Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Percebe-se perfeitamente o que A.M quer dizer, os números(inflação) não explicam tudo, a nossa vida ficou muito mais dificil depois da entrada do €

Um exemplo muito simples, não me recordo exactamente do preço de um café nos anos 2001/2002, mas pergunto, de quanto terá sido o aumento deste produto em 2001 e de quanto terá sido em 2002(duvido que tenha sido de 2 centimos e meio) se é que me entedem.
    • A.M
    • 1 outubro 2010

# 2

Colocado por: casuchasPercebe-se perfeitamente o que A.M quer dizer, os números(inflação) não explicam tudo, a nossa vida ficou muito mais dificil depois da entrada do €

Um exemplo muito simples, não me recordo exactamente do preço de um café nos anos 2001/2002, mas pergunto, de quanto terá sido o aumento deste produto em 2001 e de quanto terá sido em 2002(duvido que tenha sido de 2 centimos e meio) se é que me entedem.

claro que sim, ficou muito mais difícil, senão me engano o café custava 50 escudos e passou a custar 50 cêntimos!o dobro, aumentou 100% e se reparar-mos foi quase tudo, e esta é a principal causa ,da falada CRISE.

mas há pessoas!!que acham que as coisas não tenham aumentado assim tanto!apenas um ou outro bem de baixo valor como diz o luisvv...

ainda digo mais, existe produtos que não tem o valor,dos preço a que estão marcados, senao diga-me quando é que um gelado de "pauzito" vale quase 400 escudos ex:magnum 1,90€, se tiver 3 filhos, algumas pessoas precisam de 1 hora de trabalho para puderem pagar 3 gelados!!
    • LuB
    • 1 outubro 2010 editado

# 3

Para quem anda aqui a discutir (teimosamente... ) os valores da evolução da taxa inflação em Portugal deixo as provas.
    Entretenham-se...
    Contra factos não há argumentos.
    Nota: Portugal entrou oficialmente para a CEE em 1986
    e aderimos ao Euro em 2002
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
      INFLAO~2.JPG
  2.  # 4

Colocado por: LuBPara quem anda aqui a discutir (teimosamente... ) os valores da evolução da taxa inflação em Portugal deixo as provas.
    Entretenham-se...
    Nota:Portugal entrou oficialmente para a CEE em 1986
      INFLAO~2.JPG

Não sendo eu entendido na matéria e nem querendo discutir os valores da evolução da taxa de inflação, poderia-me explicar o porquê de vários produtos que consumimos diariamente terem aumentado anualmente 5 escudos antes da entrada do euro e imediatamente após a entrada da moeda aumentarem 10 escudos(5 cêntimos), por aquilo que consigo perceber do gráfico não houve assim uma variação tão grande da taxa nesses espaços de tempo.
  3.  # 5

Caros a.m e casuchas: o café é precisamente um dos poucos bens que teve um aumento significativo nessa altura, acima do "normal". Em contrapartida, nos anos anteriores o preço tinha mexido pouco, e passados 8 anos aumentou mais qualquer coisa.
    De resto, escusa de insistir: os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representam quase metade na fórmula de cálculo da inflação. Podem ter aumentado um pouco mais que a inflação, mas esse efeito foi compensado pela redução de preço de outros bens.
  4.  # 6

Não sendo eu entendido na matéria e nem querendo discutir os valores da evolução da taxa de inflação, poderia-me explicar o porquê de vários produtos que consumimos diariamente terem aumentado anualmente 5 escudos antes da entrada do euro e imediatamente após a entrada da moeda aumentarem 10 escudos(5 cêntimos), por aquilo que consigo perceber do gráfico não houve assim uma variação tão grande da taxa nesses espaços de tempo.

a inflação é medida através da comparação de preços de um cabaz de produtos muito alargado, e não apenas de 2 ou 3 items.
  5.  # 7

