Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Física.
  2.  # 82

    Mais uma dúvida com o PRE, quando temos 20º no chão, quanto tempo levará a termos os mesmos 20º a 1,5 metros do chão????
    • eu
    • 2 novembro 2011

     # 83

    Colocado por: Martins_31Mais uma dúvida com o PRE, quando temos 20º no chão, quanto tempo levará a termos os mesmos 20º a 1,5 metros do chão????

    A função principal do PRE não é aquecer o ar, é aquecer as pessoas por radiação. Portanto, a sua pergunta não é muito relevante...

    O exemplo do sol é excelente: muitas vezes o ar está frio, mas se nos colocarmos ao sol, aquecemos bastante... por radiação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martins_31
  3.  # 84

    Colocado por: Martins_31Mais uma dúvida com o PRE, quando temos 20º no chão, quanto tempo levará a termos os mesmos 20º a 1,5 metros do chão????


    Os termostatos estão colocados a 1,5 metros do chão. A temperatura é medida a essa altura. Obviamente o chão atinge temperaturas mais elevadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martins_31
  4.  # 85

    Eu discordo porque o exemplo do sol é um péssimo exemplo.
    São níveis de radiação incrivelmente diferentes.
    Tanto a potência dissipada é diferente como a frequência é diferente, não tem absolutamente nada a ver.

    Além disso o PRE tanto como o PRH aquecem o ar por condução (pouco) e convecção (muito), por radiação será muito pouco pois o ar é muito "transparente à frequência de radiação emitida a 20ºC.

    Portanto eu diria que os termostatos colocados a 1,5 metros do chão apanham a temperatura do ar que ficou aquecido por condução e convecção.
    Se fosse simplesmente por radiação esses termostatos nunca iria funcionar... portanto aqui está um bom exemplo.
    • eu
    • 5 novembro 2011

     # 86

    Colocado por: divB_zeropor radiação será muito pouco pois o ar é muito "transparente à frequência de radiação emitida a 20ºC.

    O objectivo principal do piso radiante, não é aquecer o ar, mas sim os objectos e pessoas que se encontram nas proximidades.

    Colocado por: divB_zeroSe fosse simplesmente por radiação esses termostatos nunca iria funcionar...

    Claro que funcionam, eles também aquecem por radiação...
    Concordam com este comentário: raulschone
  5.  # 87

    Caro eu,

    O exemplo do sol é perfeitamente bom para diferenciar a intensidade de energia (calor) transmitido aos objectos por radiação.

    Temos que o sol está a mais ou menos 6000ºC, ou seja, mais ou menos 6000 K (kelvin)
    E que os tais 20ºC são 293K
    Não fugindo muito à regra mas não sendo 100% perfeitos podemos ver que a intensidade de radiação emitida por um corpo a uma dada temperatura é dada pela lei de Stefan-Boltzmann,
    I= sigma x T ^4 (onde sigma é a constante de Stefan-Boltzmann e é igual a 5,67 x 10^(-8) w m^(-2) K^(-4) )

    (Se não reparou o ^ significa potência, ou seja elevado a algo, 2^3 será 2 elevado ao cubo)
    Vemos que a intensidade depende enormemente da temperatura, à quarta potência.

    Assim temos que a relação entre a intensidade emitida por um objecto a 6000ºC e um objecto a 20ºC (não estamos a falar de potência ou energia, mas sim intensidade, pois já sabemos que o sol é muito maior do que um piso radiante) é dada por:
    I_sol / I_pr = 6000^4 / 293^4 = 175846
    Ou seja a intensidade do sol é cerca de 176 mil vezes superior ao do piso radiante a 20ºC

    A razão de
    O exemplo do sol é excelente: muitas vezes o ar está frio, mas se nos colocarmos ao sol, aquecemos bastante... por radiação.


    é porque você tem uma boa intensidade de radiação a incidir sobre si vinda do sol. Ao contrário do PR que tem uma intensidade 175 mil vezes inferior.

    Portanto é por esta razão e por outras que a transferencia de energia do piso radiante por radiação é das 3 a mais lenta a transferir energia.
    Sobrando a convecção e a condução.
    A condução é também lenta pois o ar como todos sabemos tem uma conductibilidade térmica muito baixa (é um bom isolante térmico dai ser usado em caixas de ar e outros produtos que usem pequenas ou mesmo microscópicas bolsas de ar como isolamento, XPS, EPS, cortiça (sim a cortiça é isolante porque tem pequenas bolsas de ar) e afins).

