Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Sou novo neste fórum, mas desde já dou os meus parabéns aos comentários e sugestões aqui apresentados, acho que está muito completo nos temas e problemas abordados.

    Sou leigo nesta matéria e por isso apresento-me aqui para pedir uma opinião mais especializada e receptivo a alguma sugestão que vos pareça adequada ao problema em questão. Peço desde já desculpa pelos termos que irei utilizar e que podem estar errados. Não tenho presente a "gíria" do meio e provavelmente não irei perceber de imediato caso usem termos muito técnicos.

    Em 2007 comprei uma casa (vivenda) térrea na zona da Malveira, comprei como nova mas é uma reconstrução de uma ruína onde se aproveitou algumas paredes.
    A casa é muito fria, normalmente mais fria que o exterior, e notam-se pingas de água a escorrer pelas paredes (nasce da parede e escorre pouco ficando apenas presente as manchas).
    Sempre achei que havia algo de errado no isolamento da casa, enfim....

    O meu maior problema vem do tecto, onde se acumula pingas de agua devido a condensação. Estas localizam-se maioritariamente à volta de duas claraboias instaladas no telhado e à volta das janelas e portadas. Assim que tiver fotos dos sucedidos irei enviar.

    Nota: Ainda estou no período de 5 anos de garantia, mas há um pormenor que não sei se é relevante: A casa (planta) tem data anterior a 1942 e por isso não foi necessário Licença de habitação. Não sei se por isto tenho mais ou menos direitos a reclamar por isolamentos térmicos ou exigir alterações na casa.

    Confrontei o construtor do sucedido e ele responde que a zona é fria e húmida e não me deu nenhuma resposta ou solução do problema.....disse apenas que acontece e que não há nada a fazer!

    Já me tinham dito que a condensação em casa normalmente está associada a mau isolamento ou elementos defeituosos usados na construção da casa, e que devia ver se o telhado estaria bem isolado. Tirei uma telha e reparei que o mais provável era mesmo o telhado não estar bem isolado. ver a foto.

    Será isto um isolamento correcto? Pelo que consegui ver e perceber a descrição deste isolamento, o esferovite está em contacto com a madeira (a outra face dessa madeira é o meu tecto em toda a casa) e está repartido por todo o telhado mas só entre os espaços do ripado (não sei se este termo está bem aplicado), havendo algumas partes da madeira que não têm esferovite.

    A opinião que peço é saber se é correcto colocar o isolamento assim, e se é que se pode chamar isolamento. E saber se em qualquer casa, mesmo sem licença de habitação por ser anterior a 1942, há algum documento que diga que existe um mínimo de isolamento para fins de conforto, pois a minha casa não tem conforto algum (térmico).

    O construtor recusa-se a fazer a obra por conta dele e diz que eu tenho de pagar este "extra".

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado a todos.
      telhado.jpg
  2.  # 2

    falando simples para que se perceba... está a dizer que não tem cimento por baixo dessa madeira?
  3.  # 3

    Essa reconstrução foi licenciada certo? Ou seja existem projectos que foram aprovados pela câmara municipal.
    Tem acesso a esses projectos? Neles estará explicito qual o tipo de isolamento que deveria ter sido usado.
  4.  # 4

    Nene2011 - Não há cimento por baixo da madeira.

    zedasilva - Penso que a reconstrução foi licenciada. Não tenho acesso ao projectos aprovados pela câmara, como posso ter acesso a esses projectos?

    A questão da licença, e pelo que me foi dito na escritura, casas datadas anteriores a 1942 (penso que seja este o ano, não tenho a certeza) não necessitam de licença de habitação para poderem ser vendidas. Não sei se se está a referir a esta licença....é algo que me posso informar na Câmara Municipal?
  5.  # 5

    Independentemente de a casa não necessitar de licença de utilização para a venda o tipo de intervenção que foi feito necessitava de ter sido licenciado na câmara. Ou seja o anterior dono teve que apresentar uma série de projectos. Esses projectos estão arquivados na câmara. Pode sempre pedir uma cópia e verificar o que estava previsto a nível de isolamento térmico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lufirofe
  6.  # 6

    é inacreditável!
  7.  # 7

    Vou então pedir à Câmara uma cópia desses projectos, que devem existir, para averiguar os níveis de isolamento térmicos previstos.

