Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A solução colossal é não passar bilhete!
  2.  # 42

    Usei este exemplo para lhe mostrar como eu interpreto a tal frase “Quanto mais a corda esticada estiver melhor para alguns”.
    De cada vez que oiço uma notícia destas, da entrega das casas aos bancos, penso se não seria possível as pessoas, antes de entregarem as casas aos bancos, alugarem as mesmas de forma a poderem cumprir o compromisso financeiro assumido no crédito e manterem assim as suas casas?

    Ele há quem queira tudo,e quem queira o que apenas seja suficiente...concorda?

    Concordo e está bem visto, com uma ressalva, pode se querer e até vir a ter tudo, pode se querer o suficiente (com a tal relatividade do que é o suficiente) mas o limite para o tudo e/ou o suficiente será em troca de algo que se merece. A honestidade do esforço e trabalho e da responsabilidade assumida, claro que um profissional da área da canalização não terá o mesmo vencimento que o presidente do Banco de Portugal/Central. Em Portugal ou em qualquer outro país do mundo.

    Esta é uma análise de alguém que está bem na vida,e sempre esteve,e não é capaz de se colocar no lugar dos outros...
    Eu nunca me sentirei à vontade enquanto não houver equilíbrio e equidade entre os meus conterrâneos(portugueses)à vista dos outros povos europeus,até sinto alguma vergonha quando estes se deparam com diferenciais tão grandes de nível de vida e direitos entre os concidadãos...isto já no tempo de Salazar Champalimaud era visto na Europa como apenas mais um explorador que usava os benefícios que o estado novo lhe dava para poder usufruir de mão de obra barata e sem qualquer direito!Era mais um empresário do 3º mundo como qualquer um lá das Américas latinas desse tempo...e eu não me sinto nada bem com este tipo de sociedade que está a voltar aos mesmos níveis desse tempo,ou pelo menos tentam manter algumas famílias do ainda estado novo nesse estatuto!


    Sabe que o estar bem na vida é tão relativo como o ter o suficiente. Por isso, digo antes que sinto-me bem não me comparando aos outros.
    Continua a ver unidos assuntos que em nada estão relacionados. Uma realidade é a disparidade dos vencimentos usufruídos por profissionais de áreas e responsabilidades diferentes. Outro assunto é quando existe desonestidade no exercício da profissão.
    Tal como não partilho da opinião de quem emprega esteja obrigatoriamente a explorar os trabalhadores.
    Não se deve ter raiva das pessoas apenas por terem mais.
  3.  # 43

    ...Seria tão injusto como resumirmos quem tem menos a incompetente ou preguiçoso.
  4.  # 44

    Ainda sobre o Inside Job,A Verdade da Crise”, (ninguém viu?), é um documentário em que é explicada a crise, em que a falta de regulamentação permitiu aos responsáveis por essa mesma “desregulamentação” criar formas de as (suas) instituições financeiras, e por sua vez, de eles próprios, em termos de fortuna pessoal e privada, lucrarem com produtos que sabiam que iam prejudicar as pessoas. A maioria dos responsáveis pelas brutais falências das instituições que os próprios dirigiam, e obviamente, pela falência dos seus clientes, que perderam as suas poupanças e casas e vidas, saiu impune e conseguiu ganhar milhões com os esquemas. Foram os casos Lehman Brothers, City Bank, etc. Coisas muito recentes, de agora, desta crise..
    Alguns destes responsáveis e empresários e políticos e financeiros, reformaram-se com indemnizações, para dar um exemplo, na ordem de valores de 400 milhões de US Dolars. Outros continuam a ocupar cargos de alta responsabilidade em áreas financeiras, ou de poder, ainda no governo de Obama, na Casa Branca, continuam pessoas que estiveram ligadas a instituições envolvidas nos problemas.

    Não concordo claro que no Estado haja fraudes, corrupções, pagamentos de comissões, favorecimentos a troco de pagamentos, uso de dinheiro públicos para proveito próprio ou qualquer outro uso de dinheiros públicos sem ser para o que foram destinados: são para proveito público e não privado.

