Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 20 abril 2011

# 1

O problema é que na organização política do país, a maioria dos filhos apoia as maldades que os pais fazem e quando têm oportunidade... seguem-lhe o exemplo. Depois, os filhos bem comportadinhos, mas minoritários, podem dizer coisas muito bonitas mas não alteram grande coisa com isso.
    Antes eu pensava que determinados problemas da sociedade eram consequência de analfabetismo, iliteracia, falta de cultura, falta de condições económicas, etc, etc. Nas últimas eleições autárquicas, o eleitorado do meu concelho (Oeiras) deu-me uma grande lição e mostrou-me quanto eu estava enganado. Oeiras é o concelho mais mais em Portugal: mais licenciados por habitante, mais poder económico por habitante, mais carros por habitante, mais parques tecnológicos... etc, etc. Foi esta mesma gente mais mais que elegeu um presidente de câmara condenado em primeira instância pelos crimes que todos sabemos. Depois disto perdi completamente a esperança: se é analfabeto é porque é analfabeto, se é licenciado é porque é licenciado e vai dar tudo ao mesmo.
  1.  # 2

Colocado por: j cardosoQuer conhecer ciganos que pagam a sua casa e os seus impostos, contribuindo para que alguns "brancos" recebam subsídios?

Diga lá...até estou curioso,porque a noção da maior parte das pessoas em relação a este assunto não vê isso,num programa de televisão no 2º canal mostrou como funcionam a maior parte dos ciganos,e o que se deduz,é que esta etnia funciona toda ou quase toda da mesma forma...poderá talvez pela minha dedução apontar 2%.(espero estar errado)

Jorge Rocha
  2.  # 3

Se o segundo canal anda a passar programas de cariz filo-racista, estamos mal... muito mal. Espero que seja erro de interpretação.
  3.  # 4

o canal 2 está a dar uma imagem real do k se passa. Só não o vê quem não quer.
  4.  # 5

...esta etnia...

De um ponto de vista estritamente antropológico, os ciganos não são uma etnia mas uma cultura com um corpo de valores como é próprio de qualquer outra cultura. O que sucede é que essa cultura (nómada, na sua origem), o seu código de valores, está geralmente em conflito com os que vigoram na maior parte das culturas dos povos sedentários.
    Falar em “etnia” a propósito de ciganos é deitar mão a uma pirueta retórica que é muito jeitosa quando se quer evitar falar, discutir, reflectir aquilo que efectivamente está quase sempre em causa: um confronto de culturas e dos valores que lhes estão associados.
  5.  # 6

...filo-racista...

Ao contrário do que insistentemente se pretende, os ciganos também não são uma raça...
  6.  # 7

...contribuindo para que alguns "brancos" ...

Caro J. Cardoso,
    aqui o "brancos" vem por oposição a "pretos", "amarelos", ...?

Lá está, dá jeito...
  7.  # 8

Colocado por: dutilleulDe um ponto de vista estritamente antropológico, os ciganos não são uma etnia mas uma cultura com um corpo de valores como é próprio de qualquer outra cultura. O que sucede é que essa cultura (nómada, na sua origem), o seu código de valores, está geralmente em conflito com os que vigoram na maior parte das culturas dos povos sedentários.
    Falar em “etnia” a propósito de ciganos é deitar mão a uma pirueta retórica que é muito jeitosa quando se quer evitar falar, discutir, reflectir aquilo que efectivamente está quase sempre em causa: um confronto de culturas e dos valores que lhes estão associados.

Colocado por: dutilleul
    De um ponto de vista estritamente antropológico, os ciganos não são uma etnia mas uma cultura com um corpo de valores como é próprio de qualquer outra cultura. O que sucede é que essa cultura (nómada, na sua origem), o seu código de valores, está geralmente em conflito com os que vigoram na maior parte das culturas dos povos sedentários.

Eu disse etnia porque raça não condiz com uma expressão que eu goste muito...etnia está mais aligeirado,mas convenhamos que os ciganos têm uma raça distinta,pelos seus cabelos pretos e feições que se notam à distância como ciganos...assim sendo o contorno que o dutilleul dá a este promenor,para mim faz pouco sentido,porque o ser-se sedentário ou nómada não está patente no conflito de valores,está sim na natureza dessa mesma etnia,que propicia exactamente ser-se nómada.(na maioria dos casos)
  8.  # 9

Colocado por: dutilleulAo contrário do que insistentemente se pretende, os ciganos também não são uma raça...

