Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2011 editado

     # 1

    É recorrente.
    Quando se vêem "plantas" com "problemas", a resposta mais comum é "fale com um arquitecto".
    Quando se pretende alguma informação sobre a disposição de um qualquer elemento, ou algo parecido, o mesmo.
    Em inúmeras outras situações acontece o mesmo, escolher terrenos, tratar de processos de licenciamento, opções construtivas, etc.

    Para não tornar estas incidências tão fastidiosas, tão repetitivas e frustrantes (tanto para quem lê como para quem escreve), gostaria que os arquitectos colocassem aqui as potenciais razões para essa resposta.
    Se possível fosse exemplificar, mostrando casos hipotéticos, tanto melhor.

    Entenda-se: eu conheço as razões. Mas, quem por aqui passa, que não lê tudo (é impossível!), não sabe. E é para essas pessoas que eu abri esta discussão.
    De futuro, sempre que se respondesse "fale com um arquitecto", seria útil complementar essa informação com um link para aqui.
    Pode ser que assim entendam e não fiquem frustradas de cada vez que alguém diz "fale com um arquitecto". :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, mafgod, icrgarquitectos, bhp | arq
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2011

     # 2

    Algumas perguntas para começar...

    O que é que um arquitecto aprende na escola que outros profissionais não aprendem e que lhe permite fazer "boas ou melhores plantas"?

    Porque é que um projectista não-arquitecto pode não ser a melhor pessoa para fazer uma "planta"?

    Que erros é que são mais comuns quando se vê uma "planta" de um projectista não-arquitecto?
  1.  # 3

    Boa tarde

    Caro FD, sendo voce um dos técnicos assíduos do forum achei curioso que colocasse este tópico, mas compreendi o motivo e subscrevo a sua intenção.
    Quanto ao meu parecer na sua questão é o seguinte e espero que concorde, o principal motido de que aconselhamos um arquitecto é não só pela sua formação, mas sobretudo pela variedade de casos que lhe passa pelas mãos e pela polivalência das suas competências. O arquitecto é sobretudo um coordenador de equipa, lida com as mais variádas áreas, e com isso vai adquirindo experiência em cada casa, ou seja, poderiamos dizer...vá a um topografo, vá a um advogado, vá a um engenheiro, vá a um desenhador, vá a um solicitador etc etc, mas o que acontece em muitos casos é que indo a esses profissionais eles acabam por ter de se articular com o arquitecto.

    ATENÇÃO, não digo isto com qualquer sentido prejurativo a esses profissionais, porque na maioria das vezes eles acabam (e muitissimo bem) por se envolver no processo a pedido do arquitecto ou porque o processo assim o exige, apenas tento comunicar que é pelo arquitecto que normalmente começa esse processo.

    Espero que concordem comigo, mas quem não concorde estou como é claro aberto a ouvir (ler) outras opiniões.

    cumprimentos

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  2.  # 4

    FD

    básicamente..., enfim não somos os "bons" mas a fraca qualidade dos espaços que muitas vezes se vê, só apetece mesmo é resumir logo, fale com um arquitecto ou vários.
    Repare que um arquitecto tem na sua formação curricular uma série de disciplinas desde estética, ciencias sociais, técnicas etc, que um curso de projectista não engloba.
    Isto não quer dizer que o resultado poderá ser melhor, mas é á partida uma premissa importante em como poderá haver outro rigor e qualidade das edificações em todas as suas vertentes.
  3.  # 5

    Não sou arquitecto, mas interesso-me pelo assunto e sou um grande admirador do arquitecto Raul Lino, e de uma forma geral da geração de arquitectos portugueses que já "bateu as botas".

    A geração de arquitectos que está agora em exercício vá lá, 30-60 anos parece-me mais ser a geração do "deita a parede abaixo para dar mais luz".

    Os projectos não são pensados maduramente. Um velho arquitecto dizia que podia levar um dia inteiro a pensar se uma parede devia ser deslocada 10cm para um lado.

    É fácil ver qdo um projecto é de arquitecto: não tem despensa, a cozinha está ligada à sala e as casas de banho são "sonoras".

