Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: two-rokEu até apostava que esses estores não são apropriados para o exterior, mas isso sou eu a ver uma foto tirada a umas dezenas de metros, mas se calhar aposto na mesma... LOL.
    O ideal aí era umas lâminas pára-sol, mas depois as luvas tinham de ser mais modestas entende?

Quanto ao resto, vá-se acostumando. Ou não leu o tópico da Casa Pia e o das Soluções para resolver a crise? E o tópico "Alúminio ou PVC?" também não leu?

E Acertou em cheio. Todos falaram no caso, passam um calor enorme só porque alguém roubou a massa. A empresa deve ser uma empresa "amiga" por isso pode colocar o estores que nem duraram 30 dias... E já está assim a uns 8 anos ou mais.

Enfim...
  2.  # 142

Colocado por: Jorge Santos - FaroE Acertou em cheio. Todos falaram no caso, passam um calor enorme só porque alguém roubou a massa. A empresa deve ser uma empresa "amiga" por isso pode colocar o estores que nem duraram 30 dias... E já está assim a uns 8 anos ou mais.

Enfim...

Mais um triste episódio da nossa républica das bananas.
  3.  # 143

Colocado por: Jorge Santos - FaroQuem é o sr. para chamar burro a alguém ? burros são as pessoas que se deixam enganar por si.

Burros são quem se deixa influenciar por trolhas e coloca caixilhos e vidros da treta em suas casas.

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu defendo que não se enganem as pessoas fazendo crer que com vidros duplos especiais e alumínios com ruptura térmica vão cortar os raios solares,

Está bem provado que um vidro pode cortar em grande parte os raios do sol...(ou aproveitar esses mesmos raios.
    O sol transmite 3 tipos de raios diferentes...
    Ultra violetas,Luz visível,e infravermelhos.
    Quando este conjunto de 3 elementos(radiação solar)incide sobre um vidro,uma parte atravessa directamente,essa define a capacidade que cada vidro tem para atenuar ou aproveitar,e outra é reflectida para o exterior e para o interior por absorção,também cada tipo de vidro tem sua capacidade de o fazer.
    Na transmissão luminosa podem existie os mais variados tipos de vidro que podem proporcionar desde 80% ou até mesmo 17%...na questão de luminosidade estamos conversados.
    No reflexo luminoso podem existir disparidades entre cerca de 7% e 50% ou até mais...aqui também estamos conversados.
    Na transmissão energética energética podem existir entre os vários tipos de vidro diferenças entre 11 e 50% e até mais...aqui também estamos conversados.
    No reflexo energético podem existir diferenças entre 6% e cerca de 45%...continuamos conversados.
    Na absorção energética que cada vidro pode ter,temos diferenciais de cerca de 20% e 75%...também estamos conversados.
    Na quantidade total de energia que pode atravessar através do vidro e que se introduz num edifício podemos ter um diferencial entre cada tipo de vidro em cerca de 15% e cerca de 80%...estamos absolutamente conversados...

Colocado por: Jorge Santos - FaroDefendo que alertem as pessoas para que alem dos vidros coloquem sempre estores por fora ou desses protectores que se vêm no 1º filme acima linkado, aliás o meu alerta foi nesse sentido, para observarem como lá fora se faz cada vez mais, enquanto aqui ainda vão enganado as pessoas com os milagres do vidros duplos.

Alerto as pessoas que os estores estando corridos não entram os raios solares que fazem bem à saúde,e não têm o que de melhor podemos apreciar...paisagem e a rua...só aconselha estores quem não percebe rigorosamente nada do assunto.
    Os vidros duplos fazem mesmo milagres,e os simples também fazem milagres...(têm arranjado cada vez mais trabalho para mim)pois nos tempos que correm as pessoas estão cada vez mais a livrarem-se deles.

