Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 16 novembro 2010 editado

# 121

O 0,1 é que não pretendo criar um copista, nem coloco o meu filho numa redoma, agora se posso escolher entre estar com pessoas adultas que transmitem bons exemplos ao meu filho e maus exemplos, prefiro as primeiras. Sejam esses exemplos tabaco, palavrões, respeito pelos outros, etc... etc...

Tem alguma razão no que afirma, mas repare que apenas o citei porque me pareceu que estava a ser um "fundamentalista" do bom exemplo.

O meu amigo hfviegas parecia ser um adepto acérrimo da tese de que se deve esconder da criança tudo aquilo que não se quer que ela faça. Coisas tão simples como a observação de A, B ou C a fumarem, ou a dizerem um ou outro palavrão ocasional.
    É uma opção sua!
    Mas, uma opção dessas pode fazer da criança, ou adolescente, um anjinho, que não está adaptado ao mundo cão onde se vai inserir quando for adulto. Resumindo: Se não lidou com isso desde pequeno, perdeu uma boa oportunidade de aprender coisas, e não vai estar preparado para enfrentar a vida.

O binómio exposição/protecção da criança é uma decisão que cabe aos pais mas o bom senso aconselha que haja limites. Ninguém quer os seus filhos criados num ambiente corrompido ou cheio de armadilhas. Mas o reverso também é verdadeiro.

Coloquei sempre os meus filhos em escolas públicas, onde não tinham protecção especial. Vi-os chegar a casa sem a mala e o kispo (roubados...), vi-os a cumprir os seus deveres, e a lutar pelos seus direitos, num meio onde não havia papinhas feitas.... (Claro que sempre os acompenhei de perto para me certificar do andamento das coisas... ;)))

Estou satisfeita com os resultados e não gastei aquela massa horrorosa que muitos pais deixaram em colégios finos só para que os miúdos tenham bons exemplos e protecção especial... É que aí, a meu ver, existe um elevado risco de que os petizes acabam por sair uns belos betinhos...
    Lub
  1.  # 122

e ser betinho é mau porque...?
  2.  # 123

Colocado por: LuB
    Tem alguma razão no que afirma mas repare que apenas o citei porque me pareceu que estava a ser um "fundamentalista" do bom exemplo.
    O meu amigo hfviegas parecia ser um adepto acérrimo da tese de que se deve esconder da criança a simples observação de A, B ou C a fumarem, ou a dizerem um ou outro palavrão ocasional. Uma opção dessas pode fazer da criança ou adolescente um anjinho que não está adaptado ao mundo cão onde se vai inserir quando for adulto.
    Resumindo: Quem não lidou com isso desde pequeno, perdeu uma boa oportunidade de aprender coisas e não está preparado para enfrentar a vida.

O binómio exposição/protecção da criança é uma decisão que cabe aos pais mas o bom senso aconselha que haja limites. Ninguém quer os seus filhos criados num ambiente corrompido ou cheio de armadilhas. Mas o reverso também é verdadeiro.

Coloquei sempre os meus filhos em escolas públicas, onde não tinham protecção especial. Vi-os chegar a casa sem a mala e o kispo (roubados...), vi-os a lutar para se fazerem valer dos seus direitos, num meio onde não havia papinhas feitas.... (Claro que sempre os acompenhei de perto para me certificar do andamento das coisas... ;)))

Estou satisfeita com os resultados e não gastei aquela massa horrorosa que muitos pais deixaram em colégios finos só para que os miúdos tenham bons exemplos e protecção especial... É que aí, a meu ver, existe um elevado risco de que os petizes acabam por sair uns belos betinhos...
    Lub

Agora já só concordo a 80%, o meu anda no privado e gasto uma pipa, mas é porque acredito que tem uma educação melhor do que no estado, não há cá baldas, greves, tolerâncias de ponto. Tenho direito de opinião (não muito) mas tenho.

Não o tenho lá para protecção especial ou bons exemplos, tenho o lá pela qualidade do ensino e para já estou 90% satisfeito porque nenhum colégio é perfeito.

