Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Para quem as quiser experimentar ao vivo:
    http://www.biopiscinas.pt/ferias-com-piscinas-biologicas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, Anonimo09092021
  2.  # 182

    Esses tubos são colocados no meio da argila expandida, por baixo dos seixos, e é tubo perfurado, pelo menos na zona horizontal. Em cada tubo é inserido uma ligação de ar. Esse ar ao subir fará a circulação da água do interior do tubo para a superfície, obrigando a água que envolve a tubagem a entrar, fazendo assim a circulação de água passar pelas raízes. Pode ainda ser colocado um skimmer para recolha de matéria flutuante. O mesmo autor está a desenvolver um modelo que funcionará também com ar comprimido.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  3.  # 183

    Colocado por: Anonimo09092021Bem, estive a ver um vídeo que alguém colocou sobre uma piscina destas construída apenas com liner e gravilha (basicamente) e inserido na piscina um sistema de oxigenação (??) em que 6 bocas de tubos são deixadas à superfície. Alguém me sabe explicar como funciona este sistema?

    Já vi várias pessoas aqui no fórum a partilhar o vídeo mas confesso que ainda não o vi com calma nem analisei o sistema por detrás da coisa. Do ponto de vista meramente empírico e com base naquilo que li, arrisco-me a sugerir que esse sistema de oxigenação será o que permite que a piscina tenha dimensão inferior aos 150-200 m2 que costumam ser apresentados como mínimo para garantir uma circulação autónoma da água. Mero bitaite.
  4.  # 184

    Colocado por: Anonimo09092021Antes de entrar a gravilha, entre os tais pipes para oxigenação da água que, como não entendi ainda, não represente

    Fiquei com a ideia que o autor não desenvolve essa parte pois será essa a "alma do negócio" dele.
  5.  # 185

    Colocado por: mhpintoarrisco-me a sugerir que esse sistema de oxigenação será o que permite que a piscina tenha dimensão inferior aos 150-200 m2 que costumam ser apresentados como mínimo para garantir uma circulação autónoma da água. Mero bitaite.

    Mesmo a biopiscinas utiliza como referência os valores de duas Xs a área de natação para plantação e ainda assim introduzem algo que faça as as águas mexerem um pouco. Ao criar profundidade criam logo mini correntes devido às diferenças de temperature na água. Se se adicionar alguma corrente superficial, vai ajudar a oxigenar e a a afastar as partículas da superfície da água em direção à zona das plantas. Enfim, pode-se usar diversos elementos para auxiliary a natureza. O tamanho não é justificativo para não introduzir estes elementos, pois até em lagos costumam introduzir oxigenação da água para controlar o desenvolvimento de determiadas espécies.

    A tubagem corre pelo interior da zona das raízes e de seguida só uma ponta se ergue.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
      BNSP 42.jpg
  6.  # 186

    Colocado por: Anonimo09092021Consegue alguma imagem disto? Ou existe alguma tag para procurar eu?

    Está bem explícito no video.
      23.jpg
      14.jpg
  7.  # 187

    Colocado por: Anonimo09092021Sim, mas eu procurava por algo esquemático, tipo isto:

    O autor tem um livro à venda que custa à volta de 15 euros. Não me parece caro tendo em conta o serviço prestado. MAs não vejo em que mais o livro poderá auxiliar. Vou acrescentar a foto que faltava que é onde estão os tubos de at inseridos no tubo e poderão ter passado despercebidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
      33.jpg
  8.  # 188

    Colocado por: treker666Vou acrescentar a foto que faltava que é onde estão os tubos de at inseridos no tubo e poderão ter passado despercebidos.


    Já fui tarde para editar mas onde digo tubos de at queria dizer tubos de at, que farão então a circulação da água na tubagem.
  9.  # 189

    No desenho acima, o que o constructor fez foi eliminar a caixa com paredes verticais, que por norma levava umas fieiras de pedra ou madeira ou mesmo sacos de terracimento por cima dos blocos de cimento logo a seguir à colocação do liner e assim, as tubagens podiam passar da zona das plantas para a zona de banhos. No caso acima como por implicações legais (e não são diferentes das de Portugal) precisaria de uma licença para construir as paredes em bloco, alterou o desenho inicial e manteve as tubagens na zona de plantação apenas, pois teria de furar o liner para passer a tubagem para a zona de natação.
  10.  # 190

    Colocado por: Anonimo09092021

    ?

