Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Mitsubishi gama HR 2.370€ + IVA.
    Mais dentro dos valores que posso comportar.
    Alguém me elucida acerca das vantagens do WiFi? Esta gama não tem...
  2.  # 2

A vantagem do wi fi é ter a app para comando do AC.....a app da mitsubishi não vale a pixa de um gato morto
    Mas o AC é excelente.....eficiente e bastante economico.
  3.  # 3

Concordo com ambas as avaliações. A APP parece de outro século e a complexidade do processo de emparelhar máquinas é quase surreal 😵‍💫
  4.  # 4

Boa tarde,
    Já está concluída a recolha de propostas.
    Em resumo, temos:

Mitsubishi MSZ-HR25: 2370+IVA
    Haier Pearl Premium AS25PBPHRA-PRE: 3524+IVA
    Daikin Perfera FTXM20A: 5242+IVA
    LG Standard S09ET.SNJS: 4280+IVA

Obviamente que o mais barato enche sempre mais o olho mas pode não ser a melhor solução.

Qual diriam que é o melhor compromisso?

Obrigado pelas opiniões.
  5.  # 5

Falta MSZ-AY.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
  6.  # 6

Colocado por: VarejoteFalta MSZ-AY.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul

Tem razão.

Mitsubishi MSZ-AY20GK: 3000+IVA
  7.  # 7

Colocado por: japazul

Tem razão.

Mitsubishi MSZ-AY20GK: 3000+IVA

Eu tenho tudo MSZ-AY.

Se não fosse Mitsubishi Electric, seria Daikin, ou Toshiba.
  8.  # 8

Colocado por: Varejote

Eu tenho tudo MSZ-AY.

Se não fosse Mitsubishi Electric, seria Daikin, ou Toshiba.

Em relação à máquina exterior, é silenciosa? Como é um prédio, quero garantir que não incomodo os vizinhos dos prédios contíguos com ruídos, especialmente de noite
  9.  # 9

Colocado por: japazul

Em relação à máquina exterior, é silenciosa? Como é um prédio, quero garantir que não incomodo os vizinhos dos prédios contíguos com ruídos, especialmente de noite

Praticamente todos as marcas atualmente são silenciosas.

Claro que se tiverem a trabalhar a fundo, nota-se mais o fluxo de ar.
  10.  # 10

Colocado por: VarejoteClaro que se tiverem a trabalhar a fundo, nota-se mais o fluxo de ar.

Julgo que o maior problema nas máquinas exteriores, relativamente ao ruido, são aquelas baixas frequências perturbadoras à noite no silêncio. Não sei até que ponto uns bons sinoblocos (ou outro sistema) consegue resolver totalmente...
    No meu caso (futura moradia), vou meter as maquinas na cobertura. Cobertura invertida, acabada com seixo, pode ser que ajude a interromper essas frequências.
  11.  # 11

Bom dia pessoal, tudo bem?

Acabei de instalar 4 máquinas Mitsubishi AY25 com duas máquinas exteriores para os quartos cá de casa, a instalação foi feita pela Windline e foram excelentes, recomendo a quem estiver à procura de instaladores de confiança.

Agora, preciso da vossa ajuda para a sala, a sala tem 40m2, pelo que percebe deverá ser uma máquina de 24000 BTU. A casa quando foi construída veio com um Haier de 18000 BTU, que era manisfestamente insuficiente para arrefecer a sala, demorava imenso tempo, entretanto avariou, já tinha 20 anos.

Pedi orçamentos e percebi que infelizmente a gama AY da Mitsubishi não tem máquinas de 24000, só vai até 18000 então o que me apresentaram foi:

“N1 - HAIER FLEXIS PLUS - Retirar equipamento antigo, limpeza da tubagem existente compatível com tubagem, andaime e mao de obra

AS71S2SF1FA-WH - 24000 btus.
    1U71S2SR2FA

Valor S/IVA: 1509,60 euros

N2 - MITSUBISHI ELETRIC serie HR - Retirar equipamento atual e passar nova rede da tubagem pelo exterior com calha técnica conforme no desenho.
    MSZ-HR71VF - 24000 btus