    Mas estamos a falar em vencimentos e salários neste tópico e não em roubos.
  5.  # 45

    Colocado por: CMartinalugarem as mesmas de forma a poderem cumprir o compromisso financeiro assumido no crédito e manterem assim as suas casas?

    Não concordo que assim seja...por uma razão muito simples...como diz e muito bem,compromissos são compromissos e o sistema financeiro rompe quase sempre com os compromissos,como?aumentando as taxas de juro como muito bem entendem,através de directivas comunitárias cartelizadas com eles próprios...e se o sistema permitia e permite que aconteçam estas trocas de negócio em que não foram essas pessoas que criaram a crise tinham as suas espectativas de vida(ter uma casa)tão simples como isso para evitar pagar a vida inteira rendas,e ter uma vida melhor.
    Observe a roubalheira que os bancos prepertam ao abrigo do estado e comunidade europeia aos clientes...
    Se tiver dinheiro no banco após terem aumentado as taxas de juro na UE,não lhe aumentam do mesmo modo as taxas dos depósitos que tem no banco em tempo real e percentagem,aumentam sim apenas a quem tem mensalidades para pagar,e isto é uma afronta à prespectiva das pessoas em termos bancários.
    Observe outra...os bancos e a UE carregam e de que maneira Portugal com juros astronómicos de dívida pública(estávamos até hoje a 20%)mais que o FMI leva a Portugal...isto é destruir as espectativas de quem está de boa fé querer ter uma casita para viver sem pagar renda,e porque não?Acha que nestes moldes após partos negociais banco/cliente isto é honesto?
    Observe agora...mesmo há pouco há cerca de uma hora ou duas atrás,as taxas de juro de dívida pública baixaram em catadupa para a Grécia,Portugal,e Irlanda...
    Isto quer dizer que a Europa e seus seguidores não estavam a agir correctamente,e estavam a explorar todas as pessoas que não tinham interesses em acções financeiras tipo títulos do tesouro...quero dizer com isto que se estava a querer dar cabo da economia e quem ficava com os louros desta crise eram as pessoas que queriam ter casa,e que não a tivessem comprado...
    É fácil para si falar dos outros porque não está do lado deles!


    Colocado por: CMartincom uma ressalva, pode se querer e até vir a ter tudo, pode se querer o suficiente (com a tal relatividade do que é o suficiente) mas o limite para o tudo e/ou o suficiente será em troca de algo que se merece.

    Penso que não está bem da sua parte colocar em causa uma grande classe que era a classe média e a classe motora do desenvolvimento,não creio que a maior parte das pessoas despedidas ou no fundo de desemprego não mereçam ter o que tinham!
    Eu ponho em causa sim os políticos e economistas e outros opurtunistas que não quero dizer mais,que destruiram o tecido produtivo,e o nível da classe média...um rebanho não é culpado que o pastor o amande para uma ravina.

    Colocado por: CMartinclaro que um profissional da área da canalização não terá o mesmo vencimento que o presidente do Banco de Portugal/Central. Em Portugal ou em qualquer outro país do mundo.

    Eu nunca dei a endender o que diz!

    Colocado por: CMartinTal como não partilho da opinião de quem emprega esteja obrigatoriamente a explorar os trabalhadores.
    Não se deve ter raiva das pessoas apenas por terem mais.

    Aqui já não se percebe ao que vem este tipo de observação...tem a ver com o que eu disse?
  6.  # 46

    Colocado por: CMartinAlguns destes responsáveis e empresários e políticos e financeiros, reformaram-se com indemnizações, para dar um exemplo, na ordem de valores de 400 milhões de US Dolars. Outros continuam a ocupar cargos de alta responsabilidade em áreas financeiras, ou de poder, ainda no governo de Obama, na Casa Branca, continuam pessoas que estiveram ligadas a instituições envolvidas nos problemas.

