Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Qual a exposição solar do apartamento?
    È ultimo piso?
    As paredes exteriores têm algum isolamento térmico no interior? qual?
    O uso será fundamentalmente para aquecer ou para arrefecer?
    Tem pré-instalação?

Caro Jorgealves,

Desde já agradeço a atenção dispensada à minha situação.
    É um prédio com 5 anos que me parce ter alguma qualidade.
    O apartamento está localizado a nascente/poente. 2 quartos para nascente e 1 quarto e a sala para poente.
    Não moro no último piso.
    As paredes exteriores segundo a ficha técnica, são duplas, têm 30 cm, isoladas com placas tipo wallmate e as janelas têm vidro duplo.
    O uso do AC será mais para aquecer do que para arrefecer.
    Tenho pré-instalação.

Cumprimentos
  2.  # 242

Caro Jorgealves,

Agradeço o seu comentário esclarecedor que ainda por cima reforça a minha previsão sobre o dimensionamento da potência necessária para o meu caso. Sou novo neste forum e não tenho acompanhado os seus comentários noutras situações, mas parece-me alguém com experiência nesta área e com a rara disponibilidade para ajudar. Se não for "abuso" da minha parte gostaria de lhe colocar 3 questões técnicas:

1 - Geralmente as tubagens de refrigeração entram pelo lado esquerdo da caixa da unidade interior, por ser mais fácil a ligação, visto irem ao encontro das tubagens da máquina interior que aparecem em sentido contrário. E nos casos em que as tubagens têm forçosamente que entrar pelo lado direito da caixa? Isso não comprometerá a ligação à unidade interior, visto os tubos terem que ser "dobrados" 180º? Algum conselho para estes casos?

2 - A máquina RJ060F3HXEA tem as seguintes dimensões para a ligação de tubagens: Líquido – 1/4"x3 // Gás – 3/8"x2 + 1/2"x1. No meu caso vou instalar 3 unidades interiores (7k+7k+12k Btus), pelo que necessito de 1/4"x3 // Gás – 3/8"x3. Como é que se pode ligar um tubo 3/8" a uma saída de 1/2"?

3 – Finalmente, no manual de instalação da máquina RJ060F3HXEA (ver documento pdf em anexo), é sugerido que se faça uma volta ao tubo à saída da máquina de modo a reduzir o barulho e a vibração. Penso que ninguém faz isso, qual é a sua opinião?

Cumprimentos
  3.  # 243

Cá vai o pdf...
  4.  # 244

Colocado por: fintasAs paredes exteriores segundo a ficha técnica, são duplas, têm 30 cm, isoladas com placas tipo wallmate e as janelas têm vidro duplo.
    O uso do AC será mais para aquecer do que para arrefecer.
    Tenho pré-instalação.

com estas condicionantes a maquina 7Kw é suficiente, e em aquecimento debita 8,6kw de potencia maxima,

a opção entre Samsung e Panasonic é integralmente sua, ainda que a Panasonic seja melhor no aspecto puramente técnico a Samsung não fica muito atrás e só peca por alguns detalhes menos aprimorados sem grandes implicações no rendimento e utilização do equipamento, sendo ambos muito bons.

a nível de preço está aceitável, se bem que tenho visto valores mais baixos na Panasonic
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fintas
  5.  # 245

Colocado por: leonelgomesIsso não comprometerá a ligação à unidade interior, visto os tubos terem que ser "dobrados" 180º?

não tem qualquer problema se for feito de forma correcta,

Colocado por: leonelgomesComo é que se pode ligar um tubo 3/8" a uma saída de 1/2"?

de serie vem com a maquina um acessório para este caso,

Colocado por: leonelgomesé sugerido que se faça uma volta ao tubo à saída da máquina de modo a reduzir o barulho e a vibração. Penso que ninguém faz isso, qual é a sua opinião?

serve para evitar transmissão de vibrações aos elementos estruturais, nas maquinas actuais com compressores rotativos e de parafuso, este cuidado já não tem grande relevância, é sim obrigatório nas maquinas com compressores alternativos, que são cada vez mais raras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonelgomes
  6.  # 246

Arranjei orçamento para AC SHARP - multi split, (Unidade exterior 24000BTU e interiores de 7+7+9+12) modelo deluxe, por 3000 € com iva e instalação incluida.