Não concordo,porque suas feições são bem delineadas.
  9.  # 10

Colocado por: dutilleulCaro J. Cardoso,

Lá está, dá jeito...

Isto faz-me lembrar alguém que viu um preto a roubar,e depois o preto diz a quem o acusa que é racista.
  10.  # 11

O problema é quando se dá uma notícia referenciando o grupo a que pertence o interveniente. Do tipo, motociclista assalta banco, cigano burla idoso, preto viola menor, ucraniano agride taxista... Conscientemente, ou não, acaba por introduzir um nexo de causalidade entre o grupo citado e o acto praticado. Como se fosse a raça, a nacionalidade ou o meio de transporte utilizado a definir o comportamento sociopata do indivíduo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LiMatos, Italiano
  11.  # 12

Colocado por: AugstHillO problema é quando se dá uma notícia referenciando o grupo a que pertence o interveniente.

Não observo nas notícias o que diz,observo sim o indivíduo ou o fulano...a imprensa até tem o cuidado disso na maioria das vezes,claro que quando mostram as imagens não vão tapar o rosto para não se saber se é preto ou branco né?

Colocado por: AugstHill
    1. Como se fosse a raça, a nacionalidade ou o meio de transporte utilizado a definir o comportamento sociopata do indivíduo.

Cada raça tem seus costumes...uns diferentes dos outros,agora falar-se de sociopatismo pode ser um tanto ou quanto exagerado...
  12.  # 13

Colocado por: dutilleul

Ao contrário do que insistentemente se pretende, os ciganos também não são uma raça...

Pois não, mas são alvo de racismo. Basta ler o que se escreve por aqui.
  13.  # 14

Dizer que cada raça tem seus costumes quando de fala de comportamento delinquente é, no mínimo, um desperdício de palavras.
    Ou seja, para ciganos e africanos cometer crimes seria tão natural como beber um copo de água???

Coloque brancos, negros e ciganos no mesmo contexto de pobreza extrema. Coloque o branco a passar despercebido pelas ruas, enquanto que o preto e o cigano causam incómodo/receio por nada mais do que a sua cor de pele (assumindo que o cigano é mais morenito que o luso médio, coisa que nem sempre é verdade). Mesmo assim, o branco pobre e o terá tanta probabilidade de cometer um crime quanto uma pessoa com outra proveniência étnica. A minha experiência vale o que vale, mas dos vários assaltos que sofri nos meus quase 30 anos de vida (e foram muitos!! margem sul...), nunca fui assaltado por ninguém de origem africana ou etnia cigana.

A psicologia explica esta coisa de discriminar quem pertence a outros grupos. Chama-se falta de auto-estima, e tem duas dimensões:

a) falta de auto-estima pessoal. Uma pessoa pensa que é uma porcaria, e por isso procura elementos de grupos que a sociedade passada tolerava que fossem discriminados, e discrimina, livrando-se das tensões causadas pelas suas frustrações.

b) falta de auto-estima grupal. Uma pessoa pensa que o grupo a que pertence (familiar? profissional? país?) não vale um tostão, e para lidar bem com isso tende a tratar mal (os italianos diriam "sputtanare", pena que esta palavra não exista em português) pessoas pertencentes a grupos que do ponto de vista económico e social sejam mais frágeis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Pedro Nunes
  14.  # 15

Colocado por: Jorge Rocha
    Não concordo,porque suas feições são bem delineadas.

Não diga disparates. O que não falta para aí são ciganos com feições absolutamente idênticas a outro português qualquer, isto para não falar dos loirinhos de olhos azuis.
  15.  # 16

Colocado por: sonhoso canal 2 está a dar uma imagem real do k se passa. Só não o vê quem não quer.

