Iniciar sessão ou registar-se
    • A123
    • 3 agosto 2008 editado

     # 1

    (editado)
    • A123
    • 3 agosto 2008 editado

     # 2

    (editado)
  1.  # 3

    oLÁ ...sou mera apreciadora mas assim a olho gostei, já agora podias dar mais informação, qual é a area da casa e explicar mhor aquela passagem da parte social para os quartos? lembro-me que numa outra planta postada aqui alguém comentou que para ir beber um copo de leite do quarto para a cozinha ...ia uma grande distância...aqui tb me pareceu...mas são opções ou falta delas :) nada a apontar ...sei bem que não há plantas perfeitas e que este conceito varia de pessoa para pessoa (e carteira tb).

    já agora já tens orçamentos, quanto estimas gastar?

    Eu gostei, boa sorte!
  2.  # 4

    xanavilarinho disse:
    A ideia na passagem nos quartos pra a parte social é um hall, onde assim que se entra dá-se com uma parede de vidro que deixa ver o que se passa nas traseiras. Existe um genero de antecamara que resguarda a porta principal.
  3.  # 5

    xanavilarinho disse:
    Em termos de áreas ainda n sei bem +- 200m2 o R/C, mas dps confirmo. è uma vivenda de 1º andar por isso aparece a escada, só n postei a planta do andar superior pk n tem nada de especial, apenas um escritório/biblioteca e WC. Falta-me a despensa e lavandaria n sei bem onde a por.. o k acham..

    Em termos de gastos espero n ultrapassar 175000 euros mas pra isso acho k tenho de apertar algumas áreas..
    •  
      FD
    • 4 agosto 2008

     # 6

    Tem dois carochas? Fixe... :D

    O que é que é aquela divisão ao lado da suite?

    Parece-me bem, mas sem contexto (planta com terreno incluído) e sem os alçados torna-se difícil dizer mais coisas...
  4.  # 7

    Anónimo disse:
    Viva!
    Não apanhei esta conversa do início, trata-se de um desenho que fizeste para uma moradia que ainda vais construir?
    Por razões funcionais a despensa deveria ficar na zona da cozinha, e a lavandaria próxima do exterior para permitir secar a roupa cá fora numa zona de preferencia de serviço, não visivel.
    Talvez tentar reformular a zona do wc de serviço / escadas consiga resolver esses dois pontos.
    Acho 175 mil euros um pouco optimista para uma construção actual, a não ser que poupes muito nos acabamentos, do tipo colocar flutuante em vez de soalho maciço, colocar azulejos em vez de mármores, rectificados e no material de revestimento exterior basicamente muito reboco e poucos materais alternativos. Nunca entregar a obra a uma só pessoa que entregue chave-na-mão, pois acabarás por poupar imenso adjudicando a obra a cada uma das artes, individualmente.
    • A123
    • 4 agosto 2008 editado

     # 8

    (editado)
    • Mac
    • 4 agosto 2008

     # 9

    Olá xana
    Pode ser que fique "bonita", agora funcional... duvido.
    O que me parece é que foi o arquitecto a apresentar-lhe algo que estranhou. Devia ser você a ter a idealização da sua casa, repare que vai ser a sua casa e não a casa do arquitecto, e o arquitecto trabalharia sobre isso.
    Fica a impressão de que de dia mora na sua casa e vai dormir a uma casa vizinha.
    Deve ser divertido exercitar a criatividade a expensas dos clientes. Deve deve.
    Aceite mas só se gostar.
    Cumprimentos
  5.  # 10

    Peço desculpa pela antipatia, mas acho que para as dimensões que referiu sobre o terreno, está uma "planta" triste, uma organização funcional pobre.
  6.  # 11

    xanavilarinho disse:
    pois é... as opiniões dividem-se por aqui.. alguem tem mais comentários? N tenham problemas em criticar até pk pessoalmente tenho tb algumas dúvidas e gostaria de ter mais pontos de vista.. O ponto q o Mac focou o de serem praticamente 2 casas tb ja me ocorreu e a alternativa q pensei foi mudar a cozinha do sitio de onde está e colocá-la mm em frente á porta de entrada.. mas mm ai tenho duvidas.. tantas...
  7.  # 12

    xanavilarinho, já reparou na quantidade de incoerências da organização da casa, por exemplo a sala abre-se para o exterior e bem porque penso que poderá ai ser uma zona ajardinada e o quarto ignora completamente esse facto. A zona de refeições parece o canto do castigo, mais valia estar no seguimento no mesmo espaço da sala e deixar esse espaço para lavandaria e despensa. Enfim pode ser mau eu estar aqui a cascar no trabalho de um colega mas o facto de ter vindo aqui por essas duvidas de alguma forma legitimam estes comentários.
  8.  # 13

