Iniciar sessão ou registar-se
    • ze7
    • 23 fevereiro 2011

# 1

Habito uma moradia (zona de Mafra) com cerca de 6 anos e apesar de já ter procurado no fórum ainda não consegui encontrar uma solução para o meu problema.
    Tenho condensação em algumas zonas bastante especificas da casa, mais concretamente nas zonas dos pilares e no encontro das paredes com o tecto. Já isolei a laje superior com poliuretano projectado e aparentemente a condensação que aparecia no tecto ficou resolvida. Agora só mesmo nos pilares e na parede junto ao tecto (+/- 10 cm).

A minha questão é se será solução isolar por fora, com coppoto ou algo do género, apenas nestas zonas e já agora se já alguém tentou esta solução. Penso que não se justifica isolar a casa toda visto não ter problemas noutras zonas e as paredes serem de 2 panos com isolamento no interior.

Cumps,
  1.  # 2

Agora só mesmo nos pilares e na parede junto ao tecto (+/- 10 cm).

Esses 10 cm são o talão da viga, se não isolar essa zona o problema vai continuar aí.

A minha questão é se será solução isolar por fora, com coppoto ou algo do género, apenas nestas zonas

Já pensou no aspecto com que vai ficar, saliências na zona dos pilares?

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze7
    • ze7
    • 23 fevereiro 2011

# 3

Nos pilares até não era grande problema a saliência...o problema é no dito talão da viga. De qualquer forma a ideia era retirar o reboco que deve ter cerca de 4 cm...

se calhar estou a inventar demais... :)

Colocado por: j cardoso

Esses 10 cm são o talão da viga, se não isolar essa zona o problema vai continuar aí.

Já pensou no aspecto com que vai ficar, saliências na zona dos pilares?

cumps
    José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:ze7

2.  # 4

Nos pilares até não era grande problema a saliência...o problema é no dito talão da viga.

No talão da viga o problema é exactamente o mesmo dos pilares: vai aumentar a espessura da parede nessas zonas.

cumps
    José Cardoso
    • ze7
    • 23 fevereiro 2011

# 5

Obrigado José,

Se a zona dos pilares ficar resolvida acredite que já me ajuda bastante pois é onde se forma 90% da condensação...

No talão da viga o problema é exactamente o mesmo dos pilares: vai aumentar a espessura da parede nessas zonas.

cumps
    José Cardoso
    •  
      alv
    • 23 fevereiro 2011

# 6

Vivam!
    ze7, já ponderou a hipótese de isolar pelo interior?
    Se puder é uma solução a considerar. Pode fazer tudo, como pode começar por tratar uma divisão e se funcionar tratar as outras.

"Fassam" parte
  3.  # 7

Ze7

estou com uma duvida a humidade nos pilares é em baixo ou em cima?

Pode colocar fotos?
    Penso que poderei ajudar mais com fotos, senão poderei estar a especular.

Cumprimentos
    Ricardo Viana
    • ze7
    • 23 fevereiro 2011

# 8

Vou tentar colocar fotos. De qualquer forma e so condensação ao longo de todo o pilar é chega a escorrer gotas de água.
    • ze7
    • 24 fevereiro 2011

# 9

Alv,

já ponderei essa hipótese, no entanto fico com a sensação que apenas estou a esconder o problema...
    Infelizmente talvez venha a acabar nessa solução se não conseguir uma solução mais definitiva :(

Colocado por: alvVivam!
    ze7, já ponderou a hipótese de isolar pelo interior?
    Se puder é uma solução a considerar. Pode fazer tudo, como pode começar por tratar uma divisão e se funcionar tratar as outras.

"Fassam" parte
  4.  # 10

Colocado por: ze7Alv,

já ponderei essa hipótese, no entanto fico com a sensação que apenas estou a esconder o problema...
    Infelizmente talvez venha a acabar nessa solução se não conseguir uma solução mais definitiva :(

Existem várias opções umas mais eficientes que outras e umas mais caras do que outras.
    A questão está em que primeiro deve saber de onde vem essa condensação?
    A humidade das paredes conforme descreve junto ao tecto seguramente que esta a entrar pela laje superior e propaga-se para a parede.
    Quanto aos pilares se a humidade for na parte superior deve provir do mesmo local. Se for na parte inferir deve estar a subir por capilaridade.