    Não concordo claro que no Estado haja fraudes, corrupções, pagamentos de comissões, favorecimentos a troco de pagamentos, uso de dinheiro públicos para proveito próprio ou qualquer outro uso de dinheiros públicos sem ser para o que foram destinados: são para proveito público e não privado.

    Mas estamos a falar em vencimentos e salários neste tópico e não em roubos.

    Assim como interpreta o suficiente para viver em 2 parâmetros,também eu posso interpretar os salários altíssimos em roubos ou não?
  7.  # 47

    Eu até nem me importo com o caso do António Mexia...a EDP dá lucro, muito lucro e, é muito mais privada do que do estado (10%)...agora as entidades apresentadas na lista?? Como é possível que aquelas empresas que só dão milhões de prejuízos tenham gestores com estes salários??? Isto é que é ruinoso!!
  8.  # 48

    Colocado por: rodrigo_gomes29Eu até nem me importo com o caso do António Mexia...a EDP dá lucro, muito lucro e, é muito mais privada do que do estado (10%)...agora as entidades apresentadas na lista?? Como é possível que aquelas empresas que só dão milhões de prejuízos tenham gestores com estes salários??? Isto é que é ruinoso!!

    Que quer dizer com isso?Está a dizer que o ordenado do Mexia está de acordo ser mais alto que os ordenados dos grandes empresários Alemães ou afinal devem estar mesmo muito mais alto que a média dos gestores alemães sabendo que o ordenado mínimo em Portugal é nem metade do ordenado mínimo da Alemanha?
    É que Mexia como gestor ganha ainda mais que os grandes empresários alemães...dos gestores alemãesnem sequer falo...acha isto justo?
  9.  # 49

    Colocado por: Jorge Rocha
    Que quer dizer com isso?Está a dizer que o ordenado do Mexia está de acordo ser mais alto que os ordenados dos grandes empresários Alemães ou afinal devem estar mesmo muito mais alto que a média dos gestores alemães sabendo que o ordenado mínimo em Portugal é nem metade do ordenado mínimo da Alemanha?
    É que Mexia como gestor ganha ainda mais que os grandes empresários alemães...dos gestores alemãesnem sequer falo...acha isto justo?
    Não disse que era justo, disse que não me importava, não me faz comichão!! a EDP só é 10% do estado que agora até esses 10% tem de ir, e candidatos de nacionalidades com muito boas economias não faltam...A EDP dá lucros e é privada!! Faz o que quiser com os lucros desde que pague os seus impostos!! As pessoas tem de se indignar é com os salários dos gestores públicos!! É o estado que está falido, não é a EDP!! E com os elevados salários do estado é que não concordo, então o estado está falido e protege a gatunagem??? A mim diz-me respeito e indigna-me é saber para onde vai o € dos meus impostos... (juros e xulos....) Agora o Mexia?? Quem me dera estar como ele!! É que repare bem...o Mexia pode adormecer calmamente a noite, ele recebe muito bem e não anda a xular os impostos dos portugueses...pelo menos eu desconto para o irs e ss no vencimento, e em alguns meses por ano as finanças palmam-me (e se fosse só a mim) uns impostos estranhos de umas coisas que são minhas e que ninguém me ajudou a pagar...ou seja, nunca descontei para a EDP (que eu me lembre)...Se ele recebe bem é problema da EDP, se o Ceo da Siemens (por exemplo) na Alemanha só recebe 2/3 do Mexia isso é um problema também deles, não meu nem seu, não acho justo nem deixo de achar...
    • pom
    • 21 julho 2011 editado

     # 50

    colocado por: rodrigo_gomes29

    com este tipo de reformas não vamos a lado nenhum...