    Boa Noite Xanavilarinho, vou dar a minha opinião:
    - A solução que apresentada para os quartos..., ufffff!!!!! demasiado básica...., ainda para mais coloca-lhe lá a lavandaria!!!!, já imaginou o que é ter a lavandaria no meio dos quartos???? ...essa dependência deve estar o mais afastada possível da zona íntima!!!!! Outro facto pouco interessante é colocar uma ante-câmara para aceder á porta de entrada, criar-lhe um hall interno (até aqui tudo bem), e depois afunilar as pessoas passando por um corredor que acede à sala de refeições e só depois à sala de estar, quando devia ser a sala de estar a ter acesso prioritário, tirando proveito do hall interno de distribuição.
    Espero também não ter cascado demasiado no (a) "colega".
    Que corra bem a obra
    Carlos
    • AnaT
    • 5 agosto 2008

     # 14

    Olá xanavilarinho.

    Realmente, a construção de uma casa é algo de muito pessoal.
    Primeiro, uma resposta que ainda ninguém lhe deu. Os alçados são os desenhos das várias fachadas.

    Pessoalmente, odeio corredores. Acho que são um desperdício de espaço. Mas é só a minha opinião.

    Agora, a lavandaria entre os quartos? Só se lembra dessa quem não utiliza a dita lavandaria.

    Também não gostei da cozinha a interromper a circulação da entrada para a sala.

    Suponho que a parede direita da garagem e respectiva continuação é a que fica colada à outra vivenda, não?

    Eu fazia a lavandaria desse lado e a cozinha em open-space com a zona de refeições.

    Boa sorte
  9.  # 15

    Onde fica o Norte?
    A vista preferêncial, presumo seja para onde a sala de estar se projecta...?
    • A123
    • 5 agosto 2008 editado

     # 16

    (editado)
  10.  # 17

    Só não sei é porque tem que continuar agarrada a essa planta, peça um novo estudo ou mude de técnico. É a sua futura casa que está em questão e é um investimento que merece ser muito bem estudado. Acho que estamos todos aqui com maozinhas de lã e se calhar era melhor dizer-lhe desde logo que tem uma má planta.
    • A123
    • 5 agosto 2008 editado

     # 18

    (editado)
  11.  # 19

    A casa com essa configuração, com tanta parede exterior e janelas exteriores, irá ter um preço de construção mais alto que o normal, alem de uma execução mais morosa, especialmente a nível da estrutura.
  12.  # 20

    Colocado por: xanavilarinho
    Relativamente ao que o carlosmcd referiu apoio em 100% só q n sei é como vou colocar as coisas de modo diferente em papel.. e o que mais me aborrece é que acho que n devia ser eu a fazê-lo nem a preocupar-me com isto mas sim a pessoa responsavl pelo projecto.. Ainda ninguem reparou q todas as portas dos wc batem no lavatório? ;) Porreiro ha!??!
    Outra coisa q me preocupa e vocês como profissionais podem ajudar-me.. Os alçados ou laterais da casa podem ser adaptados em função das divisões internas ou será o contrário?? Isto é.. uma vez que por exemplo os quartos estao todos alinhados a configuração exterior vai ficar tipo rectangulo perfeito, que é uma coisa q pessoalmente n gosto! Assim deve-se mudar a configuraçao dos interiores ou é possivel fazer palas, muretes ou coisas do genero pra n ficar tao "caixote"?
    obrigado


    São questões e dúvidas a mais... para serem discutidas em sede deste Forum... são questões para colocar directamente ao seu Arquitecto...

    ...Parece-me que não estão os dois coordenados... Penso que devem parar um pouco. Reflectir e tomar acções pragmáticas para o Conceito, para o Programa, para o Orçamento.

    Vejo muitas indefinições... e ao mesmo tempo antevejo muitas certezas...


    Neste sentido... não vou pronûnciar-me mais sobre este projecto.
    PS: Por curiosidade profissional, gostaria, sem me dizer nomes, Qual a experiência profissional do Arquitecto?, à quantos anos exerce?, Qual a idade do mesmo?. Trabalha em casa, como hobbie(2º emprego) ou é trabalho de Gabinete aberto ao público?
 
0.0211 seg. NEW