Colocado por: Jorge Santos - FaroEstou farto de ver colocarem estores depois das casas prontas, a ultima que vi tinha caixilharia em PVC e vidro, tudo alemão e estavam convencidos por essa cambada de aldrabões que ir ter uma casa confortável. Em Abril já a casa era um forno, eu sei por estive lá varias vezes. A casa tinha as palas em betão a tapar o sol, so que a poente e nascente as palas de nada servem.

Estou farto de ver muitas pessoas a passar frio e calor que se fartam com caixilhos novos e com vidros rascas aconselhados por trolhas...com alvenarias de boa qualidade.

Colocado por: Jorge Santos - FaroO que me mete nojo é um cliente meu gastar uma fortuna em vidros do melhor que existe no mercado e eu ao entrar na sala em 10 minutos escorrer suor por todo o lado.
    Vão viver à custa do AC. e consumir montes de energia mesmo tendo gasto uma fortuna no melhor vidro do mercado.

O que me aborrece é clientes gastarem fortunas em caixilharia da treta e vidro da treta aconselhado por trolhas,e não surtir efeito nenhum...há desses exemplos que por aqui populam...basta as observações que se vêm por aqui.

Colocado por: Jorge Santos - FaroDepois vem aqui um palhaço a chamar-me de burro, deve pensar que eu passo a vida sentado na secretaria :-)

Realmente mais vale estar sentado na secretária mas a dormir e bem para que nenhum cliente faça uma casa com boas alvenarias e espalhar-se ao comprido com caixilharias reles e vidros reles aconselhados por trolhas ignorantes e burros ainda por cima.
  4.  # 144

Bom...nem sequer estou a falar de diferenciais entre vidros simples ou duplos normais...fiz diferenciais entre vidros considerados térmicos.
  5.  # 145

Colocado por: Jorge Santos - FaroPela minha parte acho que cumpri as regras não apenas do forum mas da boa educação pois uma pessoa bem educada nem precisa ler as regras :-)

Sim a boa educação passa também por quem põe em causa a honestidade de alguns que por aqui andam né?

Colocado por: Jorge Santos - FaroAgora há pessoas que não sabem lidar com as opiniões do outros, e aí perdem o verniz. Pela minha parte e como gosto de argumentar nunca baixo o nível e muito menos num fórum em que os proprietários pretendem manter a classe.

Colocado por: Jorge Santos - FaroAgora há pessoas que não sabem lidar com as opiniões do outros, e aí perdem o verniz. Pela minha parte e como gosto de argumentar nunca baixo o nível e muito menos num fórum em que os proprietários pretendem manter a classe.

Realmente não é fácil lidar com quem nos chama de aldrabões...é durinho baixar-se ao nível dos outros,daí a minha reacção.(e não gosto de selfs mad mans)impostores.
  6.  # 146

Colocado por: two-rokvidro solarlux supernatural 70/40 6mm + cx16 + float 4mm: 1,3 W/(m2.K) segundo ficha técnica do fabricante
    não é um vidro topo de gama nem nada que se pareça. existe melhor do que isto.

Para as situações de menos recursos este é um vidro para a tal situação que referi em Évora,um optimo vidro porque consegue-se muita luz,e é um vidro com quase nenhuma tonalidade.Térmicamente e economicamente há poucos como este.
    Este vidro já fez milagres em quase todos os meus clientes...apenas deverá ser colocado nos lugares certos.Claro que se houver algum tipo que coloque planitherms com gáz em zonas quentes como já por aqui apareceram alguns a dizer mal dos outros,e que eles é que são os bons,refiro-me um caixilheiro lá dos Algarves que por aqui só amandou larachas,claro que o resultado será sempre inócuo,e os outros nunca poderão pagar por estes tipos.
  7.  # 147

Colocado por: Jorge Rochaó aconselha estores quem não percebe rigorosamente nada do assunto

Frase forte e disparatada... Mas enfim.
    Uns estores de lâminas orientáveis conseguem:
    - Permitir ver na mesma para o exterior
    - Entrada de muita Luminosidade
    - Impedir a incidência directa do sol nos vidros.
    Tudo isto ao mesmo tempo... Disparate recomendar isto??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  8.  # 148

Colocado por: Jorge Santos - FaroPelo menos no primeiro filme noto que o dono foi inteligente, pois colocou persianas reguláveis por fora para tapar o sol dos vidros...

