Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: carlossilvaQue acham? Qual a largura do pervil de aluminio versus pvc?

De facto existe uma diferença entre o PVC e o aluminio, não na largura do perfil, mas sim na altura. Relativamente ás diferenças, depende do aluminio a aplicar, pois existem várias alturas. Respondendo à sua questão, o perfil de PVC (aro móvel e fixo) tem 12cm e o aluminio (aro móvel e fixo) a altura minima é de 8 cm.

Em janelas com 1x1,5m acho que não é expressivo se aplicar PVC, é claro que é a minha opinião, até porque tenho janelas em minha casa que são em PVC e têm 0,8x1,3m.

Para poder melhor formar a sua opinião, acho que devia ver pessoalmente alguns exemplos.
  2.  # 2

Pelo que percebi por um dos posts desta thread, as portas elevadoras-corredoras não são assim tão boas, ou pelo menos não equivalem as oscilo-paralelas, como é mencionado na transcrição abaixo:

Funcionalmente, estas portas caracterizam-se pelo movimento das folhas, que quando accionado o manípulo levantam, e é então possível deslizá-las.

O manípulo pode ser movimentado para a posição de fechado em qualquer posição da folha, permitindo que esta se fixe em qualquer posição de abertura, possibilitando, por exemplo, um pequeno espaço aberto para ventilação.

Mas apenas o encerramento na posição do batente garante o fecho, uma vez que então a folha tranca, além de pousar na base, e também superiormente.

A vedação conseguida é muito boa, embora não consiga a estanquecidade de uma solução de batente.

http://www.macica.pt/por_ce.html

Confirma-se?

É que eu estava a pensar colocar na sala e escritório elevadora-corredoras, visto que o perfil/calha de baixo é muito pequeno e permite um passagem entre espaços suave, sem me preocupar com o "tropeçar" típico nos perfis/calhas junto ao chão dos oscilo-batente ou oscilo-paralela...
  3.  # 3

Depois de 12 páginas já chegamos a alguma conclusão?

:)))
  4.  # 4

Eu nem vou por aí.....

apenas voltei a usar esta thread por causa deste comentário:

Rui, a janela corredora elevadora é basicamente uma janela de correr ( com fraca vedação ), usa-se para grandes vãos, quando o peso da folha é elevado, já que a possibilidade desta é tornar-se mais leve pelo facto da ferragem permitir uma " subida da folha " para apoiar em rolamentos para o efeito.
    A osiloparalela é um tipo de caixilharia com vedação idêntica às de batente, com a possibilidade de fazer oscilo e com um funcionamento como mostra o video seguinte:
    Cumps.

http://www.youtube.com/v/8CkTfMSsJw0&hl

As calhas que se vêm na parte inferior são as calhas onde se apoia a folha para poder correr.

É um pouco esquesito haver um produto mau: porta de correr, um produto bom: oscilo paralela (dá para grandes vãos e tem bom isolamento) e um produto: elevadora-corredora que é tão mau quanto o produto mau e mais caro que o produto bom. ???????
  5.  # 5

Tal como muitos, também estou a construir, e optei pelo PVC kommerling da série eurofutur, com acabamento em renolite cinza. A minha duvida prende-se com os acabamentos nos apainelados, piso flutuante e tampo da caixa estore, pois a solução apresentada passa pela colagem de uma calha no perfil que "esconde" o corte da madeira. O mal é que não existe essa calha com acabamento renolite ou lacada á cor, só existe branca ou castanha escura. Agradecia a quem tenha tenha pvc aplicado, se me poderia explicar como tem esta zona (os que teem branco sei que não teem problema pois a calha é branca :)), para tentar encontrar a melhor maneira de colmatar esta falha no PVC. O alumínio não possui este problema pois a cantoneira está embutida no próprio perfil, e ao lacar fica tudo da mesma cor. Obrigado desde já pelas respostas,

Paulo
  6.  # 6

Colocado por: vasco tomeDepois de 12 páginas já chegamos a alguma conclusão?

:)))

Lol achas?
    Tás com um senso de humor ui ui ui....

Mas já temos outro ao mesmo nível... "O que arde mais depressa, madeira ou alvenaria" :) ou "moradia a 500 euros a m2"

Temos 3 tópicos neste fórum que são um novelo de fio sem fim!

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  7.  # 7

Ter fim, tem...
    Pelo menos para mim...
  8.  # 8

Não há ninguém que possa elucidar-me sobre a questão da elevadora-corredora/oscilo-paralela/corredora normal?

