a maioria das pessoas pondera sobre pagar por algo mais.
    Já conhecem o sistema, porque viram, conhecem ou o que for e mais facilmente pagam os 6000€ + bomba de calor.
    Ou então olham para uma resistência electrica no chão enterrada e lembram-se da torradeira, grelhador e afins e preferem ter um tubo de água a passar no chão do que uma resistência electrica.
    Pronto até aqui o problema é só falta de informação, mas as opiniões são isso mesmo, resultados de conhecimentos obtidos e racionalizando-os com uma mistura de emoções.

    Isto de parte, eu pessoalmente tentaria fazer mais um esforço mesmo pagar os 6000€ + bomba para ter o PRH para depois poder poupar nos consumos.
    Quanto ao isolamento, é o mal de todos os mundos. Mau isolamento é sempre um problema, excepto quando o objectivo for conduzir o calor.
  11.  # 51

    O caso da Srª Andreia é um pouco diferente já que existe apenas electricidade para tudo: cozinhar e ajudar ao AQS.
    Sim, eu tb disse que haviam outras variaveis...mas não se esqueça que o caso da Andreia são 130m2 vs 160/190m2 do seu ex...só esta diferença absorve tudo o mais electrico que se use no caso da Andreia...e continua portanto por explicar os 1000€ de diferença no consumo...

    Se no seu ex (Anonimo18072022A), tirando o aluguer da potencia e o uso normal de uma familia, sobram uns 300€ para aquecimento para todo o ano, quanto gastaria por ex com PRH e bomba de calor para o mesmo caso?...0 (zero) euros??...

    Continuo a achar que o feedback de utilização que o seu ex funcionario lhe deu não deverá corresponder á realidade...;-)
  12.  # 52

    Colocado por: AndreiaantunesBom dia Sr Pedro Fernandes,

    Sim, as temperaturas são atingidas e apenas nos dias extremamente frios é que baixa dos 17º e o sistema consome mais pois está sempre a ligar para manter os 17º. Em dias "normais", no horário de poupança, a temperatura raramente chega aos 17º, daí não ligar mais do que 2/3 horas (temperatura de conforto).
    Pelos meus cálculos gasto cerca de 700/800 euros com o aquecimento por ano, pois, fora do período do inverno, as minhas facturas rodam os 100/120 €.


    Ainda assim, de 2000€/ano gastar 1200€ para o normal consumo de uma familia (ainda que com aqs electrico)...acho muito...mas possivel...:-)
  13.  # 53

    Facilmente perceberão que nem todos verão com tanta facilidade os €€ a mais gastos inicialmente mesmo com o argumento da poupança mensal.
    Quem realmente quiser aquecer a casa e não se ficar por promessas de instaladores e/ou marcas e investigar, nunca vai colocar PRE...ainda que lhe custe (e nao tenho nada contra si)...esta é a verdade...mas há sempre excepções...
  14.  # 54

    Estive a ver uma casita que vai levar uns 3km de radiante hidráulico, mas no meu caso não me parece que o orçamento chegue para o hidráulico,então
    tenho de optar entre o radiante electrico e o ar condicionado. Pelos orçamentos que obtive o PRE fica mais em conta que o ar condicionado.

    A minha questão é: Sem pensar nos consumos....aquilo funciona mesmo bem??? Sente-se a casa quente???
  15.  # 55

    Sem pensar em consumos... das duas opções é a melhor, desde que não necessite de arrefecimento , que o PRE não faz frio. Mas o conforto é superior do que AC.

    Agora, não pensar em consumos, ou é para vender, ou é inconsciencia.

    A diferença no final do mes, é brutal.
    Na pratica, o que os utilizadores do PRE fazem é escolher criteriosamente as areas a aquecer e os horarios.
    Com AC, pode deixa-los ligados 24/24h e com portas abertas aquece-se a casa toda, e no final do mes ainda paga metade do que o PRE (com os condicionalismos referidos).

    E com os consicionalismos no PRE , lá se vai a diferença de conforto...

    Tem a certeza que não consegue esticar-se até um PRH com bomba de calor??
    Olhe que a electricidade aumentou muito e ainda vai aumentar muito mais! Um investimento que ontem podia não parecer o melhor, hoje já é e amanhã mais ainda será!!


    Colocado por: Martins_31Estive a ver uma casita que vai levar uns 3km de radiante hidráulico, mas no meu caso não me parece que o orçamento chegue para o hidráulico,então
    tenho de optar entre o radiante electrico e o ar condicionado. Pelos orçamentos que obtive o PRE fica mais em conta que o ar condicionado.

    A minha questão é: Sem pensar nos consumos....aquilo funciona mesmo bem??? Sente-se a casa quente???
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pedro Fernandes
  16.  # 56

    da maneira como certas pessoas expoem o assunto quase que me fazem acreditar que a bomba de calor nao consome electricidade! mas so quase.....

    Para mim o PRH so é mais vantajoso que o PRE quando utilizado com energias alternativas (por exemplo um recuperador com caldeira) caso contrario vai ter sempre custos de consumo, e quando aliados aos custos iniciais, sao precisos largos anos para começar a compensar!

    e como alguem disse o que hoje é amanha já nao é.......a casa que é minha hoje amanha pode nao ser, e no entanto fiz um investimento brutal que nem usufrui dele!
    Mas isto tambem é so a minha opiniao! eu se tivesse dinheiro disponivel optava pelo pRH, mas como nao é o caso.....
  17.  # 57

    Colocado por: Martins_31Pelos orçamentos que obtive o PRE fica mais em conta que o ar condicionado.