Cá para mim gosto sempre de sol,e acima de tudo observar a envolvência...e estecticamente com estores fica horrível,parece que está desbocado do resto da arquitectura.

Colocado por: Jorge Santos - FaroAqui dizem que os bons vidros reflectem o calor... e que estores ou persianas não fazem falta. Fazendo com que as casas dos mais descuidados fiquem uns fornos solares :-)

Se dizem que reflectem calor,dizem-no e bem.
    Os vidros neste sentido aquecem muito do lado de fora,e por dentro quando se pôe a mão,nem sequer estão quentes.Estas dos fornos solares é observada por quem nunca viu um vidro a sério no lugar certo.
  9.  # 149

Colocado por: hugoco que eu quero principalmente é que o calor não "fuja" dos quartos como aconteçe hoje em dia,

Esse vidro tem uma grande capacidade de reter calor por dentro da habitação.
    Estes vidros são os melhores para si em qualquer parâmetro que referiu.
  10.  # 150

Colocado por: Pedro Azevedo78Frase forte e disparatada... Mas enfim.
    Uns estores de lâminas orientáveis conseguem:
    - Permitir ver na mesma para o exterior

Disparatada?Quer voltar aos velhos tempos?Acha que umas Lâminas de estor à frente dos olhos tipo prisão é que é o melhor?Sabe o que é ser-se velhote e precisar de raios ultravioletas para os ossitos?

Colocado por: Pedro Azevedo78- Permitir ver na mesma para o exterior

Á sim?Acha que com lamelas à frente dos olhos vê na mesma o exterior como se apenas estivesse um vidro à frente dos olhos?

Colocado por: Pedro Azevedo78- Entrada de muita Luminosidade

Muita luminosidade com esteiras à frente?Eu é que digo disparates?

Colocado por: Pedro Azevedo78- Impedir a incidência directa do sol nos vidros.

Impedir para quê?Eu gosto de Luz...há quem não goste,cada tipo de vidro cada tipo de gente...com olhos claros talvez concorde,mas até para isso existem vidros que cortam em muito a luz.

Colocado por: Pedro Azevedo78Tudo isto ao mesmo tempo... Disparate recomendar isto??

Claro que é um disparate...só pode...cada um na sua,tenho clientes que não podem com a luz do sol,aí talvez vá para umas esteiras mas leves,mas a maior parte dos clientes que tenho quer é sol.
  11.  # 151

Colocado por: Jorge RochaSim a boa educação passa também por quem põe em causa a honestidade de alguns que por aqui andam né?

Bem eu me me tinha parecido que o sr. não entende nada de conforto nem de construção civil e mto menos de arquitectura.
    Depois vem chamar trolhas a quem faz os projectos bem feitos ou aos donos das casas com qualidade.

O sr.provou que nada sabe e que nem leu a actual legislação.

Vá ler, estude e depois venha falar coisas útis em vez de asneiras.

O sr. vendedor de vidros, agora já dá opinião como se alguma vez na vida tivesse feito um projecto ou uma moradia.... Bem ditas as minha palavras anteriores.

Afinal o sr. nem sabe o que é a luz do sol nem como ela se transmite... Fala de raios e provavelmente nem sabe porque raio do raio origina o efeito de estufa. Estude um pouco mais sobre o sol, se for novo ainda vai a tempo :-)

Dou-lhe uma dica "ondas magenticas"

Você faz parte do grupo de pessoas que anda enganar meio mundo, mas com toda a sua conversa eu percebo que é apenas por ignorância, eu topei-o logo agora só confirmei.