A questão muitas vezes nestes casos é se o que se pretende é uma solução definitiva ou um remedeio.

No meu entender a melhor forma é sempre isolar por fora pela simples razão que se conseguir evitar que a humidade sequer entre em casa problema mais que resolvido.
    Ao isolar por dentro corre sempre o risco de a humidade andar por dentro das paredes e só vai sair mais à frente porque isolou determinada área e ela só sai onde é mais fácil.
    Relatando um caso sucedido comigo posso indicar-lhe que a água andou uma divisão com 5 metros (sala), para sair num corredor interior da casa.

Muitas vezes as impermeabilizações internas o que fazem e tapar a humidade o que sucede é que a humidade vai continuar a andar dentro das paredes, se nunca sair e porque nunca chegou a uma zona sem tratamentos e seca mais no verão e piora no inverno mas nunca deixa de lá estar, ira deteriorar o reboco de paredes e tectos mais ou menos rapidamente.
    Quem nunca aconteceu ou soube de bocados de tecto que caem ao fim de uns anos ou fez um furo numa parede e a parede desfaz-se, tijoleiras levantads, etc etc.

Atenção falo em casos críticos.

O meu conselho se tiver oportunidade de impermeabilizar por fora óptimo nem que tenha de aguentar 1 ano com humidade em casa, a longa prazo é muito melhor.

Conselho numero 2 faça esse trabalho após Agosto e antes das primeiras chuvas para garantir que a casa está o mais seca possivel facilitando a aderência entre materiais e tornando o trabalho mais eficaz. Não vá na cantina de alguns que dizem que é igual. Pense se o problema é a humidade o melhor é não a ter por perto.

PS: A quem puder economicamente falando façam casas totalmente em betão armado com adjuvantes hidrofugos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 11

A humidade das paredes conforme descreve junto ao tecto seguramente que esta a entrar pela laje superior e propaga-se para a parede.
    Quanto aos pilares se a humidade for na parte superior deve provir do mesmo local. Se for na parte inferir deve estar a subir por capilaridade.

Acho que está a confundir infiltrações com condensações.

cumps
    José Cardoso
    •  
      alv
    • 24 fevereiro 2011

# 12

Vivam!

ze7, como você já deve ter lido por aqui, e eu não o referi, mas julgo estar implícito, é que antes de tentar o isolamento interior, terá de se certificar se não existe mesmo infiltração. Se conseguir excluir essa hipótese, isto é da infiltração pelo exterior, então o isolamento interior é uma solução séria. Mais como lhe disse pode sempre experimentar uma divisão e verificar os resultados porque o investimento também não há-de ser por aí além.

Boa sorte e "fassa" parte.
  6.  # 13

Acho que está a confundir infiltrações com condensações.

cumps
    José Cardoso

Acho que não.
    A condensação é algo que seria geral e como aponta é algo localizado como indica o ze7.
    Muita gente diz que vê condensação por verem bolhinhas de água
    Na 2ªimagem pode ver-se um exemplo de condensação.
    Na 1ª imagem pode ver-se uma infiltração. Pelo descrito parece-me a 2ª hipotese algo mais localizado e não tão geral.

As condensações dão por norma em locais em que a humidade relativa do ar é extremamente elevada 90% ou mais.
    Exemplos disso são piscinas cobertas aquacultura entre outros. De facto são é um pouco raros em habitações em portugal

Espero ter sido útil

Cumprimentos
    Ricardo Viana
      condensação.JPG
      infiltração.jpg
  7.  # 14

Colocado por: VelocityA condensação é algo que seria geral e como aponta é algo localizado como indica o ze7

Sabe pq é localizado? Porque existem pontes térmicas directas nessas zonas (pilares e vigas), que fazem com que a temperatura das paredes nessas zona seja muito mais baixa o que leva à condensação.

Tem de isolar esses pontos. Por fora ou por dentro, tanto faz. E se isolar por dentro não está a "disfarçar" o problema.
    Está mesmo a resolve-lo.
  8.  # 15

As condensações dão por norma em locais em que a humidade relativa do ar é extremamente elevada 90% ou mais.

Não é verdade que seja assim.