    Penso que o ensino nas Faculdades é demasiado artístico e estético talvez. Por exemplo, para onde vai correr a água da chuva numa parede ou janela? Isso não interessa, se a parede ficar manchada em 3 meses chama-se um reformado para fazer o trabalho baratinho.
  4.  # 6

    Paramonte

    isso é porque teve azar e só conseguiu conhecer um lote de arquitectos desse tipo. Não seja redutor e digo-lhe mais, eu frequentemente faço isso e até é por 5 cm e não em uma mas em várias paredes.
    isso de não ter despensa é ridiculo pois o arquitecto responde da melhor forma a um programa e se o cliente quer uma despensa ele concerteza vai integra-la da melhor forma.
    Enfim qual o interesse do seu comentário??
    Outra coisa coisa para sua informação, esses mesmos velhinhos tal como agora sempre disseram que um arquitecto está sempre em formação e quanto mais experiência real melhor, e isto sempre foi assim ao longo dos tempos e em muitas outras profissões.
  5.  # 7

    eu falo por mim, sem a obrigação de explicar-me ao FD que iniciou este tópico ou a outra qualquer pessoa, pois quando aconselho a contratar um arquitecto, explico ou tento-me explicar da melhor e mais sucinta maneira o porquê e depois de ser colocado no fórum um tópico onde o user desde o inicio se dizia desagradado com essas intervenções, aqui vai para quem estiver mesmo de boa vontade na colocação de esse tipo de tópicos quando aconselho a contratar um arquitecto é porque o que apresentam aqui não é claramente um projecto de arquitecto e tem deficiências profundas, que com meia dúzia de palavras estaria-se ainda a complicar-se mais o resultado, além que para corrigir esses desenhos seria preciso muito tempo a responder e muita linha e explicação, ou seja reestruturar quase tudo, e muitas das pessoas não aceita no final essa dedicação e tempo que damos aqui, em troca de nada directamente ou indirectamente, logo como alguém aconselha uma pessoa a ir a um médico, a um cabeleireiro a um etc. é porque são profissionais da área, apenas isso!
    o pior de tudo é que alguns tópicos abertos são feitos por pessoas que desenharam essas próprias plantas, inventando uma historia, e no final não aceitando as criticas que recebem.
    "bolding"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 8

    Caro fernando essa história de colocar aqui as próprias plantas e inventar uma história eu não me tinha apercebido, mas explica algumas reacções muito violentas quando damos a nossa opinião em meu ver construtiva. Vou estar atento a isso.

    Caro Paramonte acho que a sua opinião sobre os arquitectos está um pouco distorcida, peço-lhe que olhe à sua volta na paisagem urbana portuguesa e veja o país feio que temos vindo a construir, recordo-lhe que até bem pouco tempo apenas 15% do trabalho de arquitectura era de facto feito por arquitectos, por outro lado olhe para outros países Europeus, sobretudo nórdicos onde isso não acontece e compare. De qualquer forma espero que a sua próxima experiência com um arquitecto/a corra bem.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 9

    não sou arquitecto, nem engenheiro, nem tão pouco trabalho com desenho.

    na minha opinião, um arquitecto (quando bem escolhido) é a única pessoa que consegue desenhar o nosso sonho, enquanto que um bom engenheiro apenas tenta (se fosse realmente bom remetia-nos para um arquitecto, digo bom no sentido de ter algum talento a desenhar) e um mau engenheiro está-se nas tintas, pega num projecto "tipo" faz-lhe umas alterações, e toca a imprimir...

    concordo quando dizem que se construiu um portugal feio, concordo a 100%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, doisarquitectos
  8.  # 10

    Colocado por: doisarquitectosCaro fernando essa história de colocar aqui as próprias plantas e inventar uma história eu não me tinha apercebido, mas explica algumas reacções muito violentas quando damos a nossa opinião em meu ver construtiva. Vou estar atento a isso.

    atenção, não quero levantar suspeitas :) até porque a maioria não é, pode haver, e há pessoas que não aceitam bem criticas o que também é normal é a casa delas, o projecto"" delas, conhecem poucos projectos mais, estamos aqui também é para fazer pensar sobretudo isso, mas que isso de falsos pedidos acontece por vezes, acontece, mas raramente, e pode-se ver por esse aspecto sim.
  9.  # 11

    Actualmente, e com o acesso à informação escrita e desenhada, via internet, há muita boa gente que acha que pagar a um arquitecto é um desperdício de dinheiro.

