Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Cada cliente é um caso. Tratando-se de moradias unifamiliares, sobretudo para o próprio, há um paradigma que tem de ser alterado: Horas e horas debruçados sobre a arquitectura e o resto são só uns papeis necessários para levantar a licença. O cliente tem de reunir com todos os projectistas, questionar todas as opções, perceber o que está ser proposto, antes dos projectos entrarem na câmara.
  2.  # 42

Acho estranho... ser tão pouco o requisito da envolvente exterior.
    Talvez no Algarve litoral...?

Colocado por: Gex-Esse tijolo cerâmico de 22+ETICS 6cm (isso é o cappoto?) terá um melhor isolamento que a parede de 30cms com os tijolos de 9+11 e o wallmate de 3 e até mesmo que a parede de 11+15 e wallmate de 4?
    -O exemplo que refere não necessita de caixa de ar?
    -Quando fala em refazer os cálculos para o CE, isso significa um novo projecto térmico? É que a engenheira que fez o projecto térmico disse que em caso de se querer mudar a parede de 30 para 37cm, apenas era necessário fazer o registo das alterações feitas em obra para no final emitir o CE. Será assim tão simples?
    -Última pergunta.. em termos de custos, como se compara o tijolo cerâmico +etics às outras duas alternativas apresentadas?

respondendo...
    - sim, ou até equivalente.
    - Não.
    - Parece-me uma resposta um tanto ou quanto simplista... o Perito da ADENE, concordará com isso?!
    - Mais caro. Mas depende de uma série de factores, só pode ser ponderado tendo em atenção a especificidade do projecto, sua localização, mão-de-obra disponível, requisitos de conforto... pode até custar o mesmo.
  3.  # 43

Não.. o cliente não tem de reunir com todos os Projectistas... O Coordenador de Projectos (seja ele o Arq.º ou Eng.º) é que terá de fomentar esta discussão e colocar as opções na mesa...
    É isso que faço. É isso que um cliente deve esperar ( e exigir) do serviço contratado.
    Por isso é que qq reunião com os clientes, dificilmente dura menos de 2 horas.
  4.  # 44

Correcto, Pedro, era a isso que me referia. Embora o cliente promotor imobiliário ache que sabe tudo, só quer a arquitectura aprovada e o resto ele trata.
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 45

Colocado por: AugstHillCorrecto, Pedro, era a isso que me referia. Embora o cliente promotor imobiliário ache que sabe tudo, só quer a arquitectura aprovada e o resto ele trata.

No meu caso, de facto, só me preocupei com a arquitectura e confiei que o arquitecto trataria do resto (de acordo com a indicação que lhe dei). Confiei mal...
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 46

- Parece-me uma resposta um tanto ou quanto simplista... o Perito da ADENE, concordará com isso?!

Pois, não sei, supostamente, a engenheira que fez o projecto irá tratar também da CE. Já enviei há uma série de tempo um email à ADENE a tentar esclarecer este assunto e nunca obtive resposta. Estou a pensar ligar-lhes directamente. Qual lhe parece ser o melhor procedimento a seguir para efectuar as alterações (paredes e vidros)?

Quanto às alterações, penso que o melhor é falar também com o empreiteiro para ver o que ele acha melhor.
  5.  # 47

Gex, é muito simples, vai ao site da adene, e pesquisa se foi emitido a dcr.
    Http://www.Adene.Pt/adene/canais/subportais/sce/edificioscertificados/pesquisa/
  6.  # 48

Colocado por: GexNo meu caso, de facto, só me preocupei com a arquitectura e confiei que o arquitecto trataria do resto (de acordo com a indicação que lhe dei). Confiei mal...

E acordou com ele quais são as opções disponíveis e /ou exigidas para:
    - Para climatização/ ou não... o tipo de sistema para Aquecimento de Águas sanitárias, etc...?
    - O tipo de caixilharia, envidraçados, protecções solares, exteriores e/ ou interiores...
  7.  # 49

De qualquer forma, conforme o Pedro Barradas já lhe explicou, não precisa de entrar em pânico por causa do afastamento ao muro, consegue melhor solução, em termos térmicos, sem aumentar a espessura da parede.
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 50

Colocado por: Pedro Barradas

E acordou com ele quais são as opções disponíveis e /ou exigidas para:
    - Para climatização/ ou não... o tipo de sistema para Aquecimento de Águas sanitárias, etc...?
    - O tipo de caixilharia, envidraçados, protecções solares, exteriores e/ ou interiores...

