Colocado por: Princesa_Caro JPedroSantos,
A sua sobrinha não herda da sua mãe. Se é o único herdeiro não há grandes razões para se doar o imóvel, sendo que o irá herdar no futuro (se a sua mãe não dispuser dele). De qualquer modo, para a doãção precisa de tratar da escritura. Necessitará de pagar impostos (relaccionados com o valor do imóvel) e de pagar também os custos da escritura. Não há qualquer impedimento para a celebração da escritura, em principio.Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpedrosantos71
Colocado por: Princesa_Mas nesse caso a sua mãe não pode doar o imóvel a si, sem a autorização dela... Não a pode deserdar numa parte específica. Mas é isso que a sua mãe pretende? "deserdar" a sua sobrinha?
Colocado por: Jpedrosantos71A minha Mae não pretende deserdar a minha sobrinha.a casa onde ela habita com a Mae(minha cunhada) ficou automaticamente PaGa após o falecimento do meu irmão, e como era a minha Mae que lhe pagava a casa , sendo assim ela, minha Mae , acharia justo doar-me a casa demais que a minha sobrinha já tem casa e totalmente paga...
Colocado por: Jpedrosantos71Nunca esse saibro foi abordado e com a morte do meu irmão as relações esfriaram ou azedaram e praticamente não nos falamos. A casa onde mora a minha sobrinha e cunhada, estava em nome do meu irmao, agora já deve estar em nome da minha cunhada.acerca de provar o pagamento é difícil porque a minha Mae transferia-lhe para a conta dele cerca de 600 euros por mês que ele utilizava no pagamento da casa.portanto é difícil provar que aquele dinheiro era para pagar a casa.nestes casos se não se pode doar não se poderá efectuar uma venda fictícia ou algo do género??
Colocado por: Jpedrosantos71A minha sobrinha tem a casa paga(a casa que era do pai dela, meuirmao), não se trata de uma casa paga pelos meios dela!outra questão é , a minha Mae ainda está viva e não tem de fazer partilhar agora.a minha Mae não poderá vender a casa e ficar com o dinheiro para ela? Tem de fazer partilhar entre mim e a minha sobrinha(herdeira do meu irmão) o valor da casa? Penso que não... Logo porque não poderá doar ou fazer uma venda fictícia para mim? Ou dito de outra maneira...suponhamos que ela vendia a casa. Dava-me o dinheiro e eu comprava uma casa em meu nome para a minha Mae habitar lá.será que não é legal?? Tou a aldrabar a lei?
Colocado por: Jpedrosantos71A minha sobrinha tem a casa paga(a casa que era do pai dela, meuirmao), não se trata de uma casa paga pelos meios dela!
Colocado por: Jpedrosantos71
outra questão é , a minha Mae ainda está viva e não tem de fazer partilhar agora.a minha Mae não poderá vender a casa e ficar com o dinheiro para ela? Tem de fazer partilhar entre mim e a minha sobrinha(herdeira do meu irmão) o valor da casa? Penso que não...