    Em relação à imagem que enviei, a nível de isolamento térmico, o que posso fazer (qual a vossa sugestão) para que o telhado fique bem isolado?
    Qual seria a solução mais rentável?

    Já me falaram nas placas XPS (roofmate).

    Será que basta colocar o XPS por cima do ripado e colocar a telha por cima? Ou será preciso mais alguma coisa?

    Gostava de confrontar o construtor com alguma alternativa que eu soubesse que resultaria.
  8.  # 8

    eu não sou especialista, mas parece-me que você precisa de um telhado e não um telheiro como têm... deve falar com um especialista para encontrar uma solução definitiva...
    Talvez tirar a telha toda fora e fazer um telhado com isolamento adequado.

    Tenho curiosidade de saber quanto é que as câmaras pedem por esses documentos (projectos de especialidade)... tb não tenho os meus.
  9.  # 9

    O preço de uma cópia dos projectos varia de cãmara para câmara. A maioria tem esses valores afixados nas respectivas paginas de internet
  10.  # 10

    sim, mas estamos a falar de alguns euros ou de muitos... lol
  11.  # 11

    Depende do seu conceito de muitos :)))
    Mas pode pedir só para consultar os projectos e depois apontar só os dados que lhe interessa.
  12.  # 12

    5 euros por copia são alguns... 100 são muitos...
  13.  # 13

    Pensei que não fosse muito caro pedir as copias dos projectos!
    O facto de ainda estar no periodo de garantia, será que posso pedir para apenas consultar os projectos?

    pois..... Telheiro é o termo adequado! Tenho algumas teias de aranha vindas do tecto que, com todas as portas e janelas fechadas abanam com o vento como se tivessem no exterior......ou seja, noto (e sinto) uma corrente de ar forte dentro de casa que é quase igual ao vento lá fora!!!

    Acho que vou desde já participar isto à DECO, não vou ter grandes hiópteses com o construtor, certo?
  14.  # 14

    acho que deve ter aconselhamento legal para saber quais são os seus direitos... seja na DECO com o seu departamento jurídico seja com um advogado...
    já pagou a totalidade ao empreiteiro?
  15.  # 15

    A casa foi comprada já terminada e pronta. Quando fiz o emprestimo ao banco, o empreiteiro recebeu logo a totalidade.
  16.  # 16

    Colocado por: Nene2011sim, mas estamos a falar de alguns euros ou de muitos... lol

    tive um problema algo pareido e na câmara de Torres Vedras pediram-me 180€ pela copia dos projectos em 2005, no seu caso acredito que não exista nada na câmara municipal, é muito vulgar na zona comprar ruínas e sem alterar paredes exteriores e não submeter qualquer projecto á camara fazer estas lindas coisas,
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvesno seu caso acredito que não exista nada na câmara municipal, é muito vulgar na zona comprar ruínas e sem alterar paredes exteriores e não submeter qualquer projecto á camara fazer estas lindas coisas,


    Nesses casos, quando não há projecto na câmara, é ilegal?
  18.  # 18

    O que diz o registo da conservatória que foi necessário apresentar para fazer a escritura de compra?
  19.  # 19

    Digamos que esse telheir.., telhado está um bocadinho melhor do que os que se faziam no tempo do Marquês de Pombal. Há 250 anos ainda não tinham descoberto a esferovite. :-)
    Ainda há muitos prédios em plena «Baixa» de Lisboa em que as pessoas vivem por baixo de telhados desses. Isto é, a única coisa que os separa dos 3.ºC que fizeram ontem é uma carrada de telhas e um «forro» em tábuas (como o da fotografia).

    Se não houver um projecto a dizer que devia lá estar outra coisa, não vejo por onde possa pegar o «construtor». É praticamente como se Você tivesse comprado a ruina original, mas com uma demão de tinta para disfarçar.

    Outra coisa seria se se tratasse de infiltrações...

    A condensação que tem em casa pode aparecer por várias razões:
    1. paredes e tecto mal isolados (mas se não houver um projecto a descrever o isolamento...);
    2. excesso de humidade dentro de casa (desumidificar, arejar);
    3. casa fria (aquecer).

    Já agora. COMO é que o interior da sua casa é MAIS frio que o exterior?!?
  20.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.COMO é que o interior da sua casa é MAIS frio que o exterior?!?


    penso que seja uma forma de falar... não me parece possivel.
 
0.0197 seg. NEW