Colocado por: Gex-Esse tijolo cerâmico de 22+ETICS 6cm (isso é o cappoto?) terá um melhor isolamento que a parede de 30cms com os tijolos de 9+11 e o wallmate de 3 e até mesmo que a parede de 11+15 e wallmate de 4?
-O exemplo que refere não necessita de caixa de ar?
-Quando fala em refazer os cálculos para o CE, isso significa um novo projecto térmico? É que a engenheira que fez o projecto térmico disse que em caso de se querer mudar a parede de 30 para 37cm, apenas era necessário fazer o registo das alterações feitas em obra para no final emitir o CE. Será assim tão simples?
-Última pergunta.. em termos de custos, como se compara o tijolo cerâmico +etics às outras duas alternativas apresentadas?
Colocado por: AugstHillCorrecto, Pedro, era a isso que me referia. Embora o cliente promotor imobiliário ache que sabe tudo, só quer a arquitectura aprovada e o resto ele trata.
- Parece-me uma resposta um tanto ou quanto simplista... o Perito da ADENE, concordará com isso?!
Colocado por: GexNo meu caso, de facto, só me preocupei com a arquitectura e confiei que o arquitecto trataria do resto (de acordo com a indicação que lhe dei). Confiei mal...
Colocado por: Pedro Barradas
E acordou com ele quais são as opções disponíveis e /ou exigidas para:
- Para climatização/ ou não... o tipo de sistema para Aquecimento de Águas sanitárias, etc...?
- O tipo de caixilharia, envidraçados, protecções solares, exteriores e/ ou interiores...
Colocado por: Pedro BarradasGex, é muito simples, vai ao site da adene, e pesquisa se foi emitido a dcr.
Http://www.Adene.Pt/adene/canais/subportais/sce/edificioscertificados/pesquisa/
Colocado por: AugstHillDe qualquer forma, conforme o Pedro Barradas já lhe explicou, não precisa de entrar em pânico por causa do afastamento ao muro, consegue melhor solução, em termos térmicos, sem aumentar a espessura da parede.
A minha dúvida é quais os procedimentos a tomar se eu quiser alterar aquilo que está nos projectos térmico e acústico.
Colocado por: j cardosoTem o tempo de duração da obra para apresentar novos projectos.
Colocado por: j cardosoEu acho que não pelas razões do costume:
-termos de responsabilidade a atestar que a obra foi concluída de acordo com os projectos
- FTH
Editado: referia-me ao caso que se discute em que as alterações são significativas. Para as que o Picareta menciona talvez baste informar o perito para emissão do CE e referir no livro de obra.
José Cardoso
Então isso vai de encontro àquilo que a engenheira já havia dito, que bastava tomar nota das alterações (sejam de espessura dos isolamentos ou das próprias paredes e vidros) para o perito emitir a CE.
Colocado por: j cardoso
Não leu bem o que eu disse:
"o caso que se discute em que as alterações são significativas"
(o seu caso)
Pelo que na minha opinião:
"Altera e menciona as alterações efectuadas no livro de obra. Tem o tempo de duração da obra para apresentar novos projectos. No final tem a obra como quer e a situação regularizada na câmara e passível de obter o CE."
José Cardoso