Ao olhar para a planta fica-se a pensar que o proprietário tem muito dinheiro para gastar.
ENTRADA DE SERVIÇO: deve ser prática, acessível a uma zona de despensa da cozinha (que não existe, ou é aquele armário no patim da escada?!).
SALA DE JANTAR: não tem parede suficiente para se colocar um armário decente (ex: cristaleira); Como se articula com o exterior? Num dia de Veerão que tiver família e amigos em casa, e quiser estender a comesaina lá para fora, como se ligam as mesas no exterior com o interior? é que não me parece que a orientação Poente-Norte desta sala seja a ideal...
SALA DE ESTAR: tem janelas a mais (ou paredes a menos).
ESCRITÓRIO: a porta está demasiado perto da de entrada. O Hall devia ter uma zona de arrumação de roupa - chapéus de chuva e casacos- onde está a porta do escritório.
CORREDOR: falta uma porta a separar quartos de zona social. Se tem mesmo muito dinheiro para gastar, coloque roupeiros a todo o comprimento do corredor (costas-com-costas dos roupeiros dos quartos).
CASA DE BANHO COMUM: desperdício de área. Desista dos 2 lavatórios (nunca serão utilizados em simultâneo). A banheira é mesmo para ficar com um bico de fora ou está só desenhada à balda?
CASA DE BANHO PRIVADA: desperdício de área. MUITO mal desenhada. Ok... pessoalmente acho que está uma porcaria (e nem sou arquitecto!)
QUARTO PRINCIPAL: O "seu" quarto devia estar virado a Nascente. É sempre mais simpático acordar com o sol a entrar pelo quarto. E tem área a mais.
O valor que dei ao projectista para o valor da construção da casa, é que não fossem ultrapassados os 200.000€Diria que consegue (não sei o que está previsto na cave...) ... é uma questão de escolher o empreiteiro certo ;-)
Colocado por: AoVAgradeço que não sejam comentários (como já vi no fórum, e acho desagradável) do género "não têm nada que se aproveite", "meta o projecto no lixo e comece um novo" ou "arranje outro arquitecto", sem mais qualquer fundamentação
Colocado por: fernando gabriel arqpode até achar desagradável, mas o que apresentou aqui enquadra-se perfeitamente nesses conselhos, muitas vezes os melhores conselhos, eu diria neste caso " recomeçar" e "contrate um arquitecto"
Hall entrada: De facto falta aí um roupeiro para casacos e afins.... o sitio indicado no lado do escritório é uma solução.
Hall dos quartos: Coloque aí uma porta. Além de fazer a separação visual, serve para separar fisicamente
Cozinha: Eliminava a porta que dá para o Hall de entrada (e abria uma entrada entre o hall de entrada e o hall de entrada pela cozinha), facilitava a colocação de uma mesa decente na cozinha.
Escadas: Preveja uma porta para isolar cheiros/barulho e frio da cave.
Sala: Prolongar a parede para evitar esse L é bem pensado...
Esqueça esses dois lavatórios... e repense a banheira.
Bidé e sanita na parede exterior não creio ser melhor solução .... e ficam de frente para a porta....
Suite: É interessante ter o closet por detrás da cama.... mas preveja umas portas....Posso dizer que foi o que mais gostei do projecto, a ideia desta parede é que não vá totalmente até acima, ficando a 2m de altura. Poderá posteriormente se desejamos levar umas portas, que facilmente mandamos fazer, por exemplo, a quem fizer também os roupeiros. Logo é uma situação que não precisas estar mencionada no projecto.
I.S suiteEsqueci mencionar! A base de duche é para ser uma base de duche de 180cm de largo, que levará 2 colunas, ou seja ocupa toda a largura daquela parede.
Quartos: Preveja roupeiros em todos os quartos (há um que não tem), nunca são de mais.
Você vem da garagem, entra pela cozinha e depois sai por outra porta para aceder ao corredor? Não seria melhor vir da garagem directamente para o corredor/hall?
Talvez se colocar uma porta a dividir a sala de jantar com a sala de estar?
Que tal uma cozinha mais moderna? Com ilha no centro?
Felicidades para o seu projecto.
Colocado por: AoV
É exactamente o que fez que acho desagradável, pois deu a opinião, sem fundamentar o que está na sua opinião mal. A opinião de "recomeçar" até poderia ser válida se fundamentada.
Colocado por: AIECREsse corredor parece uma pista de bowling..... sem qualquer iluminação natural....