Iniciar sessão ou registar-se
  1. mtiago, essa casa da NG exposta no Museu da Electricidade, foi pensada para ser construída em que zona geográfica?
    • mtiago
    • 28 junho 2010 editado
    Colocado por: golivermtiago, essa casa da NG exposta no Museu da Electricidade, foi pensada para ser construída em que zona geográfica?

Realmente tendo em conta o excesso de isolamento que a casa apresenta, é provável que possa ser construída em qualquer parte do MUNDO. Seja a zona quente, fria ou moderada...

Mas pareceu-me tudo porreiro...exemplo as paredes era tijolo de 20x20cm com placas de cortiça no exterior e depois a casa era forrada com um aglomerado de pedra. Pareceu-me bem mas é possível que seja um pouco mais €€€€ que a tradicional parede dupla com XPS no meio!

http://mtiago.blogspot.com
  2. Colocado por: j cardosoBoas

Questão 2:
    Das minhas investigações, descobri que há uma recomendação para que o ar dentro de uma habitação seja renovado à razão de 40-50% por hora.

Não é como diz:

Decreto-Lei n.o 80/2006 de 4 de Abril

CAPÍTULO V
    Disposições finais e transitórias
    Artigo 14.o
    Condições interiores de referência

a) ...
    b) A taxa de referência para a renovação do ar, para garantia da qualidade do ar interior, é de 0,6 renovações por hora, devendo as soluções construtivas adoptadas para o edifício ou fracção autónoma, dotados ou não de sistemas mecânicos de ventilação, garantir a satisfação desse valor sob condições médias de funcionamento

«Taxa de renovação do ar» é o caudal horário de entrada de ar novo num edifício ou fracção autónoma para renovação do ar interior, expresso em múltiplos
    do volume interior útil do edifício ou da fracção autónoma.

cumps
    José Cardoso

Assim sendo, a taxa que exprimi está incorrecta até por defeito - deverá ser renovado o ar dentro de casa em 60% por hora (taxa de renovação do ar = 0,6). A pergunta que formulei tem ainda mais preponderância e ainda não foi respondida... ;-)
    • mtiago
    • 28 junho 2010 editado
    Posto aqui algumas imagens que recolhi...

Pormenor da pedra não entrar em casa para evitar ponte térmica.

O chão flutuante encosta directamente no caixilho.
      27062010101.jpg
      27062010113.jpg
  3. Colocado por: mtiago
    Colocado por: golivermtiago, essa casa da NG exposta no Museu da Electricidade, foi pensada para ser construída em que zona geográfica?

Realmente tendo em conta o excesso de isolamento que a casa apresenta, é provável que possa ser construída em qualquer parte do MUNDO. Seja a zona quente, fria ou moderada...

Mas pareceu-me tudo porreiro...exemplo as paredes era tijolo de 20x20cm com placas de cortiça no exterior e depois a casa era forrada com um aglomerado de pedra. Pareceu-me bem mas é possível que seja um pouco mais €€€€ que a tradicional parede dupla com XPS no meio!

http://mtiago.blogspot.com

A minha pergunta tinha mais a ver com a caixilharia, porque a minha opinião é que não acho que seja muito boa ideia colocar PVC em zonas com exposições solares alargadas e mais quentes e com amplitudes térmicas mais acentuadas.
    • mtiago
    • 28 junho 2010 editado
    Mais Imagens.

Forma como foi feito o chão.
    O dedo está a apontar para a argamassa com bolas de esferovite!
      27062010109.jpg
    • mtiago
    • 28 junho 2010 editado
    As paredes
      27062010111.jpg
      27062010115.jpg
    • mtiago
    • 28 junho 2010 editado
    A fachada principal virada a SUL

E com barrotes de madeira para a entrada de Sol não ser tão directa...
      27062010104.jpg
      27062010106.jpg
      27062010105.jpg
  4. Colocado por: MartaGBoa noite...

Ando em fase de construção e no que toca a este tópico, decidimos colocar janelas / portadas em PVC da marca VEKA.

Alguém tem boas referênciasdesta marca? Experiências?!

Cumprimentos!
    Marta

As referências são boas...boa estanquidade etc.
    Mas devo chamar a atenção que vedantes soldados ao pvc nas esquadrias(não interessam a ninguém)
  5. Jorge:

O senhor que me vai colocar as janelas PVC diz que vai colocar silicone e aparafusar com uma broca especial para o seu melhor encaixe... se não estou errada... creio que foi isso que me indicou... mas posso ter a certeza amanhã...

