Iniciar sessão ou registar-se
    • AoV
    • 16 janeiro 2011 editado

# 1

Olá, viva a todos os membros,

Tenho sido um leitor activo do fórum. Posso dizer que aprendi muita coisa sobre construção, regulamentos, entre outros assuntos aqui discutidos.

Chegou na altura de começar a partilhar a minha experiência que agora começa. Depois de seleccionado o projectista (ou o que lhe quiserem chamar) para fazer a minha casa, eis que surge hoje, pela mão do mesmo o 1º estudo para a nossa casa, consoante as ideias que tínhamos falado do que pretendíamos.

Como 1º estudo que se trata, certamente terá muita coisa a ser afinada ou alterada. Para já destaco que não estamos (eu e a patroa) muito satisfeitos com a cozinha, pois pretendemos colocar uma mesa na mesma, para refeições mais rápidas, ou pelo menos enquanto formos só 2 lá em casa. A ideia de fazer um "balcão" entre a cozinha e a sala esta fora de hipótese, pois pretendemos porta a separar estas divisões. Sendo que para meter a mesa na cozinha que se encontra, interrogamos-nos "aonde?".
    Queria também explicar a existência de 4 quartos, a ideia é que um dos quartos sirva mais de sala/escritório dos futuros miúdos, não havendo depois brinquedos/livros/estudo dentro dos próprios quartos.

Quanto ao projecto (estudo) agora apresentado, e para os futuros a serem apresentados, espero ouvir as vossas criticas, que sendo negativas agradeço que seja fundamentadas. Agradeço que não sejam comentários (como já vi no fórum, e acho desagradável) do género "não têm nada que se aproveite", "meta o projecto no lixo e comece um novo" ou "arranje outro arquitecto", sem mais qualquer fundamentação, como referi, todas as opiniões serão bem vindas, desde que fundamentadas.

Segue a imagem do 1º estudo (nota: meti a direcção do norte com uma seta a verde).
      estudo1redim.jpg
  1.  # 2

Ao olhar para a planta fica-se a pensar que o proprietário tem muito dinheiro para gastar. É área desperdiçada por todo o lado.
    "Área" quer dizer: CUSTOS de construção, custos de aquecimento/arrefecimento/iluminação/limpeza, IMI, Taxa de Esgoto, etc.

Desengane-se. Os seus filhos VÃO estudar (e, talvez, brincar) nos respectivos QUARTOS. Prepare-os devidamente (com tomadas de electricidade e de ITED em quantidade suficiente), poupe uma divisão (são menos custos).

ENTRADA DE SERVIÇO: deve ser prática, acessível a uma zona de despensa da cozinha (que não existe, ou é aquele armário no patim da escada?!).
    COZINHA: só é possível pronunciarmo-nos com um desenho mais detalhado. Tem espaço para DUAS mesas.
    SALA DE JANTAR: não tem parede suficiente para se colocar um armário decente (ex: cristaleira); Como se articula com o exterior? Num dia de Veerão que tiver família e amigos em casa, e quiser estender a comesaina lá para fora, como se ligam as mesas no exterior com o interior? é que não me parece que a orientação Poente-Norte desta sala seja a ideal...
    SALA DE ESTAR: tem janelas a mais (ou paredes a menos).
    ESCRITÓRIO: a porta está demasiado perto da de entrada. O Hall devia ter uma zona de arrumação de roupa - chapéus de chuva e casacos- onde está a porta do escritório.
    CORREDOR: falta uma porta a separar quartos de zona social. Se tem mesmo muito dinheiro para gastar, coloque roupeiros a todo o comprimento do corredor (costas-com-costas dos roupeiros dos quartos).
    CASA DE BANHO COMUM: desperdício de área. Desista dos 2 lavatórios (nunca serão utilizados em simultâneo). A banheira é mesmo para ficar com um bico de fora ou está só desenhada à balda?
    CASA DE BANHO PRIVADA: desperdício de área. MUITO mal desenhada. Ok... pessoalmente acho que está uma porcaria (e nem sou arquitecto!)
    QUARTO PRINCIPAL: O "seu" quarto devia estar virado a Nascente. É sempre mais simpático acordar com o sol a entrar pelo quarto. E tem área a mais.

