Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sei que há uns quantos tópicos por aqui discutindo o sexo dos anjos relativamente à lã de rocha. Gostaria neste tópico, apesar de apresentar a minha situação específica, que não querendo utilizar lã de rocha qual a melhor forma de instalar um recuperador, referenciando algumas situações que ouvi falar, bem como saber que desvantagens podem ocorrer de não utilizar a dita lã de rocha. Bem como de sugestões de recuperador.

    Pesquisando algumas coisas sobre recuperadores bem como das suas instalações e estando interessado em não utilizar a lã de rocha. Surgiram-me algumas questões, bem como umas situações colocadas por conhecidos que construiram à pouco tempo onde também colocaram recuperadores.

    Tinha pensado não colocar lareira/recuperador, pois pretendo colcoar ar condicionado em todas as divisões, mas penso que nem que seja só pelo aspecto, gosto duma boa fogueira, embora deteste o fumo, mesmo que pouco, mas penso que com um recuperador não terei o problema do fumo.

    - Ao ser uma construção nova sendo a maioria recuperadores inseriveis, e achando em alguns sítios monoblocos existe muita diferença entre estes? Qual a melhor opção? De alguns valores que vi os monobloco parecem um bom bocado mais caros.

    - Li também que com cárter são melhor, o que é este cárter e qual a sua função?

    - Ao instalar numa hotte apenas de pladur, é melhor colocar também pladur atrás ou fica a parede do tijolo? Não irá estalar essa parede?

    - Numa instalação na moradia de um amigo, colocaram o tubo que vai do recuperador para a chaminé todo isolado com alumínio e lã de rocha até ao cimo da chaminé, incluindo a zona do sótão. Na hotte foi feita com pladur também isolada com lã de rocha e pelo que ele me disse umas placas do tal pladur rosa junto ao recuperador como algumas referências que estão no sítiodaslareiras. Ele também indicou que em casa de um primo dele se nota a hotte a comprimir para dentro e fora por não ter isolamento. Como se deve efectuar este isolamento? Não se isola o tubo para a chaminé? Como fica na zona do sótão e para cima? O pladur será suficiente para a hotte sem outro isolamento? que distância/área deixar dentro da hotte ou do tubo da chaminé para cada lado?

    - Quantas entradas de ar exterior se deve ter, 1 para o recuperador e outra para a hotte? ou é melhor "aspirar" o ar da sala?

    - Gostaria de aquecer a sala e de ter uma saída para o escritório estando este junto da parede da lareira, pretendia ter uma saída de ar para o escritório, mas pretendia se fosse possível um recuperador sem ventilação, não só pelo barulho que mesmo que seja um modelo mais silencioso mas por não ter mais uma componente mecânica/eléctrica no sistema. Será possível apenas passivo aquecer as 2 divisões?

    - Que recuperador será mais indicado? Qual a potência para aquecer a sala (50m2) e o escritório (18m2), estando a pensar com uma saída à frente, outra para à direita e outra para a parede atrás que será a do escritório, sendo estas todas passivas? Considerações relativas às entradas de ar e saídas? Gostaria de um modelo não muito largo, de 70cm a 1m.
  2.  # 2

    É possivel instalar recuperador sem lã de rocha? Possivel é, agora o que é práticamente impossivel é arranjar alguem que lhe faça isso. Todos os instaladores lhe vão dizer que não há problema c\ a lã de rocha, e você acaba por ir na onda.

    Para mim o problema resolveu-se assim: saca fora o recuperador e instala salamandra
  3.  # 3

    A lã de rocha protege a parede do calor intenso para não estalar.
  4.  # 4

    Não o consigo ajudar em questões técnicas, mas posso dizer que tenho um Chami 98 dupla face que aquece mais ou menos o que pretende: sala 43m2 e escritório uns 16m2. No lado da sala, tem 2 saídas laterais e uma superior; no lado do escritório só tem a saída superior (para além das saídas em baixo, no próprio recuperador). A hotte (?) é em pladur dos dois lados (escritório/sala). Só levou lã de rocha a envolver o recuperador, no tubo que conduz à chaminé estavam a pôr mas mandei tirar. Aliás, no piso superior o tubo passa numa casa de banho, numa falsa coluna tb feita em pladur, e mandei pôr uma grelha. Quando tenho o recuperador aceso a casa de banho fica quentinha...
    Não tem entrada de ar exterior (mas sei que devia ter, não convenci o instalador a tempo).
    Este é o 2º Inverno em funcionamento (não acendo todos os dias) e não noto nenhum problema, mas sou uma leiga...passe pelo site do sítio das lareiras que eles têm lá imensa informação.
  5.  # 5

    Esqueci-me de acrescentar que o recuperador tem ventilação e que isso aumenta bastante a eficácia. O ruído nota-se, claro, mas não é particularmente incomodativo.
  6.  # 6