Logo que tenha tempo eu mostro como fazem as pessoas que não enganados por ignorantes (não me estou a referir a si claro pois quem enganou os que eu conheço são cá do Algarve.

Só para terminar...

- Eu quando quero apanhar raios de sol venho para o quintal.

- A radiação solar difusa é a indicada para a nossa saúde.

- Radiação solar directa contribui para o cancro da pele.

- Trabalhar com os raios solares na cara é de todo desagradável, por isso na foto que coloquei colocaram os papeis a tapar.

Ps.

Bem, mas eu não estou preocupado consigo e nem tenho tempo para os seus disparates.

Os quem me preocupam são os que pessoas como o sr. enganam.

Caro Two-rok - Percebeu agora como se enganam as pessoas ? Entende o nojo que eu tenho ? Ainda bem que não há só aldrabões.
  12.  # 152

Colocado por: Jorge Santos - FaroDepois vem chamar trolhas a quem faz os projectos bem feitos ou aos donos das casas com qualidade.

Se estiver a falar de si;ponho bem as minhas dúvidas após todas as bacoradas que tem dito por aqui...pois que afinal pôe em causa toda a engenharia vidreira e todos os projectos com vidros térmicos mas bem adaptados à zona onde se encontram.

Colocado por: Jorge Santos - FaroO sr.provou que nada sabe e que nem leu a actual legislação.

Qual legislação?A tal que dá oitocentos e tal euros para quem ponha janelas de ruptura térmica e vidros térmicos?Ou a legislação que permite trolhas fazer o que lhes vai na veneta e colocar vidros rascas e caixilharia rasca e depois pode-se obter um (certificado?)mesmo após os clientes não ficarem nada satisfeitos como que esses tais entendidos de projectos fazem?

Colocado por: Jorge Santos - FaroVá ler, estude e depois venha falar coisas útis em vez de asneiras.

Estudar para depois fazer as borradas que gosta tanto,mais vale estar quieto.

Colocado por: Jorge Santos - FaroO sr. vendedor de vidros, agora já dá opinião como se alguma vez na vida tivesse feito um projecto ou uma moradia.... Bem ditas as minha palavras anteriores.

Qual vendedor de vidros?Só pode estar a referir a qualquer energúmeno aí para o Algarve como um ou outro vem para aqui falar não não pesca nada do assunto...com resultados à vista desastrosos.

Colocado por: Jorge Santos - FaroAfinal o sr. nem sabe o que é a luz do sol nem como ela se transmite... Fala de raios e provavelmente nem sabe porque raio do raio origina o efeito de estufa. Estude um pouco mais sobre o sol, se for novo ainda vai a tempo :-)

Então o sr.é que percebe do assunto?Então é mesmo melhor colocar um vidro 4mm simples que um vidro 6mm.solarlux 70-40/cx.ar 16mm./4mm.?Pois que na sua teoria quem aconselha um vidro destes onde bate calor e faz frio,está a vender gato por lebre?

Colocado por: Jorge Santos - FaroDou-lhe uma dica "ondas magenticas"

Colocado por: Jorge Santos - FaroDou-lhe uma dica "ondas magenticas"

Fantástico Melga...isso prova mesmo a tese que um vidro simples serve melhor em qualquer habitação que qualquer vidro considerado térmico e duplo né?

Colocado por: Jorge Santos - FaroVocê faz parte do grupo de pessoas que anda enganar meio mundo, mas com toda a sua conversa eu percebo que é apenas por ignorância, eu topei-o logo agora só confirmei.

E ele a dar-lhe...depois admira-se e fica chocadito por o chamar burrinho...vá faça lá queixinhas ao FD,e diga que não chama antes aldrabões aos outros.

Colocado por: Jorge Santos - Faro- Eu quando quero apanhar raios de sol venho para o quintal.