Pessoalmente, eu passaria o Quarto Principal para o canto Nascente, e punha as 2 casas de banho ao lado uma da outra (actualmente, a c.b. privada está muito longe da fonte de água quente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, AoV
    • AoV
    • 16 janeiro 2011 editado

# 3

Desde já agradeço o comentário, e as observações colocadas.

Respondendo a algumas "questões" e observações

Ao olhar para a planta fica-se a pensar que o proprietário tem muito dinheiro para gastar.

O valor que dei ao projectista para o valor da construção da casa, é que não fossem ultrapassados os 200.000€

ENTRADA DE SERVIÇO: deve ser prática, acessível a uma zona de despensa da cozinha (que não existe, ou é aquele armário no patim da escada?!).

Aqui, em vez de despensa, seremos servidos por 2 despenseiros, por opção nossa. Um dentro da cozinha, e outro no patim da escada, como diz. Uma coisa que já verificamos, é que a escada terá que inverter (anexo imagem para melhor tentar explicar).

SALA DE JANTAR: não tem parede suficiente para se colocar um armário decente (ex: cristaleira); Como se articula com o exterior? Num dia de Veerão que tiver família e amigos em casa, e quiser estender a comesaina lá para fora, como se ligam as mesas no exterior com o interior? é que não me parece que a orientação Poente-Norte desta sala seja a ideal...

A ideia que estamos a pensar, é fechar a sacada a poente na sala de estar, e alargar a parede, a ficar com o mesmo alinhamento da sala de jantar, ficando a coberta do exterior, só da parte da "frente" da casa, sem aquele L.

SALA DE ESTAR: tem janelas a mais (ou paredes a menos).

Como explicado acima, estamos a pensar a hipótese de fechar a sacada.

ESCRITÓRIO: a porta está demasiado perto da de entrada. O Hall devia ter uma zona de arrumação de roupa - chapéus de chuva e casacos- onde está a porta do escritório.

Uma situação que não tinha visto nem pensado. Terei em conta a opinião.

CORREDOR: falta uma porta a separar quartos de zona social. Se tem mesmo muito dinheiro para gastar, coloque roupeiros a todo o comprimento do corredor (costas-com-costas dos roupeiros dos quartos).

Sim foi das 1ªs coisas que disse ao projectista quando olhei para o estudo, também concordo que deva existir uma porta, ou algo que destaque a separação das zonas. A sugestão que ele me deu, foi não colocar qualquer porta, mas mudar o padrão do chão (ou a ser o mesmo chão, alterar a disposição do mesmo, tipo no hall ser colocado em espinha, e no corredor em "tapete").

CASA DE BANHO COMUM: desperdício de área. Desista dos 2 lavatórios (nunca serão utilizados em simultâneo). A banheira é mesmo para ficar com um bico de fora ou está só desenhada à balda?

Também não concordo com 2 lavatórios, parece que é moda! Acho que faz mais sentido 2 lavatórios na IS da suite do que na IS comum. E também concordo com a situação do bico da banheira, que já tinha reparado e aponte aqui nas minhas "notas". Facto é que a IS comum não parece ser fácil de trabalhar, devido a profundidade da mesma.

CASA DE BANHO PRIVADA: desperdício de área. MUITO mal desenhada. Ok... pessoalmente acho que está uma porcaria (e nem sou arquitecto!)

Pessoalmente gosto da IS, principalmente da forma como foi escolhida a janela para a mesma, não estou a visualizar o desperdício de área, mas vou esperar por mais opiniões.

QUARTO PRINCIPAL: O "seu" quarto devia estar virado a Nascente. É sempre mais simpático acordar com o sol a entrar pelo quarto. E tem área a mais.

De facto falta uma entrada de luz pela nascente, que só existirá, com a porta da IS aberta. ou "dando cabo" do roupeiro. Trocar o quarto para o outro, não é solução, uma vez que a nascente o declive do terreno sobe, e é tudo pinhal encostado, ou seja ficava sem qualquer vista. Na opção que se encontra o quarto fico com uma vista completamente desafogada, o mesmo para a sala de estar e jantar.
      Sem Título.jpg
  2.  # 4

Aqui vai os meus comentários:

O valor que dei ao projectista para o valor da construção da casa, é que não fossem ultrapassados os 200.000€
    Diria que consegue (não sei o que está previsto na cave...) ... é uma questão de escolher o empreiteiro certo ;-)

Hall entrada
    De facto falta aí um roupeiro para casacos e afins.... o sitio indicado no lado do escritório é uma solução.