Uma coisa é uma pessoa dizer um palavrão ou outro ocasional, outra coisa é pessoas que usam o fds e caral... como se isso fizesse parte do vocabulário isso desculpem-me mas é má educação ponto, seja ao pé de crianças ou não.

se betinho quiser dizer mimadinho que só quer roupinha de marca concordo... Agora se for um marrão por exemplo já discordo.
    • LuB

# 124

Não o tenho lá para protecção especial ou bons exemplos, tenho o lá pela qualidade do ensino e para já estou 90% satisfeito porque nenhum colégio é perfeito
    .

Ok...
    Espero que tenha bom sucesso. ;)))
    É um erro pensar que o ensino oficial é necessariamente pior que o público... Mas isso é uma opinião minha.
    Há realmente bons e maus colégios assim como há boas e más escolas públicas.
    Hoje, (como ontem... ) nenhum filho meu iria para uma escola privada a menos que por condições especiais, tal fosse necessário (por exemplo ser pequenino e eu não ter horário ou alguém de confiança que o fosse recolher).
    Um adolescente aqui de casa, numa escola privada?
    Jamais...
    Há escolas públicas muiiito boas...
  3.  # 125

Colocado por: LuBOk...

Há escolas públicas muiiito boas...

E se pudessemos escolhê-las, melhor ainda...
    • LuB

# 126

E se pudessemos escolhê-las, melhor ainda...

Tem aí realmente um senão... Há realmente escolas que dão mais garantias que outras. Em zonas onde existem bairros degradados as coisas são mais difíceis.
    Vivi nos Olivais em Lisboa, quando os meus filhos eram adolescentes, e algumas das escolas da zona tinham problemas graves. Confesso que fugi das piores. E tive o cuidado de velar para que os meus filhos nunca ficassem nas turmas dos maus alunos... Mesmo assim ainda foram assaltados, por vezes xingados, etc... Coisas da vida!

Enfim, tudo o que vos posso dizer é que obtive um sucesso excelente com a sua educação colocando-os sempre em escolas públicas da minha área de residência.

Entraram na faculdade muito bem preparados, com médias excelentes e nos cursos quizeram. E tudo a preço de saldos... O dinheiro que poupei bom jeito lhes vai fazer!!

Havia também nas suas turmas colegas (no 12.º ano...) que não tinham nota para entrar na faculdade e se mudavam no terceiro periodo, para os colégios da zona, que davam notas mais altas a troco de $$$.
    Notas altas não significam necessariamente boa preparação.Tem de se ver o contexto em que são atribuídas...
    Vive muita gente enganada!
    • LuB
    • 16 novembro 2010

# 127

e ser betinho é mau porque...?

lolololololoo
  4.  # 128

LuB,
    Se vamos falar de escolas, vamos nessa.

O meu filho (tal como eu e o meu pai) começou a carreira liceal num dos melhores colégios privados de Lisboa.

No primeiro dia de aulas andou à pancada com o matulão da turma. Deitou-o ao chão e passou a ser o heroi da turma.
    E passou a ter o matulão como melhor amigo (os rapazes são assim...).
    Nem imagina como dei por bem empregues os euros que gastei nas aulas de artes marciais diversas que ele frequentou desde os 5 anos (tal como eu!)! LOL

Ao fim da primeira semana uns colegas mais velhos exigiram-lhe o dinheiro que tinha, em pleno refeitório do colégio. Zaragata, alguns murros e pontapés depois acabou debaixo de uma melée de matulões e colegas de turma - e andou de braço ao peito durante alguns dias. Mas não deu dinheiro nenhum, e nunca mais o chatearam.

As notas andavam no médio-alto.

No 10º ano colocámo-lo num liceu em Alvalade.
    As notas, tirando a de uma £&%$@ de UMA professora (no 10º ano), subiram em flecha.
    Nesses 3 anos foi sempre eleito delegado de turma, o que - é verdade - lhe terá aumentado a auto-estima.
    Nunca mais teve cenas de pancadaria mas ELE queixava-se da balda de professores que tinha. Chegavam ao ponto de atender o telemóvel para chamadas privadas durante as aulas (e depois admiram-se da cena «dá-me o meu telemóvel»! Os maus exemplos pagam-se caro).
    E haveria muitas mais histórias para contar (aulas de ciências em que só se falava de política nacional, etc.).

