Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Obrigado VCG pela sua opinião.

Pelo que vejo os são duas máquinas interiores de (uma de 12 000 btu´s e outra de 8 000 btu`s). O valor apresentado de 1750€ para bosch é caro? acham que pelo valor há melhores marcas? Qual a vossa opinião?
  2.  # 2

Irra que hoje o fórum está lento...

Enfim, venho "ventilar" frustrações com a instalação de ontem de um multisplit mitsubish 2x1 série LN que substituiu um outo também MB que apenas durou ~10 anos...

- Primeiro, iam instalar a unidade exterior, bastante maior que a antiga apesar da potência semelhante, a 2 cm da parede lateral, do lado em que tem ainda serpentina, provavelmente para não terem a chatice de mexer nos suportes... O manual diz mínimo 10 cm!
    - Depois, constato que obviamente nem sequer leram o manual (devem achar que é tudo igual) e não iam colocar carga de R32 adicional, quando o manual diz claramente que precsa de 170g extra por CADA unidade interna... Diziam que já traz 2.4 kg quando o manual diz 1.4 kg e que é necessária a carga adicional; 2.4 kg é a carga máxima possível! Olham para o autocolante na máquina e nem sabem o que estão a ler...
    - Cereja no topo do bolo, quando acabaram pergunto se fizeram a purga com azoto (que até estava orçamentada como OBRIGATÓRIA) e não fizeram! Ora, ao trocar de um sistema R410 para um R32 isto parece-me uma falha grave (restos de humidade e, pior, de lubrificante incompatível com R32!) e pergunto-me onde é que raio estes "técnico" obtêm certificação! Agora fiquei com um sistema provavelmente comprometido deste o 1º dia. Aliás, ontem ouvi um barulho estranho que apenas posso descrever como água com ar/a ferver ou gorgolejar dentro de canos metálicos, precisamente na zona onde as tubagen ligam à unidade externa (que documentei e já reclamei com a empresa). Com isto fico inclusive a questionar se meteram o gás adicional porque não estive a vigiar o que faziam a tempo inteiro... também tinha o meu trabalho no computador e não podia estar a ver o que faziam! Mas já me arrependi! E claro que estas incompetências não levarão à falha do sistema hoje nem amanhjã, mas em vez de durar 20-30 anos como muitos, provavelmente duram 8-10 (ou menos) como os que estão a substituir... Enfim :-(((
  3.  # 3

Colocado por: pcspinheiroIrra que hoje o fórum está lento...

Enfim, venho "ventilar" frustrações com a instalação de ontem de um multisplit mitsubish 2x1 série LN que substituiu um outo também MB que apenas durou ~10 anos...

- Primeiro, iam instalar a unidade exterior, bastante maior que a antiga apesar da potência semelhante, a 2 cm da parede lateral, do lado em que tem ainda serpentina, provavelmente para não terem a chatice de mexer nos suportes... O manual diz mínimo 10 cm!
    - Depois, constato que obviamente nem sequer leram o manual (devem achar que é tudo igual) e não iam colocar carga de R32 adicional, quando o manual diz claramente que precsa de 170g extra por CADA unidade interna... Diziam que já traz 2.4 kg quando o manual diz 1.4 kg e que é necessária a carga adicional; 2.4 kg é a carga máxima possível! Olham para o autocolante na máquina e nem sabem o que estão a ler...
    - Cereja no topo do bolo, quando acabaram pergunto se fizeram a purga com azoto (que até estava orçamentada como OBRIGATÓRIA) e não fizeram! Ora, ao trocar de um sistema R410 para um R32 isto parece-me uma falha grave (restos de humidade e, pior, de lubrificante incompatível com R32!) e pergunto-me onde é que raio estes "técnico" obtêm certificação! Agora fiquei com um sistema provavelmente comprometido deste o 1º dia. Aliás, ontem ouvi um barulho estranho que apenas posso descrever como água com ar/a ferver ou gorgolejar dentro de canos metálicos, precisamente na zona onde as tubagen ligam à unidade externa (que documentei e já reclamei com a empresa). Com isto fico inclusive a questionar se meteram o gás adicional porque não estive a vigiar o que faziam a tempo inteiro... também tinha o meu trabalho no computador e não podia estar a ver o que faziam! Mas já me arrependi! E claro que estas incompetências não levarão à falha do sistema hoje nem amanhjã, mas em vez de durar 20-30 anos como muitos, provavelmente duram 8-10 (ou menos) como os que estão a substituir... Enfim :-(((

