Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! Tenho tido um problema em relação à venda do meu imóvel e desejava saber se alguém me pode dar informações. Passa-se o seguinte: Coloquei o meu apartamento à venda (através de uma imobiliária) há cerca de 2 meses. Na mesma semana surgiu um comprador. O preço foi acordado tendo em consideração que o cliente disse que pagaria a pronto. Tanto eu como o comprador assinámos uma reserva (na qual está estipulado o que cada um terá que pagar caso o negocio nao se realize). Não foi feito um contrato de compra e venda. Acontece que o dinheiro para pagar a casa vem da irlanda por transferencia, processo que nos disseram na altura que estaria concluido em 2/3 semanas. até agora nada. entertanto foram dizendo sempre o mesmo (mais duas.... mais três semanas). e continua tudo na mesma. Parece que a transferencia ainda está a decorrer. O que é certo é que já passaram 2 meses e nada. eu e o meu namorado procurámos na altura outra casa para nao ficarmos na rua dado que pensávamos haver urgência porque o dinheiro chegaria em breve. Já temos credito aprovado e avaliação feita e continuamos a espera que o nosso apartamento seja pago para podermos nos comprar outro. Temos receio de perder a casa que encontramos por impaciência do proprietário, uma vez que a espera tem sido longa.

    Alguém sabe o que devo fazer? A minha vontade é levar certas coisas que disse que ficavam ca em casa (eg: electrodomesticos da cozinha) uma vez que foi estabelecido que so baixaria o preço se a compra fosse feita a pronto. Sinto que estão a cometer uma injustiça. poderei sair prejudicada se não cumprir com estes requisitos e levar as coisas comigo?
    posso desistir da venda? sei que foi feita a reserva, mas não posso ficar até ao fim da vida à espera que o dinheiro apareça.

    agradecia qualquer informação que me podessem prestar.

    Obrigado!
  2.  # 2

    "Tanto eu como o comprador assinámos uma reserva (na qual está estipulado o que cada um terá que pagar caso o negocio nao se realize)."
    cheira-me a esturro, ainda vai ter que pagar porque como é óbvio está a ser levada para desistir e assim ter que pagar.
    Afinal parece que não é só da costa do marfim que veem as burlas.
  3.  # 3

    Colocado por: wasabiOlá! Tenho tido um problema em relação à venda do meu imóvel e desejava saber se alguém me pode dar informações. Passa-se o seguinte: Coloquei o meu apartamento à venda (através de uma imobiliária) há cerca de 2 meses. Na mesma semana surgiu um comprador. O preço foi acordado tendo em consideração que o cliente disse que pagaria a pronto. Tanto eu como o comprador assinámos uma reserva (na qual está estipulado o que cada um terá que pagar caso o negocio nao se realize). Não foi feito um contrato de compra e venda. Acontece que o dinheiro para pagar a casa vem da irlanda por transferencia, processo que nos disseram na altura que estaria concluido em 2/3 semanas. até agora nada. entertanto foram dizendo sempre o mesmo (mais duas.... mais três semanas). e continua tudo na mesma. Parece que a transferencia ainda está a decorrer. O que é certo é que já passaram 2 meses e nada. eu e o meu namorado procurámos na altura outra casa para nao ficarmos na rua dado que pensávamos haver urgência porque o dinheiro chegaria em breve. Já temos credito aprovado e avaliação feita e continuamos a espera que o nosso apartamento seja pago para podermos nos comprar outro. Temos receio de perder a casa que encontramos por impaciência do proprietário, uma vez que a espera tem sido longa.

    Alguém sabe o que devo fazer? A minha vontade é levar certas coisas que disse que ficavam ca em casa (eg: electrodomesticos da cozinha) uma vez que foi estabelecido que so baixaria o preço se a compra fosse feita a pronto. Sinto que estão a cometer uma injustiça. poderei sair prejudicada se não cumprir com estes requisitos e levar as coisas comigo?
    posso desistir da venda? sei que foi feita a reserva, mas não posso ficar até ao fim da vida à espera que o dinheiro apareça.

    agradecia qualquer informação que me podessem prestar.