Conforme o comentário 239, tenho o seguinte orçamento para Samsung:

A) 2850 € Iva e montagem incluída
    Máq. Exterior: 7KW - Samsung - RJ070F4HXEA
    Máq. Interiores Série Crystal: 2 KW + 2,5 KW + 2,5 KW + 3,5 KW

Qual a marca que devo optar em termos de fiabilidade e melhores características, dado que as máquinas têm potência idêntica e os preços são idênticos? Com qual ficarei melhor servido?

Cumprimentos.
  7.  # 247

Colocado por: fintasQual a marca que devo optar em termos de fiabilidade

a que tiver sido melhor instalada, e isso é completamente impossível de aferir antecipadamente,

Colocado por: fintasArranjei orçamento para AC SHARP - multi split, (Unidade exterior 24000BTU e interiores de 7+7+9+12) modelo deluxe, por 3000 € com iva e instalação incluida.

a Sharp está ao nível da Samsung e como é mais cara, eu optaria pela primeira,

e pelo mesmo valor da Panasonic consegue arranjar Daikin, se bem que na Panasonic consegue arranjar melhor preço (por aquilo que tenho visto),
  8.  # 248

Caro Jorgealves,

Quero agradecer-lhe pelos esclarecimentos prestados. Haveremos de nos "encontrar" por aí, no forum.

Cumprimentos
  9.  # 249

Caro jorgealves em termos de máquinas inverter de 9000 btus o que recomenda?!? Interessa-me também as funções de programação,o samsung que tenho no escritório é bastante limitado nesse aspecto. Ou seja gostaria de uma máquina que me permitisse, por exemplo definir que todos os dias das 9 às 10 liga-se em desumidificação.

Agradeço desde já a sua ajuda!
  10.  # 250

Bom dia a todos, estou a pensar adquirir um samsung aqv09nsa, o que acham? Qual o preço que posso esperar?

Obrigado pela ajuda de todos!
  11.  # 251

Colocado por: hugodinisBom dia a todos, estou a pensar adquirir um samsung aqv09nsa, o que acham? Qual o preço que posso esperar?

Obrigado pela ajuda de todos!

Caro hugodinis, em termos de qualidade/preço do equipamento a AQV09NSA é uma boa opção e poderá rondar os 625€ com iva incluído.
    Mas tem condicionantes principalmente no que diz respeito às funções de programação que disse acima que eram bastante importantes, dado que no programador do comando da unidade SAMSUNG AQV09NSA, não consegue definir a hora em que quer que o equipamento funcione, permite-lhe apenas programa-la para ligar daqui por x horas e depois desligar x horas depois... Se é que me estou a fazer entender.

Para as soluções que deseja tem por exemplo unidades da SANYO que não diferem mt em termos de muito em termos de preço e que em termos de programação horária são bastante bem servidas.

Cumprimentos
  12.  # 252

Colocado por: hugodinismáquinas inverter de 9000 btus o que recomenda?

qualquer maquina que satisfaça as suas necessidades e com preço condizente,

se tem alguma folga financeira opte por Daikin series G ou Emura, também Mitsubishi e Panasonic, se pretende baixo preço opte por Daikin Series K ( baixo custo) ou Samsung ( com comando opcional faz tudo e mais alguma coisa, até se calhar faz um bacalhau com natas delicioso, opps: isso é a Bimba) ou Lg ou Sanyo, e tambem tem as maquinas intermédias que podem ser tanto ou mais satisfatórias que as topo de gama,

Colocado por: hugodinissamsung aqv09nsa, o que acham? Qual o preço que posso esperar?

tabela de preços de um revendedor Samsung: http://polozero.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEUSCronio
  13.  # 253

Meus caros, obrigado pela vossa ajuda.

Joragealves, quer dizer que posso comprar um "comando opcional", o bacalhau com nata abriu-me o apetite? :) Este comando permite-me fazer uma programação mais detalhada como pretendo?

