O 0,1 é que não pretendo criar um copista, nem coloco o meu filho numa redoma, agora se posso escolher entre estar com pessoas adultas que transmitem bons exemplos ao meu filho e maus exemplos, prefiro as primeiras. Sejam esses exemplos tabaco, palavrões, respeito pelos outros, etc... etc...
Colocado por: LuB
Tem alguma razão no que afirma mas repare que apenas o citei porque me pareceu que estava a ser um "fundamentalista" do bom exemplo.
O meu amigo hfviegas parecia ser um adepto acérrimo da tese de que se deve esconder da criança a simples observação de A, B ou C a fumarem, ou a dizerem um ou outro palavrão ocasional. Uma opção dessas pode fazer da criança ou adolescente um anjinho que não está adaptado ao mundo cão onde se vai inserir quando for adulto.
Resumindo: Quem não lidou com isso desde pequeno, perdeu uma boa oportunidade de aprender coisas e não está preparado para enfrentar a vida.
O binómio exposição/protecção da criança é uma decisão que cabe aos pais mas o bom senso aconselha que haja limites. Ninguém quer os seus filhos criados num ambiente corrompido ou cheio de armadilhas. Mas o reverso também é verdadeiro.
Coloquei sempre os meus filhos em escolas públicas, onde não tinham protecção especial. Vi-os chegar a casa sem a mala e o kispo (roubados...), vi-os a lutar para se fazerem valer dos seus direitos, num meio onde não havia papinhas feitas.... (Claro que sempre os acompenhei de perto para me certificar do andamento das coisas... ;)))
Estou satisfeita com os resultados e não gastei aquela massa horrorosa que muitos pais deixaram em colégios finos só para que os miúdos tenham bons exemplos e protecção especial... É que aí, a meu ver, existe um elevado risco de que os petizes acabam por sair uns belos betinhos...
Lub
Não o tenho lá para protecção especial ou bons exemplos, tenho o lá pela qualidade do ensino e para já estou 90% satisfeito porque nenhum colégio é perfeito.
Colocado por: LuBOk...
Há escolas públicas muiiito boas...
E se pudessemos escolhê-las, melhor ainda...
e ser betinho é mau porque...?
O ensino público *não é* pior e prepara *melhor* para a vida?!? LOLOL
Colocado por: AugstHille ser betinho é mau porque...?
Contra factos não há argumentos
ESCOLAS SECUNDÁRIAS
AS 10 MELHORES ESCOLAS
Contra factos não há argumentos
Muitos colégios de elite seleccionam os alunos, sabia? É facil fazer figura nestas circunstãncias
No topo dos rankings também aparecem escolas públicas. Normalmente as escolas públicas que estão no topo são do Restelo, de Alvalade, enfim das zonas chiques. Aqui não há selecção mas a obrigatoriedade de se frequantar uma escola da área de residência só por si já faz alguma selecção.
Nunca meteria um filho meu numa escola reconhecidamente ruim, é um facto.
Mas, existem boas escolas públicas. E, as médias dos rankings são isso mesmo: valores médios que nada me dizem quanto ao sucesso individual de um aluno em particular...
Resumindo: Saem bons alunos um pouco de todo o país: Filhos de gente instruída, famílias estáveis e económicamente beneficiadas têm muito mais probabilidade de ter em casa geniozinhos... quer eles frequentem uma escola pública decente quer uma privada com as mesmas qualidades
É a vida!!
no publico esses prof. simplesmente não são despedidos porque não se pode, agora o que acontece a um desses no privado?