    Pensei que tivesse focado rectificado. Raio de corrector. AR... é a palavra que pretendia colocar. AR. Tubos de AR
  11.  # 191

    Colocado por: treker666Mesmo a biopiscinas utiliza como referência os valores de duas Xs a área de natação para plantação e ainda assim introduzem algo que faça as as águas mexerem um pouco. Ao criar profundidade criam logo mini correntes devido às diferenças de temperature na água. Se se adicionar alguma corrente superficial, vai ajudar a oxigenar e a a afastar as partículas da superfície da água em direção à zona das plantas. Enfim, pode-se usar diversos elementos para auxiliary a natureza. O tamanho não é justificativo para não introduzir estes elementos, pois até em lagos costumam introduzir oxigenação da água para controlar o desenvolvimento de determiadas espécies.

    Muito me apraz ver que parece que há alguém que já leu mais sobre isto do que eu. Ótimo :)
    Então o que nos está a dizer é que recorrendo a estes sistemas de circulação de ar/água se pode fazer uma piscina com qualquer área, sempre e quando se cumpra essa norma de "duas Xs a área de natação para plantação"?
    A ser esse o caso, mesmo assim não deixa de ser limitativo, pois para ter uma área de banhos decente, leia-se para conseguir dar umas braçadas, já a coisa tem de ser bem grandinha. Por exemplo, para uma área de banho de 7x3, que não é nada gigante, são logo 63 m2 :\ Estou a ver isto bem?
  12.  # 192

    A referencia é essa. 2:1, o que não impede de tomar medidas que permitam alterar tal. Quanto maior a área menor será essa relação, podendo atingir 1:1 basta para tal ver os vários vídeos existentes na net. Quanto mais natural, maior terá de ser a área com plantas. Eu provavelmente irei fazer 1:1, mas irei introduzir diversos sistemas para aumentar a oxigenação da água, alguns até decorativos mas que proporcionarão essa oxigenação. O principal a reter numa piscina biológica é que a água tem de estar oxigenada e as plantas competirem com as algas em busca de alimento. Se um destes factores se desiquilibrar, teremos um tanque de água. Assim, quanto mais oxigénio for introduzido e mais plantas tiver, melhor. Se forem plantas a mais, algumas não se desenvolverão por falta de alimento, nada mais. Se morrerem convém retirar para não haver aumento de matéria orgânica mas isso é comum a qualquer piscina, não convém ter matéria em decomposição no interior.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  13.  # 193

    Colocado por: treker666Esses tubos são colocados no meio da argila expandida, por baixo dos seixos, e é tubo perfurado, pelo menos na zona horizontal. Em cada tubo é inserido uma ligação de ar. Esse ar ao subir fará a circulação da água do interior do tubo para a superfície, obrigando a água que envolve a tubagem a entrar, fazendo assim a circulação de água passar pelas raízes. Pode ainda ser colocado um skimmer para recolha de matéria flutuante. O mesmo autor está a desenvolver um modelo que funcionará também com ar comprimido.
    Concordam com este comentário:mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo09092021


    Nunca usar argila expandida, passado uns anos começam a desfazer. Em vez de argila expandida o ideal era usar rochas porosas, mas é rpeciso ter em atençao, zeolite e porosa mas absorve os nutrientes das plantas.

    E so uma nota as mini correntes em piscinas pequenas sao irrelevantes, por isso e que as piscinas do David acumulam muito lixo no fundo.

    O sistema do David é excelente para oxigenar a agua e levar nutrientes as plantas. Como sistema para filtrar particulas e circulaçao total da agua e fraco. Quem quer uma agua decente em termos de transparencia (e deviam querer) e com menos lixo possivel no fundo (caso contrario em vez de apreciarem a piscina/lago estao e sempre a aspirar) e sempre preciso um skimmer de superficie com bomba agua (bomba ar nao serve para nada que precise se alguma pressao) a recolher a superfie a agua e deitar no fundo para ter uma circulaçao de agua eficiente.^

    Eu tenho o livro dele e dizer que uma bomba agua mata todo o zooplankton é ridiculo e é mais propaganda que outra coisa , da mesma forma que a bomba agua nao mata as cianobactérias, senão era uma maravilha, era meter uma bomba agua e adeus algas...