    Começam por esboçar umas coisas, acham que resulta, sem terem em conta orientação solar, espaços de circulação confortáveis, iluminação solar no interior, conforto térmico, etc.. Depois, aparecem os chamados caixotes. Depois, quando aparecem humidades em casa, a culpa é do construtor.

    Há uns tempos fui conhecer o apartamento de uma amiga. A parede da lareira (forradinha a tijolo burro) era verde erva. Ela disse que ia voltar a pintar de branco porque gostava das casas com decoração minimalista. O toque do minimalismo, segundo ela, iria ser dado com a parede oposta pintada de cor sangue de boi. Minimalismo?!? Não me lixem!

    Passadas umas semanas, ofereci-lhe um livro sobre minimalismo. Esteve uns tempos sem me falar...O pessoal ouve estes termos e acha que percebe o conceito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 12

    Colocado por: two-rokmau engenheiro está-se nas tintas, pega num projecto "tipo" faz-lhe umas alterações, e toca a imprimir...

    o problema é mesmo esse two-rock, na arquitectura como em muitas áreas.
    depois como diz é triste ver portugal feio, por exemplo é meter-se no comboio porto-lisboa e reparar na paisagem.
    se reparar só se pode afirmar que se está realmente bem em centros históricos e porque?
    e porque restam ainda os centros históricos, por causa dos arquitectos, do ippar-igespar e de leis, e porque durante 30 anos se entreteve a destruiu/construiu o resto à volta e ao mesmo tempo a encher muitos bolsos.
    é fácil um português que vive nas urbanizações do"" ic19, ter uma vida sombria e triste que começa logo ao sair à rua.
    posso dar o meu exemplo eu gostava mais de sair à rua e viver o meu bairro, mas é realmente deprimente abrir a porta da rua, ser atropelado"" a andar ou ao andar de bicicleta, perder o sol e ainda serem três da tarde, ter as persianas das janelas negras, ter de sair do passeio para passar uma pessoa etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  11.  # 13

    veja o país feio que temos vindo a construir,

    Feio é um critério de gosto, absolutamente subjectivo. Como amostra, pode visitar um tópico da CMartin "Há coisas fantásticas" ou lá como se chama, e achará decerto que muitos dos exemplos de "fantástico" (objectos, na maioria) são horrorosos - apesar de desenhados por profissionais.
  12.  # 14

    Eu percebo que, perante rascunhos de projectos que não respeitam minimamente conceitos básicos, o conselho seja: arranje um arquitecto.

    Eu sugiro que, futuramente, se recomende: arranje um arquitecto sugerido por alguém da sua confiança.

    Em todas as profissões há bons e maus profissionais. Infelizmente, conhecem-se arquitectos pouco prácticos e com veia de designer. O arquitecto que deve cativar clientes e participar numa mudança de mentalidades não pode apresentar um orçamento exorbitante com base nos m2 da futura casa. Mesmo que faça esse cálculo, não o pode apresentar ao cliente. Deve apresentar um orçamento razoável, para que o cliente não corra para o primeiro desenhador ou engenheiro que faça umas vivendas. Não deve ter medo de apresentar um esboço. Com isso, pode ganhar o cliente. Mesmo que o produto final seja completamente diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dreco
  13.  # 15

    Colocado por: FDQue erros é que são mais comuns quando se vê uma "planta" de um projectista não-arquitecto


    A resposta é simples..... :)
    Todos nós aprendemos a escrever! Ou seja!............. A compor com palavras!
    e o resultado dessa composição tem que ter sentido! Principio, meio e fim!
    Qualquer pessoa consegue perceber a diferença entre a escrita de um escritor profissional e de um miúdo da 3ª classe, e porquê?
    Porque aprendeu a escrever, logo sabe distinguir !

