Colocado por: aquapegoConcerteza não me viu escrever que "eu" estou de acordo em extinguir os serviços públicos. Garanto mesmo que leu mal...! Além disso, e como escrevi, salvo "alguma parte" da saúde e segurança, devo pagar quase tudo...! E se não diga-me o que é que não pago, às vezes posso estar esquecido de algo importante.
Colocado por: CMartinLeio sobre política e economia mas tenho opinião própria, se calhar o mais provável é interpretá-las à minha maneira, e é essa opinião que exponho, Aquapego. Não debito as opiniões que leio e formulo as minhas próprias com base no que leio. Obviamente, como todos.
Não sou contra vencimentos elevados dos gestores públicos ou de gestores privados, porque sou da opinião que um bom gestor que tenha a empresa nas mãos deve ser devidamente recompensado, não me interessa particularmente também se é Alemão ou Português, porque não vejo que haja diferenças de competências nas pessoas de acordo com nacionalidades.
Bom seria o tal vencimento elevado corresponder a uma “performance” elevada, para rentabilização da empresa, o que seria em torno muito bom para a economia nacional. Ou seja, a minha opinião difere da vossa porque não vejo particular interesse no que pensam ser vencimentos demasiadamente elevados, mas antes qual o retorno desse investimento que se faz nesse profissional.
Penso também que havendo um desempenho que não corresponda ao investimento feito nesse profissional, seja ele numa empresa pública seja ele numa empresa privada, então, aí a pessoa não poderá nem continuar nem progredir na carreira na empresa.
Se há lojas haute couture cheias de clientes e viaturas de alta cilindrada que se continuam a vender, eu pessoalmente acho isso normalíssimo, e acho de muito mau gosto que haja quem pense que isso é anormal. Existem pessoas que têm níveis financeiros que lhes permitem adquirir estes produtos e o facto de a alguém isso fazer confusão demonstra uma pequinês pouco saudável. Fruto de legitimidade, não sei porque apoquenta tanto as fortunas pessoais. Tomara eu que toda a gente pudesse comprar haute couture, mas não sendo possível, que haja quem possa. Até para bem do País.
Porque não tomar essas vidas, em vez de fazerem sentir inveja, como exemplos que incentivem?
Mas sei que o discurso maioritário é este, e que não vale a pena bater em cães mortos.
Colocado por: Neon
As minhas desculpas pela incorrecção
No post 54 diz que para MILHOES de pessoas o estado devia acabar...o resto da critica que faz penso que não estou a interpretar mal que é a sua opinião do estado das coisas.
Rectifico então a minha questão...sendo que criticar é facil, pergunto então qual a solução que o aquapego tem para melhorar o estado das coisas? E o que é que já fez para atingir esse objectivo?
Quanto aquilo que você acha que paga na totalidade (estamos a falar exclusivamente de serviços publicos) mas que na realidade não paga, estarei disposto a dialogar consigo, se você quiser...mas primeiro tem que me dizer quanto custa
- 1 l de água tirado da torneira em sua casa (captação, tratamento, armazenamento, transporte, manutenção, custos administrativos, etc etc )
- o mesmo para tratar 1 l de esgoto
- ao estado a educação de um filho, já so digo até aos 18 anos (mesmo as propinas no ensino superior não se comparam com o privado)
- só a manutenção da estrada que o leva todos os dias ao trabalho
- a fiscalização de actividades, bens e serviços que V. Ex.ª consome
- a implantação e manutenção de parques infantis, piscinas, parques desportivos para nós e os nossos filhos usufruirmos
- a manutenção de um parque verde ou de um monumento
Isto só para florar, se quiser podemos aprofundar em matérias mais alargadas... não sei se no capitulo segurança incorpora bombeiros em todas as suas vertentes ou se fala só de acção policial, não sei contempla exército.
Não sei se ouviu falar que uma delegação da segurança social esteve fechada por falta de pessoal (assombroso não é)
Sabe ... o amigo fala de barriga cheia
Se pensar bem o que você custa a todos nós não se repercute nos impostos que paga, a menos que seja um empresário de grande sucesso taxado em grande escala.
Efectivamente temos de emagrecer o peso do estado nas nossas carteiras, mas como fazer isso? ficarei á espera da sua solução!Discordam deste comentário:aquapego
Colocado por: aquapegoOK? Já agora...não fique bravo...
Colocado por: aquapegoComo fim de comentário, só quero dizer que não sou tão radical como descrevo e pareço ser, contudo o que escrevo serve apenas para que muita gente abra a "pestana" para o que se passa neste retângulo à beira mar plantado.
Colocado por: Neon
Para que nos entendamos...eu sou da paz, e não estou aqui zangado consigo nem com ninguem, mas permita-me também ser critico de quem critica, e que na minha opinião de forma errada e sem apesentar soluções.
Veja lá uma coisa, não precisamos de ir buscar doutorados para perceber que o estado funciona mal, você já o descreveu aqui mais do que uma vez, eu (e concerteza 90% dos que acompanham) concordamos com a descrição feita. Aliás as proprias forças politicas salvo as excepçoes usuais também o reconheçem.