O ensino público *não é* pior e prepara *melhor* para a vida?!? LOLOL
  5.  # 129

Contra factos não há argumentos

ESCOLAS SECUNDÁRIAS
    AS 10 MELHORES ESCOLAS

Lugar Escola Pública/Privada Distrito Concelho Média nos exames Média final
    1 Colégio Nossa Senhora do Rosário Privada Porto Porto 14.79 15.90
    2 Colégio Luso-Francês Privada Porto Porto 14.28 15.73
    3 Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian - Braga Pública Braga Braga 14.24 14.71
    4 Colégio dos Cedros Privada Porto Vila Nova de Gaia 14.21 15.31
    5 Colégio Rainha Santa Isabel Privada Coimbra Coimbra 14.17 15.85
    6 Colégio do Sagrado Coração de Maria Privada Lisboa Lisboa 14.11 15.16
    7 Colégio São João de Brito Privada Lisboa Lisboa 14.01 14.72
    8 Escola Técnica e Liceal Salesiana Santo António (Estoril) Privada Lisboa Cascais 13.98 14.36
    9 Grande Colégio Universal Privada Porto Porto 13.90 15.11
    10 Academia de Música de Santa Cecília Privada Lisboa Lisboa 13.85 14.95

E o conservatório de musica à que dizer que não é bem uma escola normal.
  6.  # 130

Ensino básico.
    Não diz se é privado ou não mas pelos nomes dá para ter uma ideia.

Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus Porto Porto 4.22 4.01
    Externato As Descobertas Lisboa Lisboa 4.19 3.42
    Escola Secundária Infanta D. Maria Coimbra Coimbra 4.16 4.22
    Externato São José Lisboa Lisboa 4.10 3.81
    Externato Nossa Senhora da Paz Porto Porto 4.10 3.90
    Colégio das Terras de Santa Maria Aveiro Santa Maria da Feira 4.04 4.03
    Colégio Luso-Francês Porto Porto 4.01 3.91
    Colégio Português Aveiro Aveiro 4.00 4.50
    Colégio Horizonte Porto Porto 4.00 3.50
    Colégio D. Diogo de Sousa Braga Braga 4.00 3.87
    Colégio Nossa Senhora de Lourdes Porto Porto 3.97 3.73
    Colégio Nossa Senhora do Rosário Porto Porto 3.95 4.01
    Academia de Música de Santa Cecília Lisboa Lisboa 3.95 3.57
    Colégio Militar Lisboa Lisboa 3.92 3.29
    Colégio Casa Mãe Porto Paredes 3.92 3.78
    Colégio Plátanos Lisboa Sintra 3.90 3.50
    Colégio Grande Colégio Universal, Lda Porto Porto 3.88 3.54
    Colégio São João de Brito Lisboa Lisboa 3.88 3.47
    Externato São João Bosco Porto Matosinhos 3.86 3.55
    Externato Maria Auxiliadora Viana do Castelo Viana do Castelo 3.85 3.65
    Colégio Oficinas de São José Lisboa Lisboa 3.84 3.67
    Colégio Nossa Senhora de Fátima Leiria Leiria 3.83 4.06
    Colégio Moderno Lisboa Lisboa 3.83 3.47
    Escola Básica João Afonso de Aveiro Aveiro Aveiro 3.82 3.98
    • LuB

# 131

O ensino público *não é* pior e prepara *melhor* para a vida?!? LOLOL

Mas sendo assim porque é que o Luís mantém o seu rapaz no Liceu de Alvalade?
    Se tem sido assim tão mau, nunca pensou em mudar para uma outra escola particular?
    Na verdade também tive alguns professores dos meus filhos que eram baldas. Mas curiosamente não foram esses baldas que os pais criticaram. Sabe porquê? Os baldas dão normalmente boas notas, pese o facto de as crianças não estarem a aprender nadinha.
    São frequentemente os professores que tentam endireitar a rebaldaria no ano a seguir, que enfrentam a ira dos pais quando lhes baixam a classificação, ajustando-a ao nível de conhecimentos que o aluno realmente tem.
    Só posso falar da minha experiência. Vi alunos excelentes em escolas públicas. Não um nem dois ... Aos milhares.. E tb vi maus alunos.
    Vi colegios particulares onde há professores fraquinhos... Também vi professores de escolas públicas que eram nódoas... Acontece!
    Mas, a minha opinião é que a maioria dos pais que tem os filhos nas escolas públicas estão contentes... E as crianças idem... Só os descontentes é que falam. E toma-se a árvore pela floresta...