    Pois deve ficar....
    Colocado por: Martins_31A minha questão é: Sem pensar nos consumos....aquilo funciona mesmo bem??? Sente-se a casa quente???

    Sim funciona. Em termos de conforto é TOP!

    Mas garanto-lhe que se instalar ACs, em pouco tempo recupera o que pagou a "mais" na instalação, com o que vai poupar nos consumos... Ah, e arrefece no verão...
    Concordam com este comentário: eu
  18.  # 58

    Claro que a Bomba de calor gasta electericidade, mas gasta no minimo metade, para não dizer 4x menos.

    É a diferença entre aquecer a casa por 100€ por mes ou por 400€!!!

    É uma diferença muito grande!!

    Claro que o investimento é grande , mas mesmo na venda, valoriza a casa!

    Colocado por: loverscoutda maneira como certas pessoas expoem o assunto quase que me fazem acreditar que a bomba de calor nao consome electricidade! mas so quase.....

    Para mim o PRH so é mais vantajoso que o PRE quando utilizado com energias alternativas (por exemplo um recuperador com caldeira) caso contrario vai ter sempre custos de consumo, e quando aliados aos custos iniciais, sao precisos largos anos para começar a compensar!

    e como alguem disse o que hoje é amanha já nao é.......a casa que é minha hoje amanha pode nao ser, e no entanto fiz um investimento brutal que nem usufrui dele!
    Mas isto tambem é so a minha opiniao! eu se tivesse dinheiro disponivel optava pelo pRH, mas como nao é o caso.....
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 59

    Eu expliquei: 2x a 4x mais, todos os meses em que estiver ligado)

    Ora eu com AC multisplit Inverter (boa marca , mas baixo de gama) e 300m2, pago 120€ no pior mes, normalmente, pago 60-80€, e tenho os AC's 24/24h a funcionar e tenho temperaturas medidas de 20º ( 19º nas zonas comuns e 20-21º salas e quartos)

    O meu AC tem Eficiencia de 3,4 ( existem AC's com 5.x) ou seja gasta para produzir o mesmo calor, 3,4x menos que um PRE (simples resistencia), isto à potencia nominal. Como está sempre ligado , está apenas a manter o calor, e por isso a eficiencia ainda é maior.

    As bombas de calor não são mais que AC's (Ar-Agua).

    Claro que o investimento é maior, mas facilmente recupera mais de 1000€ de investimento por ano.








    Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,

    Martins_31

    Obviamente que sim desde que bem instalado e dimensionado já para não falar que deverá preocupar-se com uma boa solução de isolamento térmico de pavimento (> 3cm).


    Perdoe-me, e já por algumas vezes nos “confrontamos” sobre esse assunto mas não concordo de maneira nenhuma na forma como coloca o assunto.

    Não atire apenas com o brutal, dê exemplos com números, já que tem tanta certeza do “brutal”.

    E deveria ser o mesmo com outras soluções: aquecer quando precisa e onde precisa nos horários que lhe convêm.

    Portas abertas? Desperdício de energia? Ok…!!

    Mais à frente irei pegar no “paga metade do PRE”.

    Penso que queria dizer condicionalismos. Quais condicionalismos?

    loverscout

    O piso radiante hidráulico apresenta como principal vantagem o fato de poder utilizar uma vasta panóplia de fontes de energia. Esta flexibilidade admito que é uma grande mais valia.
    Não deixa no entanto de ser de bom senso fazer contas.

    Pedro Azevedo 78

    Vamos tentar perceber com números para que nos entendam o que poderá significar “em pouco tempo recupera o que pagou a "mais" na instalação, com o que vai poupar nos consumos”
    Quanto ao arrefece no verão….tem toda a razão. É um dos fortes argumentos do AC.

    Voltando atrás eu atrevo-me a dar um preço indicativo para uma moradia com PRE: moradia com 200m2 PRE custará cerca de 2.700€/2.800€ + IVA incluindo fornecimento e instalação já com termóstato programável em cada um dos compartimentos.
    Para que quem nos lê, não leia apenas que "a diferença é brutal" vamos tentar ser mais objetivos. Pedia assim aos experts em AC que dessem um preço aproximado para uma moradia com 200m2. Vamos lá tentar quantificar a diferença brutal.

    Cumprimentos
  20.  # 60

    Quanto ao AC para arrefecer...hoje em dia não sei se faz muito sentido, ou seja sentido faz em casas ou apartamentos antigos!!! Numa casa nova, hoje em dia com os isolamentos que se aplicam....não vejo a necessidade do AC para arrefecer. E digo isto não é por experiência na área, que a minha área nada tem a ver com construção, mas pela experiência que foi o ultimo apartamento que habitei....devia ter isolamento de 3cm ou menos nas paredes, as caixilharias eram em aluminio sem corte termico....de verão não havia grande necessidade de ligar o AC, chegava a sair de casa em camisa...e depois tinha de voltar para vestir uma t-shirt, mas de inverno...era o AC ligado a 30º na sala para esta ficar com uns 23 ou 24º...e quando ia à cozinha até me gelava os ossos!!!! E depois a conta da luz não era muito simpatica....e conforto...nem vê-lo!!!!
 
0.0366 seg. NEW