Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    o que "rui :)" diz numa maneira simples e bem é que na generalidade e não na excepção, quem aprendeu algo sabe interpretar esse algo, melhor ou pior, mas saberá sempre interpretar melhor do que quem não aprendeu nada, nem academicamente nem autodidaticamente.
  2.  # 22

    Boas tarde

    Acho que temos aqui um bom tópico para discutir .. mas não penso que quem o venha ler vai ficar mais elucidado, antes pelo contrario...

    Acho que o ideal era nos habituar a se queremos determinado produto ir busca-lo a respectiva classe que o faz... pois eu se estou doente vou ao medico não vou ao farmacêutico... se quero ajeitar um motor automóvel vou ao mecânico e não ao electricista auto... se quero jantar vou a um restaurante e não a um café.... e isto era perfeito se todos os profissionais fossem sérios e competentes.

    O problema é que o mercado não é assim.. e continuando com os exemplos de cima já foi melhor atendido por um farmacêutico que por um médico... já resolvi um problema no motor, que o mecânico não dava pelo gato, e o electricista deu apesar de ser uma questão puramente de mecânica. Já almocei em muitos restaurantes e foi uma porcaria, por outro lado lá almocei em vários cafés e foi muito bem servido.... e onde quero chegar com isto tudo???'?

    É que no mercado há bons e maus profissionais, e eu o que quero mesmo e ter um bom profissional a fazer o projecto da minha casa... que seja agente técnico, engenheiro ou arquitecto... conheço alguns agentes técnicos muitos melhores que alguns arquitectos... é como em tudo .... agora a dificuldade é arranjar um bom professional...

    Pois de que me serve entregar a minha casa a um souto moura, ou a um Taveira , se ele durante um ano nunca me atende o telefone???.... se me faz um projecto bonito, mas em termos térmicos é um desastre... como apanhei alguns de arquitectos conceituados...

    Isto se resume a uma coisa.... QUALIDADE... e que é medida por vários parametos ...

    Agora a pergunta que se deve fazer fazer é como descobrir estes profissionais???? onde estão??? eles estão por ai... e é o próprio mercado que os faz... pois é ele que lhes dá trabalho ou tira, e nunca vi um mau profissional aguentar-se muito tempo no mercado... mas enquanto anda por cá vai estragando o mercado, e quando este for embora, vai aparecer outro a substitui-lo... por isso isto não é uma ciência exacta... procurem referências, obras, fale com ex clientes, analise e decida com essa informação na mão, e nao porque o site tem lá uns projectos bonitos em 3D, ou porque ele tem boa lábia, ou porque ele lhe promete mundos e fundos....

    cumps

    cumps
  3.  # 23

    Fale com um arquitecto! Mas, porquê?
    bom penso eu que são uns tipos fixes, tem umas ideias do caraças, e construção sem eles e borrada pela certa, mas e a minha opinião, existe ai seres humanos que pensam que por a Internet dispor de programas a borlix de desenhos, a e tal também eu arquitecto ( mal )
  4.  # 24

    Colocado por: j cardosoBoas

    Por mim considero-me informado e vou engolir os palavrões que disse baixinho quando vi este projectode um arquitecto. Suponho que, para usar a mesma linguagem, é o que se chama uma verdadeira composição?

    cumps
    José Cardoso


    Gostei do "pateo", da "cosinha" e da "Àrea de serviso".
  5.  # 25

    Esta discussão pode ser muito esclarecedora e de extrema importância pelas 3 questões inicialmente lançadas e por mais algumas que se poderão entretanto acrescentar. Que se mantenha objectiva no intuito de servir o propósito que a iniciou, e que ajude a aproximar a arquitectura à sociedade civil.

    Tentarei responder às três questões iniciais incluindo excertos da brochura que alguns conhecerão: "Trabalhar com um arquitecto", Ordem dos Arquitectos

    Colocado por: FD
    O que é que um arquitecto aprende na escola que outros profissionais não aprendem e que lhe permite fazer "boas ou melhores plantas"?

    O Arquitecto lida diariamente com o processo de construção. Ao Iongo de anos de formação e qualificação profissional, o Arquitecto adquire conhecimentos para materializar as suas aspirações. O Arquitecto elabora projectos com criatividade e talento, sempre com especial atenção aos interesses, desejos e aspirações do seu cliente no decurso das suas tarefas. Como tal, quanto mais cedo for envolvido no processo maior sera a sua capacidade de actuação. O Arquitecto fá-lo-á poupar dinheiro e maximiza o seu investimento: um edifício bem projectado pode aumentar o seu valor a prazo, pode reduzir as suas contas (água, electricidade, gás, etc) e pode ter custos de construção e manutenção mais baixos.