    Obrigado!


    O que prevê exactamente o contrato que assinou ?
  4.  # 4

    Não se trata de um contrato promessa compra e venda, apenas de uma reserva onde está estipulado que se uma das partes desistir do negócio terá de dar à outra parte uma determinada quantia.

    Marco1 acredito que é isso que se está a passar mas não vou desistir pois não tenho dinheiro para pagar. Quero apresentar queixa ou falar com alguém competente mas não sei bem onde me dirigir. Apresentar queixa no INCI será suficiente?

    Novamente agradeço qualquer informação que me possam facultar.

    Obrigado
    • AnaT
    • 26 agosto 2008

     # 5

    Suponho que no contracto de reserva esteja estipulado um prazo para a conclusão do negócio?
  5.  # 6

    Colocado por: wasabiNão se trata de um contrato promessa compra e venda, apenas de uma reserva onde está estipulado que se uma das partes desistir do negócio terá de dar à outra parte uma determinada quantia.
    Marco1 acredito que é isso que se está a passar mas não vou desistir pois não tenho dinheiro para pagar. Quero apresentar queixa ou falar com alguém competente mas não sei bem onde me dirigir. Apresentar queixa no INCI será suficiente?


    "Reserva" é vago. Prazos? Condições para a realização/anulação do negócio? Penalizações? Condições de venda?

    Leia atentamente o documento. Depois, leia o contrato com a imobiliária. Finalmente , o dec-lei 211/2004.
    Dê uma vista de olhos ao código civil (contratos, boa-fé, abuso de direito,etc). Por exemplo:

    "DIVISÃO II
    Impossibilidade do cumprimento
    Artigo 801.º
    (Impossibilidade culposa)
    1. Tornando-se impossível a prestação por causa imputável ao devedor, é este responsável como se faltasse culposamente ao cumprimento da obrigação.
    2. Tendo a obrigação por fonte um contrato bilateral, o credor, independentemente do direito à indemnização, pode resolver o contrato e, se já tiver realizado a sua prestação, exigir a restituição dela por inteiro."

    Se acha que a imobiliária é conivente, pressione-os, com ameaça de queixa ao INCI.
    Prepare-se para consultar advogado.
  6.  # 7

    Caro luisw, muito obrigado pela atenção que me tem dispensado. O que o meu namorado assinou foi o seguinte:

    "XXX Mediação Imobiliária Unipessoal LDA com sede em Rua XXX Entroncamento vem para os devidos efeitos declarar como fiel depositário que recebi do Sr. Catherine Foran o cheque nº XXXXX sobre o banco XXX no valor de 2.500.00€ como reserva de uma fracção de habitação propriedade do Sr. XXXX e que se situa na rua XXXX. o valor da compra é de quarenta e oito mil e setecentos e cinquenta euros.

    a) Se a entidade bancária fizer empréstimo insuficiente para a afectação desta compra, este cheque é devolvido aos promitentes-compradores e anulado este processo, salvo se as partes estiverem de acordo em prosseguir de igual modo com processo de compra e venda
    b) no caso de haver desistência desta compra, por decisão dos compradores este cheque reverterá a favor dos promitentes vendedores
    c) se a desistência for por parte dos vendedores estes darão o valor desta reserva aos promitentes compradores
    d) o cliente comprador compromete-se a entregar a documentação indispensável ao normal desenvolvimento do seu processo bancário e que consta no documento anexo em cada reserva no prazo maximo de 5 dias úteis, sendo a partir dessa data da sua total responsabilidade eventais consequências que possam advir.


    este cheque é trçado e passado em nome do proprietário do imóvel

    Entroncamento 21 de junho de 2008

    os vendedores taltal

    os compradores tal tal"

    Isto é exactamente aquilo que o proprietário assinou. ainda hoje falamos com a imobiliária e foram muito mal educados connosco.
  7.  # 8