Pois, lá está... Eu disse-lhe várias vezes que a componente térmica e acústica (principalmente acústica pois está junto a uma rua movimentada) deviam ser muito boas, e confiei que os projectos sairiam bem, mas foi o mesmo que nada... Ele alterou paredes e vidros no caderno de encargos e pronto, os projectos que se lixem... Quando eu me apercebi disso (que os pojectos não haviam sido alterados de acordo com o caderno de encargos), já era tarde de mais...
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 51

Colocado por: Pedro BarradasGex, é muito simples, vai ao site da adene, e pesquisa se foi emitido a dcr.
    Http://www.Adene.Pt/adene/canais/subportais/sce/edificioscertificados/pesquisa/

Pedro, mas eu o DCR já tenho, mas para aquilo que foi projectado nos projectos acústico e térmico. A minha dúvida é quais os procedimentos a tomar se eu quiser alterar aquilo que está nos projectos térmico e acústico.
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 52

Colocado por: AugstHillDe qualquer forma, conforme o Pedro Barradas já lhe explicou, não precisa de entrar em pânico por causa do afastamento ao muro, consegue melhor solução, em termos térmicos, sem aumentar a espessura da parede.

Pois, a minha dúvida é como fazer as alterações necessárias de forma a depois ser emitida a CE.
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 53

A minha dúvida é quais os procedimentos a tomar se eu quiser alterar aquilo que está nos projectos térmico e acústico.

Ninguém saberá responder a esta questão...?
  8.  # 54

Altera e menciona as alterações efectuadas no livro de obra. Tem o tempo de duração da obra para apresentar novos projectos. No final tem a obra como quer e a situação regularizada na câmara e passível de obter o CE.

José Cardoso
  9.  # 55

Colocado por: j cardosoTem o tempo de duração da obra para apresentar novos projectos.

Se alterar a espessura dos isolamentos térmicos, ou alterar a eficiência dos painéis solares e/ou esquentador de apoio, ou se alterar o tipo de vidro, tenho que apresentar novos projectos na câmara? Não basta fornecer esses novos dados ao perito que emite o CE?
  10.  # 56

Eu acho que não pelas razões do costume:

-termos de responsabilidade a atestar que a obra foi concluída de acordo com os projectos
    - FTH

Editado: referia-me ao caso que se discute em que as alterações são significativas. Para as que o Picareta menciona talvez baste informar o perito para emissão do CE e referir no livro de obra.

José Cardoso
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 57

Colocado por: j cardosoEu acho que não pelas razões do costume:

-termos de responsabilidade a atestar que a obra foi concluída de acordo com os projectos
    - FTH

Editado: referia-me ao caso que se discute em que as alterações são significativas. Para as que o Picareta menciona talvez baste informar o perito para emissão do CE e referir no livro de obra.

José Cardoso

Então isso vai de encontro àquilo que a engenheira já havia dito, que bastava tomar nota das alterações (sejam de espessura dos isolamentos ou das próprias paredes e vidros) para o perito emitir a CE.
  11.  # 58

Então isso vai de encontro àquilo que a engenheira já havia dito, que bastava tomar nota das alterações (sejam de espessura dos isolamentos ou das próprias paredes e vidros) para o perito emitir a CE.

Não leu bem o que eu disse:

"o caso que se discute em que as alterações são significativas"
    (o seu caso)

Pelo que na minha opinião:

"Altera e menciona as alterações efectuadas no livro de obra. Tem o tempo de duração da obra para apresentar novos projectos. No final tem a obra como quer e a situação regularizada na câmara e passível de obter o CE."

José Cardoso
    • Gex
    • 6 abril 2011

# 59

Colocado por: j cardoso

Não leu bem o que eu disse:

"o caso que se discute em que as alterações são significativas"
    (o seu caso)

Pelo que na minha opinião:

"Altera e menciona as alterações efectuadas no livro de obra. Tem o tempo de duração da obra para apresentar novos projectos. No final tem a obra como quer e a situação regularizada na câmara e passível de obter o CE."

José Cardoso

Ou seja, tenho de apresentar novos projectos de especialidades e arquitectura?
  12.  # 60

Acho que não será preciso apresentar novo projecto de arquitectura - mas precisa de novos desenhos para a obra. Penso que só precisará de novos projectos térmico e acústico.

José Cardoso

0.0289 seg. NEW