Não acredito que a minha satisfação pessoal com os resultados que obtive quando recorri ao ensino público para educar os meus dois filhos sejam uma excepção...
    Afinal tive tantos alunos excelentes... E tantos pais contentes!
  7.  # 132

O Problema não são os bons professores o problema são os maus, baldas, baixistas, esses sim dão cabo da floresta e basta um desses em uma disciplina nuclear para dar cabo de um aluno.

E no publico esses prof. simplesmente não são despedidos porque não se pode, agora o que acontece a um desses no privado?
  8.  # 133

Colocado por: AugstHille ser betinho é mau porque...?

Betinho, Joãozinho, Tóninho, Coisinho tudo o que seja terminado em inho não é bom!
    Espero que o seu primeiro nome seja AUGUSTO e não Agostinho.
    • LuB

# 134

ESCOLAS SECUNDÁRIAS
    AS 10 MELHORES ESCOLAS

hfviegas.. Tenha paciência
    Nos colégios particulares entra uma elite... As crianças dos pais que podem pagar.
    É claro que nos rankings, essas escolas têm mais hipótese de aparecerem nos primeiros lugares. A pergunta é a seguinte: - Sendo verdade que os resultados médios são mais altos nesta ou naquela escola, a virtude é da escola e dos seus professores, ou da selecção que foi feita á partida, daquilo que lá entrou?

Muitos colégios de elite seleccionam os alunos, sabia? A própria mensalidade os selecciona... Ora é muito facil fazer figura nestas circunstâncias!

O Colégio aqui do restelo "Planalto" costuma vir à frente nos rankings... Que admiração!!!
    É caríssimo: - é o mais caro do país e aquilo só tem filhos de gente VIP, gestores, ministros, banqueiros...
    Ora a inteligência paterna também se herda, e a vantagem económica é um factor de sucesso!
    Os rankings são médias...

Mas repare que apesar de terem gente comum também aparecem escolas públicas em lugares muito bons e por vezes no topo... Normalmente as escolas públicas que estão no topo são as das zonas de gente bem: do Restelo, de Alvalade... Aqui não há uma selecção monetária, (ensino gratuito) mas a obrigatoriedade de se frequentar uma escola da área de residência só por si já faz alguma selecção.

Nunca meteria um filho meu numa escola reconhecidamente ruim, é um facto.
    Mas, existem boas escolas públicas. E, as médias dos rankings são isso mesmo: valores médios que nada me dizem quanto ao sucesso individual de um aluno em particular...

Resumindo:
    - Saem bons alunos um pouco de todo o país.
    - Filhos de gente instruída, famílias estáveis e económicamente beneficiadas têm muito mais probabilidade de ter em casa geniozinhos... quer eles frequentem uma escola pública, decente, quer uma privada com as mesmas qualidades...
    É a vida!!
  9.  # 135

Colocado por: LuB
    Muitos colégios de elite seleccionam os alunos, sabia? É facil fazer figura nestas circunstãncias
    No topo dos rankings também aparecem escolas públicas. Normalmente as escolas públicas que estão no topo são do Restelo, de Alvalade, enfim das zonas chiques. Aqui não há selecção mas a obrigatoriedade de se frequantar uma escola da área de residência só por si já faz alguma selecção.
    Nunca meteria um filho meu numa escola reconhecidamente ruim, é um facto.
    Mas, existem boas escolas públicas. E, as médias dos rankings são isso mesmo: valores médios que nada me dizem quanto ao sucesso individual de um aluno em particular...
    Resumindo: Saem bons alunos um pouco de todo o país: Filhos de gente instruída, famílias estáveis e económicamente beneficiadas têm muito mais probabilidade de ter em casa geniozinhos... quer eles frequentem uma escola pública decente quer uma privada com as mesmas qualidades
    É a vida!!

Concordo consigo em quase tudo, mas se eu tenho a possibilidade de colocar o meu filho numa escola em que a probabilidade de ele sair de lá melhor aluno é maior, porque é que não hei-de de aproveita-la?

