Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: j cardosoNão, claro que não. Orgulho tenho do meu tempo em que a "formação" começava aos 2 anos com a chupeta embebida em vinho com açúcar, cerveja a partir dos 6, bagaço e tabaco aos 8. Como sabe as coisas mudaram muito e, infelizmente, esta formação começa cada vez mais tarde - embora os estudantes que chegam ao ensino superior façam um esforço para recuperar o tempo perdido durante as festas da "academia" numa atitude louvável mas nem sempre correctamente apreciada.


    Lol, por aqui também ouço essas histórias do pessoal mais velho do que eu.
    Em relação à fama de beber acho que o país todo está bem equilibrado, já a fazer vinho, ninguém bate a região do douro :P

    Colocado por: LiMatosTwo-rok,
    Já que é da Zona Oeste (e eu também), nunca participou nas visitas às adegas beber a agua-pé quente? É um ritual de iniciação da nossa zona. Claro que sempre foi vedado a mulheres, por isso, não tenho dessas memórias da infãncia para partilhar.


    Conheço essa realidade, mas não participei muitas vezes, sempre bebi (e bebo) com peso e medida, e antes dos 15 ou 16 anos acho que só bebia um ou outro champagne, uma ou outra cerveja. Sou uma excepção à regra neste aspecto :)
  2.  # 202

    Colocado por: Anonimo16062021aos 8 "sopas de cavalo cansado":))


    hheehehehe, deve ser cá um pitéu :P
  3.  # 203

    Colocado por: Anonimo16062021No passado,comiam-se sopas de cavalo cansado ao pequeno-almoço;))

    O two-rok nunca comeu?


    Eu sei, mas não, nunca me calhou.
    Já nasci na geração Nesquik :D

    PS: Tenho 31 anos, antes que pensem que sou mais velho, pelo menos não conheço ninguém da minha idade que tivesse comido.
    •  
      FD
    • 30 maio 2011

     # 204

    Colocado por: Anonimo16062021embebiam com vinho tinto

    No inverno, quente.
  4.  # 205

    Colocado por: two-rokJá nasci na geração Nesquik :D


    Somos da mesma geração, mas eu era mais à base de cola cao e nestum com mel. De qualquer maneira, a minha família é do Baixo Alentejo - por aquelas bandas as crianças não eram alimentadas a açorda de vinhaça. Comiam alfarrobas, e era quando havia!
  5.  # 206

    "Beber vinho é dar de comer a 1 milhão de portugueses"
    Esta foi uma das frases talvez mais celebres da campanha de marketing territorial de um "grande estadista".

    ... volta estás perdoado!
  6.  # 207

    Na França chama-se vin chaud (vinho quente com especiarias) e trocaram-lhe a hora aceitável para o beber. Também lhe tiraram o pão.

    Vinho quente em cima de baguetes deve ficar uma bela açorda, se tivessem o nosso pão caseiro, se calhar também era de classe uma sopinha de cavalo cansado ao entardecer...
  7.  # 208

  8.  # 209

    Colocado por: Anonimo16062021Os Camponeses do norte de Portugal tinham (e muitos ainda tem) uma vida dura, repleta de trabalho e pouco dinheiro até para a refeição. Um fortificante bem conhecido deles é a Sopa do Cavalo Cansado. Muitas vezes pela manhã, antes de encarar o trabalho, os lavradores colocavam torradas ou pão velho em um prato, embebiam com vinho tinto e assim ganhavam força para enfrentar o dia duro de trabalho. Hoje a sopa ainda existe e mesmo quem não passa dificuldade nenhuma acrescenta açúcar e canela e come a sopa com prazer. Vinho é alimento! Sempre foi!


    Amigo Anonimo16062021,

    eu conheço a receita, e conheço essa realidade (felizmente não na primeira pessoa), não era só no Norte que se fazia isso, cá na minha área essa realidade também estava bem patente, também tínhamos muitas dificuldades financeiras,

    desde uma sardinha para 5 pessoas, passando por andarem descalços, etc.

    Colocado por: ItalianoSomos da mesma geração, mas eu era mais à base de cola cao e nestum com mel. De qualquer maneira, a minha família é do Baixo Alentejo - por aquelas bandas as crianças não eram alimentadas a açorda de vinhaça. Comiam alfarrobas, e era quando havia!


    Sim agora que fala, era isso mesmo,Cola Cao, Nesquik veio depois, Nestum mel também me lembro, ainda hoje como quando o meu pequeno não quer comer mais (tal é a fartura hoje em dia, antigamente comia-se tudo, e mais que viesse, se houvesse).

    Colocado por: LiMatos
    Na França chama-se vin chaud (vinho quente com especiarias) e trocaram-lhe a hora aceitável para o beber. Também lhe tiraram o pão.

    Vinho quente em cima de baguetes deve ficar uma bela açorda, se tivessem o nosso pão caseiro, se calhar também erade classeuma sopinha de cavalo cansado ao entardecer...


      lol

      Colocado por: j cardosoNa minha zona também se chamam "Sopas de vinho"

      Sopas de vinho não embebedam.
      Se não há vento nem chuva
      Se as botas não escorregam
      Que diabo é que me empurra?
      Tem juizinho nos passos que dás
      Sopas de vinho dão-te mais gás


      Oh sr. J, afinal as bandas aqui do sul até servem para alguma coisa :P
     
    0.0381 seg. NEW