    Colocado por: FD
    Porque é que um projectista não-arquitecto pode não ser a melhor pessoa para fazer uma "planta"?

    Os arquitectos são os únicos profissionais que possuem os conhecimentos e habilitações académicas e legais para fazerem Projectos de Arquitectura. Todos os outros técnicos, embora tenham lugar na construção, não estão habilitados para fazerem Projectos de Arquitectura.
    O arquitecto ajuda-o a ver a solução para o problema que tem entre mãos: sabe olhar para além do imediato, imaginando diferentes hipóteses e possíveis futuros, apresentando-lhe aquela que é a solução que melhor se adapta às suas necessidades.

    Colocado por: FD
    Que erros é que são mais comuns quando se vê uma "planta" de um projectista não-arquitecto?

    Uma grande diversidade de deficiências que podem ocorrer, a diferentes níveis - organização funcional e articulação entre espaços, eficiência energética, processos construtivos, implantação, orientação solar e articulação com o espaço exterior, etc.
    Os Arquitectos vêm o projecto no seu todo. Resolvem-no com criatividade e sensibilidade. Fazem do seu investimento um bom investimento. Facilitam-lhe a vida, libertando-o de tarefas que desconhece e sabem gerir e coordenar o processo de projecto, ultrapassando as suas preocupações.
    Uma das prioridades do Arquitecto é a defesa dos interesses do seu cliente, agindo como seu representante em diversas situções.O Arquitecto é o profissional que, nao só melhor conhece o seu projecto, como domina os melhores processos construtivos para a sua edificação, resultando no final, numa maior qualidade construtiva da mesma. As obras criadas por Arquitectos resultam numa maior qualidade de vida e de trabalho.

    Assim deverá acontecer na generalidade, a dos bons profissionais que se pautam por boas práticas da arquitectura.

    Cumps,
    Inês Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 26

    Sou dos que acha que os Arquitectos têm uma formação específica que nos escapa (aquela maneira de olhar para uma casa de maneira integrada, ligando a envolvente exterior com as limitações impostas pelos regulamentos, com os revestimentos escolhidos, etc.) e que deviam ser SEMPRE consultados em qualquer obrinha, desde a mais simples remodelação.

    Mas há 20 anos eu não pensava assim. Antes pelo contrário.

    Colocado por: Paramontesou um grande admirador do arquitecto Raul Lino, e de uma forma geral da geração de arquitectos portugueses que já "bateu as botas".(..) Um velho arquitecto dizia que podia levar um dia inteiro a pensar se uma parede devia ser deslocada 10cm para um lado

    Ao contrário do Paramonte, eu não suportava os Arquitectos mais antigos (mais velhos que eu).
    Tirando um, honrosa excepção, que admirei como se ele fosse um MiguelAngelo ou um DaVinci (ok... o Leonardo era quase engenheiro).

    Odiavam ir à obra. Pelo menos apareciam lá sempre de trombas.
    O relacionamento desses arquitectos com o pessoal das obras era de cortar à faca.
    Levavam semanas para fazer um qualquer «boneco» ou pormenor. Mais valia não lhes pedir nada.
    E essa de «desloque-me aí essa parede 10cm mais para lá» aconteceu comigo. DUAS vezes!

    Em contrapartida, tenho tido muito boas experiências com arquitectos/as mais novos , nos 35-40 anos, já com alguns anos de experiência e que manipulam o Autocad desde que entraram na Faculdade. Quando pedimos um desenho, pormenor, etc., enviam-no no mesmo dia. Não um mas logo 3 ou 4 (plantas, alçados, cortes, que é para não haver dúvidas!).
    GOSTAM de ir às obras, e colaboram MESMO com o director de obra (eu).
    Fazem esquemas em 3D, que ajudam de sobremaneira o dono de obra a «ver» o que aprovou.

    E... NUNCA me pediram para demolir uma parede para a fazer de novo a 10cm de distância!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, doisarquitectos, icrgarquitectos, RC | ARQ, two-rok
  7.  # 27

    Atrevo-me a inverter a pergunta...

    Porque não um arquitecto!?

    Porquê confiar em alguém que não tem a formação, a sensibilidade, que não procura perceber a beleza do que pode ser a sua casa?