Qual a empresa? Estou a recolher orçamentos neste momento e é importante saber que a empresa é fidedigna.
  4.  # 4

Boas pessoal,

Dêem-me as vossas opiniões sobre este orçamento por favor:

1 Fornecimento e instalação do Multi-split para quarto 1 e 2.

Mão-de-obra de instalação 1 520,00 € 0,00% 6,00% 0,00% 520,00 €

Daikin Unidade Exterior Multisplit 4,0/4,4 kW - 2MXM40A - 1 1.275,00 € 10,00% 6,00% 0,00% 1.275,00 €

Daikin Perfera FTXM20A 7000BTUs 1 420,00 € 10,00% 6,00% 0,00% 420,00 €

O valor de mão-de-obra inclui tubagem de cobre 1/4 e 3/8 até 6 metros lineares, calhas técnicas, suportes, poleias e apoios, material de fixação.

2 Fornecimento e instalação do Multi-split para quarto 3 e 4.

Mão-de-obra de instalação 1 520,00 € 0,00% 6,00% 0,00% 520,00 €

Daikin Unidade Exterior Multisplit - 2MXM40A 4,0/4,4 kW 1 1.275,00 € 10,00% 6,00% 0,00% 1.275,00 €
    O valor de mão-de-obra inclui tubagem de cobre 1/4 e 3/8 até 6 metros lineares, calhas técnicas, suportes, poleias e apoios, material de fixação.

OBS: Caso distancia entre unidades interiores e exteriores for superior com conjunto de multisplit, acrescenta se 38 euros + IVA por cada metro adicional

Total ilíquido 5.270,00 €
    Total Retenção 0,00 €
    Total Acertos 0,00 €
    Total Descontos 423,00 €
    Total IVA 290,82 €
    Total 5.137,82 €

Obrigado desde já!
  5.  # 5

Colocado por: pcspinheiroEnfim, venho "ventilar" frustrações com a instalação de ontem de um multisplit mitsubish 2x1 série LN que substituiu um outo também MB que apenas durou ~10 anos...

Uma empresa das daqui de Coimbra?
  6.  # 6

38€ por metro é um roubo de acréscimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xyodax
  7.  # 7

Colocado por: pcspinheirofizeram a purga com azoto (que até estava orçamentada como OBRIGATÓRIA) e não fizeram! Ora, ao trocar de um sistema R410 para um R32 isto parece-me uma falha grave (restos de humidade e, pior, de lubrificante incompatível com R32!)
    não e correcta esta afirmação pois o R32 e 25% da constituição do R 410A sendo que os lubrificantes são exactamente iguais.
    É recomendado varrer com azoto quando se troca o compressor por enrolamentos queimados ou por exposição demorada a humidade se na eventualidade de fuga e não ser prontamente reparada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  8.  # 8

Colocado por: pcspinheirobarulho estranho que apenas posso descrever como água com ar/a ferver ou gorgolejar dentro de canos metálicos
    normal nos bi-split
  9.  # 9

Ok, então acha que está tudo OK? Eu nunca ouvi aquele barulho no sistema antigo (também bi-split mitsubishi) e pensei que houvesse algum problema... Era bastante alto, ao ponto de se sobrepor ao do compressor. OK, o compressor é bastante silencioso :-)
  10.  # 10

