Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acabo de sair de uma discussão onde proprietários de imóveis arrendados se queixam dos baixos valores que recebem (dizem que o Estado os obriga a fazer de Segurança Social) e entro noutra em que há pessoas enervadas porque uma velhota que vive numa casa degradada diz que "só gostaria que lhe dessem uma casinha", porque afinal o dinheiro dos contribuintes não é para pagar casas a quem precisa delas.

    A minha pergunta inocente é: afinal onde ficamos? O Estado liberaliza o mercado de arrendamento, respondendo às necessidades dos mais desfavorecidos com habitação social, ou deixamos que os pobres e os velhos apodreçam no meio da rua, em nome de um liberalismo selvagem (mais lucros, menos impostos) que certa gente apregoa como se fosse o valor mais importante da vida.

    Quem se considerar informado e esclarecido sobre esta questão, faça favor de se pronunciar.

    Obrigado,

    I.
  2.  # 2

    O estado é que deve ser responsável pelo apoio aos mais carenciados, e não os privados, no entanto gosto de ver os ricos e os menos ricos a participarem em obras sociais, não gosto de ver é a publicidade que alguns fazem quando "dão uma esmola a um pobre".
  3.  # 3

    E eu gostava de ver a família a ocupar-se mais dos idosos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel
  4.  # 4

    Partindo do pressuposto que a família: a) existe; e b) pode, concordo com a Jacinta.
    Mas velhos pobres raramente têm filhos a viver em situação económica desafogada - a miséria tem tendência para se multiplicar. E ser velho pode muitas vezes significar não ter família (= tê-la toda no cemitério), no caso de não se ter tido filhos.
  5.  # 5

    Já lhe disseram .... O estado é que deve ser responsável pela assistência social, não os privados.
  6.  # 6

    Colocado por: JacintaE eu gostava de ver a família a ocupar-se mais dos idosos.

    Também gostaria que a sociedade se preocupasse com os idosos...basta observar as bichas dos super mercados,bancos sem cadeiras para os idosos se sentarem,e muito má atenção prestada aos idosos por parte de gente nova,e por parte da própria sociedade teimando por exemplo a continuar com vendas impróprias ao domicílio com letras que nem eu consigo perceber(minúsculas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel
  7.  # 7

    Colocado por: JacintaJá lhe disseram .... O estado é que deve ser responsável pela assistência social, não os privados.


    O estado somos todos nós e como o dinheiro não chega para tudo a única opção é distribuir o dinheiro de outras formas. Devemos tomar conta das crianças,deficientes e idosos, todos os outros com bracinhos e pernas que vão trabalhar...Eu qualquer dia também vou para a televisão dizer que só queria que me dessem uma casinha. Eu conheço pessoas que não se casam para a "rapariga" parecer que é "mãe solteira" e sacar mais uns rendimentos da segurança social. É tudo uma palhaçada no nosso sistema social.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel, Italiano
  8.  # 8

    Colocado por: JacintaJá lhe disseram .... O estado é que deve ser responsável pela assistência social, não os privados.


    Pois disseram. E concordo. Mas há muita gente que não quer andar a pagar impostos para as pessoas carenciadas terem um tecto sobre a cabeça. Estou a falar de uma discussão que a Jacinta tinha começado, e que descambou (não por culpa sua) num "raios partam estes pobres e estes velhos".

    É esse tipo de postura que me enerva particularmente. Proprietários que desejam naturalmente obter lucro com os seus arrendamentos, mas recusam que parte dos impostos que pagam sejam usados para garantir alojamento a quem não pode arrendar a preços de mercado! Que fazemos a esta gente? Mandamo-la para as Formigas com meia dúzia de latas de atum, a ver se rebentam de fome? :-(
  9.  # 9

    A eficiência na identificação de situações verdadeiras de carência, e a denúncia e condenação de situações falsas, faz falta de facto. Mas não se pode fazer pagar o justo pelo pecador. O Estado Social faz falta. Um Estado Social justo e eficiente, que ajuda quem precisa e cria condições de empregabilidade a quem pode trabalhar.

    PS: Nem imaginam a quantidade de "falsos cegos" que existem no Sul de Itália :-)
  10.  # 10

    Já agora, tanto quanto sei, as casas não são dadas. Continuam a ser património do Estado central ou das câmaras locais. Os apartamentos são arrendados a valores muito abaixo do mercado, e existe a possibilidade de compra a condições vantajosas no caso do Estado se querer ver livre daquele património, alguns anos depois. Pelo menos é assim que funciona no distrito de Setúbal, imagino que seja igual para o resto do país.
  11.  # 11

    Colocado por: ItalianoJá agora, tanto quanto sei, as casas não são dadas. Continuam a ser património do Estado central ou das câmaras locais. Os apartamentos são arrendados a valores muito abaixo do mercado, e existe a possibilidade de compra a condições vantajosas no caso do Estado se querer ver livre daquele património urbano, alguns anos depois. Pelo menos é assim que funciona no distrito de Setúbal, imagino que seja igual para o resto do país.