    Aviso n.º 13835/2011
    em cumprimento no disposto no artigo 100.º do decreto -lei n.º 498/72, de 9 de dezembro (estatuto da aposentação), torna -se pública a lista dos aposentados e reformados a seguir identificados que, a partir do próximo mês de agosto, ou desde as datas que se indicam, passam a ser abonados da respectiva pensão pela caixa geral de aposentações:

    presidência da república

    á j o m m ............................assessor secretaria-geral.............................. € 2 886,79

    assembleia da república

    jaime josé matos gama ..........................................presidente...........................................€ 4 808,11
    josé manuel santos magalhães..............deputado............................................ € 2 196,45
    m a f .....................técnica parlamentar principal.................................... € 1 524,44
    e
    j j m motorista de ligeiros secretaria-geral (quadro externo) € 2 198,71
    e
    l a p g chefe de equipa inspecção-geral finanças € 3 135,52
    á r g contra-almirante 44864 € 4 470,21
  10.  # 51

    Colocado por: becas

    A sério? Roubei-o quando e porquê, caro rjmsilva? Um trabalhador competente não merece ser aumentado? É que eu, funcionária pública, tive o meu salário congelado 3 anos seguidos e já devia ter mudado de escalão há seis anos. Ganho agora menos que há 10 anos atrás, acha normal? Pelo meio, fiz doutoramento (não era obrigada), pago formação do meu bolso e tenho muito mais responsabilidades. Cá em casa, este mês, entraram menos 650 euros de ordenado. Não sou nenhuma desgraçadinha, mas assumi compromissos financeiros a pensar no rendimento que tínhamos (não naquele que achava que íamos ter). Afinal, qual é justiça que está aqui inerente? Conhece, caro rjmsilva, o trabalho que eu produzo para considerar que devo ganhar menos?
    Ah, e não me venham com a treta de que quem está mal muda-se. Mudava, se a minha profissão deixasse. E repito, não sou uma desgraçadinha, mas não é o mal dos outros que me faz bem.
    Discordam deste comentário:aquapego


    Será que com tantos anos de estudo, nunca aprendeu o tal provérbio que diz: "não contes com o ovo no cú da galinha"?
    Afinal que "cabeça" têm determinados portugueses FP's ? Será que nunca se deram ao trabalho de efetuar um racicinio lógico? Será que era assim tão difícil verificar que quando acabasse as "benesses" vindas de Bruxelas este país caía num precipício? Tal não se justifica com produtividade, nem um pouco mais ou menos , mas sim com o peso enorme que tem em Portugal o FP, nomeadamente aqueles que usufruem remunerações que não estão de acordo com a realidade nacional. Um país pobre naturalmente, não pode dar ordenados chorudos. Ex.: Forças Armadas (sargentos e oficiais, são aos milhões de €€€€€€ mensalmente; professores (idem); Câmaras Municipais (cancros), etc. etc.
    Então não estava "tudo escrito" à muitos anos a esta parte? Eu contra mim falo, progressões automáticas na carreira? Porquê? E mais não digo...
    Se não estavamos preparados, temos que nos ir preparando porque isto é apenas o começo...!!!
  11.  # 52

    Colocado por: Paramonterjmsilva:

    Claro que os ordenados dos funcionários públicos vêm dos impostos que você, e outros, abnegadamente pagam ao estado. Por causa disso é que você tem estradas, serviço médico, urgências, iluminação publica, escolas para os seus filhos e professores para os aturarem, cantinas escolares, polícia para você recorrer quando for preciso etc etc.

    E sabe que mais: os funcionários públicos também pagam impostos (esses sim não podem escapar) para ter as mesmas benesses que você tem...
    Discordam deste comentário:aquapego


    Deveria antes dizer: ...professores para os ensinarem... ( e não aturarem como o fez)!!! Quando se escolhe uma determinada profissão há que ser dedicado e não fazer "fretes", pois também podemos dizer que "aturar" também faz parte da componente profissional do professor.
  12.  # 53

    Colocado por: becas"Eles", caro doisarquitectos, são muitos milhares, e "a posição deles" é muito distinta - uns são privilegiados, outros nem por isso, outros nem um pouco. Acho imensa piada quando se fala "deles" tendo sempre presente os estereótipos e os preconceitos...