Escritório
    Coloque a entrada mais afastada da entrada... a seguir ao roupeiro da entrada por ex.

Hall dos quartos
    Coloque aí uma porta. Além de fazer a separação visual, serve para separar fisicamente (entrada por engano das visitas na nossa zona privada) e facilitar o isolamento térmico e acústico da zona privada do social.

Cozinha
    Eliminava a porta que dá para o Hall de entrada (e abria uma entrada entre o hall de entrada e o hall de entrada pela cozinha), facilitava a colocação de uma mesa decente na cozinha.

Escadas
    Preveja uma porta para isolar cheiros/barulho e frio da cave.

Sala
    Prolongar a parede para evitar esse L é bem pensado...

I.S. acessibilidades
    Ser a I.S social e privada pode ser chato para os seus filhos.
    Quem for a casa vai partilhar a I.S. dos seus filhos...
    Esqueça esses dois lavatórios... e repense a banheira.
    Bidé e sanita na parede exterior não creio ser melhor solução .... e ficam de frente para a porta....
    Pense numa outra I.S. mais pequena.
    Além de que, 2 I.S. para 4 quatro adultos pode ser complicado....

Suite
    É interessante ter o closet por detrás da cama.... mas preveja umas portas.... será mais fácil aquecer o quarto e quem estiver a usa-lo de manhã não incomodará tanto o outro que fica na cama.

I.S suite
    Gosto... talvez um pouco pequena demais ,-)

Quartos
    Preveja roupeiros em todos os quartos (há um que não tem), nunca são de mais.
    Se pensa que os seus filhos vão brincar nesse quarto extra... até pode ser verdade nos primeiros anos.... quando forem maiores quererão estar no seu quarto.
    • AoV
    • 16 janeiro 2011

# 5

Está previsto cave, com a entrada de garagem +/- por baixo da janela que existe na sala de jantar, a nível de cave, terá a garagem, lavandaria, a casa das máquinas/zona técnica, e de resto será tudo amplo.
  3.  # 6

Colocado por: AoVAgradeço que não sejam comentários (como já vi no fórum, e acho desagradável) do género "não têm nada que se aproveite", "meta o projecto no lixo e comece um novo" ou "arranje outro arquitecto", sem mais qualquer fundamentação

pode até achar desagradável, mas o que apresentou aqui enquadra-se perfeitamente nesses conselhos, muitas vezes os melhores conselhos, eu diria neste caso " recomeçar" e "contrate um arquitecto"
    • AoV
    • 16 janeiro 2011

# 7

Colocado por: fernando gabriel arqpode até achar desagradável, mas o que apresentou aqui enquadra-se perfeitamente nesses conselhos, muitas vezes os melhores conselhos, eu diria neste caso " recomeçar" e "contrate um arquitecto"

É exactamente o que fez que acho desagradável, pois deu a opinião, sem fundamentar o que está na sua opinião mal. A opinião de "recomeçar" até poderia ser válida se fundamentada.
  4.  # 8

Caro AoV,
    eu não percebo nada de construção civil, mas vou tentar opinar sobre a funcionalidade da casa.
    1º - Você vem da garagem, entra pela cozinha e depois sai por outra porta para aceder ao corredor? Não seria melhor vir da garagem directamente para o corredor/hall?
    2º - Já pensou nos gastos que irá ter para aquecer/esfriar uma sala com 46,5m2? 30 a 35m2 deverá ser suficiente. Pelo menos para mim, que tenho uma sala de 37m2 e acho que é mais do que suficiente. Talvez se colocar uma porta a dividir a sala de jantar com a sala de estar?
    3º - Que tal uma cozinha mais moderna? Com ilha no centro? Assim já poderá ter um local para refeições rápidas.
    4º - As questões dos roupeiros (no hall de entrada e em todos os quartos) e da separação entre área privativa e pública parecem-me bastante óbvias. Terão que ser incluidas no projecto, a meu ver.
    5º - A casa-de-banho da suite poderia ter um poliban em vez da banheira (basta ver o nº de vezes que tomam duche contra os banhos de imersão). Não se esqueça da ventilação por causa das humidades normais numa casa-de-banho.

Felicidades para o seu projecto.
    • AoV
    • 17 janeiro 2011

# 9

Hall entrada: De facto falta aí um roupeiro para casacos e afins.... o sitio indicado no lado do escritório é uma solução.