    Sim,são rendas simbolicas, mas muito podiam bem pagar rendas normais.
  12.  # 12

    JACINTA
    Eu o apartamento que recebi de herança do meu pai... e que me cria mais problemas do que ;a satisfaçao de o ter...nao me importava que uma pessoa necessitosa estivesse a pagar a renda actual de 91euros por 90m2..como o caso da velhota que o italino explica ..onde eu nao estou de accordo hé que certas pessoas como a inquilina que la esta ha mais de 35anos tem comprado terrenos ..e que esta a explorar essa situaçao que deixe a casa, e eu comprometo me a arrendar a um necessitado...mas nem isso o posso fazer! da culpa de quem minha?
    Portanto sou proprietario de um apartamento.. nao posso arrendar a uma familia que necessita que tenha filhos..estao la 2 pessoas que tem possibilidade de pagar uma renda superior, acham essa situaçao normal?
    Eu garanto que se podesse dar uma ajuda a uma familia que neccessite
    alugo o apartamento pelo mesmo preço...quem me ajuda a fazer- lo estao aberto a todos os que possam dar uma informaçao
    Cumprimentos
  13.  # 13

    Colocado por: ItalianoPois disseram. E concordo. Mas há muita gente que não quer andar a pagar impostos para as pessoas carenciadas

    Pensemos no reverso da moeda...hoje há idosos que após o 25 de Abril não quiseram pagar de forma alguma segurança social,e agora querem que os apoiem de qualquer maneira...(os que pagaram e pagam a segurança social)em que ficamos neste prisma?
  14.  # 14

    Querem, ou precisam, Jorge?
    Se querem... eu também quero muita coisa.
    Se precisam, é ajudá-los. Qual é a alternativa?
  15.  # 15

    Que sigam o exemplo dos países mais desenvolvidos da Europa, como os idosos são muito mais protegidos do que no nosso, como os deficientes recebem subsídios e apoios, como os proprietários podem arrendar as casas sem terem medo que a pessoa envelheça e lhe fique com ela para si e para a sua descendência.
    Eu nunca abri nenhum tópico destes, pelo menos não me lembro. Posso alguma vez ter intervido, porque esta questão das pessoas pagarem 5 ou 50 euros por mês e ainda por cima terem que ser bastante bem pagos para libertarem a casa, como se o dono da casa passasse a ser o responsável pela sua existência, complica-me com o sistema nervoso.
    Também não se pode dar como exemplo a Itália, e muito menos o sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  16.  # 16

    Colocado por: de jesus mendesEu garanto que se podesse dar uma ajuda a uma familia que neccessite


    Eu penso que nem seria preciso chegar a esse extremo, ainda que fosse louvável. O problema é que não se pode ter dois senhores - o lucro no arrendamento (resultante da liberalização do mercado, preços mais congruentes com a qualidade do imóvel e maior facilidade em mandar inquilinos embora) e a inexistência de Estado Social (para poupar nos impostos).
  17.  # 17

    Colocado por: ItalianoQuerem, ou precisam, Jorge?
    Se querem... eu também quero muita coisa.
    Se precisam, é ajudá-los. Qual é a alternativa?

    É a tal coisa...existem muitos que nunca fizeram nada para colaborar,mas querem que colaborem com eles...a justiça tem destas coisas,e muita gente que acha que tem os tais direitos adquiridos,a sociedade tem que os pagar por moralidade mas sem justiça...(a tal justiça social é por vezes contraditória)mas não existem alternativas né?
  18.  # 18

    Colocado por: JacintaEu nunca abri nenhum tópico destes, pelo menos não me lembro.


    Trata-se desta discussão, Jacinta:

    https://forumdacasa.com/discussion/15440/qualquer-dia-ainda-morro-aqui/#Item_26
  19.  # 19

    Colocado por: JacintaTambém não se pode dar como exemplo a Itália, e muito menos o sul.


    Sim, o Sul da Itália não é exemplo para ninguém. Tratava-se mais de uma anedota do que de um exemplo - ainda ontem li a notícia de um "cego" apoiado pelo INPS (a segurança social deles) que foi apanhado enquanto conduzia o seu belo Fiat :-)
  20.  # 20

    italiano
    Eu nao quero entrar em polemicas consigo...e atraves dos postes que tem escrito concordo imensamente consigo em certas coisas sobretudo na necessidade de alugar a pobres visto que o governo nao o faz..conheço muito bem esse bairro social EM SETUBAL..visto que o predio do meu pai; se contra perto de esse bairro, o que a mim me dana hé que nao o posso fazer ..dar a quem precisa ... e isso indigna muito
 
0.0177 seg. NEW