Cada um faz o que lhe vai na veneta...muitos gostam de estar em casa a fazer tricot,secalhar seu caso porque disto nada percebe...eheh

Colocado por: Jorge Santos - Faro- A radiação solar difusa é a indicada para a nossa saúde.

Torna-se difusa com um bom vidro.

Colocado por: Jorge Santos - Faro- Radiação solar directa contribui para o cancro da pele.

Este problema pouco ou nada existe com um bom vidro.

Colocado por: Jorge Santos - Faro- Trabalhar com os raios solares na cara é de todo desagradável, por isso na foto que coloquei colocaram os papeis a tapar.

Coloquei uns vidros nada especiais numa moradia em Almoinhas Velhas,8mm.planistar cx.ar/16mm./laminado 55.1...e o cliente não quer outra coisa...até retirou a lareira,e todos os argumentos caloríficos(penso que foi o que aconteceu porque há muito tempo não vou lá ver o trabalho que executei...sobre o sol;tem um escritório virado para a paisagem e não quer outra coisa.
  13.  # 153

Colocado por: Jorge Santos - FaroBem, mas eu não estou preocupado consigo e nem tenho tempo para os seus disparates.

Pois claro,primeiro tem que ter em conta os seus disparates que são tantos que nunca poderá arranjar o tempo que pretende.

Colocado por: Jorge Santos - FaroCaro Two-rok - Percebeu agora como se enganam as pessoas ? Entende o nojo que eu tenho ? Ainda bem que não há só aldrabões.

Ahahahaha two-rok observe bem este cromo.
  14.  # 154

Colocado por: Jorge RochaColoquei uns vidros nada especiais numa moradia em Almoinhas Velhas,8mm.planistar cx.ar/16mm./laminado 55.1...e o cliente não quer outra coisa...até retirou a lareira,e todos os argumentos caloríficos(penso que foi o que aconteceu porque há muito tempo não vou lá ver o trabalho que executei...sobre o sol;tem um escritório virado para a paisagem e não quer outra coisa.

Bem, é só para informar que tenho mais que fazer que o aturar e que não estou interessado em incomodar os outros com discussões com vendedor frustrado...

Basta ler esta sua ultima frase para resumir tudo!

O sr. pensa assim como disse ! EU NÂO e assunto arrumado !

Cada um que enfie o barrete que quiser.

Agora eu tenho provas dos disparates que pessoas como o sr. fazem. Por causas de pessoas como o sr. ambiciosas que só pensam em vender é que Portugal está como está.

Imagino quantas pessoas o sr. já deve ter enganado, e só estanho que com tanta gente que anda pelo fórum só um ou dois perceba como funcionam e para que serve a protecção solar dos envidraçados.

Vá estudar, você não sabe nada! Nem de luz solar, nem de energia nem de isolamentos nem de termodinâmica

Comece por ler o novo regulamento da Térmica... E descubra porque a casa dos seu clientes são CLASSE, C.

Quem pensa que uma casa bem isolada só por si é quente, está redondamente enganado ! Tirar a fonte de calor do uma casa como afirmou, sem colocar outra e só por ter uns vidros novos... Santa paciência e menino pensa que está a falar com uns putos da primária ?

Olhe que muitos já sabem mais que o sr.

Tente uma formação nas novas oportunidades, para começar tire um curso de ajudante de servente pode ser que aprenda qq coisa.
  15.  # 155

Tentando cortar com as discussões inúteis, e passar ao artigos úteis, fiz uma pequena busca, mas um dia com tempo vou pesquisar um pouco mais, ou até pode ser que outros foristas o façam.