    Os arquitectos, por exemplo, são uns chicos-espertos que têm uns desenhadores lá nos gabinetes para fazerem os projectos, a quem pagam ordenados de miséria, e depois vivem à grande com o dinheiro absurdo que cobram aos clientes. Não têm ADSE mas com o que ganham podem ir aos melhores privados; os horários de trabalho são o que lhes dá na cabeça (apesar de muito ocupados com reuniões, almoços e visitas às obras - é preciso fazer render os Km que se cobram ao cliente); se a empresa der para o torto, abrem falência, não pagam a ninguém porque não têm património, coitados, e pode ser que ainda se arranje um subsídio qq do Estado... Esteótipos e preconceitos, é à discrição...
    Discordam deste comentário:aquapego


    A mim também me foram ao bolso, mas continuo mais preocupado com aqueles que têm ordenados equivalentes ao valor que não lhe entrou em casa este mês. O que acha? Possivelmente também me vai responder: ...com o mal dos outros posso eu bem...!!! E eu digo 5*****...
  13.  # 54

    Os meus cumprimentos.

    Constatação simples: alguém já viu aqui alguém queixar-se que só aufere 650€ de ordenado mensal? Claro que não! Por que será? Esta é uma classe muito especial. Chamam-lhe classe baixa! Pois eu digo mais: tenho noção que para estas pessoas (milhões) o estado podia acabar, os FP's deveriam ser reduzidos ao mínimo possível, já que em Portugal nada funciona em termos de instituições públicas com raras excepções em que o sector da saúde é um mal necessário, juntamente com as forças policiais e segurança interna. De resto é uma vergonha, a justiça não funciona, o ensino é a desgraça que todos sabemos, os nossos jovens e eu mesmo depois de acabarem os seus cursos não estão minimamente preparados e vocionados para o emprego, enfim...! O poder autárquico nem é bom falar, porque aquilo é uma máquina de "comer" milhões, onde só é empregado quem é da côr, são compadrios empresariais difíceis de entender e quando se entendem , ninguém é preso... e mais não digo!
    Concordam com este comentário: elodia, ?
    • Neon
    • 22 julho 2011

     # 55

    Colocado por: aquapegoDe resto é uma vergonha, a justiça não funciona, o ensino é a desgraça que todos sabemos, os nossos jovens e eu mesmo depois de acabarem os seus cursos não estão minimamente preparados e vocionados para o emprego, enfim...! O poder autárquico nem é bom falar, porque aquilo é uma máquina de "comer" milhões, onde só é empregado quem é da côr, são compadrios empresariais difíceis de entender e quando se entendem , ninguém é preso... e mais não digo!


    Mesmo hipoteticamente concordando consigo...tenho que lhe perguntar... ao extinguir os serviços publicos está preparado para os pagar a particulares que os venham a assumir? é que eu não!
  14.  # 56

    Colocado por: becas

    Não sei se esta era para mim. Trabalho há vinte anos, sou doutorada (pré-Bolonha) e ganho 2000 euros/mês. Não tenho nenhumas perspectivas de progressão na carreira, pelo contrário. Posso ir parar a um quadro de disponíveis num futuro próximo. Não me queixo - ganho mais que a média dos portugueses. Mas como ainda hoje uma conhecida me falava de um rapaz com 25 anos a ganhar 2500 euros como funcionário num banco de investimentos...imagino quando chegar à minha idade...