Obrigado.
  14.  # 254

Colocado por: hugodinisEste comando permite-me fazer uma programação mais detalhada como pretendo?

no link que referi tem lá o preço e características dos opcionais,
  15.  # 255

Caro jorgealves a sua ajuda está a ser excepcional, agradeço-lhe por isso.

Com esta sua informação sobre o comando, acho que a minha decisão está quase tomada.

Relembro, que o objectivo desta instalação, é principalmente a desumidificação e melhoria da qualidade do ar, do meu quarto + closet + wc (área total de cerca de 22m2).

O que me diz, para alcançar este objectivo, devo de optar por uma máquina de 9.000 ou 12.000 btus?

Já tenho um orçamento para o AC Samsung SPL. INV. Neoforte - AQV12PSA: 820€ (iva e montagem incluídos), este é um preço aceitável?

O comando que encontrei no link que referiu, é o MR-DH00, é a este que se refere?

Obrigado por tudo!
    • LM11
    • 12 setembro 2011

# 256

Boa noite!

Estou a construir uma moradia no concelho de Mafra e preciso de ajuda com o ar condicionado.

Está adjudicado a pré-instalação do ar condicionado.
    O resto fica por nossa conta.
    Estamos a pensar em unidades de conduta no tecto falso.

Preciso de ajuda!

Jorgealves,é de que zona? Pode-me aconselhar e claro dar um orçamento?
  16.  # 257

Colocado por: hugodinisa desumidificação e melhoria da qualidade do ar, do meu quarto + closet + wc (área total de cerca de 22m2).

O que me diz, para alcançar este objectivo, devo de optar por uma máquina de 9.000 ou 12.000 btus?

9.000btu´s é a solução
    Colocado por: hugodinisJá tenho um orçamento para o AC Samsung SPL. INV. Neoforte - AQV12PSA: 820€ (iva e montagem incluídos), este é um preço aceitável?

o rfcm_85 acha que não e eu concordo com ele
    Colocado por: rfcm_85em termos de qualidade/preço do equipamento a AQV09NSA é uma boa opção e poderá rondar os 625€ com iva incluído.

Colocado por: hugodinisO comando que encontrei no link que referiu, é oMR-DH00, é a este que se refere?

Samsung não é a minha especialidade, mas esse é mais suflês e outras mariquices, comida a serio é mais este (MWR-WE10),
  17.  # 258

Colocado por: LM11Estamos a pensar em unidades de conduta no tecto falso.

Colocado por: LM11pré-instalação do ar condicionado.

muito cuidado com esta solução, é onde costumam falhar mais os detalhes que são importantes,

Colocado por: LM11Estou a construir uma moradia no concelho de Mafra

em que freguesia? eu moro na Ericeira (perto de),

Colocado por: LM11Pode-me aconselhar e claro dar um orçamento?

disponha,
  18.  # 259

Ok.

Obrigado mais uma vez.

Amanhã vou pedir orçamento para 9.000btus, vou pedir samsung e outra marca com que o instalador trabalhe (agora não me lembro qual é). Quanto ao comando já percebi que não é o que eu estava a referir, visto que é o que vem de origem, no entanto é o único sem fios, o que nem é um pré-requisito, portanto irei equacionar um dos outros com ligação por cabo.

Jorgealves, não querendo abusar... os comandos por cabo ligam directamente ao ac, ou precisam de algum acessório adicional?!?

Já agora interessa-lhe apresentar um orçamento para o fornecimento deste equipamento, o local de montagem é em Rio Maior.

Obrigado.
  19.  # 260

Colocado por: hugodinisJá agora interessa-lhe apresentar um orçamento para o fornecimento deste equipamento

praticamente só trabalho com Daikin, se interessar diga,

Colocado por: hugodinisos comandos por cabo ligam directamente ao ac

o comando que lhe indiquei é por fios e liga directo no AC o outro comando que referiu não é compatível com o seu equipamento, mas antes de comprar confirme com o instalador,

0.0990 seg. NEW