Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: treker666


    Nunca falei da água a circular pelas plantas.


    É ele contra as bombas de água e você contra ele :D





    Com tanta mistura, para qe é que vai construer uma piscine bilógica que até vai deixar de o ser se vai utilizar os mesmos sistemas das convencionais?


    Para mim não se trata de custos, tem a ver com a essência da coisa. Provavelmente irei gastar o mesmo que uma convencional mas o meu objective nunca foi ter água super transparente. Quem quer ter uma piscine capa de revista, esqueça a piscine biológica, só vai ter preocupações pois nunca estará do agrado. Tal como ao coisasdacasa que ainda não começou e já está tudo mau, que é preciso mais isto e aquilo. Faz-me lembrar a história da sopa de pedra! :D :D


    Onde e que sou contra ele? Eu comprei o livro e ja disse que a bomba ar e muito boa para circular a agua a baixas pressões, alias e por isso que e usada em aquaponia e hidroponia. Já viu as piscinas do David? Se o amigo quer nadar em agua esverdeada e o fundo cheio de logo esta a vontade ;)

    Veja as piscinas naturais publicas, veja como as grandes empresas fazem. A essência da piscina biologica é nao usar quimicos, ate pode usar filtros areia, UV que vai continuar a ser 100% biologica. Uma piscina com lodo está muito mais vulnerável a ter bacteriais patogenicas e vai dar um trabalhao a limpar.

    É que quem lê o livro do David fica com a ideia que a agua vai ficar transparente, com a sueprficie limpa e que se auto-limpa, isto tudo com uma bomba ar que gasta 90w. E as piscinas dele sao no UK, onde a maior parte dos dias estão nublados, agora imagina em Portugal que e o contrario. Só estou a alertar, agora cada um faz o que quer ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  2.  # 202

  3.  # 203

    Quero ver isso!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 204

    Eu já tenho um, com sapos e tudo.
  5.  # 205

    Para quem quer algo bom eu diria para não irem na cantiga de que não é preciso qualquer bomba água para fazer circular a água de uma piscina biológica.

    E sistemas de filtragem em que a zona das plantas é o 1º e principal filtro mecânico é coisa já da idade da pedra. Um conselho por quem ia cometendo a borrada enorme de fazer algo como as piscinas do David Butter ou de uam empresa muito conhecida por cá por faezr piscinas biológicas (se procurarem bem, esta empresa tem muito projetos feitas cá e se procurarem bem vão ver que as piscinas deles que não usam qualquer bombano Verão ficam completamente verdes.

    Se querem algo de qualidade vejam os catalogos da Aquatic Science ou da Distripond.

    Basicamente o que querem ver é o que está na página 29 do catálogo da Aquatic Science e na página 10 e 11 do catalogo da Distripond.

    http://www.aquatic-science.be/bqDocs/cat/catalogue_2017_fr.pdf

    https://www.heldervijveren.com/sites/default/files/uploads/DP%20Catalogus%202018_FR%20LR.pdf

    Outro conselho, usar sempre tubos de 110mm e bombas de baixa pressao e grande volume.
  6.  # 206

    Colocado por: coisasdacasaUm conselho por quem ia cometendo a borrada enorme de fazer algo como as piscinas do David Butter ou de uam empresa muito conhecida por cá por faezr piscinas biológicas

    Diz que ia cometendo a "borrada", quer dizer que acabou por optar por um sistema destes que refere?

    Não avancei mais com o estudo disto que ainda estou para ver se o orçamento no fim vai dar para a piscina, mas neste momento também me parece que o ideal é apostar num sistema híbrido que, partindo dos princípios das piscinas lagunares, introduz sistemas de circulação e filtração artificiais para obter um resultado semelhante aos sistemas de tratamento químico. O meu grande receio é que venha a chegar à conclusão que o investimento para ir por aí seja muito elevado.
  7.  # 207

    Olá a todos! Também tenho feito algumas pesquisas sobre piscinas biológicas e lagos e gostei imensos dos vídeos do The Pond Digger (no youtube)! Tem uns tutoriais (principalmente sobre lagos, mas o conceito é o mesmo) sobre como fazer os lagos e os filtros que acho que são muito bons!

    Cumprimentos
  8.  # 208

    Colocado por: mhpinto
    Diz que ia cometendo a "borrada", quer dizer que acabou por optar por um sistema destes que refere?