    Sobrando então a convecção, que é de longe a que transporta maior quantidade de energia (um caso típico é o que acontece no sol, se for ver (estudar) como se transfere a energia dentro do próprio sol vai ver que a convecção domina de longe e transfere milhares de vezes mais energia do que a radiação e a condução).
    A convecção precisa de maior ou menor energia para se iniciar enquanto processo, e quanto mais viscoso for o meio mais energia necessita para se iniciar. O ar como é um meio que se considera pouco viscoso a convecção é iniciada com pouca energia. Basta por a mão por cima de uma travessa ou copo de água onde a água se encontra ligeiramente acima da temperatura ambiente que sente o seu calor, ao contrário se colocar a mão ao lado terá de aproximar muito mais a mão ou mesmo tocar para sentir essa diferença. Isto indica que o que domina é a convecção (o ar quente sobe) e não a radiação ou condução que domina.

    Dai o piso radiante para aquecer ser muito mais eficaz do que um tecto radiante (para a mesma intensidade). Tal como para arrefecer um tecto radiante é mais eficaz do que um piso radiante (de novo para a mesma intensidade). O processo que rege isto tudo em maior escala é a convecção do ar que transporta a energia.
    A radiação e a condução também existem como é obvio mas são totalmente dominadas pela convecção.

    Para que a radiação tivesse mais relevância a temperatura da fonte de calor teria de ser muito maior mas mesmo assim a convecção iria dominar sempre mais, o contrário só se verificaria para uma fonte de calor com uma temperatura muito elevada e tendo um fluido (meio) muito viscoso mas que continuasse transparente à radiação na mesma.
    Como podemos ver nem no sol isso acontece. O próprio gás do sol não é transparente o suficiente nem viscoso o suficiente para que a radiação domine sobre a convecção, e temos uma fonte de calor com uma temperatura bem alta, no centro do sol passa dos 10 milhões de graus.
    (espero que não seja preciso dizer, mas o calor do sol só chega a nós por radiação por razões óbvias, o vácuo do espaço não permite condução nem convecção)

    Espero que esta explicação tenha sido suficiente e que tenha ajudado.
  6.  # 88

    Caro Anonimo18072022A,

    Devo portanto assumir que o que disse vai de encontro ao que eu disse.


    Quero afirmar mais ainda que não sou contra o PR, sou a favor.
    O fenómeno de convecção não é forçado por pressão como nos A/C. é um fenómeno global no sentido de todo o piso radiante e a velocidade de convecção é muito inferior devido à diferença de temperatura ser menor do que no A/C e dai o PR ter um conforto muito maior do que o A/C.
    É de tal forma suave a convecção no PR que a pessoa nem a sente, e a radiação ainda menos pelo que já referi no outro post, quanto à condução a pessoa só irá sentir se entrar de repente num quarto já climatizado pelo PR onde o ar já está nos tais 20ºC e que tenha vindo de uma outra zona com temperatura diferente.
  7.  # 89

    Colocado por: Anonimo18072022ABom dia

    divB_zero

    Pois é muito me agrada que alguém utilize as formulas ;-) contudo esqueceu-se que não está exposto aos 6000K que refere.
    Pense na distância...quantos Km nos separam da intensidade que refere e quanto Km nos separam do piso radiante ?

    Cumprimentos


    Obrigado, he he.
    Não estamos expostos aos 6000K, mas estamos expostos à intensidade dos 6000K vindos do sol, dai não ter falado em potência ou energia, visto que a potência do sol na Terra são uns meros 1000W/m^2.
    E se calhar conseguiria-se um PR com uma potência de 1KW/m^2 ou maior mas a frequência da radiação e sua intensidade seria inferior. Podemos ver esse exemplo na lareira.
    Uma lareira a uns 1200ºC ou 1500K mais ou menos temos que se nos aproximarmos sentimos o calor (por radiação e por condução (especialmente se tiver vento)) não por convecção mas se formos para cima da lareira (a uma distância vertical) assamos se tivermos à mesma distancia que se estava anteriormente na horizontal, aqui entra a convecção que transporta muito mais energia do que a radiação e a condução.
    Dai temos que nos fogões coloca-se o calor por baixo e não ao lado.
    (No forno o processo é um pouco diferente pois o objectivo é mesmo assar por condução (especialmente) e radiação para que asse sem queimar.
  8.  # 90

    bem então o melhor é trocar a sigla PR "piso radiante" para PC "piso convector" certo?
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 91

    Colocado por: Sergio Rodriguesbem então o melhor é trocar a sigla PR "piso radiante" para PC "piso convector" certo?

    LOL...
 
0.0262 seg. NEW