Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Características do vidro...
    UV---transmissão de raios UV..........climaguard pos.3...35%........climaguard pos.2....35%.............sunguard...25,7%
    Tv---quant.de luz visível que atravessa um vidro..........80,1%...............................80,1%.........................66,9%
    Pv---Luz reflectida pelo vidro...................................12,3%...............................12,3%.........................26,6% ext-24,2% int.
    Te---Quantidade de energia que atravessa um vidro.......54,5%...............................54,5%........................40,6%
    Pe---Quantidade de energia reflectida por um vidro....... 28,8%...............................28,8%........................43,4%
    qi----Transmissão energética secundária.....................8,1%.................................2,8%..........................2%
    g----Quant.total de energ.que o sol introduz na habita...62,6%................................57,3%.........................42,6%
    sc--Coeficiente sombra............................................72%.................................66%...........................49%

Se observarem um vidro de baixo emissivo que tenha posição 2,tem uma transmissão secundária bastante longe de um vidro em posição 3,que quer dizer que a energia que possa obter no Inverno é absolutamente inferior a uma posição 3,estando posicionado em zona onde o sol não frequenta!
    Se observarem o factor g,poderão verificar que um vidro de baixo emissivo em posição 2 reflecte mais calor para a rua que um vidro em posição 3,cerca de 5,3%,que é muito!
    Se observarem o coeficiente sombra que é o factor em que um vidro oferece melhor aproveitamento energético pelo interior da habitação e consequentemente menos gastos em aquecimento,poderão constactar que 6% é muito aproveitamento energético amandado para a rua no Inverno...
    Sabendo que um vidro destes de baixo emissivo estando em posição 2 com o objectivo de evitar a entrada de calor numa habitação,poderá observar-se nas características destes vidros que o factor g é o que tem maior influência em que a quantidade total de energia que o sol introduz numa habitação,apenas tem capacidade para reter cerca de 57,3% da energia total que o sol introduz na habitação!(é muito e aquece demais o interior onde o sol bata numa estação quente)ao contrário de um vidro chamado de control solar que é o caso que mostra(sunguard)que apenas deixa entrar essa energia em cerca de 42,6%,que é uma boa prestação!
    Para contrariar os meus amigos,e todas as bocas que para aqui têm mandado;dizendo por exemplo que um vidro térmico só dá para estrelar ovos dentro de uma habitação,e requer que tenha que se colocar palas exteriores,demostra precisamente que colocam vidro em lugar errado...utilizando baixos emissivos em posição 2,que não servem para o efeito,e continuo a dizer que quem usa este vidro desta forma tem como objectivo ganhar obras por este vidro ser mais barato que um vidro com melhor coeficiente g...todos os vidros quer tenham mais que 50% de factor g não servem para colocar a fim de evitar a entrada de calor!
    Não me venham com tretas de mostras de possíveis posições ditas em sites,ou aconselhadas por determinadas empresas,porque todas as empresas vendem o peixe que querem em seus sites,e quanto mais vendem melhor para elas!Quase todas as empresas exageram em seus sites a propósito de seus produtos.
    Eu gosto muito de usar a cabeça,não me venham com **** porque estou no mercado com muita seriedade,e não posso sequer admitir que alguma vez sendo eu conhecedor das características dos vidros vá meter a um clinete um baixo emissivo em posição 2 para evitar o calor vindo da rua ou mesmo colocando em zona que não frequenta o sol,sabendo que este vidro aproveita menos a energia vinda da rua em posição 2!
    E não vale a pena virem para aqui com tretas de climas amenos,porque esses só existem por exemplo nas ilhas dos Açores...onde as temperaturas nunca excedem cerca dos vinte e tal graus,e nunca baixam dos 17º!E mesmo assim existe muita humidade,que pode ser combatida com um vidro de baixo emissivo com gáz argon,mas em posição 3 porque em posição 2 será também mais sujeito a que condense!
  2.  # 482

Olá boas sr Jorge obrigado por tudo o que lhe pedi fico-lhe eternamente grato. Estive a ver o seu quadro atrás e para mim está confuso. A quantida de energ. que o sol introduz na habi. na pos 3 é de 62,6%, portanto o restante reflete o vidro, na pos2 é de 57.3% o restante reflete o vidro, ou seja o climaguard pos.2 não deixa passar tanto calor para o interior como explica nos dados apresentados por si, mas a seguir a baixo diz que na pos2 apenas retém cerca de 57.3%........... mas este valor não é o valor de energia introduzido na habitação? Para mim e ao ler o quadro o climaguard pos3 deixa entrar muito sol (bom para o inverno,mau para o verão)
    o climaguad pos2 ligeiramente melhor no verão não entra tanto sol mas no inverno não tem tantos ganhos retém mais (entenda-se protege mais do sol).
    O sunguard a energia introduzida na habitação de 42.6% é bom para o verão porque reflete mais calor para a rua, ou seja o sunguad não deixa entrar tanto calor apenas 42.6% e o climaguardpos2 deixa entra 57.3%.Por tudo o que expôs não percebo esta afirmação:tem apenas capacidade para reter cerca de 57,3% da energia total que o sol introduz na habitação! É que segundo o seu quadro e o texto, o baixo emissivo na pos2 reflete mais o calor do que na pos3. Sendo o sunguard o melhor a refletir o calor.
  3.  # 483

