Colocado por: rjmsilvaDepende de tantas coisas, é uma pergunta tão generalista que não tem uma resposta concreta, cada um sabe de si.
Colocado por: Luis K. W.Não estou a ver como quem quer que seja me pode obrigar a reduzir em 20% os ordenados dos meus empregados... Mas se isso vier a acontecer, espero que me avisem para eu os aumentar na véspera.
Se os ordenados descem, também descem as contribuições para a Segurança Social e para o IRS.
E se estes valores descem, onde vão buscar dinheiro para pagar aos Funcionários Públicos?
Colocado por: Luis K. W.Não estou a ver como quem quer que seja me pode obrigar a reduzir em 20% os ordenados dos meus empregados... Mas se isso vier a acontecer, espero que me avisem para eu os aumentar na véspera.
Se os ordenados descem, também descem as contribuições para a Segurança Social e para o IRS.
E se estes valores descem, onde vão buscar dinheiro para pagar aos Funcionários Públicos?
Colocado por: vmontalvaoNao sei que raio de economistas existem na UE que obrigam os paises a seguirem politicas de restriçao economica, retraindo a economia em vez de a estimular. Um bom exemplo disso e' a Grecia que mesmo com a "ajuda" da FMI entrou em recessao e e' aconselhada a retrair mais a sua pobre (podre?) economia. E agora querem que Portugal siga o mesmo caminho!!???
Colocado por: altar
Será que vamos conseguir pagar as nossas casas, os nossos carros, etc... num cenário negro desses ?
Colocado por: jorgferr
Quem não consegue pagar vende, é simples
Colocado por: J.Fernandes
Os nossos credores obrigam-nos a seguir uma política restritiva, porque ninguém os obriga a eles a continuarem a emprestarem-nos dinheiro.
Colocado por: vmontalvao
Se Portugal sair da UE talvez nao seriamos mais obrigados a nada. Pelo menos pela Alemanha...
Se Portugal sair da UE talvez nao seriamos mais obrigados a nada. Pelo menos pela Alemanha...
Simples seria se o mercado estivesse bom para vender!
Colocado por: vmontalvaoCaro J. Fernandes, a questao nao e' perceber o estado em que estamos, porque isso sabemos. A questao e' saber se ha' outras solucoes. Por exemplo lancei a ideia (provalvemente sem cabimento) de sair da UE e ojorgferrate' consegui demonstrar alguma viabilidade. Mas isto sou eu que nao sou economista (nem tenho bases para tal) a tentar dar ideias.
E nao acredito que todos os economistas do mundo (pelo menos da Europa) pensem que o se esta' a seguir a melhor soluçao. Deve de haver alternativas bem viaveis. Sao essas alternativas que gostaria de ouvir.
Colocado por: jorgferr
Se o mercado estivesse bom para vender não estaríamos em crise...eu durante alguns anos pensei se o "burro era eu", nunca consegui perceber os empréstimos avultados de colegas e amigos para comprar casas,carro,ferias,etc (geração dos anos 80). Cheguei mesmo a pensar:devo ser mesmo burro, se todos pedem milhares e milhares eu também devia pedir em vez de ter um Renault clio e de morar um T1 alugado de 1974...hoje a situação está neste ponto: eles dizem que há crise, eu confortavelmente continuo a poupar 25% do meu rendimento sem grandes dificuldades e faço uma vida razoável.
PS: Achei piada na reportagem da TVI uma senhora que tanto se queixava da crise mas tinha os dois filhos em colégios privados e não se via a colocálos num liceu "normal".