    Tenho algumas duvidas em relaçao á lã de rocha e gostava de saber a vossa opiniao :)
    estou a instalar um recuperador Chami 98 mas nao é de duas faces. ja está forrado de la de rocha pelos lados e por cima, no entanto o recuperador vai ficar com coberto pelo pladur e o tubo que conduz para a chamine vai ficar á vista (por isso é duplo e revestido no meio com la de rocha). Até aqui tudo bem.
    o problema é que vai ficar uma hotte com a la de rocha la dentro (mas sem estar revestido com aluminio) e uma grelha lateral para poder sair o calor (da hotte) o problema é que se ficar com a la de rocha la dentro da hotte para isolar o pladur, a grelha faz com que o calor saia e ao mesmo tempo permite a saida de particulas da la de rocha.
    De que maneira ficará melhor para nao estar a correr este risco?
    Já pensei em por la de rocha com o resvestimento de aluminio que sempre é melhor para nao permitir tanto movimento das particulas da la de rocha... agr qual seria a melhor soluçao?
  7.  # 7

    Estou sem tempo para conseguir explicar.
    A lã de rocha não faz falta nenhuma nos recuperadores, muito menos como esta a pensar colocar, que seria algo como na seguinte imagem:

    legenda no site: um autentico crime, a colocação de lã de rocha sem protecção.
    O pó da lã facilmente se liberta para o ar respiravem da moradia

    vejam este site, de quem fazer bem: (investigue bem o site, vai ver como é facil fazer bem!)
    http://www.Sitiodaslareiras.Com/
    procurem aqui, fala muito do assunto:
    http://forum.Aglobal.Com/viewforum.Php?F=2&sid=f04144b782d13f0e401cecebd88c4cb0
    • eu
    • 4 março 2011 editado

     # 8

    É possivel instalar um recuperador sem lã de rocha, só com pladur, através de várias camadas de pladur com caixas de ar e ventilar bem a hotte. Mas fica muito mais caro e nem toda a gente o faz...
  8.  # 9

    Colocado por: euÉ possivel instalar um recuperador sem lã de rocha, só com pladur, através de várias camadas de pladur com caixas de ar e ventilar bem a hotte. Mas fica muito mais caro e nem toda a gente o faz...

    Mais caro porque? Uma hotte bem ventilada(de preferencia com ar exterior), aumenta e eficiência e resolve o problema. Nunca percebi a ideia de se "cobrir" os recuperadores com islamento... Então eles não servem é para aquecer?
    Volto a dizer para verem bem o site do sitio das lareiras.
  9.  # 10

    Pedro o último link não está a abrir o tópico directo, de qualquer forma vou perder umas horas nesse fórum.
    O sítio das lareiras já o tinha visto, tem lá muitas informações, pena é serem do Algarve que na minha zona tudo praticamente só mete lã de rocha...

    Dai me surgirem algumas questões:
    - A parede em alvenaria onde "encosta" o recuperador não irá estalar se não estiver isolada?
    - Leva também "pladur" nas traseiras do recuperador, ou seja nos 4 lados da hotte?
    - Tendo 2 tubos de ventilação do exterior 1 para o recuperador e outro para a hotte, coloca-se também a ventilação da hotte como é por vezes apresentada (entradas junto ao chão e saídas no cimo)?
    - Há alguma forma de isolar as grelhas de saída do calor? saída para a sala ou outra divisão adjacente (no meu caso depois da parede traseira)?
  10.  # 11

    Colocado por: zontorA parede em alvenaria onde "encosta" o recuperador não irá estalar se não estiver isolada?

    A parede nas costas do recuperador, se for uma parede para o exterior pode e deve ser isolada. A rzão aí é óbvia. Para não se perder o calor. Pode utilizar lãde rocha mas SEMPRE revestida a aluminio, sem qualquer rasgo por onde se veja a lã.
    Colocado por: zontor- Leva também "pladur" nas traseiras do recuperador, ou seja nos 4 lados da hotte?

    Já respondi na anterior.
    Veja aqui uma instalação normalissima de um recuperador com carter.
    Colocado por: zontorTendo 2 tubos de ventilação do exterior 1 para o recuperador e outro para a hotte, coloca-se também a ventilação da hotte como é por vezes apresentada (entradas junto ao chão e saídas no cimo)?

    Tendo entrada exterior de ar para a hotte, não fazem falta as entradas de ar na parte inferior da hotte. Bastam as superiores de saída. Mas se levar tb não faz mal.
    Colocado por: zontorHá alguma forma de isolar as grelhas de saída do calor? saída para a sala ou outra divisão adjacente (no meu caso depois da parede traseira)?