Estava a ver que ninguém reparava nesses pormenores :-)
    Vamos aguardar para ler a explicação :-) Há outras incoerências
  4.  # 484

Colocado por: Capela86Estava a ver que ninguém reparava nesses pormenores :-)
    Vamos aguardar para ler a explicação :-) Há outras incoerências
    SIm eu sei
  5.  # 485

A Fisica (Termodinâmica) é a matéria mais maravilhosa do mundo!!!!!!!!!!
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 486

Olá C.Garcia...
    Terei muito gosto em lhe dar conhecimento nas questões que apresenta!

Colocado por: C.GarciaA quantida de energ. que o sol introduz na habi. na pos 3 é de 62,6%, portanto o restante reflete o vidro,

Certo.

Colocado por: C.Garciana pos2 é de 57.3% o restante reflete o vidro, ou seja o climaguard pos.2 não deixa passar tanto calor para o interior como explica nos dados apresentados por si

Certo.

Colocado por: C.Garciamas a seguir a baixo diz que na pos2 apenas retém cerca de 57.3%...........

Certo...está confuso porque me enganei a escrever,mas penso que entendeu o cerne da questão,o que eu quiz dar a entender que a ser um vidro com factor superior ao factor g de 50,será um vidro que irá deixar aquecer a habitação mais que a espectativa que um cliente tenha ao o informarem que esse vidro também serve para control solar!

Colocado por: C.Garciamas este valor não é o valor de energia introduzido na habitação?

É sim...

Colocado por: C.GarciaPara mim e ao ler o quadro o climaguard pos3 deixa entrar muito sol (bom para o inverno,mau para o verão)

Correcto!

Colocado por: C.Garciao climaguad pos2 ligeiramente melhor no verão não entra tanto sol mas no inverno não tem tantos ganhos retém mais (entenda-se protege mais do sol).

Correcto!

Colocado por: C.GarciaO sunguard a energia introduzida na habitação de 42.6% é bom para o verão porque reflete mais calor para a rua, ou seja o sunguad não deixa entrar tanto calor apenas 42.6% e o climaguardpos2 deixa entra 57.3%

Correcto...

Colocado por: C.GarciaPor tudo o que expôs não percebo esta afirmação:tem apenas capacidade para reter cerca de 57,3% da energia total que o sol introduz na habitação! É que segundo o seu quadro e o texto, o baixo emissivo na pos2 reflete mais o calor do que na pos3. Sendo o sunguard o melhor a refletir o calor.

Penso que já me fiz explicar que houve um lapso da minha parte,mas penso que percebeu um pouco mais sobre as perfomances apresentados pelos fabricantes de vidro que estão amolgadas!
  7.  # 487

Colocado por: Capela86Há outras incoerências

Quais?
  8.  # 488

Espero que com este arquivo se perceba o que quero dar a entender!
      Scan_Doc0003.jpg
  9.  # 489

Colocado por: Jorge RochaCerto...está confuso porque me enganei a escrever,mas penso que entendeu o cerne da questão,o que eu quiz dar a entender que a ser um vidro com factor superior ao factor g de 50,será um vidro que irá deixar aquecer a habitação mais que a espectativa que um cliente tenha ao o informarem que esse vidro também serve para control solar!

Isso seria uma autêntica barbaridade, usar um climaguard, planitherm ou neutralux como controle solar, ninguém aqui neste tópico sugeriu isso, você é que leu alguns comentários e meteu na cabeça que era isso, eu por várias vezes tentei explicar e o sr. pareceu não querer ouvir,

Disse-lhe várias vezes que era em casos que o vidro não ficasse à chapa do sol (logo sem necessidade de controle solar). Obviamente que se um vidro ficar à chapa do sol tem de ser com controle solar, acho que nesse aspecto estamos todos de acordo.

Aliás, aqui gasta-se bem mais solarlux do que neutralux.

Colocado por: Jorge Rochaamolgadas!

homologadas :)

Colocado por: Jorge RochaEspero que com este arquivo se perceba o que quero dar a entender!