De facto são é um pouco raros em habitações em portugal

Uma simples pesquisa aqui no fórum vai trazer-lhe algumas surpresas.

A condensação é algo que seria geral e como aponta é algo localizado como indica o ze7.

Mais uma vez não é assim. Podendo não ser o caso, a verdade é que a descrição corresponde exactamente ao que seria de esperar numa ponte térmica como é o talão da viga e o pilar. Por outro lado como explica que a infiltração se dê apenas em zonas de pilares e vigas e não em zonas de alvenaria?

cumps
    José Cardoso
  9.  # 16

Não é verdade que seja assim.

Uma simples pesquisa aqui no fórum vai trazer-lhe algumas surpresas.

Mais uma vez não é assim. Podendo não ser o caso, a verdade é que a descrição corresponde exactamente ao que seria de esperar numa ponte térmica como é o talão da viga e o pilar. Por outro lado como explica que a infiltração se dê apenas em zonas de pilares e vigas e não em zonas de alvenaria?

cumps
    José Cardoso

Caro José não quero que se sinta beliscado mas tenho de discordar.
    Penso estar a existir uma confusão. O betão que se utiliza nos pilares deverá ter umas determinadas características (de acordo com a norma ENV206 que depois transporta para uma rima de outra normas) onde deverá também surgir uma das principais é a classe de exposição. O cumprimento dessas classes é que vai permitir ter uma betão mais ou menos poroso (mais ou menos húmido).
    não coloco sequer em causa que haja fissuras no betão mas sim na união entre o betão e alvenarias.
    O betão das vigas e pilares deverá ser impermeável. Muitas vezes não é porque alguém faz asneira.
    Quanto a não ter humidade na alvenaria a razão é obvia é alvenaria. Mas já agora deixo uma pergunta:

Como se pode explicar existir humidade no reboco e não na alvenaria?

Cumprimentos
    Ricardo Viana
    •  
      alv
    • 24 fevereiro 2011 editado

# 17

Vivam!

Ó Ricardo, toc, toc, condensados por pontes térmicas planas, toc, toc, aquela coisa que quem anda nas obra à alguns anitos vê todos os dias, toc, toc,...especialmente quando começa o Inverno e as pessoas aquecem as casas.
    Se não ouver infiltrações exteriores é garantido que resolve isolando pelo interior.
    Caramba, onde é que você estava no 25 de Abril?

Nada de pessoal nem para beliscar, só para afirmar.
    "Fassam" parte
  10.  # 18

Não belisca.
    Eu não disse que existia humidade no reboco e não na alvenaria, o que digo é que em caso de infiltração a humidade a mancha seria contínua e não apenas nas zonas onde ze7 verifica que aparecem. Continuo a dizer que tudo indica que se trata de condensação e não de infiltração.
    Não percebi o que quer dizer com

Quanto a não ter humidade na alvenaria a razão é obvia é alvenaria.

A alvenaria evita humidade?

Por outro lado, quando diz

O betão que se utiliza nos pilares deverá ter umas determinadas características (de acordo com a norma ENV206 que depois transporta para uma rima de outra normas) onde deverá também surgir uma das principais é a classe de exposição. O cumprimento dessas classes é que vai permitir ter uma betão mais ou menos poroso (mais ou menos húmido).

O betão das vigas e pilares deverá ser impermeável.

Não quer dizer que o betão por si só é barreira suficiente para a humidade, pois não?

(fenómenos de condensação) De facto são é um pouco raros em habitações em portugal.

Continua a ser desta opinião?

cumps
    José Cardoso
  11.  # 19

Bom cada um pensa o que quer.
    Eu não estar a puxar de títulos experiência ou outros, nem posso estar aqui a fazer dissertações de justificações técnicas de algo que nem conheço realmente.

Estava a tentar aconselhar de forma a resolver a situação de uma forma pratica.

Cada um faz o que quer mas já agora contratem uma faculdade ou uma entidade acreditada para vos fazer um diagnostico e resolução e vejam os resultados que obtém.
    Ah claro preparem a carteira para o estudo e a reparação. ;)

PS: Já agora ninguem me pode ajudar no meu topico https://forumdacasa.com/discussion/16474/ajuda-em-aquecimento-central/#Item_10

Cumprimentos
    Ricardo Viana

0.0228 seg. NEW