Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ClioIIEntão se um mecânico se magoar a mudar a embraiagem do meu carro e lhe cair a caixa de velocidades em cima de um pé, eu devo ser responsabilizado porque sou o dono do carro?

Sendo o trabalho feito na oficina do mecânico ou na sua garagem?
  2.  # 22

Colocado por: RJAS1972

Sendo o trabalho feito na oficina do mecânico ou na sua garagem?

A minha garagem nao está licenciada para efectuar reparações por isso nunca o poderia fazer na minha garagem.

E aqueles fulanos que vêm com uma carrinha a sua casa mudar um vidro do carro? Se se aleijam a reparar o vidro é culpa sua? E se raparam o vidro na rua a culpa é de quem da Camara municipal ou das Estradas de Portugal?

Se eu contrato um empreiteiro para me fazer uma obra ele deve ser o responsável pelo seui trabalho e pelos seus trabalhadores.
    Esta lei só está feita da forma como está para que o dono de uma obra tenha de contratar mais meia duzia de serviços e dar de comer a mais um ou dois tipos.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  3.  # 23

Colocado por: LuisPereirae dar de comer a mais um ou dois tipos.
    errado , isto mexe com mais gente diria que o DO paga mais umas centenas de pessoas aahhh
  4.  # 24

Se você como dono de obra sabe que não estão a ser respeitadas as condições de segurança exigidas para os trabalhos em curso, só tem é de ser responsabilizado por isso. É isso que " DONO DE OBRA por ter conhecimento disto e ter permitido" quer dizer. Independentemente de você querer puxar a brasa à sua sardinha com a história de a sua garagem não ter licença para ser oficina de automóveis, o que interessa para o exemplo é que a sua garagem não tem condições de segurança para a reparação que mencionou e como tal é responsável por isso.
    Não se preocupe, pois se o seu mecânico morrer debaixo do seu carro na oficina dele, ninguém o vai chatear.
  5.  # 25

Esta lei teve um preposito definido, mas a meio esse nicho para quem foi feita descobriu que aquilo afinal dava chatiçes porque se estava a lidar com a vida de pessoas ...

Cala-te boca ...
  6.  # 26

Colocado por: RJAS1972Se você como dono de obra sabe que não estão a ser respeitadas as condições de segurança exigidas para os trabalhos em curso, só tem é de ser responsabilizado por isso. É isso que " DONO DE OBRA por ter conhecimento disto e ter permitido" quer dizer. Independentemente de você querer puxar a brasa à sua sardinha com a história de a sua garagem não ter licença para ser oficina de automóveis, o que interessa para o exemplo é que a sua garagem não tem condições de segurança para a reparação que mencionou e como tal é responsável por isso.
    Não se preocupe, pois se o seu mecânico morrer debaixo do seu carro na oficina dele, ninguém o vai chatear.

Vou pedir ao empreiteiro para levar a minha casa para o quintal dele e construi-la lá!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Rodri12, André Vidal, Dias12
  7.  # 27

Colocado por: LuisPereira

A minha garagem nao está licenciada para efectuar reparações por isso nunca o poderia fazer na minha garagem.

E aqueles fulanos que vêm com uma carrinha a sua casa mudar um vidro do carro? Se se aleijam a reparar o vidro é culpa sua? E se raparam o vidro na rua a culpa é de quem da Camara municipal ou das Estradas de Portugal?

Se eu contrato um empreiteiro para me fazer uma obra ele deve ser o responsável pelo seui trabalho e pelos seus trabalhadores.
    Esta lei só está feita da forma como está para que o dono de uma obra tenha de contratar mais meia duzia de serviços e dar de comer a mais um ou dois tipos.
    eu até fico lixado ás vezes porque não se passa tudo do mesmo modo em qualquer lugar ...
    ainda há um ano atrás e quem conhece a CM Ponta Delgada que tem uma policia camararia pronta a actuar em qualquer lado estava a pintar as suas fachadas que contam com perto de 20mt de altura com escadas em plena rua aberta com gente profissional ahhahhahh num m belo dia da tarde ouvi uns gritos na camara , era um empreiteiro a fazer um leilão com razão que tinha levado 750 € de multa por sujar o passeio durante a lavagem sem licença de uma moradia que ia pintar , isto posteriormente á lavagem ... sabe-se que as pinturas acabaram ali no momento e no dia seguinte já havia um camião grua da CM a elevar os homens e transito fechado ahaahhahha

se estes gajos todos pagassem e cumprissem o que está escrito não havia leis neste país lol
  8.  # 28

Ninguém está contra a protecção dos trabalhadores. Acho muito bem que se protejam todos os trabalhadores em todos os tipos dos trabalhos.

O caso concreto da construção civil não acho que o dono de uma casa que vai ser construida ou remodelada deva ser responsabilizado pela protecção dos funcionarios de um empreiteiro e da sua segurança.