    Porquê começar a pensar numa casa e já a olhar para o lado para ver como é que os outros fizeram?

    Se tantos aqui se perguntam porque é que se sugere sempre um arquitecto...

    Se calhar é porque alguns de nós arquitectos, temos brio e orgulho no que fazêmos, sabemos a satisfação de quem nos encomenda trabalho e vê o seu investimento bem empregue.

    E ficamos frustados e tristes com pessoas que muitas vezes não percebem que o que aqui apresentam, fica tão àquem do que poderia e deveria ser, o investimento financeiro que vão demorar uma vida inteira a pagar...

    E quando perguntam porquê o arquitecto, quando tantos outros técnicos também fazem o que nós fazêmos, convém verificar se é o nome dessa pessoa que vai no termo de responsabilidade que entra na câmara...

    Porque não um arquitecto? Esse afinal assume responsabilidade, se fizer mal, tem um nome para apresentar queixa na ordem dos arquitectos... a ordem dos desenhadores essa já não sei se recebe esse tipo de questões :)
  8.  # 28

    Correndo o risco de ser crucificado (espero que não) deixo a minha opinião:

    - Contratar um arquitecto sempre! Sempre mas sempre para fazer arquitectura, ponto. De facto não há profissão que melhor entenda o preenchimento do espaço, a distribuição de elementos, a harmonia ou o tão afamado "cheiro das cores". É um facto que esta área prima pela abertura, pela criatividade pela inocência que é a imaginação. A semelhança de todos os casos onde o limite não tem limite, a tal ausência de barreiras, gera extremos. Extremos que acontecem ao fazer um projecto de arquitectura mas também ao pasteleiro que decidiu inventar o bolo-rei de chocolate.

    É um facto que há de tudo, há de todos, há de ninguém, todos fazem tudo mas chapéus há muitos, ou seja cada caso é um caso...há o arquitecto de 60 anos que entende de tudo e de nada com base no já faço isto há muitos anos, no que tem 20 estagiários a trabalhar para si (algumas vezes até pagam para o fazer) e nem sabem se o projecto que sai hoje do seu atelier é um edifício de 10 ou 20 pisos, pois só (e no máximo) fez a proposta de honorários. Acredito cada vez mais nos ateliers de pequena dimensão, isto é, nos que apesar de já não se sujarem com tinta da china o fazem com pó e lama da obra, mas não com a atitude do "só por que assim", ou só por que sou arquitecto, mas sim porque quer resolver.

    Perdoem-me os demais mas é verdade que na actualidade a formação de arquitectura ainda é bastante artistica, será mau? Não sei, falo do que vejo e dos alunos que me passaram...em engenharia não será assim? Claro que é, ao invés do artistas temos os investigadores, não será também essa área um devaneio? Foi o que vi no LNEC.

    Concluindo pode-se dizer de tudo e de nada, a conclusão depende apenas da pessoa e não da área, estou convicto que cada "macaco" no seu galho. Há bons e maus em tudo, há maus que querem ser bons e outros que não.

    Se quisesse fazer um pequeno investimento a arquitectura seria do arquitecto, a coordenação seria de um engenheiro, etc...mas tudo depende duma coisa só...da pessoa que é o arquitecto ou engenheiro.

    Agora uma coisa digo, não acho mal um ser comum pesquisar ideias para a sua casa, qual o problema? Não será problema maior quem faz os projectos não estar disposto a ouvi-las só porque o projecto é a sua peça criativa e não o produto que o cliente paga?

    Isto dá pano para mangas...volto a dizer cada um na sua função...servir.

    No fundo devia sempre ser "Consulte o projectista"!
  9.  # 29

    O Arquitecto lida diariamente com o processo de construção. Ao Iongo de anos de formação e qualificação profissional, o Arquitecto adquire conhecimentos para materializar as suas aspirações.

    E os novos arquitectos? Quantos anos de experiência deve ter um arquitecto para que possamos lhe confiar um trabalho?

    O Arquitecto elabora projectos com criatividade e talento, sempre com especial atenção aos interesses, desejos e aspirações do seu cliente no decurso das suas tarefas.

    Ser arquitecto é garantia de criatividade e talento?
    Como tal, quanto mais cedo for envolvido no processo maior sera a sua capacidade de actuação. O Arquitecto fá-lo-á poupar dinheiro e maximiza o seu investimento: um edifício bem projectado pode aumentar o seu valor a prazo, pode reduzir as suas contas (água, electricidade, gás, etc) e pode ter custos de construção e manutenção mais baixos.