    Ana T. obrigado por responder. Não está estipulado nenhum prazo no contrato (apenas o prazo da concessão do emprestimo) acontece que a compra n se realiza mediante um emprestimo. Ainda hoje questionei a imobiliaria sobre a questão do prazo e eles disseram que "o prazo é um tempo aceitavel para que o negócio seja efectuado" !!!??? pois eu disse-lhes que esse tempo aceitavel já tinha passado e que eram eles quem se devia ter certificado de que o cliente tinha condiçoes de pagar a pronto. mas eles não souberam responder e partiram para o insulto...
  8.  # 9

    Colocado por: wasabiCaro luisw, muito obrigado pela atenção que me tem dispensado. O que o meu namorado assinou foi o seguinte:

    "XXX Mediação Imobiliária Unipessoal LDA com sede em Rua XXX Entroncamento vem para os devidos efeitos declarar como fiel depositário que recebi do Sr. Catherine Foran o cheque nº XXXXX sobre o banco XXX no valor de 2.500.00€ como reserva de uma fracção de habitação propriedade do Sr. XXXX e que se situa na rua XXXX. o valor da compra é de quarenta e oito mil e setecentos e cinquenta euros.

    a) Se a entidade bancária fizer empréstimo insuficiente para a afectação desta compra, este cheque é devolvido aos promitentes-compradores e anulado este processo, salvo se as partes estiverem de acordo em prosseguir de igual modo com processo de compra e venda
    b) no caso de haver desistência desta compra, por decisão dos compradores este cheque reverterá a favor dos promitentes vendedores
    c) se a desistência for por parte dos vendedores estes darão o valor desta reserva aos promitentes compradores
    d) o cliente comprador compromete-se a entregar a documentação indispensável ao normal desenvolvimento do seu processo bancário e que consta no documento anexo em cada reserva no prazo maximo de 5 dias úteis, sendo a partir dessa data da sua total responsabilidade eventais consequências que possam advir.


    este cheque é trçado e passado em nome do proprietário do imóvel

    Entroncamento 21 de junho de 2008

    os vendedores taltal

    os compradores tal tal"

    Isto é exactamente aquilo que o proprietário assinou. ainda hoje falamos com a imobiliária e foram muito mal educados connosco.


    No documento não consta prazo para escritura, mas sendo contrato-tipo prevê o recurso ao crédito. Repare:

    a) Se a entidade bancária fizer empréstimo insuficiente para a afectação desta compra, este cheque é devolvido aos promitentes-compradores e anulado este processo, salvo se as partes estiverem de acordo em prosseguir de igual modo com processo de compra e venda
    b) no caso de haver desistência desta compra, por decisão dos compradores este cheque reverterá a favor dos promitentes vendedores
    c) se a desistência for por parte dos vendedores estes darão o valor desta reserva aos promitentes compradores
    d) o cliente comprador compromete-se a entregar a documentação indispensável ao normal desenvolvimento do seu processo bancário e que consta no documento anexo em cada reserva no prazo maximo de 5 dias úteis, sendo a partir dessa data da sua total responsabilidade eventais consequências que possam advir.

    Assim, à primeira vista eu diria que daqui resulta claramente uma obrigação - a entrega da documentação para o crédito. Se o comprador não o fez, convicto de que não utilizaria crédito, azar o dele.

    Leve amanhã mesmo esse contrato a um advogado experiente.
  9.  # 10

    Foi o que pensei. Esta situação não faz sentido. Se ele disse que pagava a pronto qual é a lógica deste contrato?

    Muito obrigado pela informação prestada. Amanha vou falar com a imobiliária para saber se conseguiram contactar o comprador para falar directamente com ele. Não tenho dinheiro para um advogado :( vou tentar apresentar queixa à INCI e ver se consigo arranjar um advogado pela segurança social embora vá levar muito tempo.

    Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade e dar-lhe-ei noticias relativamente à situação.
  10.  # 11

    Colocado por: wasabiFoi o que pensei. Esta situação não faz sentido. Se ele disse que pagava a pronto qual é a lógica deste contrato?
    Muito obrigado pela informação prestada. Amanha vou falar com a imobiliária para saber se conseguiram contactar o comprador para falar directamente com ele. Não tenho dinheiro para um advogado :( vou tentar apresentar queixa à INCI e ver se consigo arranjar um advogado pela segurança social embora vá levar muito tempo.
    Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade e dar-lhe-ei noticias relativamente à situação.


    Umas dezenas de euros de uma consulta podem evitar perdas de tempo e diligências inúteis.
  11.  # 12

    Boa Tarde!

    Bom lá fui em consultar um advogado e ele confirmou o que eu já sabia... O comprador não cumpriu (ou , pelo menos, não há provas disso) o k estava previsto na alínea c) e portanto terá que pagar.

    Agora surge uma questão. Eu pedi á imobiliaria que marcasse 1 reunião com o comprador e que ele levasse os papeis que comprovassem que efectuou a transferencia (ou que fez qualquer coisa no banco) ela disse-me que ele esta semana não podia e talvez na 2a me dissesse 1 dia e 1 hora para nos encontrarmos. Reparem bem como andam a gozar comigo. Como se não bastasse, disse-me que não tinha falado da situação dos papeis com ele e que seria EU, isso mesmo, EU que teria que pedir esses papeis ao comprador. Mas o que se passa com esta gente? Eu contratei os serviços deles. Eles é que deviam ter os papéis! Certo?
    Ainda por cima quando lhe referi que o comprador não tinha cumprido com o contrato eis a brilhante resposta que me deram: "então mas isso é um contrato que estipula uma situação de financiamento bancário" Jura? quem redigiu o contrato foram eles e o comprador assinou. Não tenho nada a ver com isso.

    Para além desta situação decidi apresentar queixa da imobiliária em questão pois cometeram uma série de contra-ordenações comigo. Alguém sabe que caminho seguir? Corro algum risco ao fazê-lo? sinto que é meu dever, enquanto cidadã, denunciar esta situação. É o que todos deviam fazer para que da próxima pensassem duas vezes antes de fazerem isto a alguém.

    O advogado aconselhou-me a esperar 3 dias para ver se o comprador e os papéis aparecem, se isso não acontecer quero o cheque e acabou-se o negócio com eles.

    Desculpem o desabafo mas é uma estupidez quando se recorre a uma imobiliária para evitar problemas no negócio de uma casa e depois surge um problema destes.

    Obrigado e abraços para todos!
  12.  # 13

    Sinceramente... que situação em que está metida, com a razão do seu lado e no entanto sem nada resolvido por má fé.
    Olhe, a primeira coisa que pode fazer, é publicar aqui a imobiliária em questão, para que mais ninguém caia na mesma situação.
    Hoje em dia, não se pode confiar em nada/ninguém.

    Desejo-lhe rápida resolução do problema!
  13.  # 14

    Colocado por: wasabiBoa Tarde!
    Para além desta situação decidi apresentar queixa da imobiliária em questão pois cometeram uma série de contra-ordenações comigo. Alguém sabe que caminho seguir? Corro algum risco ao fazê-lo? sinto que é meu dever, enquanto cidadã, denunciar esta situação. É o que todos deviam fazer para que da próxima pensassem duas vezes antes de fazerem isto a alguém.


    Para ter um efeito mais vistoso, sugiro que se desloque à imobiliária e exija o livro de reclamações. É uma delícia vê-los a espernear, a tentar convencê-la de que não o têm ali, que não é preciso, que tudo se resolve, etc.
    Não se comova e escreva a sua reclamação (evite escrever que estava previsto o pagamento sem financiamento), a qual será obrigatoriamente encaminhada para a autoridade competente.





    O advogado aconselhou-me a esperar 3 dias para ver se o comprador e os papéis aparecem, se isso não acontecer quero o cheque e acabou-se o negócio com eles.