Valor S/IVA: 2550 euros

N2 - MITSUBISHI ELETRIC serie AP - Retirar equipamento atual e passar nova rede da tubagem pelo exterior com calha técnica conforme no desenho.
    MSZ-AP71VGK- 24000 btus

Valor S/IVA: 2910 euros

Todos equipamentos tenham garantia de 3 anos.
    Wifi incluído.
    Sistemas INVERTER R32
    Classe A++/A++/A+”

O que me foi dito é que só com a máquina da Haier é que se pode aproveitar a instalação devido ao tamanho das tubagens da mesma. Disseram-me também que a Haier agora trabalha com compressor(ou era condensador? Não me recordo) da Mitsubishi pelo que dizem que é mais ou menos a mesma coisa.

A questão é que o Haier é metade do preço, não só pela marca em si como pela facilidade de instalação.

Gostava de ter tudo Mitsubishi cá em casa mas pelo preço desta máquina da Haier e o fato de não ficarem calhas à mostra é muito tentador, quem faz instalação e tem experiência, o que têm a dizer sobre estas opções? Estou indeciso entre a Haier e a Mitsubishi Série AP (por ser mais recente que a Série HR).

Obrigado desde já!
  12.  # 12

MSZ-AY50 18000, chega e sobra para 40m2, a tubagem é a mesma.

Série AP foi substituída pela AY.
  13.  # 13

Colocado por: VarejoteMSZ-AY50 18000, chega e sobra para 40m2, a tubagem é a mesma.

Série AP foi substituída pela AY.

Obrigado pela resposta, cumpre notar que a parede para o exterior é de tijolo simples de 30cm sem isolamento e que tem exposição solar durante praticamente o dia todo, a partir das 10:00 até ao final do dia.

A única coisa que safa é ter vidro duplo, isto altera alguma coisa ou continuam a ser suficientes os 18000 BTU? Também pedi orçamento para a AY50 com preparação para no futuro ligar à máquina exterior uma outra máquina para a cozinha e apresentaram:

"Exterior: MXZ-3F68VF - 6.8/8.6kW
    Interior: MSZ-AY50VGK - 18000 btus
    Retirar equipamento atual e passar nova rede da tubagem pelo exterior com calha técnica conforme no desenho.
    Valor S/IVA: 2828 euros

Nota: maquina da mitubishi e mais pequena, sera necessario depois efetuarem acabamento na parede."

O que acham?
  14.  # 14

Colocado por: xyodax

Obrigado pela resposta, cumpre notar que a parede para o exterior é de tijolo simples de 30cm sem isolamento e que tem exposição solar durante praticamente o dia todo, a partir das 10:00 até ao final do dia.

A única coisa que safa é ter vidro duplo, isto altera alguma coisa ou continuam a ser suficientes os 18000 BTU? Também pedi orçamento para a AY50 com preparação para no futuro ligar à máquina exterior uma outra máquina para a cozinha e apresentaram:

"Exterior: MXZ-3F68VF - 6.8/8.6kW
    Interior: MSZ-AY50VGK - 18000 btus
    Retirar equipamento atual e passar nova rede da tubagem pelo exterior com calha técnica conforme no desenho.
    Valor S/IVA: 2828 euros

Nota: maquina da mitubishi e mais pequena, sera necessario depois efetuarem acabamento na parede."

O que acham?

Tenho MSZ-AY42 15000, no openspace 45m2, não tenho problemas com o arrefecimento.

Espero que tenha exteriores exteriores.

O preço de tabela para monosplit MSZ-AY50 são 1850€ + iva.

A 3F68 é para juntar às outras interiores de 20?
  15.  # 15

Colocado por: xyodaxdito é que só com a máquina da Haier é que se pode aproveitar a instalação devido ao tamanho das tubagens da mesma. Disseram-me também que a Haier agora trabalha com compressor(ou era condensador? Não me recordo) da Mitsubishi pelo que dizem que é mais ou menos a mesma coisa.
    se foi mesmo isto que afirmaram está tudo errado.