O maior problema nao foi a inflacção,foi os salarios não aumentarem. Por outro lado o emprego começou a ficar cada vez mais precario e a carga de impostos foi aumentando. Ha ainda um outro factor que foi o endividar das familias, ha uns 15 anos num emprestimo pagava-se prai taxas de 15% de juros,eram muito menos as familias endividadas.
  6.  # 8

Esqueci-me duma coisa. Nos ultimos 10 anos tambem assistimos ao consumismo das familias,net,tv cabo,carros novos,telemoveis para todos,etc..
  7.  # 9

Colocado por: luisvvCaros a.m e casuchas: o café é precisamente um dos poucos bens que teve um aumento significativo nessa altura, acima do "normal". Em contrapartida, nos anos anteriores o preço tinha mexido pouco, e passados 8 anos aumentou mais qualquer coisa.
    De resto, escusa de insistir: os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representam quase metade na fórmula de cálculo da inflação. Podem ter aumentado um pouco mais que a inflação, mas esse efeito foi compensado pela redução de preço de outros bens.

Só por curiosidade podia-me dar um exemplo de alguns produtos/serviços que tenham tido uma redução de preço
    • LuB
    • 1 outubro 2010 editado

# 10

Talvez me tenha explicado mal!!a inflação manteve-se baixa porque eles calcularam a inflação após converterem os preços para euros, ai sim talvez a inflação seja baixa.

quando falei na inflação ,admito que usa-se mal o termo , MAS referia-me há conversão/passagem dos preços de escudos para euros,principalmente nos bens essenciais e alguns serviços
    .
    Confunde algumas coisas e esse é o seu problema...
    Definição de inflação: Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
    (Como vê nada tem a ver com conversão de moedas...)

nesta passagem eles não consideram inflação porque só a calculam a partir da era euro,agora com termos técnicos de parte, a realidade é que quando se pagava em escudos muitos produtos tinham metade do valor que tem agora em euros!Veja o caso (pão;leite;arroz;massa;café,etc.)

Mas porque carga de água é que eles deveriam considerar a inflação na conversão do Escudo para o Euro?
    Você quando ia a Espanha e reconvertia escudos para pesetas tinha em conta a inflação? ou reconvertia a moeda, apenas?

outro pormenor quando era o escudo o aumento no pão e combustíveis eram de no máximo de 1 escudo!agora aumentam aos 5 cêntimos (aprox. 10 escudos) de cada vez, no caso dos combustíveis
    .
    Já lhe explicaram que quando compara os preços do "seu Açúcar" em 2002 e 2010 verifica que ele subiu realmente 25%. ou 30%, mas o fez em 8 anos. E, isso corresponde a um
    valor anual de inflação relativamente baixa, inferior a 3%.
    Por exemplo em 1984, dois anos antes da entrada na CEE, a inflação foi de quase 30% o que quer dizer que nesse ano o preço do açúcar subiu mais que nestes últimos 8 anos.

e continuo a dizer, é a minha convicção e esta ninguém me tira , cada um é livre de pensar o que quiser, A CRISE que falam internacional e nacional deve a isto.

Pois, lá nisso é livre: cada um diz o que quer.... ;)))

senão vejam um agregado familiar na época do escudo que tira-se 300 contos rendimentos mensais, "viviam á grande e á francesa"!e agora?tem de contar os trocos ao fim do mês!! E, para si é a inflação que explica isso?

A inflação existe, e existiu. E, sempre desvalorizou dinheiro. Mas não pode é afirmar que agora é grande e era pequena na época do escudo, porque isso é FALSO!
    • LuB
    • 1 outubro 2010 editado

# 11

Jorgferr
    O maior problema, nao foi a inflacção,foi os salarios não aumentarem. Por outro lado o emprego começou a ficar cada vez mais precario e a carga de impostos foi aumentando. Ha ainda um outro factor que foi o endividar das familias, ha uns 15 anos num emprestimo pagava-se prai taxas de 15% de juros,eram muito menos as familias endividadas.