Temos que ter cuidado com a ignorançia e com quem apenas quer vender os seu produtos.
    Quem tiver duvidas em relação à necessidade de protecção solar de envidraçados que leia com atenção:

Em:
    http://vsites.unb.br/fau/qualilumi/artigos/ENCAC07_1075_1084.pdf

LIMA, Thais Borges Sanches (1); AMORIM, Cláudia, Naves David (2).
    UnB – Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte. Brasília – DF. Tel: (+55) (61) 3307-2995
    (1) [email protected] (2) [email protected]
    RESUMO
    Este trabalho apresenta o levantamento das características tipológicas de edifícios de escritórios
    públicos e privados, localizados nas escalas Monumental e Gregária em Brasília, de modo a
    determinar tipologias representativas. Estas, posteriormente, serão utilizadas para avaliação das
    condições de conforto térmico, luminoso e consumo de energia com uso da simulação energética,
    criando subsídios para a formulação de diretrizes de projetos mais eficientes do ponto de vista da
    qualidade ambiental. Para tal, foram levantadas, por meio de fotografias e visitas ao local, 248
    edificações, das quais 133 são públicas e 115 privadas. Observou-se a forma da edificação, orientação
    da fachada principal, cor dos fechamentos transparentes, uso e tipo de elementos sombreadores e o
    número de pavimentos. Com os resultados obtidos foi possível diferenciar as 4 principais tipologias
    representativas de edifícios de escritórios em Brasília, caracterizadas pela forma retangular com os
    seguintes tratamentos: todas as fachadas totalmente envidraçadas, fachadas parcialmente envidraçadas,
    uma fachada envidraçada e outra com uso de elementos de controle e proteção solar ou fachadas
    totalmente protegidas. Foi possível também evidenciar a pouca preocupação com os aspectos
    ambientais
    , já que a tipologia predominante atualmente é caracterizada por fachadas totalmente
    envidraçadas e uso permanente de recursos mecânicos de ventilação e iluminação.

Além disso, as estratégias de redução do consumo de energia estão relacionadas com o uso de sistemas
    artificiais mais eficientes
    , especificação de materiais mais adequados, aproveitamento da ventilação e
    iluminação natural, além do uso de elementos de proteção solar nas fachadas. Segundo DOE (2006),
    essas estratégias podem reduzir em cerca de 50% os custos com energia em projetos de novos edifícios
    de escritórios e em 30% em edifícios existentes utilizando técnicas de retrofit

Na página 8 podem ver edificios pouco amigos do ambiente sem protecção dos envidraçados

Na página 8 e 9 podem ver edificios amigos do ambiente com protecção dos envidraçados

Quem quiser aprender um pouco mais procure nas referencias bibliográficas

Eficiência energética na Arquitetura

Podemos ver aqui na SIC um filme sobre interessante, uma arquitecta portuguesa onde fala sobre o vidro duplo e a protecção solar.

http://www.youtube.com/watch?v=xvJ9hX72Zog&feature=related

Ver com atenção para perceber como a poupança energética pode chegar aos 40%

A especialista em certificação energética fala em protecção dos envidraçados e por aí fora...

Com tanta informação disponível como é possível tanta ignorância ? Alguém me sabe responder.

Como é possível um imbecil me Chamar, Cromo, burro, tolo, ignorante, trolha etc...

Com é possível o atrevimento de defender os vidros expostos ao sol se hoje tanto se fala na necessidade de protecção solar ? Basta um pesquisa e num minuto pode-se ficar bem informado.

Como é possível as pessoas serem tão ignorantes ao ponto de tentar convencer seres humanos que têm cérebro, que um simples vidro duplo que se limita a cortar no max. 50% é tão eficaz, quando todos sabem que hoje já se usam 6 cm de isolamente em paredes e 12 cm em Lajes para obter boas casas... Será que ainda há gente que pensa que um vidrinho com um espessura ridícula faz milagres ?

Enfim... temos que levar com gentiliza desta estirpe
  16.  # 156

Como ainda há quem pense que brinca com os vidros e o dinheiro dos outros com desconhecimento total dos regulamentos, vim tentar abrir os olhos a quem ainda não os abriu...

O Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE),
    aprovado pelo Decreto-Lei n.º 40/90, de 6 de Fevereiro, foi o primeiro instrumento legal
    que, em Portugal, impôs requisitos ao projecto de novos edifícios e de grandes
    remodelações por forma a salvaguardar a satisfação das condições de conforto térmico
    nesses edifícios sem necessidades excessivas de energia, quer no Inverno, quer no Verão.

A partir dá página 63 podem ler sobre os ganhos solares no envidraçados que no inverno são úteis e no verão bastante prejudiciais.

Por isso uma casa devidamente projectada protege os vidros no verão e expõe-os no verão.
    Para este efeito um vidro reflector é pior que um normal (E esta hemm? )
    É logico que um vidro protegido do sol pode ser com uma caixa de ar de qualidade mas não tem que custar uma fortuna porque não apanha sol...
    Por outro lado como absorve melhor os raios solares no inverno tem toda a vantagem ser um vidro incolor.

Melhor ainda é possuir duas janelas. uma com vidro simples para deixar passar o máximo de sol durante o dia no inverno. e o duplo para evitar as perdas de calor durante a noite, e se tiver estou por fora para selar tudo durante a noite melhor ainda.
    Será muito dificel perceberem isto?
    Basta umas continhas para perceber como se pode fazer uma casa eficiente.

Pagina 70:

Deve notar-se que valores de γ elevados, que conduzam a valores de η inferiores a 0,8,
    levam a sérios riscos de sobreaquecimento, pelo que devem ser evitados. Os vãos
    envidraçados devem dispor sempre de meios eficazes de protecção solar para evitar
    potenciais sobreaquecimentos na estação de aquecimento.

Isto esta escrito no RCCTE, como é possível alguns vendedores de vidros desconhecerem ? Será que não sabem que agora todas as casas necessitam do certificado de certificação energética ??

Na página 64 refere:

O valor de As deve ser calculado vão a vão, ou por grupo de vãos com características
    idênticas de protecção solar e de incidência da radiação solar:
    A = A F F F g⊥ s s g w
    em que:
    - A é a área total do vão envidraçado, isto é, área da janela, incluindo vidro e caixilho,
    em (m2);
    - Fs é o factor de obstrução (ver 4.3.3);
    - Fg é a fracção envidraçada (ver 4.3.4);
    - Fw é o factor de correcção devido à variação das propriedades do vidro com o
    ângulo de incidência da radiação solar (ver 4.3.5);
    - g⊥ é o factor solar do vão envidraçado para radiação incidente na perpendicular ao
    envidraçado e que tem em conta eventuais dispositivos de protecção solar (ver
    4.3.2).

Pagina 65:

Para maximizar o aproveitamento da radiação solar, os dispositivos de protecção solar
    móveis devem estar totalmente abertos e, nessas circunstâncias, é considerado apenas o
    valor do factor solar do envidraçado. Sempre que seja previsível a utilização de cortinas ou
    de outros dispositivos de protecção solar que normalmente permanecem fechados durante
    a estação de aquecimento,

Acho que não preciso de dizer mais ...

Podem consultar o RCCTE aqui:
    http://paginas.fe.up.pt/~vpfreita/RCCTE200502.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  17.  # 157

E os vidros duplos com estores incorporados? Como os da lusoduplo? São alguma coisa de jeito, ou estores têm de ficar por fora?

Na moradia que quero construir tenho vãos onde não irei colocar estores, mas nos vãos maiores irei colocar estores exteriores orientáveis (metalpac 92C - são bons?) ou então a solução da lusoduplo numa fachada virada a Nascente e noutra virada a Poente. Acha que será suficiente?

Nos vãos mais pequenos, das casas de banho, closet, corredor, não vejo necessidade de colocar estores. Estou errado?

A obra será em Coimbra e a orientação da casa é a frente para nascente e a traseira para poente com mais fachadas nesta parte.

Obrigado
    João Mendes
  18.  # 158

Bem, com o frio que esteve no fim de semana, se soubesse que o forum estava "em brasa" até cá tinha vindo, lol.