Reconheço que faz falta, mas não queria roubar nem mais um "cm2" ao escritório, que já me parece pequeno. Ver se estudamos aqui uma boa solução!

Hall dos quartos: Coloque aí uma porta. Além de fazer a separação visual, serve para separar fisicamente

Excelente ideia, não tinha pensado nessa localização, sugestão que terei em conta.

Cozinha: Eliminava a porta que dá para o Hall de entrada (e abria uma entrada entre o hall de entrada e o hall de entrada pela cozinha), facilitava a colocação de uma mesa decente na cozinha.

É a hipótese que também estou a ponderar, fico é com um porta de frente, no hall de entrada. Mas não vejo mais grande solução.

Escadas: Preveja uma porta para isolar cheiros/barulho e frio da cave.

Está prevista, não saiu foi na impressão do projecto, ficou "esquecida"...

Sala: Prolongar a parede para evitar esse L é bem pensado...

Entre a todos que tenho discutido a situação da falta de paredes nas salas, é a hípotese que me falam. Só tenho o receio de perder estética na casa no alçado, e ficar muito "quadrado".

Esqueça esses dois lavatórios... e repense a banheira.
    Bidé e sanita na parede exterior não creio ser melhor solução .... e ficam de frente para a porta....

Facto é que só irei querer 1 lavatório, faria muito mais sentido ter os 2 lavatório na IS da suite.
    Quanto ao bidé e sanita, foi a 1ª coisa que critiquei quando olhei pela 1ª vez para o projecto, alias como praticamente toda essa IS, mas a alternativa apresentada, é que passasse o bidé e sanita para a mesma parede dos lavatório, o que também não será, na minha opinião, mt agradável para a vista de quem se encontra por exemplo a frente do espelho no lavatório. Esta IS é o meu "bico de obra!".

Suite: É interessante ter o closet por detrás da cama.... mas preveja umas portas....
    Posso dizer que foi o que mais gostei do projecto, a ideia desta parede é que não vá totalmente até acima, ficando a 2m de altura. Poderá posteriormente se desejamos levar umas portas, que facilmente mandamos fazer, por exemplo, a quem fizer também os roupeiros. Logo é uma situação que não precisas estar mencionada no projecto.

I.S suite
    Esqueci mencionar! A base de duche é para ser uma base de duche de 180cm de largo, que levará 2 colunas, ou seja ocupa toda a largura daquela parede.

Quartos: Preveja roupeiros em todos os quartos (há um que não tem), nunca são de mais.

Está previsto, o que não têm, foi porque ao imprimirmos, tiramos as linhas do mesmo porque pensamos em fazer este roupeiro à posteriori. Está em dúvida!

Você vem da garagem, entra pela cozinha e depois sai por outra porta para aceder ao corredor? Não seria melhor vir da garagem directamente para o corredor/hall?

Correcto, por isso a ideia acima apresentada, para ultrapassar a situação também da mesa na cozinha.

Talvez se colocar uma porta a dividir a sala de jantar com a sala de estar?

Não estou a visualizar uma porta entre as duas salas, e por um questão de gosto, prefiro aberto.

Que tal uma cozinha mais moderna? Com ilha no centro?

Sei que é uma questão de gostos, mas DETESTO ilhas nas cozinhas, desculpem-me aos amantes :p

Felicidades para o seu projecto.

Obrigado! ;-)
  5.  # 10

Colocado por: AoV

É exactamente o que fez que acho desagradável, pois deu a opinião, sem fundamentar o que está na sua opinião mal. A opinião de "recomeçar" até poderia ser válida se fundamentada.

a minha intervenção não é desagradável, a sua sim é, pois está a chamar desagradável a uma sincera opinião e ajuda mesmo não queira aceitar.
    além de dar esses conselhos, eu costumo justificar, não o fiz nem vou fazer neste caso pela sua atitude logo no tópico e nesta resposta sua, e se reparar não há mais arquitectos aqui...e costumam haver em tópicos agradáveis"", palavra que aplicou em antónimo .
    esse desenho"" é de engenheiro e/ou desenhador, é um esquema tipo, com erros por todo o lado, mas que como disse não vou enumerar pela razão atrás mencionada.
    boa sorte para a sua casa é o que lhe desejo, mesmo que não acredite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 11