    As piscinas biologicas ou lagoas balneares que vem na net, aquelas com agua transparente todas usam bomba agua. Um sistema a meu ver excelente é combinar o sistema do David com a bomba ar a fazer a circulaçao agua pelas raizes das plantas e a oxigenar agua agitando a superficie ; e um sistema com bomba agua com skimmers para filtrar as particulas e fazer a circulaçao da agua por toda a piscina/lago.

    Eu tambem pensava que era tudo 5* com este sistema do David mas quando investigas mais a fundo porque vais tirar a coisa do papel ai a coisa muda de figura ;)

    Podem ver por exemplo como foi feita Webber Park Natural Swimming Pool. https://mikeshouts.com/webber-natural-swimming-pool/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  14.  # 194



    As piscinas biologicas ou lagoas balneares que vem na net, aquelas com agua transparente todas usam bomba agua.


    Fonix..o meu mini-lago tem água cristalina e não tem bomba nenhuma...Está é completamente repleto de plantas.
  15.  # 195

    Colocado por: Tyrande


    Fonix..o meu mini-lago tem água cristalina e não tem bomba nenhuma...Está é completamente repleto de plantas.


    O meu tambem esta cristalino so com plantas.
    Mas vai ganhando lixo no fundo com o tempo e esse nao desaparece. Para um lago de peixes isso é mais do que suficiente, para pessoas é completamente diferente.
    Num lago podes forrar o fundo todo com plantas oxigenadoras, numa lagoa balnear / piscina biologica existe uma parte enorme sem qualquer planta e com um volume imenso (e isto e que conta o volume agua a ser filtrado).

    Sem bomba agua e muito dificill passar esse volume enorme pelas raizes das planta marginais e pelas folhas das oxigenadoras. Sem bomba agua e impossivel fazer uma limpeza da superficie/fundo de forma eficiente.

    Basta comparar a qualidade agua das piscinas biologicas produzidas por ca e pelo david e depois comparem com empresas de UK, US e DE por exemplo. Já vi uma piscina feitas por uma empresa de cá e nem que me pagassem entrava lá no Verao, mas no Inverno estao bonitas, o problema e quando as temperaturas sobem...
  16.  # 196

    Anonimo09092021 http://www.totalhabitat.com/how-to-guide-ebook.html
    O problema é o preço mas dizem que e super detalhado, nada a ver com o livro do David mas os preços também são muito diferentes ;)
  17.  # 197

    Anonimo09092021 http://www.totalhabitat.com/how-to-guide-ebook.html
    O problema é o preço mas dizem que e super detalhado, nada a ver com o livro do David mas os preços também são muito diferentes ;)
  18.  # 198

    Colocado por: coisasdacasaE so uma nota as mini correntes em piscinas pequenas sao irrelevantes, por isso e que as piscinas do David acumulam muito lixo no fundo.

    As mini correntes tem essencialmente a ver com o control de temperatura das águas. Quanto ao lixo, sempre tive intenção de utilizer um Sistema de limpeza, pois quer queiramos quer não, seja qual for o Sistema, haverá sempre acumulação de matéria no fundo, tal como numa piscina "normal".


    Colocado por: coisasdacasae sempre preciso um skimmer de superficie com bomba agua (bomba ar nao serve para nada que precise se alguma pressao)

    Realmente não sei dizer se é verdade ou não, mas o sistema que o David está a desenvolver (A Olive) não me parece mau e funciona a ar segundo me parece. De qualquer forma não é difícil instalar um skimmer com uma bomba a trabalhar com painel solar. E um skimmer não invalida a utilização de um aspirador de fundo, basta ver o que se passa nas piscinas convencionais

    A questão da água mais ou menos turva com algum depósito que se levanter não me chateia nada, o que me chateia é mesmo aquelas dobras manhosas nos cantos. Ando na parte da pesquisa das máquinas para soldar liner. Se alguém tiver noção de modelos e desempenhos...agradeço a dica.
  19.  # 199

    Colocado por: treker666
    As mini correntes tem essencialmente a ver com o control de temperatura das águas. Quanto ao lixo, sempre tive intenção de utilizer um Sistema de limpeza, pois quer queiramos quer não, seja qual for o Sistema, haverá sempre acumulação de matéria no fundo, tal como numa piscina "normal".