    Editei depois de ver o comentário do Rodrigo. Volto a esclarecer: não me queixo do ordenado que recebo. É desagradável que este tópico tenha sido destacado como foi, descontextualizando as minhas palavras.
    Discordam deste comentário:aquapego


    Boas,

    Tal como qualquer trabalhador por conta de outrém, anos de trabalho não é igual a competência técnica e profissional, e é muito bem possível, aparecerem jovens com grande mérito. O problema é que nós mais velhos nos sentimos indigandos com esta situação! Tal não haveria de acontecer, pois se há mérito a idade não conta..., agora se o tal rapaz aufere 2500€ só por ser da "família", aí está o caldo entornado. Percebe?
    99% dos trabalhadores por conta de outrém não sabe o que é progressões na carreira!!!, ao contrário da FP que automáticamente progredia na carreira, mesmo para aqueles que nada faziam e os mais incompetentes. Já agora, quantos casos de despedimento na função pública conhece por inaptidão? Eu diria zero!!! No privado é todos os dias...

    Cump.
  15.  # 57

    Colocado por: becas

    Sou funcionária pública noutro ramo de actividade...mas sou simpática (só em épocas de exames é que tendo a ficar muito irritável...)!
    Infelizmente, estou em guerra aberta com quem está directamente acima de mim... a sorte é que a minha avaliação de desempenho é feita noutros moldes (senão...estava lixada com F maiúsculo)!
    Concordam com este comentário:aquapego


    Becas, um dos grandes problemas deste país em termos de relações de trabalho está mesmo aí, ...nunca se pode "morder" o calcanhar ao "chefe" ou espécie de... ( a incompetência reina em altos cargos).
  16.  # 58

    Colocado por: rodrigo_gomes29Bem...apesar de ser um Dell que eu julgo que é americano, deve ter toda a razão...mesmo que não tenha sido na china, deve ter sido na malásia ou assim qualquer coisa do género...mas não devo ter muito mais coisas... ;)


    Pois, pois...
    Eu também comprei um Sony Vaio full HD, 16,4" I7, etc, etc, xpto + um impressora Canon p8150 xpto e também sou anti chinesises...
    Conclusão: só acertei na impressora = made in japan. O tal portátil xpto (1500€) trazia um etiqueta bem bonita que dizia made in china!!! Se eu soubesse não sei se compraria, apesar de ser uma grande máquina, mas juro que quando olhei para a etiqueta, senti que fui ROUBADO. Quanto ganharam os funcionários chineses que o produziram?
  17.  # 59

    Colocado por: Jorge RochaContinua-se a falar dos ordenados altos ou baixos como se fosse esse o nosso problema económico...sabendo que temos dos ordenados mais baixos da europa,e dos impostos e consumíveis mais altos da europa!


    Já alguém fez contas ao preço de cada litro de tinta para impressoras?
    Maior roubo alguma vez visto...em média cerca de 4000 a 4500€ por litro!!!!!!!!!!
  18.  # 60

    Colocado por: CMartinConfiar nas instâncias deixa-me descansada, até porque como, lá está, votámos nelas, é da nossa responsabilidade colectiva as instâncias que temos.

    Olhar para o nosso próprio umbigo significa ver os nossos interesses e não ponderarmos os interesses dos outros/ou o interesse colectivo (?)
    .. realmente como pessoas preocupamo-nos socialmente uns com os outros, e colectivamente, financeiramente, contribuímos para o País, que, penso, é o que fazemos ao pagarmos impostos, os novos, e o extraordinário.

    Se me convém, não, porque gostaria mais de gastar o valor dos novos impostos e do extraordinário com o meu próprio “umbigo”.(…), mas faço-o, como todos o vão fazer, com a crença que estou a colaborar como é meu dever para superarmos.

    Não vejo ainda que um País em crise possa ser individualmente conveniente (a ninguém) e que possa acertar em tudo com o nosso interesse! Uma crise é sempre uma coisa má para todos de um País. Estamos juntos, certo? Ou uns estão menos e outros estão mais?


    CMartin, o que me preocupa é que quase 50% dos eleitores já não votam!!! Daí a minha desconfiança...
    E não, a crise não é para todos!! Os carros topos de gama aumentaram as vendas, as lojas"haute couture" aumentaram as vendas, etc, etc.
 
0.0293 seg. NEW