Uma senhora de 90 anos que chama um empreiteiro a sua casa para lhe pintar a casa nao tem de saber que tipo de andaimes devem ser colocados, que devem usar protecção, que tipo de mascaras consuante o tipo de tinta, etc.
    Estes assuntos têm de ser da responsabilidade do empreiteiro e de mais ninguém.

Um homem que está a viver na china e quer que se lhe construa um poço nao tem de vir passar umas férias a Portugal para fiscalizar o trabalho de alguém e muito menos tem de ler a legislação em vigor para que possa andar de chicote atrás de um empreiteiro.
  9.  # 29

Colocado por: LuisPereiraVou pedir ao empreiteiro para levar a minha casa para o quintal dele e construi-la lá!

Fica mais barato contratar um responsável pela segurança.
  10.  # 30

Colocado por: LuisPereiraNinguém está contra a protecção dos trabalhadores. Acho muito bem que se protejam todos os trabalhadores em todos os tipos dos trabalhos.

O caso concreto da construção civil não acho que o dono de uma casa que vai ser construida ou remodelada deva ser responsabilizado pela protecção dos funcionarios de um empreiteiro e da sua segurança.

Uma senhora de 90 anos que chama um empreiteiro a sua casa para lhe pintar a casa nao tem de saber que tipo de andaimes devem ser colocados, que devem usar protecção, que tipo de mascaras consuante o tipo de tinta, etc.
    Estes assuntos têm de ser da responsabilidade do empreiteiro e de mais ninguém.

Um homem que está a viver na china e quer que se lhe construa um poço nao tem de vir passar umas férias a Portugal para fiscalizar o trabalho de alguém e muito menos tem de ler a legislação em vigor para que possa andar de chicote atrás de um empreiteiro.
    lol por isso paga ao Zé Da Silva , assim ele fizcaliza tudo por si ahhhh ou pela velha ...
  11.  # 31

Colocado por: RJAS1972

Fica mais barato contratar um responsável pela segurança.

E porque nao é o empreiteiro que o contrata? Nao deve ser quem executa um determinado trabalho que deve saber como o fazer em segurança?
  12.  # 32

mas vamos apurar factos , o que faz realmente o facto de ter tudo em ordem ou não ter tudo em ordem quando acontece uma morte ?
    o morto tá ****** na mesma , as companhias de seguro arranjam o maximo para nao pagar , mesmo se vão pagar recorrem até chegar um acordo minimo ... o dinheiro que anda á volta de todo o processo é superior ao valor do morto ... portanto não sei mesmo até quanto compensa para o estado ter estas leis todas ...
  13.  # 33

Colocado por: rafaelisidorolol por isso paga ao Zé Da Silva , assim ele fizcaliza tudo por si ahhhh ou pela velha ...

O empreiteiro que o faça? Como qualquer empresário decente tem alguém contratado para que a sua fabrica esteja a funcionar em segurança.
  14.  # 34

O empreiteiro que o faça? Como qualquer empresário decente tem alguém contratado para que a sua fabrica esteja a funcionar em segurança.
    pois é e depois é o vicio que vem o descarte , o jeito etc etc e as coisas acontecem na mesma ... já se for o DO a contratar um Fiscal a coisa é diferente ...penso eu .
  15.  # 35

Colocado por: LuisPereiraE porque nao é o empreiteiro que o contrata?

Porque o fiscal depois ia fiscalizar o seu patrão!!!!...levantava muitos problemas e era despedido ;))
    Concordam com este comentário: RJAS1972
  16.  # 36

Colocado por: rafaelisidoropois é e depois é o vicio que vem o descarte , o jeito etc etc e as coisas acontecem na mesma ... já se for o DO a contratar um Fiscal a coisa é diferente ...penso eu .

Diferente porquê? Se for o mesmo tipo tanto é (in)competente se for A ou B a pagar o ordenado.
  17.  # 37

e responsabilizar os fiscais quando o pior acontece ? tipo passar uns anos na prisa , afinal graças a um serviço prestado pode haver falhas ...
  18.  # 38

Diferente porquê? Se for o mesmo tipo tanto é (in)competente se for A ou B a pagar o ordenado.
    não não , não sabe que vive em Portugal ainda parece !!!! o que diz deveria ser real mas não é em 90% das vezes .
  19.  # 39

eu dei-lhe um exemplo claro da CMPD em plena rua , em pleno dia e num edificio que tem fiscais ... aliás ainda agora estiverem a preparar um salão e digo é uma vergonha e um mal á saúde publica o que se passou durante 2 meses e ainda se passa ... apostava que se fosse em minha casa já estava preso .
  20.  # 40

E porque nao é o empreiteiro que o contrata? Nao deve ser quem executa um determinado trabalho que deve saber como o fazer em segurança?

É como diz o Picareta: empregado a fiscalizar o patrão.
    Atente às respostas, em tom de gozo, que muitos foristas dão por aqui quando são apontadas falhas de segurança nas suas obras e imagine a desbunda que seria se não fossem co-responsáveis pelas mesmas.

0.0246 seg. NEW