Olá
    Eu não percebo nada disso, mas como tb estou na fase inicial de construção e tendo em conta o que eu escolhi para mim, vou tentar opinar:
    - sala de estar, jantar: tem realmente janelas/portadas a mais.
    - cozinha: gosto muito da ideia do "armário" (tipo roupeiro) na parede: já vi em 2 casas que tinham quer na cozinha quer na casa de banho e desde que estejam bem pensados (deixando por explo 1 parte sem prateleiras para vassouras, baldes...) ficam bonitos e prácticos
    - para mim o "defeito" dessas divisões é a falta de convívio: enquanto 1 pessoa vai estar na cozinha a preparar as refeições, o resto da família vai estar na sala (para mim eu desistia da parte de jantar na sala e deixava apenas 1 sala de estar: comiam na cozinha)
    - A instalação sanitária principal parece-me pequena... ao visto das novas leis e do que exigiram para a minha casa: tiveram em conta a acessibilidade na parte da sanita mas duvido que as medidas estejam correctas entre o lavatório e a banheira (estou a alertar pois foram detalhes desses que fizeram com que o meu projecto tivesse de sofrer alterações para ser aprovado) e sim, a banheira, nessa lei de acessibilidades é obrigatória, não podendo ser substituida por 1 base de chuveiro.
    - escritório: depende do que pretende: se for apenas para ser 1 sala de brincar/ estudar para o miudos, eu colocaria a porta mais perto corredor interior MAS se se tratar/pretender 1 escritório para receber clientes, vendedores, etc a porta está bem colocada.
    - relativamente ao colocar roupeiros no corredor, com a área que tem não me parece ser possível (lei das acessibilidades...)

Concluindo: gostei do projecto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AoV
  7.  # 12

Bom dia AoV

temo ter de começar precisamente por o que diz não querer... isto não é trabalho de um arquitecto!!!! Espaço mal pensados, articulações desinteressantes, áreas em desperdício... Tem fotos de maquetas ou imagens 3D para colocar? Sem conhecer a imagem do que quer, nem o terreno de intervenção e a opinar apenas sobre a planta que coloca:

- Hall de entrada cru, não tem qualquer possibilidade de dar "requinte" aquele que é o momento de abordagem ao interior da moradia, eu diria que isto é apenas um corredor de distribuição;
    - Escritório sem dimensão suficiente para tal, 3m são curtos;
    - Salas com demasiadas aberturas, configuração "estranha", o descontrole do espaço resulta em móveis soltos como o que está junto à parede da cozinha para tentar justificar o espaço;
    - Cozinha: não se percebe a configuração do mobiliário, demasiadas aberturas para circulação no interior da moradia, e acaba por não ter nenhuma com o exterior para usufruir directamente da varanda que criou junto dela;
    - Acesso á cave, mesmo invertido não resulta, já reparou que tem de aceder à cozinha para ir para a cave. Humm... que pormenor chato!
    - I.S. Serviço? Remete para a zona de quartos (zona privada) não está a devassar esta zona de mais? Não vou comentar a distribuição (certamente foi tirada de outro projecto e encaixada aqui)
    - A transição entre o social e o privado? Fala em estereotomia de pavimento diferente, não é isso que lhe vai cortar os ruídos! :)
    - Os quartos estão demasiados expostos, basta abrir a porta e temos uma vista ampla sobre toda a área, já pensou que os roupeiros poderiam ser o momento de impasse?
    - A suite não será merecedora de uma varanda?
    - A I.S. Sanitária da suite está fraquíssima, mesmo mantendo a questão da janela e se tivesse sido minimamente pensada, o desenho poderia ser muito interessante, apenas vou deixar esta dica lavatório...

Mesmo sem ver alçados, posso dizer que apenas a olhar pela planta a imagem exterior que dela resulta duvido que possa vir a ser interessante...
    Em suma... Como primeiro estudo é muito fraco! Acho que tem de exigir muito do seu projectista (como você lhe chama) ou então pensar em contratar alguém a quem possa chamar arquitecto :), ou incorre no risco de ter mais uma moradia corriqueira igual a tantas outras que por ai há... (peço desculpa pela forma como inúmero e relato as coisas mas como futuro arquitecto acho que por norma em projecto ainda vamos a tempo de corrigir um grande erro e afinar os detalhes)

