Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Nos sistemas de grande dimensão, sim. Num acumulador de pequena dimensão não vejo como se pode fazer essa limpeza sem desmontar de todo o sistema, especialmente nos termossifões.
  2.  # 82

Colocado por: fiat_unoNum acumulador de pequena dimensão não vejo como se pode fazer essa limpeza sem desmontar de todo o sistema, especialmente nos termossifões.
    grande parte deles têm uma porta de visita! os termosifoes tambem!! penso que a solução não passa pela desinfecção termica!! ha que 1º ver como e em que condições a legionella se desenvolve ou seja o que é fundamental existir para que ela apareça, e retirar isso da equação!!
  3.  # 83

resumindo criar mas condições de vida pra bicha!!
  4.  # 84

Conclusão: é melhor ter um simples esquentador e puxar água quente sempre que for necessário sem ter preocupações de tratamento das águas ou águas acumuladas e ainda poupa no investimento inicial, tirando o esquentador é zero.
    Quanto mais mariquices, mais chatices.
    Concordam com este comentário: PatSil, Sergio Rodrigues, Casa1980
  5.  # 85

Colocado por: BricoleiroConclusão: é melhor ter um simples esquentador e puxar água quente sempre que for necessário sem ter preocupações de tratamento das águas ou águas acumuladas e ainda poupa no investimento inicial, tirando o esquentador é zero.
    Quanto mais mariquices, mais chatices.
    Concordam com este comentário:Dynamic444,Sergio Rodrigues,Casa1980
    é mais ó menos isso!! é acabar com a estagnação da agua e acaba-se com a legionela!
  6.  # 86

Ok, esta discussão reacendeu-se por causa do problema que obviamente não foi provocado por sistemas "caseiros" de 200 ou 300l.
    Aproveitam a situação para meter medo e vender mais uma aparelhos ou serviços.
    continuo à espera de UM caso de legionela nos sistemas caseiros (em uso normal)!!
    UM!!
    Este problema em VF ainda nem se sabe onde começou, mas certamente que foi numa instalação de grandes dimensões publica ou fabril. Até um sistema AC de um comboio ou de um autocarro pode servir para fazer bastantes estragos pela quantidade de pessoas que os frequentam.
    Mais um caso de histeria colectiva, alimentada pelos muitos imbecis jornalistas, e aproveitada logo por alguns para se auto promoverem ou mesmo ganhar dinheiro com a desgraça alheia. Eu tenho o esquentador a 45º e não vou mudar. Mas também como é muito raro ter o deposito com menos de 40º, e como a legionela não cresce de um dia para o outro.... muito menos em agua não estagnadas...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, electrao, jorgealves, carlosfbmanuel
  7.  # 87

Colocado por: system32Aproveitam a situação para meter medo e vender mais uma aparelhos ou serviços.
    quem? o medo ja esta instalado la por baixo e mesmo pelo pais e não foi de se andar a meter medo!!
    Concordam com este comentário: PatSil, Joao Dias
  8.  # 88

Colocado por: system32e aproveitada logo por alguns para se auto promoverem ou mesmo ganhar dinheiro com a desgraça alheia.
    não sei a quem se refere mas ate gostava de saber!! acho que aqui ninguem ainda se chegou á frente para vender aparelhos anti-legionela!
    Concordam com este comentário: PatSil, Joao Dias, Bricoleiro
  9.  # 89

Colocado por: Sergio Rodriguesacho que aqui ninguem ainda se chegou á frente para vender aparelhos anti-legionela!

Eu estou a acabar de desenvolver um!

Liga-se no quadro eléctrico e mata a bactéria por ultra-sons. Além disso ainda reduz a conta da electricidade em 30%, no mínimo.
    Concordam com este comentário: eu, nandogonca
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  10.  # 90

isso não é ndada, estive para comprar um que tb matava insectos vodores
  11.  # 91

Colocado por: Sergio Rodriguesnão sei a quem se refere mas ate gostava de saber!! acho que aqui ninguem ainda se chegou á frente para vender aparelhos anti-legionela!
    Concordam com este comentário:Dynamic444,Joao Dias,Bricoleiro

O problema é que eles existem e pior ainda quem é que os aplica!! E mais não digo que eu prometi ao FD que me ia portar bem!!

Ps: falando de sistemas solares domésticos o que eu quero dizer é que existem depósitos com funcionamentos e métodos de construção diferentes que ao evitarem a estagnação da água evitam também o aparecimento da bactéria.
  12.  # 92

Pois joao mas tb n é so isso, em sistemas domesticos se nao existe problema nem estagnaçao, entao porque é k s recomenda a desinfecçao termica? Ha muita coisa k nos pode mandar desta pra outra, isto da legionella é uma assim como a gripe e por ai fora!
  13.  # 93

Colocado por: Joao Diassistemas solares domésticos o que eu quero dizer é que existem depósitos com funcionamentos e métodos de construção diferentes que ao evitarem a estagnação da água evitam também o aparecimento da bactéria
    existem sistemas em que pura e simplesmente não existe qualquer possibilidade de reprodução de bactérias mes.o que fiquem meses sem qualquer uso,
    Como por exemplo os sistemas em drainback com aquecimento instantâneo de AQS da Daikin\Rotex entre outros, pois somente tem no interior 17 litros de agua de consumo, ao abrir qualquer torneira em segundos limpa a acumulacao.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  14.  # 94

E quem é que recomenda??
    E com que fundamentos.
    É que eu sempre ouvi que em 200 ou 300l na pior das hipóteses nem se forma colónia com tamanho suficiente para fazer estragos.
    Sim: aqui o "tamanho" importa!! ;)
    Também as temperaturas. a 40/45º elas não crescem, não morrem , mas não proliferam.
    Como é normal por aqui em pleno inverno, de vez em quando, termos alguns dias de sol, lá vai o deposito para 60 ou mais graus. Lá morrem as poucas que eventualmente existissem.

Falem-me em 2ºs casas, ou paineis/localizações que durante o inverno pouco ou nada fazem e mantém grandes períodos a temperatura na casas dos 20's. ai assim , na duvida, dava-lhe um choque térmico antes de começar a utilizar essa agua.

Colocado por: Sergio Rodriguescomenda a desinfecçao termica? Ha muita coisa k nos pode mandar desta pra outra, isto da legionella é uma assim como a gripe e por ai fora!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 95

system32 no meu condominio o sistema de painéis solares está "tão bem instalado" que durante o inverno é normal que o depósito não saia dos 20º durante semanas a fio. O apoio é um esquentador a gás natural. Qual a solução?
  16.  # 96

Bom dia, eu como estou em VFX e hoje vi e verifiquei que as pessoas neste concelho colocaram os chuveiros em lixívia pura..conclusão chuveiros estragados e o melhor é que dizem que estão com água preta, claro que estão acabaram de queimar os chuveiros que tinham os cromados e as borrachas interiores, como já aqui foi dito a informação tem de ser muito bem passada e pelo que estou a assistir não está a ser.
    A legionella é uma das principais bactérias que em sistemas de ar e água aparece, são surtos que aparecem e todos os anos aparecem pessoas infectadas com legionella, a questão aqui é que apareceu um surto que mundialmente foi o maior registado.
    Os cuidados que nos estão a apresentar deveria-mos ter sempre, eu fui um dos que coloquei aqui a limpeza do meu AC caseiro, recorrendo a produto anti bacteriano, onde pode aparecer ( muito difícil) nos pratos de condensados do sistema,mas mesmo sendo muito difícil é melhor fazer um limpeza anual que só custa o trabalho que tenho.
    Este surto está a ser investigado e como a certeza não existe, não se pode divulgar ou apontar-se que é daqui ou dali...ou poderá passar por várias...quem sabe...a primeira coisa a fazer é tratar os infectados, depois a prevenção afim de evitar novos casos e após isto identificar o local ou locais da proveniência do surto.
  17.  # 97

Bem.... eu tive a minha instalação solar sem uso por mais de um ano e quando fui para lá morar usei a água normalmente. Não notei que tivesse ficado doente :P

Só uma pergunta: dizem que a bactéria cresce em água estagnada. A bomba circuladora é suficiente para a 'de-estagnar' ?
  18.  # 98

A bactéria existe à décadas. Nunca ninguém quis saber. Agora toda a gente se preocupa. Daqui a dois meses está toda a gente nas tintas outra vez.
  19.  # 99

Por mais que tenham sistemas "anti- legionella" nas suas casas e mais o diabo a quatro, vão para locais públicos e apanham-na igual aos outros... Resumindo vou começar a ver o pessoal a andar de máscara...
    Não estou dentro das manutenções dessas grandes instalações em locais públicos, mas de certo que haverá cuidados a ter e que se forem cumpridos, não causarão o que causou... É como em tudo na vida, se há indicações para fazer manutenções e prevenções, por algum motivo é, agora se o pessoal descora dessas indicações...
    Mas gosto de ver os meios de comunicação social... Eram os russos, agora a legionella, amanhã será outra coisa... De uma coisa que não é inédito, fazem um alarmismo....
  20.  # 100

Colocado por: nandogoncaMas gosto de ver os meios de comunicação social... Eram os russos, agora a legionella, amanhã será outra coisa... De uma coisa que não é inédito, fazem um alarmismo....

É isso que vende!!!

0.0349 seg. NEW