    Se assim é não entendo como a tabela de honorários de um arquitecto é indexada ao valor de construção.

    Os arquitectos são os únicos profissionais que possuem os conhecimentos e habilitações académicas e legais para fazerem Projectos de Arquitectura. Todos os outros técnicos, embora tenham lugar na construção, não estão habilitados para fazerem Projectos de Arquitectura.

    A isto se chama "lobby"

    O arquitecto ajuda-o a ver a solução para o problema que tem entre mãos: sabe olhar para além do imediato, imaginando diferentes hipóteses e possíveis futuros, apresentando-lhe aquela que é a solução que melhor se adapta às suas necessidades.

    Isso é uma garantia ou apenas uma intenção?

    Uma grande diversidade de deficiências que podem ocorrer, a diferentes níveis - organização funcional e articulação entre espaços, eficiência energética, processos construtivos, implantação, orientação solar e articulação com o espaço exterior, etc.
    Os Arquitectos vêm o projecto no seu todo. Resolvem-no com criatividade e sensibilidade. Fazem do seu investimento um bom investimento. Facilitam-lhe a vida, libertando-o de tarefas que desconhece e sabem gerir e coordenar o processo de projecto, ultrapassando as suas preocupações.

    Isto é aplicado a qualquer arquitecto? Basta para isso terminar o curso e emoldurar o diploma e pendura-lo na parede?


    Uma das prioridades do Arquitecto é a defesa dos interesses do seu cliente, agindo como seu representante em diversas situções.O Arquitecto é o profissional que, nao só melhor conhece o seu projecto, como domina os melhores processos construtivos para a sua edificação, resultando no final, numa maior qualidade construtiva da mesma. As obras criadas por Arquitectos resultam numa maior qualidade de vida e de trabalho.

    Vem como garantia incluído nos honorários?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisvv, Dreco
  10.  # 30

    Colocado por: rjmsilva

    Gostei do "pateo", da "cosinha" e da "Àrea deserviso".


    Qual é o problema c\ o projecto no pdf? Acho-o equilibrado (tirando as áreas dos quartos), e até gostei, pressuposto que a orientação solar está OK
  11.  # 31

    Colocado por: j cardosoé o que se chama uma verdadeira composição?


    Gosto mais desta composição........ é de um colega seu! ;)

    Grande abraço
      Ponte.jpg
  12.  # 32

    Colocado por: Paramonte

    Qual é o problema c\ o projecto no pdf? Acho-o equilibrado (tirando as áreas dos quartos), e até gostei, pressuposto que a orientação solar está OK


    Quanto ao projecto não me pronuncio, mas os erros ortográficos são graves.
    • Neon
    • 18 janeiro 2011

     # 33

    Boa noite

    Este é realmente um tema bastante interessante

    Li com atenção todo o desenvolvimento do tema, concordando com umas coisas e discordando de outras, mas acho que vou tentar não fugir muito ao tema :)

    Gostaria então de dar uma opinião, pelo meu ponto de vista...que é apenas isso o meu ponto de vista e o resultado da minha experiência quer a nivel profissional, quer social.

    A todos, desde já as minhas desculpas por alguma forma mais crua em como me expresso.

    Porquê falar com um Arquitecto?

    Bom começarei por abordar o tema pelo facto de que mais ano menos ano (se não houver alterações), e por imperativo legal, apenas os Arquitectos (técnicos com determinado percurso académico na área + reconhecimento pela respectiva ordem profissional) vão poder (e vou focar bem isto ) ASSINAR projectos de arquitectura.
    Por muito que me falem da ética e da deontologia. O Neon é como S. Tomé - Ver para crer :)
    Ninguem aqui é inocente ao ponto de ignorar que bons e maus profissionais há em todo o lado. Como tal, haverá sempre quem se venda; Assim como haverá quem tenha pessoas no seu gabinete, sejam eles arquitectos ou não a fazer trabalho que no final sairá ASSINADO pelo Arquitecto, em nome de uma eventual coordenação, seja ela real ou não.


    Relativamente á qualidade do trabalho de um Arquitecto, seja na concepção, seja no aspecto gráfico, na fundamentação, no estudo e no aprofundar das questões. Tenha ele 60 anos ou tenha ele acabado de sair da faculdade, é (salvo raras excepções) inquestionavel a diferença relativamente ás outras classes profissionais. Já em outros posts tive oportunidade de dar a minha opinião sobre essa matéria. Quanto a isto acho que não temos duvidas (volto a referir que há excepções em todo o lado seja para o bem ou para o mal)

    Mas, um arquitecto não é um super homem, nem um Deus que tudo sabe, que tudo decide e define. É sim um ser humano, que falha tal como eu falho; Que precisa de ajuda e colaboração tal como eu preciso, e que ás vezes também é passado para trás por uma decisão superior á sua.