    O que as pessoas não sabem é que os Arquitectos também compõem.... logo quem não aprendeu a compor em Arquitectura, não sabe distinguir!
    Assim como só os músicos sabem compor música!
    Só um japonês sabe compor na sua língua?
    Só um médico sabe com se compõe o corpo humano!
    ......

    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  14.  # 16

    Por acaso isso irrita-me um pouco.
    Quando as plantas apresentadas não têm ponta por onde se lhe pegue, ainda vá.
    Mas quando o critério é claramente uma espécie de defesa da classe, acho mal

    Se todos fizessem isso podiamos fechar o fórum.

    Ja vi aqui o j cardoso a calcular um muro, para uma pessoa que o solicitou.
    O paulo correia a fazer orçamentos.
    Pessoas a procurar legislação para poder responder.
    etc...

    Não concordo que se trabalhe de borla, mas dai a passar para: contrate um arquitecto.... vai uma certa distância!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AoV
  15.  # 17

    Boas

    O que as pessoas não sabem é que os Arquitectos também compõem.... logo quem não aprendeu a compor em Arquitectura, não sabe distinguir!ve
    Assim como só os músicos sabem compor música!


    Seria então conveniente que alguém informasse disso este senhor que, tanto quanto sei, não sabe ler uma pauta de música e tem o atrevimento de compor.
    Por mim considero-me informado e vou engolir os palavrões que disse baixinho quando vi este projecto de um arquitecto. Suponho que, para usar a mesma linguagem, é o que se chama uma verdadeira composição?

    cumps
    José Cardoso
  16.  # 18

    Podiam também ter avisado o António Aleixo, um dos nossos mais interessantes poetas e semi-analfabeto.

    Onde nasceu o autor
    Com forças p'ra trabalhar
    E fazer a terra dar
    As plantas de toda a cor?
    Onde nasceu tal valor?...
    Seria uma força imensa
    E há muita gente que pensa
    Que o poder nos vem de Cristo;
    Mas antes de tudo isto,
    Onde nasceu a ciência?...

    De onde nasceu o saber?...
    Do homem, naturalmente.
    Mas quem gerou tal vivente
    Sem no mundo nada haver?
    Gostava de conhecer
    Quem é que formou o piso
    Que a todos nós é preciso
    Até o mundo ter fim...
    Não há quem me diga a mim
    Onde nasceu o juízo?...

    Sei que há homens educados
    Que tiveram muito estudo.
    Mas esses não sabem tudo,
    Também vivem enganados;
    Depois dos dias contados
    Morrem quando a morte vem.
    Há muito quem se entretém
    A ler um bom dicionário...
    Mas tudo o que é necessário
    Calculo que ninguém tem.

    Ao primeiro homem sabido,
    Quem foi que lhe deu lições
    P'ra ter habilitações
    E ser assim instruído?...
    Quem não estiver convencido
    Concorde com este aviso:
    — Eu nunca desvalorizo
    Aquel' que saber não tem,
    Porque não nasceu ninguém
    Com tudo quanto é preciso!

    António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."



    Colocado por: j cardosoBoas
    Por mim considero-me informado e vou engolir os palavrões que disse baixinho quando vi este projectode um arquitecto. Suponho que, para usar a mesma linguagem, é o que se chama uma verdadeira composição?

    cumps
    José Cardoso

    Voce é que não aprendeu.... logo quem não aprendeu a compor em Arquitectura, não sabe distinguir
  17.  # 19

    .
  18.  # 20

    Boas

    Levando essa lógica ao extremo, a arquitectura seria então passível de ser apreciada apenas por arquitectos, a música apenas por músicos e a pintura apenas por pintores; por outras palavras, seriam irrelevantes e praticamente dispensáveis, o que é um disparate. Pode dizer-se que eu - ou outro qualquer não arquitecto - não terá conhecimentos para fazer arquitectura ou crítica de arquitectura, mas não pode dizer-se que não sei apreciar.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
 
0.0265 seg. NEW