Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: ?Foram descobertos apenas em 1976, quando vários casos de pneumonia atípica de causa desconhecida em idosos que tinham atendido a uma conferência de Legionários (veteranos de guerra), em Filadélfia, EUA, foram examinados. Apesar do descobrimento tardio, a Legionella não é rara. Têm havido bastantes miniepidemias na Europa e América do Norte.

finalmente fez os trabalhos de casa, sim senhor, assim está melhor,
  2.  # 42

Colocado por: ?é que muitos é só blá blá mas eu trabalho,pego nas coisas,sinto-as,aplico-as,vejo-as a trabalhar,faço-lhes manutenção etc etc etc

caríssimo colega, e assim já somos dois,

Jorge Alves
  3.  # 43

4........ =)
    • adan
    • 12 janeiro 2011

# 44

Colocado por: ? vê-se bem que não percebe do assunto!!

Então explique (e ilumine-me com a sua sabedoria)... que eu humildemente agradeço!
  4.  # 45

Quando quizer, onde quizer.. até lhe deixo escolher as armas para o duelo!! :)

Colocado por: ?
    não me diga que se quer meter comigo....
  5.  # 46

Se vem a um forum publico , tem de levar com todos!! É assim a vida!!

Agora ainda não me esplicaram se a probabilidade de apanhar Legionela numa instalação solar "normal" com uma utilização "normal" é real ou é tipo a probabilidade de apanhar com um piano em cima??? (possivel mas remota)

É que dizer que a legionela é perigosa é facil! Para ler isso vou à net. Agora: nestas condições previamente descritas é um perigo real??

Isso é que ainda não disse, fala apenas de AC's, Hospitais, dos velhinhos, do cloro, da agua canalizada no campo, etc.. Mas não é esse o tema do topico que criei!!
    Por isso seja util: se tem algo relevante para dizer :será sempre bem vindo, agora para dissertar... esqueça: arrange um caixote de cebola e vá pregar para a rua!

Colocado por: ?eu ao menos tenho que levar com todos,é "físicos"...agora até médicos.
  6.  # 47

Colocado por: system32Agora ainda não me esplicaram se a probabilidade de apanhar Legionela numa instalação solar "normal" com uma utilização "normal" é real ou é tipo a probabilidade de apanhar com um piano em cima??? (possivel mas remota)

é mais fácil levar com o piano, mesmo para quem vive no campo, pois os pianos tambem andam de avião,

não viram o que aconteceu aos crocodilos?

pois é, levaram com um piano em cima quando andavam na selva á procura da Legionella,

pudera,

também pensaram que com aquele nome era algo apetitosa,

tipo legionária da legião estrangeira francesa com 20 e poucos anos de olhos azuis, cabelo louro comprido esvoaçante, usando umas botas de salto e cano alto com biqueira de matar baratas aos cantos, e calções minúsculos caqui e top a condizer.
  7.  # 48

Estou a acompanhar esta discussão desde dia 3de Janeiro....

Tou a gostar....cada dia que passa...

Alguém sabe qual foi a causa estrutural (edifício) responsável pela propagação da infecção por Legionella pneumophila em 1976...
    na American Legion Convention desse ano...

Alguém alguma vez ouviu falar em Legionella em termoacumuladores/cilindros...(há quantas décadas há destes aparelhos em uso e nunca houve casos de legionelose relacionados com eles).
  8.  # 49

Colocado por: amilcar leoAlguém alguma vez ouviu falar em Legionella em termoacumuladores/cilindros

a regulação de temperatura num termoacumulador nunca é inferior a 60º, logo não vai ficar com nenhuma Legionella viva para contar como foi,

será que a Legionella foi inspirada na Barbarella?????
  9.  # 50

A Barbarella é de que ano? lol
  10.  # 51

Lenionella apenas porque foi identificada após um surto na American LEGION Convention;
    pneumophila: quer dizer que tem afinidade pelo tecido pulmonar (pneumo=pulmão; philo=amiga)
  11.  # 52

Colocado por: amilcar leoA Barbarella é de que ano? lol

comic´s anos 70 ou inicio dos 80, também não sei bem,

era só para descomprimir.
  12.  # 53

Vendo kit solar: topo de gama, o mais recente do mercado, tão xpto que lhe permitirá uma classificação a+ legionella proof
    ou se preferir....
    Vendo upgrade para melhoria do seu kit solar convencional
    ou se preferir ...
    Dou receita caseira para tornar o seu kit solar convencional à prova de legionella: passo-lhe umas receitas de antibiótico + coloca os comprimidos dentro de um wcpato (daqueles de pendurar dentro da sanita) e pendura no reservatório (pode ser do lado de fora do reservatório que é igualmente eficaz impedindo a legionella de crescer).