Até me meteram ao barulho e tudo (brincadeira)

Em relação ao tema discutido fervorosamente, já dei a minha opinião, não me vou alongar muito mais.

Simplesmente acho que devíamos ficar algures no centro, ou seja, os vidros não são tão maus como diz o Sr. Santos, nem tão bons como diz o Sr. Rocha (falando claro de vidros ao alcance do comum dos mortais).

Mas também fiquei na dúvida em relação aos vidros que o Sr. Santos conhece, tinha como saber se realmente eram vidros adequados? por exemplo controle solar? que controle solar? que espessuras, tinha o selo solarlux por exemplo? (n sei se na climalit tambem identificam o planistar no selo interior do vidro).
  19.  # 159

Colocado por: paionenseE os vidros duplos com estores incorporados? Como os da lusoduplo? São alguma coisa de jeito, ou estores têm de ficar por fora?

Na moradia que quero construir tenho vãos onde não irei colocar estores, mas nos vãos maiores irei colocar estores exteriores orientáveis (metalpac 92C - são bons?) ou então a solução da lusoduplo numa fachada virada a Nascente e noutra virada a Poente. Acha que será suficiente?

Nos vãos mais pequenos, das casas de banho, closet, corredor, não vejo necessidade de colocar estores. Estou errado?

A obra será em Coimbra e a orientação da casa é a frente para nascente e a traseira para poente com mais fachadas nesta parte.

Obrigado
    João Mendes

vidros duplos com estores incorporados térmicamente é como se não tivesse estores, ou seja, os estores dentro do vidro não cortam calor nenhum, apenas cortam a luz (no inverno é capaz de saber bem, mas no verão é melhor meter baixa médica ou algo assim (lol).

eu no seu lugar colocaria estores exteriores orientáveis, provavelmente mais baratos e tudo, pois termicamente é muito superior.

nos vãos mais pequenos pode não colocar, desde que os vidros sejam baixo emissivos (e controle solar se necessario)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paionense
  20.  # 160

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Bem, é só para informar que tenho mais que fazer que o aturar e que não estou interessado em incomodar os outros com discussões com vendedor frustrado...

Basta ler esta sua ultima frase para resumir tudo!

O sr. pensa assim como disse ! EU NÂO e assunto arrumado !

Cada um que enfie o barrete que quiser.

Agora eu tenho provas dos disparates que pessoas como o sr. fazem. Por causas de pessoas como o sr. ambiciosas que só pensam em vender é que Portugal está como está.

Imagino quantas pessoas o sr. já deve ter enganado, e só estanho que com tanta gente que anda pelo fórum só um ou dois perceba como funcionam e para que serve a protecção solar dos envidraçados.

Vá estudar, você não sabe nada! Nem de luz solar, nem de energia nem de isolamentos nem de termodinâmica

Comece por ler o novo regulamento da Térmica... E descubra porque a casa dos seu clientes são CLASSE, C.

Quem pensa que uma casa bem isolada só por si é quente, está redondamente enganado ! Tirar a fonte de calor do uma casa como afirmou, sem colocar outra e só por ter uns vidros novos... Santa paciência e menino pensa que está a falar com uns putos da primária ?

Olhe que muitos já sabem mais que o sr.

Tente uma formação nas novas oportunidades, para começar tire um curso de ajudante de servente pode ser que aprenda qq coisa.

As suas observações são bem próprias de quem usa as verdades para mentir,e não passam de biscateiros prontinhos para meter estores ou persianas em qualquer um...eu disse e continuo a dizer que qualquer moradia que tenha grandes envidraçados se deve optar por vidros térmicos de acordo com as característricas de cada caso...ninguém disse que as paredes não contam para o pagode.Vá mas é chamar aldrabão a outro,e ligue-se sim a pessoas da sua laia ok?

0.0589 seg. NEW