Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Hélio Pinto
    Primeiro deve-se ao facto de o fisco distinguir osserviços de construção civildosmeros prestadores de serviços.
    Em segundo e, por conseguinte, deve-se ao ao Decreto-Lei n.º 6/2004, de 6 de Janeiro (Regime de revisão de preços) e demais despachos posteriores...que poderá consultar: por ex.aqui.

P.S.-Por tudo isto, penso que o que diz o Paulo Correia tem toda a lógica.

Cumps,
    Hélio Pinto.

Então acha que os caixilheiros não são da construção e são meros prestadores de serviço...(errado)
    No INC estamos como do ramo de construção!
  2.  # 62

Não percebi onde reside aqui a dùvida.
    Qualquer proposta de orçamento seja para que ramo de actividade seja deve incluir o preço total do serviço prestado certo?
    Ora se a actividade estiver incluida no regime de IVA subentende-se que o valor apresentado inclui já o IVA.
    A menos que no final venha lá escarrapachadinho que aquele valor acresce IVA á taxa legal que estiver em vigor no momento da facturação.
    Esta ressalva tem a vantagem que o Paulo já indicou ou seja a possivel flutuação do IVA.
    A questão do:
    - Pois se quizer factura tem que pagar mais o IVA
    Já é outra historia
  3.  # 63

Colocado por: zedasilvaEsta ressalva tem a vantagem que o Paulo já indicou ou seja a possivel flutuação do IVA.
    A questão do:
    - Pois se quizer factura tem que pagar mais o IVA
    Já é outra historia

Gostaria que houvesse um tópico sobre este assunto para não prejudicar os interessados nestas coisas de muros.
    Esta é a melhor forma de se fugir ao fisco...e sabemos bem que na construção é onde mais se foge,exactamente por esse mesmo motivo(quer com iva,paga o iva)não quer com iva,não paga o iva)

Cumps
    Rocha
  4.  # 64

Por acaso tb gostava de ver aqui um tópico em que o tema fosse não só este mas tb formas expeditas que os empresários/técnicos deste forum tem implementado nas suas empresas com o intuito de por um lado reduzir custos mas igualmente aumentar a produção e a qualidade dos serviços prestados
  5.  # 65

Colocado por: zedasilvaPor acaso tb gostava de ver aqui um tópico em que o tema fosse não só este mas tb formas expeditas que os empresários/técnicos deste forum tem implementado nas suas empresas com o intuito de por um lado reduzir custos mas igualmente aumentar a produção e a qualidade dos serviços prestados

Também eu.
  6.  # 66

Colocado por: zedasilvaPor acaso tb gostava de ver aqui um tópico em que o tema fosse não só este mas tb formas expeditas que os empresários/técnicos deste forum tem implementado nas suas empresas com o intuito de por um lado reduzir custos mas igualmente aumentar a produção e a qualidade dos serviços prestados

è muito complicado, porque obrigaria a grandes textos, mas a realidade é a seguinte: não se faz nada. A mudança será feita através de um choque externo: a falência das existentes e o recomeço com novas empresas sem os vícios de pensamento e de atitude das existentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  7.  # 67

Paulo
    Não acredita em reestruturações? Quer da propria estrura das empresas quer da forma de as gerir?
    Será necessário ir ao extremo de mandar para o lixo todos os nossos "gestores" Olhe que eu conheço muitos com a 4 classe com grandes capacidades.
  8.  # 68

Colocado por: zedasilvaPaulo
    Não acredita em reestruturações? Quer da propria estrura das empresas quer da forma de as gerir?
    Será necessário ir ao extremo de mandar para o lixo todos os nossos "gestores" Olhe que eu conheço muitos com a 4 classe com grandes capacidades.

Eu conheço aguns engenheiro que não sabem gerir... :)
  9.  # 69

Colocado por: zedasilvaPaulo

Conheço um empreiteiro que teve ao serviço dele 2 engenheiros e 2 arquitectos,e tirou a 4ªclasse porque a mãe dele ofereceu uma galinha à professora primária.
  10.  # 70

Eu conheço um que acho que tem apenas o 2 ano do antigo ciclo. Há dias já acerca de não sei o quê falou-se em análises Swot.
    Pergunta ele:
    _Que raio é isso?
    Depois de lhe explicarmos resumidamente o que era ele responde:
    _Descobriram a pólvora querem ver. Essa merd... sempre eu fiz só não sabia é que como é que se chamava.
  11.  # 71

Colocado por: zedasilvaNão acredita em reestruturações? Quer da propria estrura das empresas quer da forma de as gerir?

Não, sempre as vi mudarem tudo para ficar tudo na mesma.

Para se mudar uma empresa, é necessário mudar a forma de pensar dos gestores, tenham eles a 4ª classe, sejam eles analfabetos ou tenham mestrados. ora mudar forma de pensamento sem ser por obrigação é quase impossível.

Quando se propõe algo novo, dizem sempre: isso é muito interessante, mas agora temos uma coisa mais urgente para tratar. Ninguém investe nada.