Cumprimentos a todos e parabéns pelo fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  13.  # 54

atenção:
    também tou numa de descomprimir.
    lool
  14.  # 55

Boas,
    Venho me meter numa discussão alheia... Mas vamos ver o que posso acrescentar.
    Segundo o meu ponto de vista um sistema que utilize exclusivamente água da rede pública terá uma probabilidade de desenvolver L. p próxima da nulidade.
    Eu explico embora apenas me baseando em bom senso e na minha actividade profissional.
    A água da rede pública tem de ser tratada em todos os concelhos, os parâmetros a analisar e limites estão legislados. Para além das análises que os "distribuidores" são obrigados a fazer e a publicarem , existem ainda análise de controlo efectuadas por particulares, por exemplo no caso de estabelecimentos com manipulação de alimentos. O distribuidor em alta é "controlado" de diversas formas tendo mesmo de garantir a qualidade da água. Reforço que isto acontece em qqr concelho do pais com rede pública de distribuição de água.
    Se a probabilidade de existir Lp na água é próxima da nulidade não pode existir desenvolvimento do bichinho... Além disso, para os senhores mais preocupados, podem ocasionalmente colocar umas pastilhas de cloro (n.º de pastilhas:volume de água) para aumentar o teor de cloro livre na água e desinfectar o sistema. Podem tb, para segurança, verificar se a água que chega ás vossas casas apresenta o teor de cloro livre adequado (existem uns kits colorimétrico baratinhos no mercado-parecidos com os das piscinas) para eliminar as ditas cujas e outras.
    Se a água estiver sempre a entrar não vejo qqr problema. Depois de uma pausa prolongada no sistema deve ser executado um sobre aquecimento da água ou usarem as pastilhas de cloro.
    Para mim o problema reside em locais onde não existe água da rede publica e é utilizada água sem qqr tratamento ou quando são utilizados sistemas mistos privado e publico.
    Por aqui termino que o post já vai longo...
    • eu
    • 12 janeiro 2011

# 56

Colocado por: Ema22A água da rede pública tem de ser tratada em todos os concelhos

Mas ainda há gente que pensa que só em Lisboa e no Porto é que a água é tratada e controlada... ;)
    • eu
    • 12 janeiro 2011 editado

# 57

Colocado por: ?admira-me é não o ver com tanto empenho a defender o seu piso eléctrico....tá com medo???..ou tem vergonha???

LOL
  15.  # 58

Agora a sério:
    A Legionella pneumophila requer condições estáveis de humidade, temperatura, e nutrientes, tais como as que podem ser encontradas em filtros e condutas de ar condicionado sem manutenção/sem manutenção adequada (foi por isso que se deu tão fácil propagação em 1976 - o tamanho da bronca resultou do número de mortes- não se sabia o que era nem como tratar - e do facto de a American Legion Convention ser uma associação de veteranos de guerra reconhecida e integrada no Congresso dos EUA).
    Num reservatório temos água da companhia (tratada) aos litros, a entrar e sair e com renovação frequente, o que é bastante diferente das condições necessárias pelas bactérias (Legionella ou muitas outras).

É uma boa razão para ter um contrato de manutenção do ar condicionado. podem ler mais sobre isto em www.cdc.gov
    Em relação ao reservatórios de água: podem estar sossegados.
    (Até porque, comparativamente, este é um bicharoco raro e fácil de matar). Para comparação: o leite de vaca empacotado é ultrapasteurizado (colocado em camada fina e aquecido a mais de 100ºC de temperatura para matar a bicharada de possa ter, apesar dos controlos veterinários e análises), já para não falar dos sistemas de autoclave de esterilização dos blocos operatórios hospitalares.

Há coisas bem mais preocupantes: desentupir fossas; atravessar fora da passadeira; as doenças pulmonares por exposição à silica, trabalhar sem material de protecção pessoal, o amianto nas demolições, almoçar fora todos os dias, a diabetes, a hipertensão, almoçar em 15 minutos, o chefe a moer o juízo, trabalhar em coberturas e telhados a colocar os tais reservatórios e o PDVE (prazo de validade expirado) e muitas outras coisas que fazemos sem dar conta e que são periogosas e a lã de rocha (que ainda se pensa que não é perigosa, mas....) e o Ytong e as doenças propagadas pelos pombos.

Mas desafio alguém encher o peito e a tentar meter esta peta a alguém (algum artolas implicativo).
  16.  # 59

Em 1976 foi mais "ela a matar o Rambo".
  17.  # 60

Sim, sim.
    A Direcção Geral de Saúde e a Direcção Geral do Turismo já haviam publicado um (o original) em 2004.

0.0225 seg. NEW