Acho que isso faz parte do manual da vitro chaves :)
    Pelo menos parece-me (não fui confirmar) :P
  10.  # 490

Bom dia,

Digam-me uma coisa, será que o Planistar 55.1 + cx 16 + 6mm é razoável?? Os vãos grandes são todos virados a nascente e irão ser complementados com laminados orientáveis. A Sul não tem vão nenhum..

Quem tem coragem de me explicar a diferença entre um vidro baixo emissivo e um com controlo solar?

Cumps
  11.  # 491

Colocado por: Rui A. B.Planistar 55.1 + cx 16 + 6mm é razoável??

Planistar Laminado não conheço,
    porque não Planistar 10mm + cx16 + Laminado 33.1 ?

Colocado por: Rui A. B.Quem tem coragem de me explicar a diferença entre um vidro baixo emissivo e um com controlo solar?

Vou tentar,

Baixo emissivo, como o nome indica é um vidro com baixa emissividade, ou seja, com propriedades de isolamento térmico bastante melhoradas em relação aos vidros ditos normais.

Controle solar, como o nome também indica é um vidro para controlar a entrada de raios/energia solares, indicado para vãos muito expostos aos raios solares, quando não queremos que aqueça uma divisão em demasia.

No caso do planistar, tem as duas propriedades (baixo emissivo e controle solar).

Espero ter ajudado na sua dúvida.
  12.  # 492

Colocado por: two-rok

Planistar Laminado não conheço,
    porque não Planistar 10mm + cx16 + Laminado 33.1 ?

Vou tentar,

Baixo emissivo, como o nome indica é um vidro com baixa emissividade, ou seja, com propriedades de isolamento térmico bastante melhoradas em relação aos vidros ditos normais.

Controle solar, como o nome também indica é um vidro para controlar a entrada de raios/energia solares, indicado para vãos muito expostos aos raios solares, quando não queremos que aqueça uma divisão em demasia.

No caso do planistar, tem as duas propriedades (baixo emissivo e controle solar).

Espero ter ajudado na sua dúvida.

Tem razão, é Laminado 44.1 Incolor + caixa de ar + Planistar 6mm..

A questão é, deram-me preço para o Planistar e para o SKN 165 e eu queria saber se vale a pena o investimento no SKN...

O Planistar para uma moradia que não apanha muito sol nem muito frio, um clima ameno, será suficiente?
  13.  # 493

Colocado por: Rui A. B.

Tem razão, é Laminado 44.1 Incolor + caixa de ar + Planistar 6mm..

A questão é, deram-me preço para o Planistar e para o SKN 165 e eu queria saber se vale a pena o investimento no SKN...

O Planistar para uma moradia que não apanha muito sol nem muito frio, um clima ameno, será suficiente?

talvez a diferença de preço não justifique...
  14.  # 494

Colocado por: Rui A. B.A questão é, deram-me preço para o Planistar e para o SKN 165 e eu queria saber se vale a pena o investimento no SKN...

Depende da quantidade/intensidade de calor a que o vão esteja sujeito, o Cool-Lite SKN 165 tem um facto solar bastante superior (e é temperado), mas o Planistar já faz uma boa diferença.

Colocado por: Rui A. B.O Planistar para uma moradia que não apanha muito sol nem muito frio, um clima ameno, será suficiente?

"muito sol" e "muito frio" são conceitos um pouco vagos, mas sim o Planistar aplica-se bem a essa situação.
  15.  # 495

Colocado por: Jorge RochaOlá C.Garcia...
    Terei muito gosto em lhe dar conhecimento nas questões que apresenta!

Certo.

Certo.

Certo...está confuso porque me enganei a escrever,mas penso que entendeu o cerne da questão,o que eu quiz dar a entender que a ser um vidro com factor superior ao factor g de 50,será um vidro que irá deixar aquecer a habitação mais que a espectativa que um cliente tenha ao o informarem que esse vidro também serve para control solar!

Correto mas também reflete bastante calor não tanto como um vidro com fator solar tipo sungurd ou seja não tem a mesma performance. Mas deixeme dizer-lhe uma coisa ,não tenho acerteza, mas acho que a tecnologia do vidro tipo sunguard foi a última a aparecer, por esse motivo é que anteriormente a ele , se usava o baixo emissivivo naquela posição como factor de protecção solar, embora não fosse grande coisa.

É sim...

Correcto!

Correcto!

Correcto...