Vou-lhe contar um segredo, mas este é mesmo segredo. Sabe como desenvolvo novos processos ou experimento novas formas de gerir ou de orçamentar?

Escondo o que ando a fazer e ninguém sabe de nada, nem sequer as pessoas que trabalham comigo (à excepção de uma). Faço os testes, afino e se resultar, então coloco o produto final no dia a dia. Todas as tentativas falhadas, são tempo para o qual vou inventando umas desculpas.

Há bocado mandei uma boca que passou despercebida:

Colocado por: PauloCorreiaSó conheço uma posição ainda pior

Sabe qual é?
  12.  # 72

Colocado por: PauloCorreiaSabe qual é?

Eu cá não.
  13.  # 73

Ser patrão? :)))
    Concordo consigo que as mudanças tem que começar em quem tem o poder da gestão e da decisão.
    Tb utilizo a sua técnica especialmente na área da gestão de pessoas. As técnicas existem mas é preciso fazer muita experimentação. O que resultou com um não resulta com outro. As vezes quando penso que estou a chegar onde pretendia tenho que fazer meia volta e seguir outro caminho. Isto consome tempo e recursos que nem sempre os gestores estão na disposição de pagar, por isso grande parte das vezes só sabem do investimento quando há resultados para mostrar.
  14.  # 74

Colocado por: Jorge RochaEu cá não.

Controle de obra a sério.

Descobrir as causas dos desvios financeiros e fazer um relatório que aponta invariabilidade para os mesmos: engenheiros e encarregados

Vai ver a voltinha ao bilhar grande que leva logo por parte dos gestores das empresas. Essa profissão é como os sapadores de 1ª linha nas frentes de batalha, o tempo de esperança de vida é curto, muito curto

Colocado por: zedasilvaAs técnicas existem mas é preciso fazer muita experimentação.

E quando não nos deixam? paramos de evoluir ou desobedecemos?
  15.  # 75

Colocado por: PauloCorreiaE quando não nos deixam? paramos de evoluir ou desobedecemos?

Desobedecemos.
  16.  # 76

Pois esse é o grande mal das nossas empresas. Não existe controlo de custos. Ora se eu não sei quanto me custa aquele homem ou aquela tarefa como raio é que eu consigo dar orçamento seja para o que for? Ok utiliza-se o método do x vezes os m2 e despois logo se vê. Só que esse tempo terminou. Hoje quem quizer sobreviver vai ter que fazer essas continhas todas e depois sentar-se para ver onde é que pode reduzir custos e aumentar a produção e qualidade. Pois desengane-se o empresário que pensa que sobrevirá apenas com a redução de custos. Temos que ser cada vez mais produtivos e isso quer queiramos quer não vai implicar com a forma de trabalhar que estamos habituados. Isso aplica-se aos empresários e aos trabalhadores. Quer uns quer outros estão hoje com a cabeça no sepo e só os melhores e aqueles que estejam dispostos a mudar vão sobreviver.
  17.  # 77

Também passa por dar mais valor a quem trabalha a sério...dando mais ordenado não?
    Vejo em muitas empresas(ou vi)deixarem ir embora tipos com fantásticas qualificações em obras grandes e deixarem lá na maioria quem não presta...as qualificações que falo é ritmo de trabalho.
  18.  # 78

Colocado por: Jorge RochaDesobedecemos.

Pois e já levo 3 despedimentos no curriculum

Colocado por: zedasilvaPois desengane-se o empresário que pensa que sobrevirá apenas com a redução de custos.

Ai já batemos no fundo mas eles pensam que isto é uma crise, e que como todas as crises, vai passar. Mas isto não é uma crise, é a realidade com que vamos ter de viver

Colocado por: zedasilvaTemos que ser cada vez mais produtivos e isso quer queiramos quer não vai implicar com a forma de trabalhar que estamos habituados. Isso aplica-se aos empresários e aos trabalhadores.

2004 11.550.078 €
    2005 14.536.818 €
    2006 18.229.957 €
    2007 19.274.063 €
    2008 28.886.131 €
    2009 34.449.216 €
    2010 46.653.641 €

Isto é o volume de produção de orçamentos do meu departamento e desde 2004, apenas tenho mais uma secretária, de resto, somos os mesmos. Houve apenas alterações nos métodos de trabalho. E no entanto.....
  19.  # 79

Ora lá está. Agora imagine que o Paulo se deitava à sombrinha e continuava a orçamentar como sempre fez e chegava às 6 horitas e ia para casa descansadinho.
    Se calhar a empresa já tinha ido para o beléleu e o paulo não podia estar aqui agora a lementar-se de que não lhe dão valor.
  20.  # 80

Colocado por: PauloCorreia2004 11.550.078 €
    2005 14.536.818 €
    2006 18.229.957 €
    2007 19.274.063 €
    2008 28.886.131 €
    2009 34.449.216 €
    2010 46.653.641 €

O volume de obras ganhas também cresceu na mesma proporção??

0.0306 seg. NEW