    Para mim a questão fulcral é que sempre que alguem precise de ajuda, faça por recorrer a uma boa equipa técnica (trabalho em equipa - não há outra saida), que na maior parte das vezes deve ser coordenada por um arquitecto. Mas aqui coloca-se a outra questão... estarão as pessoas disponiveis para pagar o preço justo por um serviço?
    Não, o nosso vulgar cidadão tem a ideia que paga a um tipo qualquer para por lá o gafanhoto no papel, e o resto ele é que sabe, ele é que manda, ele é que faz.
    Estou plenamente convencido que ainda temos um longo caminho para pisar, há que educar, há que explicar que não se pode poupar na farinha para gastar no farelo.

    Assim, em conclusão sou da opinião que...
    Fale com um gabinete de bons profissionais, seja ele coordenado por um arquitecto ou não.
    Esses profissionais a quem você deve pagar o preço justo, têm (na minha opinião) a obrigação de o acompanhar em todo este processo complicadissimo que possa envolver bancos, notários, finanças, câmaras municipais, conservatórias, fiscalização, construtor, segurança, materiais, pagamentos, arquitectura, especialidades, certificações e por ai fora.
    No final a factura não será leve, mas uma boa equipa técnica terá a obrigação de lhe dar aquilo que você pediu numa solução optimizada de qualidade vs preço, e de lhe ter poupado muitos e muitos euros a curto, médio e longo prazo.

    Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  13.  # 34

    o que para aqui vai

    mas pegando só numa ponta,

    PBarata

    DEVIA estar mais atento a muitos topicos, para sua informação já aqui gratuitamente fiz esboços e desenhos mais ou menos rigorosos e muitos muitos comentários sobre muitos projectos.
    TENHO é dificuldade/constrangimento de explicar a muitos e a si porque é que há casos em que só de olhar só me apetece é fugir. JÁ aqui disse que eu e acho que a maioria dos meus colegas, NÃO QUEREMOS ser os maiores, queremos É QUE de uma vez por todas as pessoas SAIBAM que existem profissionais qualificados para exercer determinada tarefa, É A SUA PROFISSÃO e como em todas as profissões eles estão melhor posicionadaos para exercer essa tarefa. Capiche??
    As pessoas querem é o quê, que lhes diga que tem ai um belo projecto em que apenas tem ali um pequeno errozito e mude a porta mais para ali ??? Haja paciência CONTRATEM UM ARQUITECTO PELO PREÇO QUE PAGARAM a essa amostra de projectista.

    El paso

    qual é a sua ideia??? já agora voçê é a garantia de que??
    salta-me a tampa, novos arquitectos??? será que os novos médicos começam a operar logo sózinhos ??? enfim nem vou comentar o resto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  14.  # 35

    excelente comentário Neon

    só para completar, no meu caso, não faz ideia do quanto me faz falta ter um engenheiro 24 horas ao meu lado ( passe o exagero). Enfim batalho por isso, porque acima de tudo acredito e tenho paixão pelo que faço e acho que posso dar nesta área um contributo para que as pessoas vivam melhor.
  15.  # 36

    A meu ver, todos têm razão e ninguém terá toda a razão.
    Vários exemplos foram dados...
    Continuo convicto que não é um "canudo" que faz alguém mais competente no que faz e na "obrigação" de se fazer ou resolver determinado assunto com essa pessoa.
    Já todos nós fomos médicos, canalizadores, mecânicos e até advogados, no entanto, também temos de perceber que para situações mais elaboradas e especificas, só temos uma opção para resolver o que pretendemos... ir a alguém especializado.

    No que diz respeito a arquitectura (e é disso que o tópico trata), acho que a máxima tem e deve ser aplicada. Quem é especializado é um ARQUITECTO.
    Como em todas as profissões, existem os bons e maus arquitectos, e se isso se aplica a tudo resto (mecânico, médico, pedreiro, electricista, etc), então será justo dizer que será (terá) um arquitecto de desempenhar as funções na qual recebeu formação.