    Isolar como? Não percebi...
  11.  # 12

    ola mais uma vez.vou por aqui umas imagens que ilustram a instalaçao que estou a fazer para um recuperador Chami 98.
    na primeira imagem, o quadrado vermelho é onde vai ficar a saida de calor da hotte.
    E na imagem que se ve o recuperador lateralmente da para ver a verde onde foi colocado a la de rocha (tanto atras do recuperador como nos lados e por cima.
    A minha duvida é que na hotte a la de rocha fica mesmo exposta para a saida de calor(quadrado vermelho) e por isso qual seria a melhor maneira de resolver o assunto? eu ja pensei em por mais la de rocha mas revestida de aluminio. o que acham?
      Imagem2.png
  12.  # 13

    e tenho aqui tambem uma foto com a la de rocha em volta do recuperador antes da aplicaçao do pladur.
      25022011258.jpg
  13.  # 14

    Mas diga-me uma coisa: você não quer q o calor desse recuperador aqueça a sala? Então para que é q está a rodeá-lo de lã de rocha que lhe vai lançar partículas cancerígenas no ambiente e concentrar o calor dentro da hote, quando você quer é o calor cá fora, certo? Você tem crianças?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hmbl
  14.  # 15

    O instalador que lhe colocou essa lã assim devia ser impedido de trabalhar!
    Tire isso tudo para fora.
    Coloque entradas de ar parate inferior de ar da hotte.
  15.  # 16

    Dps de ler algumas coisas sobre o assunto ja vi a borrada que ali está...

    Como o recuperador vai ser forrado com pladur nao há o risco de fissurar?
  16.  # 17

    como para o lado direito do recuperador vai ficar fechado (como se vê na primeira imagem) devo por uma entrada de ar do mesmo lado que a grelha de saida de calor?
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    A parede nas costas do recuperador, se for uma parede para o exterior pode e deve ser isolada. A rzão aí é óbvia. Para não se perder o calor. Pode utilizar lãde rocha mas SEMPRE revestida a aluminio, sem qualquer rasgo por onde se veja a lã.
    Vejaaquiuma instalação normalissima de um recuperador com carter.

    Isolar como? Não percebi...


    Ver imagem anexa:
    O recuperador estará a meio da sala, talvez com dupla face para frente e direita, onde estava a pensar numa grelha de saída para as traseiras que dará para o escritório. O isolamento que falei nas traseiras é com medo que essa parede venha a rachar se não for protegida ou não leve pladur. Acham que não é necessário que sendo alvenaria normal irá aguentar?

    Na instalação que colocou a estrutura da hotte é em alvenaria, é a melhor forma? ou em pladur será mais indicado?
    O meu principal receio sem os ditos isolamentos é que a parede normal venha a rachar com a temperatura e a melhor forma de evitar isso.

    A nível da conduta para a chaminé é necessário alguma protecção ou pode ir o tubo duplo (normalmente falado) dentro da chaminé em alvenaria sem problemas?
      recuperador.jpg
  18.  # 19

    Colocado por: Ricardo_VRComo o recuperador vai ser forrado com pladur nao há o risco de fissurar?

    Hotte bem ventilada de preferência com ar exterior e não vai ter problemas.
    Colocado por: Ricardo_VRcomo para o lado direito do recuperador vai ficar fechado (como se vê na primeira imagem) devo por uma entrada de ar do mesmo lado que a grelha de saida de calor?

    Claro! Mais uma vez, a não ser que tenha entrada de ar exterior,e mesmo assim pode colocar. Não tenha "medo" no tamanho das grelhas!

    Colocado por: zontorO isolamento que falei nas traseiras é com medo que essa parede venha a rachar se não for protegida ou não leve pladur. Acham que não é necessário que sendo alvenaria normal irá aguentar?

    Na instalação que colocou a estrutura da hotte é em alvenaria, é a melhor forma? ou em pladur será mais indicado?
    O meu principal receio sem os ditos isolamentos é que a parede normal venha a rachar com a temperatura e a melhor forma de evitar isso.

    O ar é um excelente isolamento, por isso sempre o mesmo conselho de ventilar bem a hotte. Ainda por cima aquece mais!

    Colocado por: zontorA nível da conduta para a chaminé é necessário alguma protecção ou pode ir o tubo duplo (normalmente falado) dentro da chaminé em alvenaria sem problemas?

    Pode ir por dentro sem problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zontor, Luigi_B
  19.  # 20

    já ouvi falar em carter que sao usados para por á volta do recuperador mas no meu só está o recuperador e não tem mais nada, ou seja foi feita a base, dps puseram a mármore, e dps só pousaram lá o recuperador. e o pladur está mesmo encostado á moldura do recuperador(na parte da frente).
    será que por placas de vermiculite a isolar o pladur, formando assim uma caixa de ar bem fechada (só com buraco para as grelhas),é a melhor soluçao? (apesar do preço).

    e na colocaçao da vermiculite li que se deve por gesso (de altas temperaturas) e sisal para as juntas, para ficar bem isolado.
    gostava de saber a vossa opiniao.
 
0.0267 seg. NEW