Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já se falou deste tema, mas sempre como acessorio de outros e nunca sem aprofundar.
    Assim a pergunta se mantêm:

    Alguns "factos" ditos por ai:
    Supostamente só prolifera entre 29 a 40ºC, mas tambem já li que até 4º se aguenta!! E que só morre a mais de 60º!
    Num outro li que o cloro que é adicionado na agua de consumo corrente mata a bacteria!

    Diz-se que a legionela só prolifera em grandes instalações (não nas caseiras).

    Já vi que alguns aquecem os depositos a 70º periodicamente para as matar. Mas eu duvido que funcione pois as resistencias apenas aquecem as parte mais alta do deposito, ou seja as bacterias poderiam sobreviver facilmente no 1º terço dos depositos!!



    A pergunta para os 10.000:

    À partida, temos de fazer alguma coisa nas nossas instalações solares (até 300l) ??
    Mais ainda para quem (como eu) tem apoio solar por caldeira/esquentador. Ou seja: que (por exemplo, hoje) tem 44º no deposito, temperatura de conforto para as "danadinhas".

    Ou o risco é semelhante a quem tem uma instalação de AQS standard,: um esquentador a aquecer até 45/50º a agua quente!!!


    Aguardam-se os especialistas!!
  2.  # 2

    Colocado por: ?
    por isso,a diferença nos diferentes tipos de depósitos,na construção,técnica,materiais,e permutas.

    subestima-se os depósitos e só se fala nos painéis (ou bombas de calor).os depósitos serão talvez a parte mais importante de um sistema.

    nota: eu não sou especialista de nada!!!!!!!!!!


    Tanto quanto li a ideia seria propositada. O objectivo seria não ter de aquecer toda a agua do deposito, mas sim apenas uma parte, para consumo mais ou menos imediacto. Para não temos consumos tão altos de electricidade.
  3.  # 3

    Ok, isso quereria dizer que os depositos verticais, em que a agua entra por baixo e sai por cima, seriam os melhores, certo?


    Colocado por: ?o melhor será sempre..."a primeira a entrar é também a primeira a sair",neste sistema não existe estagnação (pontos mortos)

    e temos a certeza que a água na passagem é aquecida.
  4.  # 4

    Colocado por: ?os que eu digo tem uma serpentina mergulhada em "banho Maria",essa serpentina é da água de consumo,contrariamente aos depósitos convencionais em que água de consumo é a do deposito.


    Se percebi, a àgua da serpentina é a de consumo, e a àgua do depósito é outra àgua que por sua vez é aquecida por aquele liquido que circula entre os paineis e os depositos noutra serpentina. Certo?

    p.s. Estive a analisar o catalogo da marca que tinha referido noutro tópico e de facto dá para entender mais ou menos isso, apesar de terem vários tipos de depósitos... Existe algum, que não tenha a resistencia electrica de apoio, e que se possa por esquentador a gás?

    Já agora, apesar de não ser especialista, qual a sua opinião resistencia Vs esquentador
  5.  # 5

    Colocado por: ?que não tem serpentinas,"as permutas" são feitas com outra técnica.


    Fiquei curioso! Sempre a trazer novidades para o fórum!


    Colocado por: ?pode associar 4 fontes de calor em simultâneo (sem resistência eléctrica) e 4 formas de utilização


    E dá para associar essas fontes de calor em várias etapas? Imaginemos que agora só quero por esquentador. Não resulta, e ligo uma resistencia, etc... (Não me lembro de mais...)
  6.  # 6

    Independentemente dessas tecnologias muito binitas que acrescentam e preço e reduzem o rendimento, a questão fundamental é se as pessoas com depositos "normais" estão em perigo ou não. É que a esmagadoura maioria das pessoas tem destes em casa e parece-me estranho que ninguem (incluindo no estrangeiro) fala da legionela como um problela deste tipo de instalações. O que se vê na net é mais em hospitais e grandes instalações ou até em canalizações de agua pouco/mal tratada.

    Mas esporadicamente aparece um ou outro a levantar duvidas.
  7.  # 7

    Eu tenho painéis solares com deposito acumulador vertical, e no verão desligo o esquentador. Podem existir problemas com a legionela, ou com outros bicharocos? Cadê os peritos??
  8.  # 8

    Tu mais um porradal de gente (como eu) É por isso mesmo que abri este topico!!!