As janelas vão ser ainda colocadas na face interior sem fazer contacto com a parede exterior.
  6. Colocado por: MartaGJorge:

O senhor que me vai colocar as janelas PVC diz que vai colocar silicone e aparafusar com uma broca especial para o seu melhor encaixe... se não estou errada... creio que foi isso que me indicou... mas posso ter a certeza amanhã...

As janelas vão ser ainda colocadas na face interior sem fazer contacto com a parede exterior.

Marta.

Só o silicone titânio serve para aderir bem ao pvc(não se esqueça)
    Rocha
  7. Colocado por: pvitorino17Fujam da Technal e do seu Aluminier Paulo Henriques. Razão: Nunca conheci ninguém que goste de ser engando.

Cumprimentos.

Pedro Vitorino

Eu já fugi...e tive problemas graves com eles.
    Os tipos de vez em quando lembram-se de mandar os perfis com a lacagem cheia de bolhas;vai para trás e vai para a frente,e nós é que ficamos sempre mal vistos com os clientes;para não falar em borrachas fora de cotas por trocarem fornecedores de qualquer maneira.

Rocha
  8. Colocado por: Ricardo_Gomes
    Colocado por: pvitorino17Fujam da Technal e do seu Aluminier Paulo Henriques. Razão: Nunca conheci ninguém que goste de ser engando.

Cumprimentos.

Pedro Vitorino

Haja alguem que acordou para vida!!! Finalmente alguem que sabe o que é o Technal, uma " bosta " autentica e muita cara ainda por cima...
    Teem tantas soluções dentro do Aluminio é uma asneira decidirem pelo Techan... Acreditem mesmo...

Eu também já me lixei e bem com eles.(não interessam a ninguém)e o material apenas tem nome e nada mais.Na série FBi os esquadros nem sequer apertam(pelo menos no meu tempo)tínhamos que colar com cola de 2 componentes,e era assim que as esquadrias tinham que ficar.

Rocha
  9. Colocado por: Ricardo_Gomes
    Colocado por: FDCom essas caracteristicas já deveriam ser bem boas.

O problema em minha casa é no topo, a distância entre a janela e o encaixe é grande e deixa passar muito som e frio...
    Já se sabe que o barulho apenas precisa de uma pequena fresta para passar.

janela

Depois também há a questão da caixa do estore (se é que tem estores) que muitas vezes (quase sempre) não está isolada. Ou seja, até pode nem ser culpa das janelas...

Caro amigo, o seu problema pode ser resolvido, pelo menos em 80%...
    Pelas fotos o seu aluminio é equivalente á serie de correr ligeira PC1000 com calha de aumento para vidro duplo...
    Existem uns bedantes que levam pelucia e que são para colocar na soleira em baixo e em cima depois das folhas estarem colocadas, se os rasgos de esquamento de aguas estiverem bem feitos resolve lhe em muito o problema que tem...

Cumps...

Ricardo Gomes.

Não dê expectativa ao FD,porque ele tem é que mudar as janelas se não quiser ter frio...eheheh
    A série que tem em fotografia é uma série que se chama CLT da Portalex,e é lixado vedar os topos das prumadas centrais,esta série ainda está no mercado e é a pior série da portalex,(tem muito pouca estanquidade ao vento,para não falar na água.

Rocha
  10. Colocado por: goliverTive uma casa toda equipada com Technal e era uma maravilha.

Deve ter pago muito dinheiro e safou-se porque secalhar estava numa zona de pouca exigência atmosférica.

Rocha
  11. Colocado por: goliver
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: goliverDigo eu que tenho duas amostras cá em casa. Uma Navarra, folha oculta. E outra Hydro, Thermostop. Dá para ver e sentir que o aluminio da Hydro é mais consistente.

Continuo sem descobrir a denominação/número da série folha oculta, da Navarra.

Não interprete o modo como está a observar o alumínio tirando conclusões precipitadas...também trabalho com a Portalex.
    Não dá para ver no site deles...terá que tentar por um comercial da Navarra.
    (tenho a certeza que a folha oculta da Navarra é da série N14 200)

Cumps
    Rocha

E o que tem a dizer da Portalex?

É uma boa empresa com bons profissionais,e com bom carácter...não são arrogantes,não têm a mania que percebem do assunto(e percebem)
    O material foi recentemente melhorado,têm uma série que se chama Thermostop24 que quer dizer que a poliamida tem 24mm.o aro tem cerca de 54mm.(idêntico à N14 200 e Ecothermic plus)em termos de dimensão...as estanquidades comem-se,as questões térmicas também,e talvez seja a série de ruptura térmica mais económica do mercado.As séries da Portalex estão muito bem elaboradas documentalmente no site deles...mando daqui um abraço ao sr.Venâncio que é um grande profissional da coisa.