Cumprimentos,
    angelo
  8.  # 13

já agora, veja este tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/15737/fale-com-um-arquitecto-mas-porque/

fica a transcrição da minha participação nesse tópico:
    "eu falo por mim, sem a obrigação de explicar-me ao FD que iniciou este tópico ou a outra qualquer pessoa, pois quando aconselho a contratar um arquitecto, explico ou tento-me explicar da melhor e mais sucinta maneira o porquê e depois de ser colocado no fórum um tópico onde o user desde o inicio se dizia desagradado com essas intervenções, aqui vai para quem estiver mesmo de boa vontade na colocação de esse tipo de tópicos quando aconselho a contratar um arquitecto é porque o que apresentam aqui não é claramente um projecto de arquitecto e tem deficiências profundas, que com meia dúzia de palavras estaria-se ainda a complicar-se mais o resultado, além que para corrigir esses desenhos seria preciso muito tempo a responder e muita linha e explicação, ou seja reestruturar quase tudo, e muitas das pessoas não aceita no final essa dedicação e tempo que damos aqui, em troca de nada directamente ou indirectamente, logo como alguém aconselha uma pessoa a ir a um médico, a um cabeleireiro a um etc. é porque são profissionais da área, apenas isso!
    o pior de tudo é que alguns tópicos abertos são feitos por pessoas que desenharam essas próprias plantas, inventando uma historia, e no final não aceitando as criticas que recebem.
    "bolding"
    • AoV
    • 17 janeiro 2011

# 14

Estimado Fernando, concordo plenamente com o tópico iniciado pelo FD. Continuo a não concordar com a sua prestação no "meu" tópico, porque ainda não trouxe nada de útil para o mesmo. Não conheço o trabalho do fernando, mas digo-lhe como leigo que sou na matéria, que devia por os olhos na geração futura na sua área, como o seu futuro (esperemos que sim) colega j.angelo_84, que até têm uma conclusão aparecida a sua, no entanto, para mim uma opinião validada,e até das mais produtivas deste tópico. O mesmo não posso dizer da sua participação.
  9.  # 15

caro obtuso e estimado user Aov com essa perfilante intervenção visionária, translucida de ecos, aclarou ainda mais a sua atitude e posição.
    neste mundo cruel, cáspio de subterfúgios inerentes concludentes, a semente futura virá salvar este reptilário cruel, enfastiado pela presença de sombras delineadas por fástios medos, profundos de nutre-egos inclusos.
  10.  # 16

AoV

não vou contestar o que disse mas, repare tambem um pouco: houve pessoas que referiram certos acertos aqui e ali tudo bem o AoV até achou produtivo, no entanto acho que tambem pode respeitar quem com seriedade profissional lhe quis fazer ver que com essa base apenas se estaria a remendar algo que no seu todo está fraco.
    Inclusive deu a indicação de um plafond de cerca de 200000 euros para este empreendimento e penso que é uma quantia que merecia algo mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, two-rok
  11.  # 17

a anterior minha intervenção era somente para distinguir o que interessa do que não interessa.
    que é o que este user não quer ver.
  12.  # 18

Boa tarde colegas (se me permitem) Marco e Fernando,

eu respiro a mesma opinião que vós, este projecto não tem pernas para andar, fui dando tópicos e fazendo uma análise básica à coisa. No entanto, com o monte de remendos que lhe dei, acho melhor meter as calças para o lixo e comprar outras, se é que me faço entender, agora a decisão é do AoV.
    Ainda não tive hipótese de responder ao Post do FD, no entanto deixo desde já aqui uma dica ao AoV, isto é como acordar de manha com uma brutal dor de cabeça e mau estar e ir à farmácia ver o que lhe podem receitar, em vez de ir a um médico para o analisar, ambos vestem uma bata branca... :)

Cumprimentos
  13.  # 19

AoV,

Esse corredor parece uma pista de bowling..... sem qualquer iluminação natural....

Os meus pais tinham um bem mais curto e......ui o medo que eu tinha de entrar nele sózinha quando era miuda......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, two-rok
    • AoV
    • 17 janeiro 2011

# 20

Colocado por: AIECREsse corredor parece uma pista de bowling..... sem qualquer iluminação natural....

Esta previsto uma iluminação natural, penso que o nome correcto é clarabóia, na parte em que o corredor é mais largo, ou seja naquele hall dos quartos.

0.0270 seg. NEW