Mas as soluções ainda não as apontou!!!
Você diz
Eu entendo então que está aqui numa demanda, desprovida de egoismo e assumindo um papel (que é louvavel) de nos elucidar sobre alguma coisa.
Gritar que há fogo e ficar a olhar para a casa a arder...desculpe mas não é suficiente, e desculpe mais ainda a minha franqueza (mas eu sou assim), para mim é revelador de falta de etica e de caracter.
Não respondeu em concreto ás perguntas que lhe coloquei
volto a insistir nas mesmas...mas tenho a certeza que não vai responder...porque simplesmente não sabe..não tem a noção minima pois não :)
Dizer-me que lhe cobram 40 euros de agua a mim não me diz nada...quantos metros cubicos consome?
faça a conversão dos m3 em litros e divida os 40 euros pelo numero de litros e diga la quanto lhe custa o litrito da água
e já agora como pareçe achar caro...diga quanto acha que deveria ser o valor adequado (será interessante saber)
o mesmo se aplica ás restantes questões...não lhe perguntei se é bem ou mal servido...isso ja sabemos todos que somos mal servidos...perguntei quanto achava que custa a todos nós servi-lo (mesmo mal)
E já agora acrescento outra questão acha que se estes serviços que lhe são prestados forem prestados por privados, vai pagar mais ou menos? e acredita piamente que a qualidade do serviço será substancialmente melhor?
Não vivo no pais das maravilhas...nem padeço de uma certa inocência nem de egoismo de achar que tudo cai do céu. Mas sou um acérrimo (leu bem ACÈRRIMO) defensor de que o estado nos deve prestar um excepcional serviço nas áreas da educação, saude, segurança e justiça.... e estou a falar de serviços gratuitos para todos nós. Mas temos que saber ser merecedores desses serviços, e além disso tambem sabemos que não temos um saquito magico de onde tiramos notas quando bem queremos e nos apeteçe...o que nos leva a... qual a solução?
Eu tenho meu ponto de vista e não me custa partilha-lo, mas como lhe coloquei a questão em primeiro lugar a si tenho de ter no minimo a gentileza que v. Ex,ª se pronuncie em primeiro lugar. Volto a dizer que criticar é facil!
Meu caro o Sr o que pode (E DEVE) gritar aos 4 ventos é que paga impostos e que é mal servido. E DEVE tomar o seu direito de ser bem servido.
Nunca, mas nunca, mesmo nunca nivele por baixo...esse é o problema do nosso povo, quase que consigo ler nas suas palavras que não se importa de ser mal servido desde que pague menos ou não pague.
O sentimento geral é que os FP ganham muito bem...se ganharem mal como eu já é aceitavel...ou seja se eu ganho mal o correcto não é eu ganhar bem...é que toda a gente ganhe mal...é assim não é :) diga lá se é ou não é este o sentimento geral, hum?
Lamento mas isto não entra na minha cabeça nem á pinhoada
Quanto acha que ganha um coveiro?
Qual o salário que você estaria disposto a receber para fazer o serviço dele?
Mais uma vez, exponha as suas soluções...se calhar até partilhamos das mesmas ideias.
Colocado por: aquapegoBoas, vou ser muito sintetico: apontei várias diretrizes para acabar com..., você é que não percebeu...!!! Ou não quiz perceber...
Colocado por: aquapegoVocê deve ser funcionário de uma empresa de águas
Colocado por: aquapegomas digo-lhe que consumo em média 12000 litros água mês.
Colocado por: aquapegoContinuo a dizer que pago muito precisamente porque não sou bem servido ou melhor NÃO TENHO ÁGUA QUANDO NECESSITO. O que é que não percebeu? Estou a pagar no seu todo um serviço (com contrato e regras próprias) que não está a ser cumprido por uma das partes envolvidas, contudo eu pago como se tudo estivesse a ser cumprido.Percebeu agora? O problema não está em querer pagar pouco, porque eu não preciso de pagar pouco, eu até gosto de ajudar alguns FP's, (não todos porque são demasiados), por conseguinte gostaria sim de ser bem servido. E aqui é que está o problema o funcionalismo público (estado) não me serve bem, mesmo que eu pague bem ou o preço justo.!!! Por que será? Acha que a justiça funciona bem? O valor das taxas de justiça estão de acordo com a qualidade da mesma? E o ensino? Acha que tem qualidade? Mesmo que seja grátis para os cidadãos, não acha que os seus funcionários deveriam servir melhor o seu "patrão", ensinando melhor as nossas crianças?
Colocado por: aquapegoE não, eu não posso expressar aqui diretamente, as minhas soluções, apesar de já lhe ter indicado algumas diretrizes mas foi o sr. que não quiz falar sobre elas, possivelmente também lhe fazem comichão ! (eu tentei ser amigo). Não diga que não, você é que trouxe a artilharia apontada, por isso é que às vezes alguns foristas morrem...!
Fico agora eu à espera das suas diretrizes para solucionar a despesa do Estado. Ou será que também não sabe?