    Não avancei mais com o estudo disto que ainda estou para ver se o orçamento no fim vai dar para a piscina, mas neste momento também me parece que o ideal é apostar num sistema híbrido que, partindo dos princípios das piscinas lagunares, introduz sistemas de circulação e filtração artificiais para obter um resultado semelhante aos sistemas de tratamento químico. O meu grande receio é que venha a chegar à conclusão que o investimento para ir por aí seja muito elevado.
    ~

    Sim, acabei por ir para o melhor que existe actualmente neste tipo de sistema.
    E como queria algo que desse muito pouco trabalho em vez de um Sieve como filtro mecânico optei antes por um filtro de tambor que é praticamente automático. Só um filtro destes custa 4000-5000€.

    O material usado nas piscinas biologicas é praticamente o mesmo material usado em lagos Koi (existem exemplares a custarem mais de 100.000€), especialmente os filtros mecanicos (sieves e filtros tambor) e as bombas ( grande caudal, baixo consumo e baixa pressao, totalmente diferenets das bombas vulgares piscinas que consomem um balurdio).

    Numa piscinas destas paga-se mais ao inicio, mas ao fim de 5 anos já esta mais do que pago em relação a uma piscina normal de cloro e com a vantagem de ser infinitamente mais bonita e servir para mais do que meramente dar uns mergulhos ;)

    Assim por alto o meu sistema consiste num pre-filtro mecanico ProfiDrum Eco 65/40, uma bomba Blue Eco 4Flow 500w, ultravioleta Aquatic science AS-UV S35 (2x95w) e depois é o filtro/tanque biologico igual ao que esta no catalogo da aquatic science.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, mhpinto, Mduvidas
  9.  # 209

    Colocado por: coisasdacasaSim, acabei por ir para o melhor que existe actualmente neste tipo de sistema.

    Não quer partilhar algumas fotos?
    Ou por mail, para [email protected]
  10.  # 210

    Colocado por: 21papaleguas
    Não quer partilhar algumas fotos?
    Ou por mail, para [email protected]


    Quando estiver acabado envio umas fotos ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  11.  # 211

    Isso não chama muita bicharada? Melgas, mosquitos,...
  12.  # 212

    Colocado por: ratodecasaIsso não chama muita bicharada? Melgas, mosquitos,...


    0 melgas e mosquitos, só se dão em águas paradas ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
  13.  # 213

    O engraçado é que o fórum já teve a participação do Raul, um dono de uma moradia em madeira construida pela Rusticasa, que tem uma piscina destas. Segundo o mesmo a piscina biológica é 100% natural, porque não tem nem bombas, filtros, etc.

    Ainda ontem ele mandou-me um video da piscina que é de cortar o fôlego.

    PS: ele está a vender a moradia.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  14.  # 214

    Colocado por: coisasdacasaAssim por alto o meu sistema consiste num pre-filtro mecanico ProfiDrum Eco 65/40, uma bomba Blue Eco 4Flow 500w, ultravioleta Aquatic science AS-UV S35 (2x95w) e depois é o filtro/tanque biologico igual ao que esta no catalogo da aquatic science.

    Pode dar uma ideia do preço dessa solução (e já agora das medidas da piscina)? Não precisa de ser o valor exato, a ordem de grandeza basta-me.
  15.  # 215

    Colocado por: mhpinto
    Pode dar uma ideia do preço dessa solução (e já agora das medidas da piscina)? Não precisa de ser o valor exato, a ordem de grandeza basta-me.


    A parte para nadar tem 32m2 e no total terá uns 80m2, não é preciso ter esta área grande no total mas foi uma opção unicamente devido ao efeito estético que proporciona. As piscinas biológicas modernas nem precisam de grande area a volta da zona natação, mas muitos usam porque usando seixos de media/grandes dimensões dá um efeito natural muito interessante. Este efeito encarece um bom bocado a piscina, no meu caso como vou usar um seixo garnde e vou precisar de 12m3 para decorar só aí vou gastar uns 1700€.

    Em relação ao sistema do filtro, assim só para ter uma ideia por alto, o prodifrum custa uns 4000€, o UV uns 2000€, a bomba 2500€ e o filtro biologico é composto por ceramica e zeolite, uns 2500€ também. Atenção que isto é porque estou a usar basicamente o melhor que existe actualmente.

    Pode substituir o profidrum por um filtro sieve (por exemplo um ultrasieve da aquaforte) e gastar apenas 1000€, um UV bem mais barato de 800€ (ou até nem usar), a bomba essa é que convém ser ou da flowfriend, ou da blue eco ou uma oase aquamax titanium (são bombas com uma cabeça diferença, com entradas e saídas de 3" e que conseguem transportar grandes volumes de água com poucos watts), mas dependendo do caudal que precisar na bomba pode ir antes para uma de 1300-1500€ e no filtro biologico pode poupar mais um bom bocado.

    A bomba convém ser uma dessas que indiquei porque com filtros biologicos a bomba tem que funcionar 24h/dia, no Inverno pode desligar ou melhor, reduzir o caudal (todas as bombas que indiquei dá para controloar o caudal, a blue eco é a que tem o sistema de controlo mais avançado e dá para programar automaticamente).