No site da Kommerling nem o texto é muito elucidatório:

Correr-elevadora

--------------------------------------------------------------------------------

Com as portas de correr-elevadoras podem ser construídos encerramentos de grandes dimensões (de até 3 m por folha) com uma estanquicidade excelente.

Diferentes variantes construtivas de folhas fixas e de correr, oferecem as melhores condições para uma arquitectura luminosa.

As ferragens garantem um funcionamento seguro e uma utilização simples. O deslocamento suave e silencioso das portas de correr-elevadoras é uma característica especial destes sistemas.

Oscilo-paralela

--------------------------------------------------------------------------------

A janela de correr oscilo-paralela da Kömmerling actua com os perfis dos sistemas Eurodur 3S ou Eurodur Elegante, pelo que conserva todas as suas propriedades herméticas e de estanqueidade. A sua diferença com os sistemas de abertura lateral assenta unicamente nas ferragens que permitem que a corrediça, uma vez fechada, possa apresentar-se sobre um único plano.

O deslizamento da folha realiza-se paralelamente ao caixilho, sobre umas guias fixadas ao caixilho, no interior do remate do fecho. A folha corre mantendo-se situada por trás da parte fixa.
  9.  # 9

A melhor maneira de ver a diferença é atraves do desenho de um corte:
    -Corte de uma osciloparalela
    -Corte de uma corredora elevedora
  10.  # 10

@jantunes

A melhor maneira de ver a diferença é atraves do desenho de um corte:

Pela análise ás diferenças entre os dois cortes, concluiu que .... ????
  11.  # 11

Colocado por: Gustavo Mendes
    Colocado por: albacedoPS: E no que diz respeito à ecologia?

O Albacedo trabalha com PVC Kommerling ? cada vez duvido mais disso, senão teria em sua posse os catálogos que informam do seguinte :
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J Borges
      green line.JPG

Colocado por: Gustavo MendesE isto ? é mentira ?
      aluminio tóxico.JPG
  12.  # 12

Senhor Gustavo Mendes.
    Pelo que tenho lido neste Forum vejo que é conhecedor do Pvc e por esse motivo peço a sua ajuda.
    Começo por lhe dizer que ainda sou adepto do PVC, apesar de saber que não é tão inócuo como muita gente afirma. Já li vários artigos de intidades independentes e são cuincidentes num ponto.O seu fabrico liberta compostos nocivos, são adicionados alguns elementos prejudiciais ao meio ambiente (CHUMBO, CÁDMIO e outros) a sua reciclagem não é tão eficaz como se afirma e os residuos que por incuria de muita gente vão para as lixeiras e por vezes são queimados, libertam substancias nada amigas da vida. Sei que não há materiais perfeitos e muitas vezes o "bicho homem" onde meche só estraga. No entanto, podemos tentar minimizar esses prejuizos, utilizando os "menos maus", como é o caso por exemplo, da Kommerlig.
    Estou a construir na zona da Serra da Estrela, onde as amplitudes térmicas são muito acentuadas (há dias com diferenças de mais de 30 gráus, para já não falar das variações ao longo do ano). Além disso, o indice Ultra Violeta é muitas vezes "Extremo" (11). Há alturas em que lá vou, que quando regresso, os meus colegas me dizem que "adormeci na práia..."
    Apesar de estar na zona do Parque Natural, onde o ideal seria utilizar madeira, pelo que consultei e por algumas opiniões, estou disposto a colocar PVC nas janelas, porque a casa fica com 80mm de isolamento nas paredes, excepto a virada a sul, que parcialmente funcionará como "Parede de Trombe" e telhado com 150mm(abobadilhas XPS)+40mm "roofmate." ( deste módo já não necessitarei de utilizar tanto combustivel, o que, de certo módo, atenua a utilização de materiais "menos amigos".
    Tinha preferência pelas quatro marcas mais conhecidas quando me apercebo que eram adicionados os tais elementos nocivos nalgumas. coloquei esta pergunta neste e noutro fórum e pouco fiquei a saber. Contactei várias marcas para além das que refiro e as respostas não foram muito convencentes,excepto as da Kommerling, que provou já não utilizar, pelo menos, o chumbo e a da Rehau que afirmou que só no final do ano irá substituir esse elemento por outros menos perigosos, mas nessa altura, a casa já terá que estar fechada. Quanto à Veka e Finistral as respostas foram um não, muito envergunhado e outras, que eu nem conhecia e me aconselharam, a "Teccarsa" (esponhola), ainda não me responderam.
    Já me alonguei na apresentação, mas a ajuda que eu necessito é o seguinte e peço-a ao Sr. ou a qualquer outro elemento do Fórum:
    Será o PVC aconselhável para aquela zona?
    Que marcas conhecem que não adicionem os tais elementos referidos?
    Sei que todos os dias lido com materiais que têm, estes e outros elementos nocivos. Mas, se poder minimizar, o impacto ambiental, a Natureza agradece...
    Obrigado e Cumprimentos.
    José Borges
    • GA
    • 13 julho 2009

# 13

Caros membros do Forum,

Aparte da discussão entre PVC e Aluminio, depois de ler alguns comentários fico com a ideia de que o vidro também é extremamente importante nos isolamentos e, quiçá, mais decisivo que o facto de se optar por aluminio, pvc, ou madeira...

