É que já vi muito boa gente ter problemas porque o edifício se encontrava fora da mancha de implantação.
- A não ser que tenha entregue projecto de execução na Câmara, quando entregar as telas finais do projecto de arquitectura, não lhe vão medir as paredes para ver se têm 30, 35 ou 40 cm.
- Cumpra com rigor os afastamentos exteriores e compense no interior, mediante a solução construtiva que escolher. E para a escolher, fale bem com os engenheiros da térmica, para que não tenha a surpresa de ter uma classificação mais baixa no final da obra. Assim, poderá ter poucas alterações a fazer nos projectos.
Colocado por: GexO fiscal vai andar com uma fita métrica a medir tudo e mais alguma coisa?
Colocado por: Picareta
Fica métrica???...isso era antigamente, ainda à pouco tempo apareceram dois fiscais da câmara na minha obra, e andaram a medir tudo o um laser. Havia um erro de cerca de 5cm, que só não deu problemas porque mantive o alinhamento que já vinha dos outros lotes, que já estavam construídos.
Colocado por: Pedro Barradassim.. hoje em dia os serviços de fiscalização têm diversos meios à disposição para verificarem incumprimentos..., estes são os que conheço:
- Fita métrica.
- Distânciometros laser.
- Apoio topográfico.
- Fotografias aéreas (comparação entre ortofotomapas recentes/ antigos);
- Balões de hélio + Câmaras de video;
- Mini-Dirigiveis, motorizados, dotados de Câmaras de video;
Colocado por: GexRC | ARQ, antes fosse cómico. No meu caso está a ser mais trágico que outra coisa...
Colocado por: RC | ARQ
Não desespere com isto, homem!
Ouça é os cuidados que lhe estamos a apontar. É que os alinhamentos exteriores de uma construção, se a coisa dá para o torto, pode ser uma dor de cabeça daquelas. Resumindo:
1 - Vá pelas paredes e vidros dos projectos das especialidades. Compare os vidros da Térmica e Acústica para ver se batem certo. Quanto a vidros, há Mestres nisso aqui no fórum que o ajudam de certeza em caso de dúvida.
2 - Cumpra os alinhamentos exteriores do projecto aprovado. Assim não terá quaisquer problemas. Não vá na treta de "ah, e tal...cresça se quiser mais 15 ou 20 cm que isso daqui nem se nota, e ninguém o chateia..." (entre ser cómico e ser uma palhaçada, escolhi o primeiro termo para verbalizar de modo mais suave, mas fica então o segundo como versão final - além disso fica também o esclarecimento de que o cómico não era a sua situação, mas o comentário do projectista)
3 - Na minha opinião, cresça as paredespara dentro, se foi aumentar a espessura das paredes que lhe recomendou a eng.ª da Térmica.
Além disso, se ainda nem sequer começou a obra, está longe de ser trágico... nesta altura, no seu caso, TUDO tem solução.
Então e se eu mover a mancha da casa esses 7cm numa determinada direcção fazendo com que a distância dos 5 metros à via pública seja respeitada? Assim já poderia fazer as paredes crescerem para fora?
Colocado por: PiafinhoSeguramente com essa solução irá respeitar os 5 metros para a frente, mas e como ficam os restantes factores?
- Afastamento para trás (tardoz)?
- Afastamento para as laterais? Ficam a menos de 5 metros? Qual o valor obrigatório na zona?
- Área de implantação/Construção: Ao aumentar 14cm numa casa com 100m2 de implantação está a aumentar para ai 3m2por piso.
Será que não vai passar o limite permitido no seu terreno?
Isto para não falar da comunicação legal da alteração (e.g projecto de alterações?).