Colocado por: aquapegoOiça, se eu mandasse neste país, garanto-lhe que os Estaleiros de Viana do Castelo não fechavam, pelo menos tão cedo!! Sabe porquê? Porque eu mandava construir muitos navios (sim tinha que ser muitos), mas tinham que ter uma carateristica muito especial que era um sistema de abertura especial no casco. Sabe para que servia? Para transportar turistas especiais (VIP's como lhes costumam chamar) e alimentar os peixinhos..., pois até a sardinha da nossa costa anda magra, deve ser falta de tal ração!
Colocado por: aquapegoOutro ex: na Suiça o tecto máximo para uma reforma são 3000€.
Colocado por: rafaelisidoroenfim , uma empresa que não dá lucro fecha-se a porta e o governo deveria privatizar tudo e mais alguma coisa só assim as coisas deste país se podem melhorar é com ritmo e competição ...obrigado a todos mas é a voz da revolta que fala mais alto , claro que também há gente trabalhadora no meio mas enfim por uns pagam os outros
Colocado por: aquapegoCaro Neon o abraço foi aceite e retribuido.
Mas diga-me lá uma coisa: só na "sua" Câmara quantos excedentes existem? Sim daqueles que você também acha que não fazem ponta?
Outro ex: na Suiça o tecto máximo para uma reforma são 3000€. O que acha se em Portugal fossem 2000€ máximos?
Você farta-se de dizer que não digo nada, mas só agora já dei dois ex. Verique as reformas vindas da justiça, dos professores (não todos mas a maior parte), do poder autárquico, das finanças, da saúde, dos gestores públicos e funcionários de empresas públicas, etc, etc.
O que acha disso?
Já agora dê-me a sua opinião também, pois também não diz nada, só critica o que eu digo! Eu estava mais à espera que também desse opiniões, mas pelos vistos ainda é pior que eu...
Mas eu compreendo-o, pois você não pode falar muito, senão não progride na carreira...
Abraço.
Colocado por: Expat
Aquapego,
O sistema da seguranca social suica e totalmente diferente do portugues, pois cada pessoa tem a sua propria conta (pilar), em funcao do que ela e a empresa onde trabalha descontam. E nunca ouvi dizer que houvesse nenhum limite. O sistema e composto por 3 pilares (os descontos do proprio, os descontos da empresa e os descontos opcionais do proprio que deduzem nos impostos).
O Brasil tambem tem um sistema semelhante com o FGTS.
Infelizmente o sistema portugues, com um saco azul gigante para onde todos contribuimos, nao e decididamente transparente e da origem a grandes barbaridades.
Li todo este topico com interesse e parece-me que no meio estara a virtude. Nem todos os funcionarios publicos sao caloes ou uns priveligiados e nem todos os empresarios sao honestos e genuinamente empreendedores.
Isso leva-me ao que considero ser o principal problema do nosso pais - a justica.
Enquanto a justica nao funcionar e houverem verdadeiras auto-estradas no sistema juridico que permitem por meio das mais sofisticadas artimanhas que a justica nao seja aplicada com celeridade, todo o resto fica complicado.
Ja tive oportunidade de viver em varios paises e posso dizer por exemplo que os Suicos que toda a gente refere muitas vezes como exemplo de pais desenvolvido, evoluido, rico etc...o que tem diferente dos portugueses no seu essencial e que sao reprimidos por por um sistema juridico que nao lhe da a minima chance de sairem fora da casca, pois imediatamente sao punidos, seja atravez de uma simples multa automovel , seja atravez de fuga aos impostos ou ate no modo como separam o lixo. Nao e por acaso que a Suica e o pais com mais camaras CCTV per capita do mundo. Ou que quando a policia nos manda parar na estrada pela matricula do seu automovel sabem toda a sua vida, onde mora, se tem impostos ou multas em atraso, se o visto esta em dia etc. E este comportamento das autoridades aplica-se a toda a gente,sejam suicos ou estrangeiros, ricos ou pobres.
Com um quadro juridico estavel e que funciona da forma como descrevi, a Suica conseguiu a credibilidade que hoje tem . Nao e apenas por ter impostos baixos que as empresas investem la.
Outro exemplo e Singapura, que a cerca de 30 anos afirmou que se iria tornar na Suica da Asia e hoje e a potencia economica que se ve. Por coincidencia ou nao tem um sistema juridico tambem ele implacavel. Experimente cuspir para o chao la e vai ver o que lhe acontece.
Nao sou apologista de modo algum de um controle tipo Big Brother para a sociedade que vivemos, mas penso que mais respeito pelos outros/disciplina (e simultaneamente uma justica rapida e eficaz) sao condicoes essenciais para o progresso.
(Para Big Brother ja temos o Google, Facebook e outros que tais).
E apenas o meu ponto de vista.
cumpts.Concordam com este comentário:Jorge Rocha
Colocado por: Jorge Rochaaquapego,e eu a pensar que isto já tinha mudado um pouco nesse sentido de control sobre os funcionários.
Colocado por: CMartinganham o que merece ganhar quem está naquele lugar com aquele nível de responsabilidade.