Está cheio de razão...
    Esse factor tem de estar sempre presente. Se os salários (nominais) acompanharem a inflação, as pessoas manterão o seu poder de compra. O problema é quando a não acompanham... E nestes últimos anos foi isso que aconteceu...Toda a gente sabe que os salários, especialmente na Função pública, subiram ao longo dos anos 90 muito mais que a inflação... (no tempo de Cavaco Silva e A. Guterres.) A partir de 2000- 2001, acabou-se a mina. Nos últimos anos pode dizer-se que os congelaram...

Ora os que se lamentam, como AM de que a vida está mais cara desde a entrada no Euro, deverão ter em conta é o balanço salários-inflação. E como os salários subiram até 2002, acima da inflação, foi esse o motivo do desafogo que sentia e agora já não tem.
    Os salários reais são os salários calculados, tendo em conta a inflação.

Um exemplo: Se você ganhava em 2002, 1500 euros, e nunca mais subiu, a sua capacidade de compra diminuiu bastante. Mesmo que a inflação não tenha sido grande, (cerca de 3% ao ano), você, hoje estará com menos 24% de capacidade de compra. O seu salário nominal ainda é o mesmo mas o seu salário real levou um valente corte. Em 2010 será comparativamente de 1140 Euros apenas.

Veja como os salários reais se comportaram:
      ped1_01.jpg
    • A.M
    • 2 outubro 2010

# 12

Colocado por: LuBPara quem anda aqui a discutir (teimosamente... ) os valores da evolução da taxa inflação em Portugal deixo as provas.
    Entretenham-se...
      INFLAO~2.JPG

perdão, não me coloque gráficos, isso não são factos, dê nome aos bois, coloque nome de produtos( daqueles que mencionei) e coloque os preços de 2000 e de 2010. mas porque não coloca os produtos em concreto e a evolução dos preços, isso a que me interessa, agora ver gráficos fornecidos sei lá por quem!!...
    • A.M
    • 2 outubro 2010

# 13

Entretenham-se...
      INFLAO~2.JPG

Eu não me interessa os números ou os gráficos que apresentam nos noticiários (maior parte deles estão adulterados por conveniencia).

Mas se considera que não houve aumento significativo, porque carga de água não coloca como já pedi, os preços de 2000 Vs 2010 daqueles bens?

mas tudo bem, cada um, tem a sua opiniao...mais cego é aquele que não quer ver...
  8.  # 14

Colocado por: luisvv

a inflação é medida através da comparação de preços de um cabaz de produtos muito alargado, e não apenas de 2 ou 3 items.

Exactamente , mas nem por isso deixa de ser ilusório, repare neste exemplo: 1999 - cafe - 50 escudos
    kg batatas- 25 escudos
    kg arroz- 80 escudos
    carro utilitario- 2400 contos

pos euro
    cafe -0.50€
    batatas - 0,25€
    arroz- 0.80€
    carro - 12000€
    conclusao: inflaccao abaixo do meio ponto percentual

arroz , batatas ,etc , preciso todos os dias
  9.  # 15

Exactamente nbastos, pode ter havido produtos onde os preços estagnaram ou houve decréscimo mas certamente não são produtos que consumimos diariamente.
    Eu não consigo encontrar nenhuma explicação para o facto maior parte dos produtos aumentarem 5 escudos(2.5 centimos) antes da entrada do euro e depois da entrada da moeda aumentarem 10 escudos(5 centimos), isto é um mero exemplo , é que isto foi logo nos anos seguintes,2003,2004,etc... nem sequer estou a falar do ano actual.

Por mais gráficos da inflação e explicações da relação dos mesmos com aumento de preços que possam mostrar, os mesmos não explicam isto ou então eu não consigo entender, não sei.
  10.  # 16

Os produtos basicos sem duvida que tiveram uma inflacção brutal. Os graficos do defice apenas apresentam variações residuais,porque bens de luxo desceram de preço,casas,carros,etc (devido ao reajuste que o mercado teve de ter mediante as dificuldades das familias),valores que sao os q mais pesam na balança.
  11.  # 17

Colocado por: jorgferrOs produtos basicos sem duvida que tiveram uma inflacção brutal. Os graficos do defice apenas apresentam variações residuais,porque bens de luxo desceram de preço,casas,carros,etc (devido ao reajuste que o mercado teve de ter mediante as dificuldades das familias),valores que sao os q mais pesam na balança.