Penso que já me fiz explicar que houve um lapso da minha parte,mas penso que percebeu um pouco mais sobre as perfomances apresentados pelos fabricantes de vidro que estão amolgadas!
    Sim eu percebi logo que era um lapso da sua parte porque o resto do raciocinio estava correto e com lógica, só fiz este reparo para esclarecimento e não para criar mau estar. Concordo com tudo o que disse. Obrigado
  16.  # 496

Colocado por: C.GarciaSim eu percebi logo que era um lapso da sua parte porque o resto do raciocinio estava correto e com lógica, só fiz este reparo para esclarecimento e não para criar mau estar. Concordo com tudo o que disse. Obrigado
  17.  # 497

Colocado por: two-rokIsso seria uma autêntica barbaridade, usar um climaguard, planitherm ou neutralux como controle solar, ninguém aqui neste tópico sugeriu isso, você é que leu alguns comentários e meteu na cabeça que era isso, eu por várias vezes tentei explicar e o sr. pareceu não querer ouvir,

Há sim?
    Então o que é isto dito pelo francmad contrariando-o a si no post 257?Acha que meti na cabeça e não quiz ouvir?

lamento imforma lo mas neste pais em que falta muita coisa,mas felizmente( até ver) sol ,á com fartura ,existem largos milhares de metros de baixo emissivo instalados nas mais diversas posicoes solares....

Two...já agora olhe outra,esta do J.Cardoso no post 345...

se for colocada na face externa do vidro externo não deixa entrar o calor.

Two...já agora outra do J.Cardoso no post 347...

Não é isso que ponho em causa, o que contesto é o seu hábito - e o de outros - de dizer que o baixo emissivo é para reter o calor dentro da habitação. Também serve para afastar o calor:

Two...já agora observe outra,esta do Capela86...no post 390!

Em países do Sul da Europa coloca-se o baixo emissivo em FACE 2!!!!! Salvo algumas excepções.

Two...e esta é sua do post 429!Está a dizer consoante o clima porquê?

ao contrário do ultra N que pode ser instalado em face 2 ou 3 consoante o clima e/ou objectivo pretendido).

Two,agora esta outra do Capela86 no post 433!Quer ele dizer que coloca o planitherm em face 2 em zonas quentes né?

Já está a trocar-se todo. Alguém disse que em face 2 é para climas frios?

Two...esta agora é sua!.......no post 434!E está a referir-se a climas QUENTES!

Você não leu bem, é face2 para climas QUENTES (como o nosso por exemplo).

Two...depois entra em absoluta contradiçao no mesmo post 434!Agora diz o contrário...DECIDA-SE

Ninguém falou em fazer controle solar, mas sim impedir que o calor entre (ninguém está a falar em colocar um ultra N ao sol, pensava que tinha percebido isso...)
  18.  # 498

Sr Jorge Rocha

para uma fachada virada a sul com 8 mt X 2.5 com pala de sombreamento de 2 mt e estores brisa solar, devo colocar vidro com control solar? ou será suficiente um baixo emissivo tipo planitherm?
    na fachada a sul o instalador propõe 6planitherm+12+4.4...presumo que não seja boa opção pelo que leio no site da Saint gobain!
    Pelo configurador de vidro (calumen da sain gobain) obtive estes valores:
      resultado.JPG
  19.  # 499

Oh homem, imagine um vidro, que não apanha sol (ou apanha pouco sol), se pretendermos que faça isolamento térmico coloca-se um baixo emissivo sem controle solar, correcto? O facto de não apanhar sol, não significa que do lado de fora não esteja calor, aliás no verão temos muitos dias abafados (eu nem me sinto bem quando os dias estão assim), e no Algarve e Sul de espanha então nem se fala.

Agora vamos falar de clima:
    - se o clima for maioritariamente quente (como é o nosso), é aconselhável colocar em face2 para impedir um pouco mais que o calor entre através do vidro.
    - se o clima for maioritariamente frio, ou até mesmo cá, se o dono da casa apenas se preocupar com frio, é aconselhável colocar em face3 para impedir um pouco mais que o calor da habitação saia para a rua.

Agora se está a falar em vãos que apanhem sol, nem há nada para discutir, é meter vidros com controle solar em face2.

Isto já muitos lhe tentaram explicar e não conseguiram, e estou certo que eu também não irei conseguir (perdoe a minha tentativa, que está possivelmente destinada ao fracasso), pois não sou particularmente habilidoso com as palavras.
  20.  # 500

Colocado por: neteduo instalador propõe 6planitherm+12+4.4...presumo que não seja boa opção pelo que leio no site da Saint gobain!

Esqueça esse vidro e coloque um cool-lite de control solar temperado por fora de 6mm.,e esqueça a caixa de 12mm.e coloque com uma caixa de 16mm.e o tal vidro 44.laminado por dentro...
    Os sombreamentos a meio de vidros de grandes dimensões com capas ou coloridos podem danificar os vidros à mínima vibração!

Cumps
    Rocha

0.1194 seg. NEW