Neste sentido, a minha dúvida é a seguinte: como estou numa fase em que vou pedir orçametnos relativos à caixilharia da minha futura moradia, que cuidados se deve ter na escolha do vidro?
    Que tipo de vidros existem?
    Que características os distinguem?
    Como posso evitar ser enganado?

Esta questão parece-me muito importante pois vou ter alguns vãos extensos, pelo que o vidro escolhido será decisivo...

Muito obrigado
  13.  # 14

Boas,

Veja por exemplo:
    http://pt.saint-gobain-glass.com/b2c/default.asp
    http://www.vitro.com/vitro_chaves/home.htm
    Tem bastante informação por lá, para começar a perceber o que precisa...
  14.  # 15

Sobre o chumbo..
    Pode-nos parecer que a questão de JBorges seja trivial, a mim parece-me. No entanto acho que cada um tem direito à sua preferência, e em tempos “ecologicamente correctos” (em que a ecologia e o futuro do mundo, e o mundo futuro que deixaremos aos nossos filhos), tem razão de ser a sua preocupação e é legítima.
    JBorges, se pesquisar o assunto pela net vai dar a muita informação internacional, alguma dela bastante alarmista sobre a utilização do chumbo. Não sei se haverá grande preocupação (pelo menos, generalizada) em Portugal sobre a questão do chumbo como componente do pvc, e havendo não sei se será correcta, ou se será informação dada com intuito comercial (daí a razão pelas respostas algo “envergonhadas” dos fornecedores, como refere). Sei, no entanto, que a industria do pvc (a nível mundial, ou seja todos os produtores do pvc assinaram um acordo “green” – repare que TODA A INDUSTRIA PVC, mas, será com mais ou menos tempo que a produção “green” seja implementada e chegue a Portugal, ou a outros países. Até lá parece-me que, e como diz a Kommerling é a única que afirma categoricamente que o chumbo não entra, a Rehau informa que deixará de utilizar o chumbo (no final do ano? Já não me lembro bem), é essa a informação na qual deve se basear para fazer a escolha.
    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
  15.  # 16

GA,
    Eu pessoalmente acho que o vidro é tão importante como a caixilharia. (Ah, e já agora o serviço de instalação é tão importante como o vidro e a caixilharia).
    Cumprimentos,
  16.  # 17

• prozak
    • 15 julho 2009 editado

# 18

[pub]Eu indico o pvc e recomendo pois na minha casa quando a renovei mudei de aluminio para o pvc. E digo-vos que foi a melhor opção, tanto em termos Térmicos como Acústicos. A marca de pvc foi VEKA e o fabricante MAJOPLAST (Mangualde), visitei http://majoplast.blogspot.com/
    Empresa com bom preço, simpatia e competência.
    Saudações a todos e bons negócios.
    Fernandes[/pub]
  17.  # 19

Boa tarde,

Relativamente á caixilharia PVC tenho as seguintes dúvidas:
    - Perfil 60 versus 70:
    Qual o mais adquado ao clima Português?
    Justifica-se colocar perfil de de 70 ou de 60 é suficiente?
    Se colocar perfil de 60 terei perdas? Serão siginficativas?

- Perfil de 3 camaras versos 5 camaras
    Qual o mais adquado ao clima Português?
    Justifica-se colocar perfil com 5 camaras ou de 3 é suficiente?
    Se colocar perfil de 3 camaras terei perdas? Serão siginficativas?
  18.  # 20

carlos silva,
    Vai muito bem com um perfil em pvc de 60 e com 3 câmaras, não as perdas não são significativas, para o clima português é mais do que suficiente. Não vai sentir a diferença.

Eu escolhi a de 70 com 5 câmaras, apenas porque me fizeram um brainstorming que era o melhor, já houve fornecedores que me quiseram tirar isso da idea, explicando-me que não ganho nada apenas pago mais, mas já era tarde, eu já estava "hipnotizada".

Sou cliente particular prestes a colocar janelas caixilharia em pvc.

0.2217 seg. NEW