    Colocado por: PicaretaEu tenho painéis solares com deposito acumulador vertical, e no verão desligo o esquentador. Podem existir problemas com a legionela, ou com outros bicharocos? Cadê os peritos??
  9.  # 9

    Boas a todos,

    graças a muitos comentários existentes sobre esta matéria aqui no fórum, e como também estava mal documentado, fui á procura da mesma e o que encontrei é basicamente isto que vou descrever ( peço desculpa aos puristas, mas isto é um resumo):

    a legionella é uma classe de bactérias que existem em estado natural e precisam de algumas condições para se reproduzirem, nomeadamente precisam de agua a uma temperatura entre 25º e 40º, sendo estas as principais condições para a sua rápida reprodução, acima dos 60º as bactérias morrem,

    nas redes publicas normalmente é combatida com recurso ao cloro injectado na agua de consumo,
    quando acumulamos agua nos depósitos "sem serpentinas", os vulgares depósitos dos sistemas termosifão, numa primeira amostra pode-se dizer que estarão reunidas todas as condições para a proliferação das bactérias, não fosse o facto de a agua estar a ser alimentada em permanência pela rede (logo com cloro) e pelo simples facto de nalgumas alturas do anos a temperatura ultrapassar os ditos 60º só com a radiação solar, alguns fabricantes aconselham semanalmente a ligação da resistência eléctrica para uma temperatura de 65º para este efeito,

    em sistemas com pouca utilização penso que o perigo é real e não deva ser desprezado,

    o perigo é enorme nos sistemas de recirculação de agua, tipo torres de arrefecimento de ar condicionado industriais e grandes sistemas de AVAC, coisas que ninguém usa na sua casa própria,

    atentamente
    Jorge Alves

    bibliografia: textos diversos na internet, e literatura de diferentes fabricantes de soluções térmicas e climatização
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, dfserra
  10.  # 10

    Obrigado Jorge,

    Como tenho o esquentador desligado no verão, utilizo muitas vezes a água a 35 a 40º, que para tomar banho não está mau, e no dia seguinte com o sol, volta a ter cerca de 60 a 70º, e mata os bichinhos todos. A minha dúvida é quando estão 4 ou 5 dias sem sol e a água não passa dos 40 a 50º (acho eu), se pode existir algum problema.
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaA minha dúvida é quando estão 4 ou 5 dias sem sol e a água não passa dos 40 a 50º (acho eu), se pode existir algum problema.


    em todos os locais em que pesquisei, são unânimes num ponto, só é problemático e o termo utilizado é mesmo este, problemático, se a agua estiver em recirculação em circuito aberto durante períodos de tempo alongado na ordem das semanas ou meses, no caso de dias creio que não temos que nos preocupar com isso,

    aliás a fazer justiça num utilizador deste forum que tudo questiona, as soluções comercializadas no nosso pais vêm de países mais preocupados com este e outros assuntos, por exemplo da Alemanha, logo é de supor que alguém pensou no problema e não vamos ser nós, meros utilizadores e pesquisadores de internet nas horas vagas que temos argumentos para contestar os ditos senhores fabricantes de equipamentos térmicos,

    Jorge Alves

    PS:o ultimo paragrafo é opinião pessoal sem qualquer rigor cientifico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
    • eu
    • 5 janeiro 2011

     # 12

    Penso que não é em 4 ou 5 dias que se desenvolvem colónias relevantes dessas bactérias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  12.  # 13

    Colocado por: jorgealves

    se a agua estiver em recirculação em circuito aberto


    O que é que isto significa??
  13.  # 14

    Colocado por: PicaretaO que é que isto significa??


    é o circuito típico de uma torre de arrefecimento de agua, onde a agua em circulação é sempre a mesma, e na torre é "despejada" no topo da mesma e por gravidade desce pelas lamelas até ao deposito recolector na base, sendo bombeada novamente para a utilização com a reposição da agua evaporada no processo,
    Jorge Alves
  14.  # 15

    Colocado por: jorgealves

    é o circuito típico de uma torre de arrefecimento de agua, onde a agua em circulação é sempre a mesma, e na torre é "despejada" no topo da mesma e por gravidade desce pelas lamelas até ao deposito recolector na base, sendo bombeada novamente para a utilização com a reposição da agua evaporada no processo,
    Jorge Alves


    ??????? ai ???? ui ???? afinal sou mesmo burro, não percebi nada. Isso é utilizado onde??? serve para quê??
  15.  # 16

    Colocado por: PicaretaIsso é utilizado onde??? serve para quê??


    é uma das muitas soluções possíveis para ar condicionado em grandes edifícios e em muitos processos industriais,onde seja necessário arrefecer grandes quantidades de agua ou "fluidos diversos", sendo estes por via indirecta, agua é aquecida por permuta térmica com o fluido e a agua é por sua vez arrefecida na torre de arrefecimento,
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  16.  # 17

    OK. já percebi,mas essa não é a minha praia.
  17.  # 18

    Boas
    Como vou ter acumulador proveniente de paineis solares, e sabendo que o aquecimento da água fica bastante caro, especialmente se for po meio de resistência, e como vou ser eu a fazer a programação da domótica de casa, andei a investigar um pouco sobre a legionela e o que encontrei para além de algumas noções que já tinha foi:
    "Legionella pneumophila é uma bactéria associada com a contaminação do ar interior de edifícios. Tem sido também encontrada em fontes luminosas, chuveiros, zacuzzis, humidificadores, e outros equipamentos de água, incluindo na água potável de residências. Esta bactéria, implicada em pneumonias de consequências graves e por vezes fatal, tem merecido especial destaque nos principais meios de comunicação através da Europa e outras partes do mundo.

    A doença dos legionários é um tipo de pneumonia que para além de afectar os pulmões tem efeitos noutros órgãos. Esta doença manifesta-se inicialmente por febres altas, “chills”, dores musculares e de cabeça, surgindo rapidamente o aparecimento de tosse seca e dificuldades respiratórias. Em alguns pacientes desenvolve-se por vezes diarreias, vómitos, estados de uma certa confusão e delírio. A falta de tratamento adequado e imediato poderá ser de consequências fatais.

    De entre as espécies pertencentes a esta família, a L. pneumophila é a que mais se destaca devido à acção patogénica quando da inalação de “airborne droplets” ou partículas contendo este microrganismo viável, com dimensões suficientemente pequenas para penetrarem nos pulmões e depositarem-se nos alvéolos. Até ao momento não tem havido evidencias desta doença se transmitir por ingestão ou passar de pessoa para pessoa.

    Este microrganismo, encontra-se frequentemente associado à pneumonia, por vezes letal, e à “Febre de Pontiac”, sendo o seu período de incubação de 2 a 10 dias, sendo mais frequente de 3 a 6 dias. Embora não se conheça a “dose” de legionella necessária para causar infecção em humanos, sabe-se que em cerca de 100 pessoas expostas geralmente uma desenvolve sintomas da doença e que os homens são mais afectados que as mulheres geralmente na proporção 3:1.

    Caracterização e condições de crescimento -É um aeróbico estrito, cujo o intervalo óptimo de temperatura e pH se encontra, respectivamente, entre 29 a 40ºC e 6,9. Podem sobreviver em laboratório durante vários meses quer à temperatura ambiente, quer a 4ºC e durante pelo menos 1 ano na água potável isenta de cloro. "

    O texto é um bocado longo, já não me lembro de onde o tirei..., mas para quem realmente está interessado, acho que compensa ler.
    Resumindo um bocado: A legionela forma-se a temperaturas entre 29 e 40ºC, ph perto do neutro, e é apenas perigosa se for respirada, o que quer dizer que o sitio mais "perigoso" nas nossas casas para apanhar legionela é no chuveiro...
    A imagem abaixo serve para se saber os tempos/temperaturas necessários para acabar com a dita..

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac, Picareta, jorgealves
      legionella.jpg
    • eu
    • 6 janeiro 2011

     # 19

    Penso que existe um alarmismo despropositado em torno deste assunto. Pela leitura destes textos, até parece que qualquer reservatório de água a 35 graus fica automaticamente com populações perigosas destas bactérias... isso não é verdade! Para que isso aconteça, a água tem que vir infectada, o que é improvável, dados os tratamentos químicos que são realizados na água pública. Além disso, para as bactérias proliferarem precisam de... alimento.

    E mesmo que exista uma contaminação, apenas uma pequena percentagem das pessoas, geralmente imunodeprimidos, contrai a doença...
  18.  # 20

    Colocado por: euPenso que existe um alarmismo despropositado em torno deste assunto. Pela leitura destes textos, até parece que qualquer reservatório de água a 35 graus fica automaticamente com populações perigosas destas bactérias... isso não é verdade! Para que isso aconteça, a água tem que vir infectada, o que é improvável, dados os tratamentos químicos que são realizados na água pública. Além disso, para as bactérias proliferarem precisam de... alimento.

    E mesmo que exista uma contaminação, apenas uma pequena percentagem das pessoas, geralmente imunodeprimidos, contrai a doença...

    Também acho que sim, deve ser necessário uma combinação de vários factores adversos, mas mais vale prevenir do que .. inquinar.. :)

    Cumprimentos
 
0.0247 seg. NEW