    A principal diferença entre o filtro de tambor e um filtro sieve é que o 1º é praticamente automático enquanto que no segundo é preciso estar a limpar constante mente o filtro, mas esta limpeza demora poucos minutos e é bastante simples. Outra diferença é que o filtro tambor filtra tudo até 70microns enquanto que os sieves melhoram só conseguem até 200microns. De qualquer das formas um sistema com sieve já é excelente.

    Pode pesquisar preços aqui:

    https://www.bassin-baignade.eu/en/

    https://www.nikoi.nl/en/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  16.  # 216

    Colocado por: branco.valterO engraçado é que o fórum já teve a participação do Raul, um dono de uma moradia em madeira construida pela Rusticasa, que tem uma piscina destas. Segundo o mesmo a piscina biológica é 100% natural, porque não tem nem bombas, filtros, etc.

    Ainda ontem ele mandou-me um video da piscina que é de cortar o fôlego.

    PS: ele está a vender a moradia.
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021


    E diga-me esse vídeo foi feito no pico do Verão ou no Inverno?
    Mostrou-lhe a quantidade de lodo que se acumula na zona do "filtro" das plantas? E a sujidade que se acumula no fundo da zona de natação? Disse-lhe a trabalheira que dava para limpar mensalmente o fundo da zona de nadar só para a manter mais ou menos limpa?

    Pois, isto dos vídeos e fotos é muito engraçado, eu recomedo-lhe é ir lá ver pessoalmente e no Verão.
    Fazaer uma piscina biologica bonita isso até é barato e fácil, até porque o seixo rolado de rio é muito bonito e aliado com madeira dá logo um aspecto de muito natural e relaxante.

    Sem bombas não faz qualquer circulação da água que seja relevante, todas as folhas, polens, insectos etc que caiam à água vão para o fundo, degrada-se e começa a formar lodo, isto aqui não tem volta a dar. Não são as plantas que vão impedir a formação do lodo, aliás, se não se podar as plantas no Outono estas vão é contribuir e bastante para a formação de lodo.

    Até posso mostrar a melhor piscina feita pela empresa de piscina biologicas mais conhecida de Portugal, fica no Algarve num campo de golfe e mesmo essa que usa várias bombas tem carrada de lodo acumulado na zona do filtro de plantas. Engraçado é que essa empresa diz que quanto maior a piscina menos tecnologia é preciso, curiosamente a maior piscina biologica deles e de Portugal é a que está cheia de tecnologia, secalhar é porque o pessoal que frequenta os campos de golfe são gajos exigentes e não querem andar a nadar em água verde e ter lodo no fundo da zona de natação ;)

    Ao menos o sistema do David faz uma circulação parcial da água através do uso de bombas ar, não chegue nem de perto mas sempre já é alguma coisa.
  17.  # 217

    prodifrum custa uns 4000€, o UV uns 2000€, a bomba 2500€ e o filtro biologico é composto por ceramica e zeolite, uns 2500€ também.


    Não quero ferir susceptibilidades, mas não deixa de ser uma piscina com sistema de bombagem e filtragem "artificial".
    Não é pelo filtro ter componentes "biológicos" que a piscina passa a ser biológica... acho que o conceito não é esse, pelo que li.
    Podemos numa piscina "não biológica" usar filtros com cristais de vidro (filtragem inferior a 20 μm) e tratar a água com radiação UV/ionização/... Dessa forma, não colocamos "quimicos" na água...

    Mas acho bem que se fale e discute; já aprendi bastante. obg.
  18.  # 218

    Colocado por: ratodecasa

    Não quero ferir susceptibilidades, mas não deixa de ser uma piscina com sistema de bombagem e filtragem "artificial".
    Não é pelo filtro ter componentes "biológicos" que a piscina passa a ser biológica... acho que o conceito não é esse, pelo que li.
    Podemos numa piscina "não biológica" usar filtros com cristais de vidro (filtragem inferior a 20 μm) e tratar a água com radiação UV/ionização/... Dessa forma, não colocamos "quimicos" na água...

    Mas acho bem que se fale e discute; já aprendi bastante. obg.



    ??? O conceito é mesmo esse, uma piscina biológica tem um sistema filtragem biológica sem químicos se tirar nem por. Uma piscina natural é que á algo diferente mas só se consegue em sitios especificos. Uma piscina natural é que não tem bombas nem filtros mas precisa de uma fonte constante de água, por siso só dá para fazer perto de nascentes e em frente ao mar. Em muitos hoteis já encontra piscinas naturais de agua salgada e nos Açores existe mesmo uma verdadeira piscina natural.

