Colocado por: j cardosoQuer conhecer ciganos que pagam a sua casa e os seus impostos, contribuindo para que alguns "brancos" recebam subsídios?
...esta etnia...
...filo-racista...
...contribuindo para que alguns "brancos" ...
Colocado por: dutilleulDe um ponto de vista estritamente antropológico, os ciganos não são uma etnia mas uma cultura com um corpo de valores como é próprio de qualquer outra cultura. O que sucede é que essa cultura (nómada, na sua origem), o seu código de valores, está geralmente em conflito com os que vigoram na maior parte das culturas dos povos sedentários.
Falar em “etnia” a propósito de ciganos é deitar mão a uma pirueta retórica que é muito jeitosa quando se quer evitar falar, discutir, reflectir aquilo que efectivamente está quase sempre em causa: um confronto de culturas e dos valores que lhes estão associados.
Colocado por: dutilleul
De um ponto de vista estritamente antropológico, os ciganos não são uma etnia mas uma cultura com um corpo de valores como é próprio de qualquer outra cultura. O que sucede é que essa cultura (nómada, na sua origem), o seu código de valores, está geralmente em conflito com os que vigoram na maior parte das culturas dos povos sedentários.
Falar em “etnia” a propósito de ciganos é deitar mão a uma pirueta retórica que é muito jeitosa quando se quer evitar falar, discutir, reflectir aquilo que efectivamente está quase sempre em causa: um confronto de culturas e dos valores que lhes estão associados.
Colocado por: dutilleulAo contrário do que insistentemente se pretende, os ciganos também não são uma raça...
Colocado por: dutilleulCaro J. Cardoso,
aqui o "brancos" vem por oposição a "pretos", "amarelos", ...?
Lá está, dá jeito...
Colocado por: AugstHillO problema é quando se dá uma notícia referenciando o grupo a que pertence o interveniente.
Colocado por: AugstHill
Como se fosse a raça, a nacionalidade ou o meio de transporte utilizado a definir o comportamento sociopata do indivíduo.
Colocado por: dutilleul
Ao contrário do que insistentemente se pretende, os ciganos também não são uma raça...
Colocado por: Jorge Rocha
Não concordo,porque suas feições são bem delineadas.
Colocado por: sonhoso canal 2 está a dar uma imagem real do k se passa. Só não o vê quem não quer.
o que se deduz,é que esta etnia funciona toda ou quase toda da mesma forma...poderá talvez pela minha dedução apontar 2%.(espero estar errado)
aqui o "brancos" vem por oposição a "pretos", "amarelos", ...?
convenhamos que os ciganos têm uma raça distinta, pelos seus cabelos pretos e feições que se notam à distância como ciganos.
Não observo nas notícias o que diz,observo sim o indivíduo ou o fulano...
Colocado por: ItalianoDizer que cada raça tem seus costumes quando de fala de comportamento delinquente é, no mínimo, um desperdício de palavras.
Colocado por: ItalianoColoque brancos, negros e ciganos no mesmo contexto de pobreza extrema.
Colocado por: ItalianoColoque o branco a passar despercebido pelas ruas, enquanto que o preto e o cigano causam incómodo/
Colocado por: Italianoreceio por nada mais do que a sua cor de pele (assumindo que o cigano é mais morenito que o luso médio,
Colocado por: ItalianoMesmo assim, o branco pobre e o terá tanta probabilidade de cometer um crime quanto uma pessoa com outra proveniência étnica.
Colocado por: ItalianoA minha experiência vale o que vale, mas dos vários assaltos que sofri nos meus quase 30 anos de vida (e foram muitos!! margem sul...), nunca fui assaltado por ninguém de origem africana ou etnia cigana.
Colocado por: ItalianoA psicologia explica esta coisa de discriminar quem pertence a outros grupos. Chama-se falta de auto-estima, e tem duas dimensões: