Colocado por: ClioIIEntão se um mecânico se magoar a mudar a embraiagem do meu carro e lhe cair a caixa de velocidades em cima de um pé, eu devo ser responsabilizado porque sou o dono do carro?
Colocado por: RJAS1972
Sendo o trabalho feito na oficina do mecânico ou na sua garagem?
Colocado por: LuisPereirae dar de comer a mais um ou dois tipos.errado , isto mexe com mais gente diria que o DO paga mais umas centenas de pessoas aahhh
Colocado por: RJAS1972Se você como dono de obra sabe que não estão a ser respeitadas as condições de segurança exigidas para os trabalhos em curso, só tem é de ser responsabilizado por isso. É isso que " DONO DE OBRA por ter conhecimento disto e ter permitido" quer dizer. Independentemente de você querer puxar a brasa à sua sardinha com a história de a sua garagem não ter licença para ser oficina de automóveis, o que interessa para o exemplo é que a sua garagem não tem condições de segurança para a reparação que mencionou e como tal é responsável por isso.
Não se preocupe, pois se o seu mecânico morrer debaixo do seu carro na oficina dele, ninguém o vai chatear.
Colocado por: LuisPereiraeu até fico lixado ás vezes porque não se passa tudo do mesmo modo em qualquer lugar ...
A minha garagem nao está licenciada para efectuar reparações por isso nunca o poderia fazer na minha garagem.
E aqueles fulanos que vêm com uma carrinha a sua casa mudar um vidro do carro? Se se aleijam a reparar o vidro é culpa sua? E se raparam o vidro na rua a culpa é de quem da Camara municipal ou das Estradas de Portugal?
Se eu contrato um empreiteiro para me fazer uma obra ele deve ser o responsável pelo seui trabalho e pelos seus trabalhadores.
Esta lei só está feita da forma como está para que o dono de uma obra tenha de contratar mais meia duzia de serviços e dar de comer a mais um ou dois tipos.
Colocado por: LuisPereiraVou pedir ao empreiteiro para levar a minha casa para o quintal dele e construi-la lá!
Colocado por: LuisPereiraNinguém está contra a protecção dos trabalhadores. Acho muito bem que se protejam todos os trabalhadores em todos os tipos dos trabalhos.lol por isso paga ao Zé Da Silva , assim ele fizcaliza tudo por si ahhhh ou pela velha ...
O caso concreto da construção civil não acho que o dono de uma casa que vai ser construida ou remodelada deva ser responsabilizado pela protecção dos funcionarios de um empreiteiro e da sua segurança.
Uma senhora de 90 anos que chama um empreiteiro a sua casa para lhe pintar a casa nao tem de saber que tipo de andaimes devem ser colocados, que devem usar protecção, que tipo de mascaras consuante o tipo de tinta, etc.
Estes assuntos têm de ser da responsabilidade do empreiteiro e de mais ninguém.
Um homem que está a viver na china e quer que se lhe construa um poço nao tem de vir passar umas férias a Portugal para fiscalizar o trabalho de alguém e muito menos tem de ler a legislação em vigor para que possa andar de chicote atrás de um empreiteiro.
Colocado por: RJAS1972
Fica mais barato contratar um responsável pela segurança.
Colocado por: rafaelisidorolol por isso paga ao Zé Da Silva , assim ele fizcaliza tudo por si ahhhh ou pela velha ...
Colocado por: LuisPereirapois é e depois é o vicio que vem o descarte , o jeito etc etc e as coisas acontecem na mesma ... já se for o DO a contratar um Fiscal a coisa é diferente ...penso eu .
O empreiteiro que o faça? Como qualquer empresário decente tem alguém contratado para que a sua fabrica esteja a funcionar em segurança.
Colocado por: LuisPereiraE porque nao é o empreiteiro que o contrata?
Colocado por: rafaelisidoropois é e depois é o vicio que vem o descarte , o jeito etc etc e as coisas acontecem na mesma ... já se for o DO a contratar um Fiscal a coisa é diferente ...penso eu .
Colocado por: LuisPereiranão não , não sabe que vive em Portugal ainda parece !!!! o que diz deveria ser real mas não é em 90% das vezes .
Diferente porquê? Se for o mesmo tipo tanto é (in)competente se for A ou B a pagar o ordenado.
Colocado por: LuisPereira
E porque nao é o empreiteiro que o contrata? Nao deve ser quem executa um determinado trabalho que deve saber como o fazer em segurança?