    Até pode usar filtros areia, cristais de vidro como refere ou ainda melhor filtro diatomaceas ( 5-10microns) que continua a ser uma piscina biológica porque não tem tratamento com químicos. Piscina biologica refere-se ao tipo de filtro e nada mais. Não se esqueça é que um filtro areia, filtro cristais vidro e filtro diatomaceas não é um filtro biologico mas sim um filtro mecanico e que é preciso usar para esses filtros uma bomba normal de piscina com grande pressão. E como nos filtros biologicos estes tem que correr 24h por dia excepºão no Inverno, prepare-se parar pagar um valor absurdo de electricidade por ano. Também tive essa propotas para a minha piscina biologica, para o caudal que precisava ir ter que usar uma bomba que gastava 2500w por hora!!! A bomba só custava era 400€....

    Esses filtros são meramente mecanicos, não fazem qualquer filtração biologica, não transformam a amonia em nitritos e os nitritos em nitrato. Esses filtros no meu sistema são equivalente aos profidrum que e praticamente automatico e se acham que numa piscina com cloro esses filtros areia precisam de manutençao 1x semana, numa piscina biologica prepare-se para o limpar dia sim dia não ;)

    Pode ir para os beadfilters que engloba as duas partes, tipo um SUPERBEAD (https://www.air-aqua.nl/en/filters/superbead) mas precisa sempre de um pre filtro mecanico, um sieve ou um profidrum.

    Numa piscina biologica como não existe quimicos para matar tudo o que la entra é sempre preciso um pre filtro, ou um sieve ou um filtro tambor, todas as outras opçoes actualmente já não fazem qualquer sentido.

    Também pode usar o sistema em que coloca seixo pequeno à volta da piscina com plantas e este serve como filtro mecanico e biologico, passado poucos anos vai é ter esse seixo todo por baixo cheio de lodo. Aliás, basta passar pelos foruns de koi em que usaram esse sistema de filtro, chama-se "bog filter" para ve o que acontece passado poucos anos.

    Esse sistema já não se usa, é pre-historico, só se usa para enganar o cliente com preços baixos, como os problemas só surgem passado uns anos depois o cliente já não se pode queixar a quem construiu a piscina biologica.

    Para quem não quer gastar muito no sistema filtração de uma pisicna biologica como á referi, podem ir para um prefiltro mecanico ultrasieve (1000€), usar um UV de 110w amalgam (800€), uma bomba blue eco 500w sem ser a 4flow (1500€) ou uma Flowfriend Junior (1500€) ou uma oase aquamax titanium 30000( 1000€) e para o filtro biologico é que existem mais opções. Isso aí é uma questão de pesquisar e ver sistemas diy. Por 4000€ já conseguem ter algo muito bom, eficiente e que acima de tudo não tem uma manutenção absurda, proque uma pessoa quer é no Verão disfrutar da piscina e não de andar a limpa-la dia sim dia não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  19.  # 219

    Penso que a piscina tenha sido feito por este senhor:

    Colocado por: Udo SchwarzerPiscinas biológicas não são piscinas mas lagos de banho. Assim é a nossa intenção e uma consequência imposta pela natureza que a vida ganha cada vez mais espaço, as plantas crescem, a população de rã também e só após de alguns anos uma piscina biológica "está pronta".

    Separar a parte de banho da parte depuradora (com plantas) é uma ideia de muitas pessoas. Mas ninguém tem a bomba que não mata o tão precioso plâncton durante o processo da circulação entre as duas partes.

    Quem quer saber mais sobre piscinas biológicas pode ler agora um livro, o primeiro que existente sobre o assunto em português:http://www.biopiscinas.pt/paginas_de_piscinas_biologicas.pdf

    Udo Schwarzer da Bio Piscinas, Lda
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FD,Pormenor,nozero
  20.  # 220

    Colocado por: branco.valterPenso que a piscina tenha sido feito por este senhor:



    Como é que adivinhei ;)

    É é tudo um espectáculo nesse sistema, agora vá ver ao vivo e no Verão ;)
    Era dessa empresa que estava a falar, pode ver a piscina que eles fizeram no Algarve, estranho se é tudo tão espectacular nesse sistema, se tudo funciona as 1000 maravilhas porque é que usaram bombas na piscina desse clube golfe? ;)


    Essa piscina do campo de golfe é a que aparece logo no site de abertura, estranho terem colocado logo essa piscina (ou não, já que é a que tem a água mais cristalina) que é a que vai contra a definição deles de piscina biologica.

    Eu pessoalmente nem acho as piscinas biologicas feitas por essa empresa muito bonitas. Gosto muito mais algo deste género:

 
0.0593 seg. NEW