E já agora Jorge, permita-me abusar da sua paciência e conhecimento para me tirar esta ideia da cabeça de uma vez por todas: o sistema que foi desmontado é da série EF (kirigamine zen) e as unidades internas não
    tinham qualquer problema. As máquinas novas EF levam tanto R32 como R410 mas o que tenho era de época em que só se usava R410... No entanto, será que as máquinas que tenho poderiam funcionar com o sistema actual com R32, ou é mesmo uma ideia estúpida? É que se funcionassem metia uma delas no 3o quarto e ficava só com uma máquina externa, já que a nova é para 3x1, em vem de manter 2 monos na parede externa ou de ter que comprar uma máquina interior nova...

Mas vá, diga-me com toda a frontalidade se é estúpido e eu meto-as no OLX, pode ser que alguém precise para substituir máquinas avariadas.
  11.  # 11

Colocado por: pcspinheiroserá que as máquinas que tenho poderiam funcionar com o sistema actual com R32,
    creio que funcionam plenamente
  12.  # 12

Mas sabe de alguma situação em que tenha sido feito? O que leio é que o R32 funciona com maiores pressões e não é de todo recomendado... A outra questão é se o sistema de comunicação da máquina antiga será compatível com a máquina externa?
  13.  # 13

As pressões e temperaturas de funcionamento são similares,,, segundo ouvi falar nas máquinas MB só as exteriores é que são diferentes
  14.  # 14

Bom dia,
    Pretendo instalar ar condicionado num apartamento sem pré-instalação e que devido às regras do condomínio só tenho possibilidade de colocar maquina exterior numa varanda para 5 interiores.

Dos orçamentos que tive até ao momento estou indeciso entre daikin perfera e General série KG com uma diferença de cerca de 1200€ entre as duas propostas. Já sei que Daikin e Mitsubishi são as mais recomendadas aqui no fórum mas da general não tenho tanto feedback a nível de fiabilidade e assistência pos venda em caso de avaria. Alguém pode dar uma ajuda/opinião?

E também visto que pelo que leio por aqui, acaba por ser mais importante o instalador do que o material/marca podem indicar alguém de confiança na zona de Viseu?

Desde já obrigado
  15.  # 15

Colocado por: mlsantosE também visto que pelo que leio por aqui, acaba por ser mais importante o instalador do que o material/marca podem indicar alguém de confiança na zona de Viseu?

Ninguém disse isso, claro que a marca interessa, lá por o instalador possa ser melhor ou não, não vamos comparar Daikin, Mitsubishi, Toshiba, com clones chinocas.

Seja em que marca for, os equipamentos têm de ser instalados corretamente.
  16.  # 16

Pessoal já pedi alguns orçamentos de ar condicionado mas gostava de saber que empresas recomendam e que operam na Grande Lisboa, nomeadamente na zona da Margem Sul: Montijo/Alcochete.

Neste momento já pedi à Megaclima(a aguardar o envio), Lisarco(a aguardar o envio) e Windline(já postei o orçamento acima), se tiverem outras sugestões de bons profissionais agradeço!
  17.  # 17

Se não se despacha vai apanhar com 23% se IVA em vez de 6%! Veja lá se as eventuais possíveis diferenças de preço compensam isso, caso seja facturado depois de Junho.
  18.  # 18

Colocado por: xyodaxPessoal já pedi alguns orçamentos de ar condicionado mas gostava de saber que empresas recomendam e que operam na Grande Lisboa, nomeadamente na zona da Margem Sul: Montijo/Alcochete.

Neste momento já pedi à Megaclima(a aguardar o envio), Lisarco(a aguardar o envio) e Windline(já postei o orçamento acima), se tiverem outras sugestões de bons profissionais agradeço!

Consulta a ClimaGiro, são de Alcochete. Instalei dois com eles e são excelentes tanto no preço como na instalação.

0.5880 seg. NEW