Roma é dos Romanos! E cada profissão é da competência dos seus profissionais!
Se alguém acha que faz melhor a profissão, então faça!!.... mas depois não venha pedir batatinhas!
Peço um "Blackout" a este Post, a todos os Arquitectos!
Colocado por: luisvvProvável. Mas, e daí?
Colocado por: luisvvE a quem cabe avaliar esse risco ?
Colocado por: luisvvDa mesma forma, se tal acontecer com um engenheiro ou projectista, será porque escolheu o engenheiro errado...
Colocado por: luisvvO que o two-rok tem que fazer é evidenciar a sua mais-valia, ou direccionar a sua actividade para um cliente que valorize mais o que tem para oferecer. O mesmo vale para os arquitectos...
É chato? É, mas é disso que se faz a vida - nem todos gostam do mesmo que nós, e nem sempre identificamos os desejos do cliente..
Colocado por: luisvvNão, não é assim - e daqui a uns tempos, pior...
Colocado por: luisvvSim, é uma injustiça, tal como seria, no meu ramo (administração de condomínios), obrigarem todos os edifícios à contratação de uma empresa...
Colocado por: luisvvComo já aqui foi dito, confunde habilitação legal com competência. E parece pressupor que é alguma espécie de direito sagrado "fazer arquitectura" com o canudo.
Colocado por: luisvvOs maus e os bons, todos têm lugar, sendo que naturalmente alguns competem pelo preço, e outros não. Se o seu caminho é o preço, não tem que se queixar..
Colocado por: luisvvNem por isso o two-rok se lembra de exigir uma licenciatura em Ciências Culinárias a quem lhe faz as refeições, nem de a impor aos seus concidadãos, pois não? E trata-se da satisfação de uma das mais fundamentais necessidades humanas - a alimentação. Afinal, se há gente que se desunha para tirar um curso de culinária, porquê deixar ao cliente/consumidor a liberdade de escolher comer coisasprojectadas, cozinhadas por alguém sem o canudo? Certo que o cliente até pode só gostar de hamburgueres demasiado bem passados e com camadas de ketchup e mayonese, mas raios me partam se o gajo não devia ser obrigado a comer uma postinha mirandesa no restaurante do Chef Vitor Sobral...
Colocado por: luisvvPrecisamente. Corrigiria apenas: mas porquê "melhor"? Em alguma profissão há obrigação de ter só profissionais maravilhosos?
Colocado por: marco1
1º sabe dizer ( até agora ) em % o numero de especialidades feitas por arquitectos comparado com a % de projectos de arquitectura sobrescritos por eng. ??? talvez a disparidade dos numeros dê para reflectir um pouco mais antes de ir por ai
Colocado por: marco1
em todo o caso penso que a leitura da lei 31/2009 que resultou de consenso entre eng e arq. .
E daí que é óbvio que esse tipo de competências está (salvo algumas excepções que acredito ser uma percentagem minoritária), não faça perguntas desnecessárias, pois eu sei que o sr. compreendeu o meu ponto de vista, tem é uma forma esquisita de dar a entender que discorda ;-)
As entidades competentes, e quanto a mim, muito bem, já alteraram a lei nesse sentido (estando agora em fase transitória), pois eu não acho muito bem as pessoas OPTAREM por um engenheiro e depois queixarem-se que ele não soube fazer uma arquitectura em condições (já eu ouvi 2 ou 3 chicos-espertos em alturas diferentes virem com este tipo de desabafo, quando na realidade foram eles quem optaram por essa via.
Aí concordo, pois qualquer engenheiro que exerça arquitectura é o engenheiro errado, pois não tem competência para tal.
Não é chato, é quase impossível nos dias de hoje, o mais curioso é que a minha mais-valia é vista pelos potenciais clientes como algo que todos fazem, ou seja quando querem saber preços pensam que é igual ser A ou B a fazer, no final alguns já viram o bico ao prego e dão razão a quem os avisou e eles não deram ouvidos.
Por enquanto é assim que funciona, o cliente escolhe o "arquitecto".
Não queira comparar duas funções tão distintas. Sem querer desvalorizar a sua profissão (que valorizo tanto quanto qualquer outra profissão honesta), mas por exemplo no prédio onde moro a administração do condomínio é feita pelos condóminos bi-anual (muda a cada 2 anos), sendo um prédio com 6 apartamentos e sem elevador, é simplíssimo de gerir, ontem tivemos a reunião anual, tirando as despesas de limpeza e consumos, apenas foi necessário trocar uma peça da parte eléctrica. Claro que não é necessário nenhuma formação para qualquer adulto com o ensino básico para gerir ESTE condomínio de que falo (Haverá certamente condomínios muito mais complexos e aí penso ser impossível alguém administrar, sem contratar uma empresa como a do sr. luisvv).
Estas discussões com o sr. luisvv deixam-me desgastado psicologicamente :-P O meu caminho nunca foi o preço, pelo menos na construção nunca foi, conheço-a bem demais para saber que "milagres ninguém faz" (já digo isto à mtos anos). A construção envolve muitas condicionantes para andarmos aqui a "brincar aos legos".
Agora viro a conversa ao contrário, um arquitecto faz um projecto de especialidade, onde calcula mal a estrutura de uma varanda, ela um dia cai em cima de alguém. E o sr. luisvv diz "who cares?" ;-)
Esta conversa está-me quase a irritar, mas só quase :-P Quando as pessoas não querem discutir pontos de vista mas sim incuti-los é complicado, porque as palavras entram a 100 e saem a 200. ?
Eu não lhe disse que se devia contratar só o Souto de Moura, ou disse? Ou disse que tinha de ser o Taveira? Não também não disse. Nem tão pouco disse que a casa tinha de ser como o arquitecto bem entendesse ou disse?
Porque não melhor? Porque será que temos de lidar com mediocridade todos os dias?
Colocado por: marco1o meu ultimo post era para o Hélio como é evidente