Prefiro não trocar de carro durante 20 anos e poder proporcionar ao meu filho uma melhor educação (em principio)

Mas há uns que preferem guardar esse dinheiro e quando o filho tirar o curso oferecem-lhe um popó ou entrada para uma casa eu espero que quando ele terminar o curso arranje um bom emprego para comprar o popó dele e a casa dele, de preferência fora deste pais.
    • LuB

# 136

E
    no publico esses prof. simplesmente não são despedidos porque não se pode, agora o que acontece a um desses no privado?

Acontece que o privado também tem muitos professores de segunda e de terceira... No privado podem despedi-los, é verdade, mas pagam-lhes mal... e recorrem em muitos casos a professores fraquitos sobretudo em "competências académicas"...
    Os alunos até podem ser bem comportados, estão caladitos, mas o professor, sabe pouca matemática, ciências...
    Isto é válido para uma grande parte dos ditos colegios privados embora não para todos... (Os caros, e bem geridos podem ter professores bons... os outros podem estar abaixo das escolas públicas da zona) e os pais andam iludidos até haver um exame a nível nacional que lhe mostra o estado em que o filho se encontra!
    Na verdade as escolas públicas têm excelentes professores e outros que o não são. Não vejo diferença qualitativa entre os profs do privado e do público...
    •  
      June
    • 16 novembro 2010

# 137

Curioso como se começa a falar de um tema, e por associação de ideias, vai-se parar a um outro completamente distinto...

Os rankings não são a única de avaliar uma instituição de ensino, por exemplo, na minha escola que é TEIP, apenas levamos a exame uma turma a Matemática que tiveram maus resultados, uma turma com maus resultados faz da escola uma má escola?
    • Giba
    • 16 novembro 2010

# 138

Aprecio muito a forma como a Sr.ª Lub articula a sua opinião sobre o ingresso dos estudantes no ensino público. Existe nobreza na sua defesa pelo ensino público em detrimento do privado, o nivelamento de oportunidades numa sociedade cauteriza o ímpeto de segregação, quando isso acontece as verdadeiras inteligências prevalecem.

Existe ainda um efeito perverso relativamente aos estudantes do ensino privado comparativamente aos do ensino público. Tendencialmente são alunos que possuem acompanhamento de professores de explicação particular, mais uma vez manifestamente em função da faixa económica.
    Como poderão afirmar alguns: “É a vida” em contraponto penso “É errado!

Considero que a aprendizagem represente um direito universal e o ensino de excelência uma obrigação.

Giba.
  10.  # 139

Vou deixar a minha opiniao,concordo com os argumentos da nossa querida Lub e concordo com a opiniao do forista (anti tabaco solidaria)hfviegas. ambos teem razao. acho k faz falta ao miudos k estao em colegios privados uma noçao de realidade,estao muito protegidos,sao tratados com muito cuidado pelos professores,pois sao eles indirectamente k lhes pagam os ordenados...cria-se uma juventude elitista,snob até,pelo menos tenho essa ideia. mas por outro lado,tenho noçao k os miudos serao muito mais acompanhados a nivel de ensino,faltas injustificadas,baldas k no publico nao acontece. no publico teem k conviver com todo o tipo de pessoas tanto bons estudantes como maus e k prejudicam a turma.
    • LuB

# 140

Começamos com o hábito de fumar e já estamos no ensino...
    Sei que tenho algumas ideias sobre como educar as crianças, mas não me considero dona da verdade...
    Colégio privado ou público?
    Mais ou menos exposição ás realidades da vida?
    Mais ou menos protecção?

Cada um tem de decidir por si. Cada criança é um caso, e a sitiuação familiar e profissional de cada um também têm uma palavra a dizer.

A propósito de opções educativas vou dizer-vos que estou preocupada. ;)))
    É que... já tenho um netinho.
    E, não é que o meu filho (o mais velho...) deixa o garoto de dois anos fazer as birras todas e não é capaz de fazer cara feia e de se impor, porque adora o miúdo... A mãe idem, derrete-se toda enquanto leva lambadas do miúdo...
    Eu sou uma avó desnaturada, sempre a dizer: ponham a mão nesse garoto senão qq dia não fazem nada dele...
    Ehhh, estou lixada!

0.0407 seg. NEW