    Realmente não sei dizer se é verdade ou não, mas o sistema que o David está a desenvolver (A Olive) não me parece mau e funciona a ar segundo me parece. De qualquer forma não é difícil instalar um skimmer com uma bomba a trabalhar com painel solar. E um skimmer não invalida a utilização de um aspirador de fundo, basta ver o que se passa nas piscinas convencionais

    A questão da água mais ou menos turva com algum depósito que se levanter não me chateia nada, o que me chateia é mesmo aquelas dobras manhosas nos cantos. Ando na parte da pesquisa das máquinas para soldar liner. Se alguém tiver noção de modelos e desempenhos...agradeço a dica.


    Claro, aspirar vai ser sempre preciso, a diferença é que no sistema do david se nao quiseres ter grande lixo no fundo vais ter que andar a aspirar todas as semanas ou ate mais.

    Essas mini correntes nao chegam para que a agua do fundo venha acima e passe pelas plantas de forma eficiente, por isso uma boa parte da agua fica sem ser filtrada pelas plantas. Além disso nunca mas nunca usar terra como filtro, esse foi um erro de amador por parte do David na instalaçao da sua piscina biologica no livro.

    Skimmer a bomba ar e impossivel fisicamente ter alguma pressao, sim vai ter caudal mas depois nao tem força para levar a agua para o outro lado da piscina para a circular. Nem sei qual o objectivo de um skimmer a ar, desculpa la mas o David tem uma panca qualquer contra as bombas agua.
    Em vez de apenas enumerar o que tem de bom as bombas ar, que é, excelente caudal a baixa pressao gastando pouca energia (perfeito para a alimentar as plantas), inventa coisas contra as bombas agua.

    Quem quer ter uma piscina biologica de jeito e nao quer gastar 200-300w/h entao mais vale e estar quieto, daqui bocado tambem nao querem gastar dinheiro na reposiçao da agua quando esta evaporar. 300w/h para uma piscina não e nada, ao fim do mes e é cagativo o aumento da conta da luz e um painel solar ou dois e perfeito para estas bombas. Eu pessoalmente vou instalar tambem um filtro UV para ficar mais descansado.

    Edit: ja fui ver essa olive, de eficiente nao parece ter nada ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  20.  # 200

    Colocado por: treker666As mini correntes tem essencialmente a ver com o controlo de temperatura das águas.


    Colocado por: coisasdacasaEssas mini correntes nao chegam para que a agua do fundo venha acima e passe pelas plantas de forma eficiente,

    Nunca falei da água a circular pelas plantas.

    Colocado por: coisasdacasadesculpa la mas o David tem uma panca qualquer contra as bombas agua.

    É ele contra as bombas de água e você contra ele :D




    Colocado por: coisasdacasaQuem quer ter uma piscina biologica de jeito e nao quer gastar 200-300w/h entao mais vale e estar quieto, daqui bocado tambem nao querem gastar dinheiro na reposiçao da agua quando esta evaporar. 300w/h para uma piscina não e nada, ao fim do mes e é cagativo o aumento da conta da luz e um painel solar ou dois e perfeito para estas bombas. Eu pessoalmente vou instalar tambem um filtro UV para ficar mais descansado.

    Com tanta mistura, para qe é que vai construer uma piscine bilógica que até vai deixar de o ser se vai utilizar os mesmos sistemas das convencionais?


    Para mim não se trata de custos, tem a ver com a essência da coisa. Provavelmente irei gastar o mesmo que uma convencional mas o meu objective nunca foi ter água super transparente. Quem quer ter uma piscine capa de revista, esqueça a piscine biológica, só vai ter preocupações pois nunca estará do agrado. Tal como ao coisasdacasa que ainda não começou e já está tudo mau, que é preciso mais isto e aquilo. Faz-me lembrar a história da sopa de pedra! :D :D
 
0.0546 seg. NEW