Colocado por: casuchasPercebe-se perfeitamente o que A.M quer dizer, os números(inflação) não explicam tudo, a nossa vida ficou muito mais dificil depois da entrada do €
Um exemplo muito simples, não me recordo exactamente do preço de um café nos anos 2001/2002, mas pergunto, de quanto terá sido o aumento deste produto em 2001 e de quanto terá sido em 2002(duvido que tenha sido de 2 centimos e meio) se é que me entedem.
Colocado por: LuBPara quem anda aqui a discutir (teimosamente... ) os valores da evolução da taxa inflação em Portugal deixo as provas.
Entretenham-se...
Contra factos não há argumentos.
Nota:Portugal entrou oficialmente para a CEE em 1986
e aderimos ao Euro em 2002
Não sendo eu entendido na matéria e nem querendo discutir os valores da evolução da taxa de inflação, poderia-me explicar o porquê de vários produtos que consumimos diariamente terem aumentado anualmente 5 escudos antes da entrada do euro e imediatamente após a entrada da moeda aumentarem 10 escudos(5 cêntimos), por aquilo que consigo perceber do gráfico não houve assim uma variação tão grande da taxa nesses espaços de tempo.
Colocado por: luisvvCaros a.m e casuchas: o café é precisamente um dos poucos bens que teve um aumento significativo nessa altura, acima do "normal". Em contrapartida, nos anos anteriores o preço tinha mexido pouco, e passados 8 anos aumentou mais qualquer coisa.
De resto, escusa de insistir: os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representam quase metade na fórmula de cálculo da inflação. Podem ter aumentado um pouco mais que a inflação, mas esse efeito foi compensado pela redução de preço de outros bens.
Talvez me tenha explicado mal!!a inflação manteve-se baixa porque eles calcularam a inflação após converterem os preços para euros, ai sim talvez a inflação seja baixa..
quando falei na inflação ,admito que usa-se mal o termo , MAS referia-me há conversão/passagem dos preços de escudos para euros,principalmente nos bens essenciais e alguns serviços
nesta passagem eles não consideram inflação porque só a calculam a partir da era euro,agora com termos técnicos de parte, a realidade é que quando se pagava em escudos muitos produtos tinham metade do valor que tem agora em euros!Veja o caso (pão;leite;arroz;massa;café,etc.)
outro pormenor quando era o escudo o aumento no pão e combustíveis eram de no máximo de 1 escudo!agora aumentam aos 5 cêntimos (aprox. 10 escudos) de cada vez, no caso dos combustíveis.
e continuo a dizer, é a minha convicção e esta ninguém me tira , cada um é livre de pensar o que quiser, A CRISE que falam internacional e nacional deve a isto.
senão vejam um agregado familiar na época do escudo que tira-se 300 contos rendimentos mensais, "viviam á grande e á francesa"!e agora?tem de contar os trocos ao fim do mês!! E, para si é a inflação que explica isso?
O maior problema, nao foi a inflacção,foi os salarios não aumentarem. Por outro lado o emprego começou a ficar cada vez mais precario e a carga de impostos foi aumentando. Ha ainda um outro factor que foi o endividar das familias, ha uns 15 anos num emprestimo pagava-se prai taxas de 15% de juros,eram muito menos as familias endividadas.
Colocado por: LuBPara quem anda aqui a discutir (teimosamente... ) os valores da evolução da taxa inflação em Portugal deixo as provas.
Entretenham-se...
Entretenham-se...
Colocado por: luisvv
a inflação é medida através da comparação de preços de um cabaz de produtos muito alargado, e não apenas de 2 ou 3 items.
Colocado por: jorgferrOs produtos basicos sem duvida que tiveram uma inflacção brutal. Os graficos do defice apenas apresentam variações residuais,porque bens de luxo desceram de preço,casas,carros,etc (devido ao reajuste que o mercado teve de ter mediante as dificuldades das familias),valores que sao os q mais pesam na balança.
Colocado por: casuchas
Então penso que será correcto afirmar que a entrada do € foi um dos factores que agravou o nivel de vida com que vivemos hoje.
Os graficos do defice apenas apresentam variações residuais
Colocado por: LuB
1.º Gráficos de défice? Não vejo onde estão...
2.º Variações residuais?
Bem, quando me diz que os bens essenciais como o açúcar, o Pão , o leite, foram os que mais aumentaram, isso isso é verdade, e as classes baixas são as mais atingidas quando isso acontece.
Mas não se esqueçam que nos calculos que se fazem para determinar se o poder de compra da população aumenta ou diminui, não se tem em conta a evolução dos preços de apenas meia dúzia de artigos alimentares, por exemplo. É necessário ter em conta outros bens e serviços de todo o tipo a que recorremos. O seu orçamento não fica todo no supermercado. Repare que você paga a casa, á agua e luz, o infantário, ao médico, etc.... Talvez não compre automóveis caros, e outros artigos de luxo, mas isso não tira o valor da análise global dos indices económicos.
Por isso, faz todo o sentido centrarmo-nos em índices, para chegarmos a conclusões válidas sobre a subida do custo de vida.
E não me venha dizer que os dados são manipulados pelo INE. Isso é demagogia...