    Porque é que não posso ser eu a fazer um projecto de arquitectura?
    Pelo mesmo motivo que posso ser eu a auto medicar-me, posso ser eu a reparar o meu automóvel, ou posso ser eu a pintar a minha casa, no entanto, tenho de perceber a diferença que o que eu estou a fazer pode não ser o (mais) correcto e terei de sujeitar-me ás consequências.

    Assim sendo, julgo que quem quer efectuar o seu projecto, á sua maneira e sem recorrer a um gabinete ou arquitecto, terá de se sujeitar (apesar de ter de ser um arquitecto a "assinar" esse projecto e infelizmente, como em todas as profissões, há quem o faça a troco de uns tostões, sem preocupar-se com o que está a fazer).
    Eu continua a ir ao médico, ao mecânico, ao advogado... apesar de em muitas circunstâncias, poder "arriscar" fazer eu próprio.
  16.  # 37

    Só para deixar a minha "deixa"

    Acho que está tudo a tentar criticar em lugar de fundamentar.
    Nestes posts todos só vejo alguns e apenas uma pequena parte desses alguns que realmente orientam a pessoa a procurar um arquitecto.
    Eu sou da opinião que sim, deve-se contractar um arquitecto.
    Mas acho que este topico foi criado para elucidar quem não sabe ou quem tem dúvidas.
    Não critiquem quem não usou, nem usem exemplos.
    Mostrem humildade e expliquei porque é que se deve contractar um arquitecto.
    Porque se quem está a escrever estes posts de criticas são arquitectos, então estão a fazer precisamente o oposto, a afastar as pessoas de vocês pela vossa forma de criticar sem fundamentar o positivo, apenas marcam o negativo.

    Utilizem argumentos como por exemplo: Um arquitecto já tem um bom estudo de orientações e coligações entre as várias partes de uma casa, ou um projecto em geral. Coisa que outra pessoa não tem, ou porque é particular e apenas viu o seu caso, ou porque é de outra área e vê apenas a sua área.
    Digam que um arquitecto estudou precisamente para organizar (neste caso) os varios constituintes de uma casa de forma a poder maximizar as potencialidades para que em conjunto com as respectivas especialidades de estudos térmicos, acústicos, de iluminação e harmonia sejam melhor estabelecidos.
    O objectivo do arquitecto é também tentar comunicar com as várias especialidades de forma a que o projecto final vá o mais possivel de encontro ao que o cliente pretende em conjunto de um projecto bem feito tendo em conta os requesitos legais, ambientais e económicos.

    Foi só a minha axa para a fogueira.
  17.  # 38

    Boas


    Arquitectura é com os arquitectos, estou absolutamente de acordo. Não posso concordar - e acho mesmo ridículas - é com algumas afirmações aqui apresentadas e retiradas da brochura "Trabalhar com arquitectos" da Ordem dos arquitectos que, na minha opinião, mais parece destinada a "formatar" a cabeça dos arquitectos que se iniciam na actividade do que propriamente a apresentar as reais e verdadeiras vantagens de trabalhar com um arquitecto. Frases como esta, entre outras:

    O Arquitecto é o profissional que, nao só melhor conhece o seu projecto, como domina os melhores processos construtivos para a sua edificação ...


    Seria bom que em lugar de afirmações genéricas e ocas como as que são apresentadas, fossem explicadas as verdadeiras razões e vantagens, de preferência libertas do "travo doce" da publicidade manhosa.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  18.  # 39

    Colocado por: Rui :)

    Gosto mais desta composição........ é de um colega seu! ;)

    Grande abraço
      Ponte.jpg


    Hehe, tá giro...
    Obviamente uma montagem, como o comprova a ridicula distância entre pilares...
  19.  # 40

    Bom dia, quero só colocar o seguinte tópico

    Tenhos amigos que construiram casa, o projecto foi realizado por arquectos com algum renome, o que se passou foi o seguinte: A certo ponto da obra eles ficaram com a sensação que a moradia não era para eles, ora porque não queriam alterar nada do que tinham projectado, ora porque eram eles a escolher os materiais, e os aplicadores.
    Um dos meus amigos arranjou um orçamento para os alumínios mais barato, e o arquitecto não aceitou, tinha de ser aquele que tinha dito.
    Outro casal quis modificar o piso (estava projectado granito) e o Srº Drº não quis saber.
    Estes e oputros promenores, que não vou escrever.

    Dito isto, penso que a muitos arquitecto, sentem-se donos da verdade, e não querem saber se se pode mudar ou poupar (não são eles que pagam).
 
0.0349 seg. NEW