Então penso que será correcto afirmar que a entrada do € foi um dos factores que agravou o nivel de vida com que vivemos hoje.
  12.  # 18

Colocado por: casuchas

Então penso que será correcto afirmar que a entrada do € foi um dos factores que agravou o nivel de vida com que vivemos hoje.

Eu sou sincero,fala-se em crise mas vê-se tantos BMW,Mercedes e carros de gama média alta como na Alemanha por exemplo.Eu sinto a crise,mas quando ando na estrada não a vejo (anda que um vendedor da VW me tenha dito que 90% desses carros sao comprados a credito com pouca entrada inicial). Por outro lado tambem vejo toda a gente com casa propria,e os que as tentam vender pedem valores que para mim muito sinceramente são absurdos,talvez por isso não as vendam.
    Acho por exemplo que os mercados da habitaçãao estao ainda muito desajustados,eu moro em Sao Domingos de Rana,onde um t3 de 100m2 custa 200 000 euros,é simplesmente absurdo.
    • LuB
    • 2 outubro 2010 editado

# 19

Os graficos do defice apenas apresentam variações residuais

1.º Gráficos de défice? Não vejo onde estão...
    2.º Variações residuais?

Bem, quando me diz que os bens essenciais como o açúcar, o Pão , o leite, foram os que mais aumentaram, isso isso é verdade, e as classes baixas são as mais atingidas quando isso acontece.
    Mas não se esqueçam que nos cálculos que se fazem para determinar se o poder de compra da população aumenta ou diminui, não se tem em conta a evolução dos preços de apenas meia dúzia de artigos alimentares, por exemplo. É necessário ter em conta outros bens e serviços de todo o tipo a que recorremos. O seu orçamento não fica todo no supermercado. Repare que você paga a casa, á agua e luz, o infantário, ao médico, etc.... Talvez não compre automóveis caros, e outros artigos de luxo, mas isso não tira o valor da análise global dos indices económicos.
    Por isso, faz todo o sentido centrarmo-nos em índices, para chegarmos a conclusões válidas sobre a subida do custo de vida.
    E não me venha dizer que os dados são manipulados pelo INE ou por outros. Isso, neste caso, é demagogia...
  13.  # 20

Colocado por: LuB

1.º Gráficos de défice? Não vejo onde estão...
    2.º Variações residuais?

Bem, quando me diz que os bens essenciais como o açúcar, o Pão , o leite, foram os que mais aumentaram, isso isso é verdade, e as classes baixas são as mais atingidas quando isso acontece.
    Mas não se esqueçam que nos calculos que se fazem para determinar se o poder de compra da população aumenta ou diminui, não se tem em conta a evolução dos preços de apenas meia dúzia de artigos alimentares, por exemplo. É necessário ter em conta outros bens e serviços de todo o tipo a que recorremos. O seu orçamento não fica todo no supermercado. Repare que você paga a casa, á agua e luz, o infantário, ao médico, etc.... Talvez não compre automóveis caros, e outros artigos de luxo, mas isso não tira o valor da análise global dos indices económicos.
    Por isso, faz todo o sentido centrarmo-nos em índices, para chegarmos a conclusões válidas sobre a subida do custo de vida.
    E não me venha dizer que os dados são manipulados pelo INE. Isso é demagogia...

Entao concluimos que quem sofre a crise é a classe mais baixa,onde a grande factura é na alimentação e bens essenciais.As classes mais abastadas nao sofrem de crise,exemplo é o crescimento das vendas no mercado automovel este ano,tal como a venda de imoveis de luxo (nesses houve até deflacção).

0.1124 seg. NEW