Qualquer máquina semelhante da mesma potência pode ser aplicada no local independentemente da marca.

Não encontro nenhuma razão para colocar máquinas de 24kbtu's em ambientes domésticos e muito menos numa sala pequena.

Deem ser efetuados os cálculos e no máximo poderá ser necessário um equipamento de 5Kw se o imóvel for brutalmente quanto e sem qualquer isolamento ou cuidado térmico.
  16.  # 16

Colocado por: Varejote

Tenho MSZ-AY42 15000, no openspace 45m2, não tenho problemas com o arrefecimento.

Espero que tenha exteriores exteriores.

O preço de tabela para monosplit MSZ-AY50 são 1850€ + iva.

A 3F68 é para juntar às outras interiores de 20?

Sim, tem estores exteriores e estou a tentar obter orçamentos para estores térmicos também.

Então o preço está aceitável? Não tenho ainda discriminado os valores da máquina e da instalação mas vou solicitar.

A 3F68 é para dar para ligar uma futura máquina de ar condicionado na cozinha que fica ao lado da sala mas que para já não queremos instalar. No fundo para deixar uma máquina exterior que permita essa máquina na cozinha.
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesse foi mesmo isto que afirmaram está tudo errado.

Qualquer máquina semelhante da mesma potência pode ser aplicada no local independentemente da marca.

Não encontro nenhuma razão para colocar máquinas de 24kbtu's em ambientes domésticos e muito menos numa sala pequena.

Deem ser efetuados os cálculos e no máximo poderá ser necessário um equipamento de 5Kw se o imóvel for brutalmente quanto e sem qualquer isolamento ou cuidado térmico.

Os técnicos com quem falei e estiveram cá disseram que dava, só necessitavam de limpar a tubagem existente para garantir que ficava tudo certo. Quando pedi orçamento o responsável disse que não se podia aproveitar.

A máquina da Haier que está na sala é de 18000 BTU, se calhar as de 24000 BTU não dão? Mas se for a AY50 de 18000 já deveria dar? Quanto ao isolamento, não tem, só temos mesmo a janela de vidro duplo e caixilharia de correr de alumínio sem corte térmico.

De qualquer forma questionei agora o porquê de não dar, vamos ver o que dizem.

Obrigado desde já!
  18.  # 18

Esqueça 24000btu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xyodax
  19.  # 19

Recebi agora a resposta:

“A máquina atual utriliza tubo 3/8 e 5/8, só para máquinas de 24000 BTU que era comum antigamente, a da Haier de 24000 BTU

A Mitsubishi utiliza ¼ e meia para 24000 e ¼ e 3/8 para 18000, tubos mais reduzidos, pelo fabricante não é permitida a instalação usando a tubagem já existente. Não faz evaporação correta, o gás não vai ficar 100% evaporável, não faz o ciclo correto de funcionamento, mais humidade e condensação na máquina interior que até pode pingar pela máquina interior devido à condensação. Como não faz evaporação correta vai danificar o compressor, se a assistência da Mitsubishi for ao local, vai indicar que fica sem garantia por não ter respeitado as medidas de cobre do equipamento.

Se tivesse só um tubo a reduzir da linha baixa, era possível pois é linha de recolha mas linha de ida de gás não pode ser reduzida ou aumentada pois afeta o ciclo de funcionamento e causar futuras avarias no compressor.

A diferença de preço porque haier daria para aproveitar tubagem, limpeza e compatível e da mitsubishi teria que passar nova tubgaem por fora com calha.”

Posto isto e atendendo às diferenças de preço apresentadas faz sentido ir com a Haier? Ficaria bem servido na mesma ou mais vale então o AY50 da Mitsusbishi e pagar o dobro? Estou sem saber o que fazer.
  20.  # 20

Não sou perito de a/c mas tive exactamente o mesmo problema e exactamente a mesma solução: O diâmetro da tubagem da pré-instalação de uma divisão enorme era demasiado pequeno para instalar Mitsubishi ou Daikin, mas a Haier aceitava sem comprometer a garantia etc etc. Estou contentíssimo com os aparelhos Haier até agora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xyodax

1.5295 seg. NEW