Rocha
  12. Boas

Assim sendo, a taxa que exprimi está incorrecta até por defeito - deverá ser renovado o ar dentro de casa em 60% por hora (taxa de renovação do ar = 0,6). A pergunta que formulei tem ainda mais preponderância e ainda não foi respondida...

Na verdade este valor é valor de referência apenas para os casos em que os edifícios estejam em conformidade com a NP 1037-1, o que terá de ser demonstrado pelo autor do projecto RCCTE. Nestes casos as fachadas devem ter, entre outras coisas, dispositivos de admissão de ar auto-reguláveis que assegurem os caudais especificados nos compartimentos que servem. Esta metodologia é aplicada apenas nos casos em que não existem outros meios mecânicos de insuflação ou de extracção de ar, nomeadamente extracção mecânica nas instalações sanitárias, admitindo-se apenas a existência do exaustor na cozinha (por funcionar em períodos curtos).
    Como disse atrás, o valor de 0,6/hora é apenas um valor de referência, já que em cada caso deve ser calculada a necessidade de renovação do ar, que depende da tipologia do edifício, da sua classificação relativamente à exposição ao vento e da permeabilidade ao ar da sua envolvente (nomeadamente caixilharias, cuja classificação terá de ser comprovada por ensaios sem o que serão consideradas sem classificação). De notar que a existência ou ausência de caixa de estore, bem como os tais dispositivos de admissão da fachada, definem a permeabilidade da envolvente.
    Com base nestes elementos, calcula-se em cada caso a renovação de ar necessária.
    Se o edifício dispuser de ventilação mecânica. O método de cálculo é outro (acho que não vem ao caso neste momento).
    Agora em “Português”:

Claro que a renovação de ar implica que, por exemplo, no Inverno há perdas de calor para o exterior. Na execução do projecto estas perdas são quantificadas e levadas em conta no cálculo das necessidades de aquecimento.

Resumindo: As caixilharias devem ser estanques? Não, embora certos “chicos espertos” gostem de afirmar o contrário.

Cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lbarral
  13. Colocado por: lbarralCaríssimos,

Após aturada leitura a este tópico (aproveito desde já para agradecer aos participantes pelos posts construtivos e instrutivos) venho colocar as minhas questões:

Questão 1:
    Tenho na minha casa em construção um vão com 3,20m(L) x 2,80m(A). Pretendo que seja possível abrir completamente o vão.
    Há alguém (ou alguma marca) que faça, em alumínio ou PVC, o mesmo vão em duas folhas de abrir (batente)?
    Se necessário, pode passar por reduzir a altura do vão para 2,50m.
    Se não houver solução em duas folhas, há alguma outra que não o harmónico? E dentro do harmónico, é possível fazê-lo em apenas 3 folhas?

Questão 2:
    Das minhas investigações, descobri que há uma recomendação para que o ar dentro de uma habitação seja renovado à razão de 40-50% por hora. Ora, este tipo de recomendação não vai um pouco contra à promovida e aturada obsessão pela estanquidade dos caixilhos?

Questão 3:
    Falaram-me em tempos que tinham visto num artigo de uma revista dessas de arquitectura-decoração sobre a instalação, na zona envidraçada de uma sala de estar, de uma solução que me descreveram como sendo "tipo um portão seccionado de uma garagem só que com vidro"... Alguém conhece alguma solução deste género? Seria sem dúvida espectacular poder abrir o vão de uma janela/porta e deixar completamente de ver a janela/porta... ;-)

Obrigado,
    Luís Barral

Se houver alguém que o faça;fá-lo ilegalmente...
    A não ser que haja uma série no mercado que tenha essa capacidade e tenha sido objecto de ensaio em laboratório de engenharia(que duvido e muito)
    Poderá fazer em armónio sem qualquer problema de 3 ou mais folhas.
    Poderá também colocar ventiladores de ruptura térmica agregados ao vidro duplo tipo sofi,que podem abrir ou fechar.

Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lbarral
  14. Colocado por: MartaGBoa noite...

Ando em fase de construção e no que toca a este tópico, decidimos colocar janelas / portadas em PVC da marca VEKA.

Alguém tem boas referênciasdesta marca? Experiências?!

Cumprimentos!
    Marta

Marta.
    Só não me lembrei em desaconselhá-la em colocar portadas em pvc se estas estiverem muito expostas ao sol(resistem pouco)

Rocha
  15. Jorge,

Não vamos colocar portadas nem nas sacadas nem nas janelas... vai ser mesmo estores! Sendo a sua caixa de ar posta na parede exterior, (e se não me engano, estores em pvc, pois ainda não deliniamos esse assunto ao certo)...

Marta

0.3721 seg. NEW