    Pergunte ao advogado o que acha, mas talvez não seja má ideia avisá-los, eventualmente por fax, de que não admite brincadeiras como a devolução do cheque ao suposto comprador...
  14.  # 15

    Estou a ver. Se fizessem isso seria o cúmulo, não? Terei que falar com o advogado sobre isso. O que mais me chateia é agora não poder comprar o apartamento que tanto gostava :( e ter que dizer isso a proprietario. Não me agrada nada fazer isto a outra pessoa.... Acho uma injustiça.

    Obrigado por tudo
  15.  # 16

    R3volution muito obrigado por ter comentado. A mobiliária em questão é a ERA do Entroncamento. Pelo que me disseram hoje já nao é a primeira vez que acontecem situações destas com a referia. E parece que os "profissionais" que lá trabalham nunca permanecem lá muito tempo... Mas enfim, na altura pareceu-me uma boa escolha. Azar o meu.

    Abraços para todos.
  16.  # 17

    Colocado por: wasabiEstou a ver. Se fizessem isso seria o cúmulo, não? Terei que falar com o advogado sobre isso. O que mais me chateia é agora não poder comprar o apartamento que tanto gostava :( e ter que dizer isso a proprietario. Não me agrada nada fazer isto a outra pessoa.... Acho uma injustiça.
    Obrigado por tudo


    Digamos que a vantagem deixava de ser sua. Neste momento, você tem um contrato não cumprido, e um cheque à sua ordem, e considera que tem direito a recebê-lo, por incumprimento da outra parte. Na prática, qualquer alteração a essa situação implicaria uma acção do comprador: a) cumprir o contrato ou b) alegar que não o incumpriu;

    Se, por má-fé ou conivência da imobiliária, o cheque voltar às mãos dele, você deixa de ter o cheque e terá que
    reclamá-lo, sendo de esperar que tal implique acção judicial, com os custos, demora e incómodos daí decorrentes.

    Assim, parece-me fundamental deixar bem claro à imobiliária que uma eventual entrega do cheque terá consequências graves para eles.
  17.  # 18

    Não tinha conhecimento que tal pudesse suceder. Obrigado por ter avisado.
  18.  # 19

    Olá a todos! Só para vos dar notícias :)
    Conseguimos falar c o director da imobiliária. Afinal não foi feita nenhuma transferencia porque a comprar espera o dinheiro de uma herança. Neste momento podiamos simplesmente pedir a indemnização... Mas como queremos vender o apartamento decidimos renegociar o preço do mesmo... Pelo tempo que esperámos e por termos sido enganados. Vamos fazer um contrato compra e venda com prazo e com uma quantia estipulada para não haver mais "equívocos". Vou mostrar o contrato ao advogado e pronto... Fico mais descansada.

    Foi preciso apertar com a imobiliária para que fizessem algo. É incrível a falta de profissionalismo dos mesmos. Espero ue agora tudo se resolva pelo melhor.

    Obrigado pelas informações que me têm prestado
  19.  # 20

    Colocado por: wasabiOlá a todos! Só para vos dar notícias :)
    Conseguimos falar c o director da imobiliária. Afinal não foi feita nenhuma transferencia porque a comprar espera o dinheiro de uma herança. Neste momento podiamos simplesmente pedir a indemnização... Mas como queremos vender o apartamento decidimos renegociar o preço do mesmo... Pelo tempo que esperámos e por termos sido enganados. Vamos fazer um contrato compra e venda com prazo e com uma quantia estipulada para não haver mais "equívocos". Vou mostrar o contrato ao advogado e pronto... Fico mais descansada.

    Foi preciso apertar com a imobiliária para que fizessem algo. É incrível a falta de profissionalismo dos mesmos. Espero que agora tudo se resolva pelo melhor.
    Obrigado pelas informações que me têm prestado


    Se está convencida de que a justificação é válida, óptimo. Também estou a tentar vender um apartamento, e sei que não está fácil, pelo que uma oportunidade firme de venda não é de desprezar.
 
0.0245 seg. NEW