Bom saber. O provedor do telespectador irá levar com uma chuva de cartas de protesto. Vou recolher informação sobre o dito programa, e organizar o envio de e-mails de quem não está para pagar taxas de televisão para ver disseminadas ideias do século XIX sobre superioridade (ou menoridade) de raças.
  16.  # 17

o que se deduz,é que esta etnia funciona toda ou quase toda da mesma forma...poderá talvez pela minha dedução apontar 2%.(espero estar errado)

Para não ir mais longe, diga-me onde foi buscar essa percentagem de 2%? (Deixe-me adivinhar: inventou). Pois eu não preciso de inventar para tirar uma conclusão parva de um facto verdadeiro:
    - Ao longo dos anos tive vários clientes que não me pagaram os serviços prestados
    -Nunca um cigano me ficou a dever, eram todos portugueses de “origem europeia”
    - Conclusão: os ciganos são mais sérios que os portugueses de origem europeia.
    Acha correcta a minha afirmação?

Por algum motivo utilizei as aspas, é uma questão de dar ênfase à questão – melhor dito, à forma como foi colocada e que constitui, a meu ver, uma forma errada de pôr a questão.

convenhamos que os ciganos têm uma raça distinta, pelos seus cabelos pretos e feições que se notam à distância como ciganos.

Não diga asneiras. Quer conhecer ciganos de olhos azuis?

Não observo nas notícias o que diz,observo sim o indivíduo ou o fulano...

Se observa as notícias da mesma forma que as características físicas de cada um então é melhor arranjar alguém que lhe explique as notícias.
    Não nego que os ciganos têm uma cultura e uma maneira de viver diferente - mas o mesmo posso dizer de um alentejano relativamente a um minhoto.
    Não tenho dúvidas que a percentagem de infracções à lei é maior entre os ciganos que entre os “portugueses de origem europeia”. Da mesma forma que também não tenho duvidas que há maior índice de infractores na Ribeira que na Marechal Gomes da Costa – e não me consta que haja ciganos quer num quer noutro lado.
    O que lhe posso garantir é que o preconceito, esse sim, está em todo o lado e alguns dos que aqui comentam estão dele bem servidos. É tão justo dizer que ciganos ou pretos constituem a maioria dos infractores como dizer que os brancos são racistas – ambas as posições estão contaminadas de preconceito e ignorância.

José Cardoso
  17.  # 18

«Entrei» agora neste tópico.

Se bem entendi, estamos a falar dos malandros de uns senhorios pretos que alugam casas degradadas com rendas altíssimas mas que eles consideram baixinhas, a uns malandros de uns inquilinos ciganos que recebem o Rendimento Mínimo, que andam de Mercedes e que podiam pagar muito mais.

Se juntarmos a isso o facto de os primeiros serem quase todos do Porto e os segundos serem maioritariamente Benfiquistas, temos munição suficiente para iniciar a 3ª guerra mundial.

Ponto do Ordem!
    Podemos deixar de falar em "raças" e "etnias"?
    É que daqui a pouco estamos a falar de algarvios e transmontanos, minhotos e alentejanos...
  18.  # 19

Esta história dos ciganos (neste tópico) começou com um dos exemplos que eu dei acerca dos subsídios mal atribuídos. O outro exemplo, embora eu não tenha refeido, é relativo a, ditos, brancos.

Aqui há uns meses, foi exibido (não sei em que canal) um documentário sobre a cultura cigana. Um dos aspectos focados foi o facto de ser precisamente uma cultura de povo nómada e que encontrava meios de subsistência por meio de trabalho independentes em oposição ao trabalho dependente. Uma das pessoas entrevistadas disse que já tinha tido um emprego e que não aguentou ficar fechado, obrigado a cumprir um horário e demitiu-se. Isto foi um sentimento generalizado pelos outros entrevistados, referindo que a natureza da cultura cigana não é para estar assim tão condicionado.

Há licenciados ciganos, há pessoas com cargos na administração pública de origem cigana, há pessoas sérias de origem cigana. Não discuto isso, como também não entro em discussões sobre algum tipo de supremacia de raças.

Considero é que as pessoas da cultura cigana, que são apelidados mesmo de "ciganos" não são os que contribuem para a sociedade, mas são dos tais que não conseguem ficar condicionados a um emprego e querem ter negócio próprio.
    Para mim, o problema é quando não se conseguem orientar ou, porque a lei e a acção social assim permite, usufruem de subsídios qua são produto do trabalho de quem, muitas vezes, pode não estar feliz da vida com o trabalho que tem, mas tem de trabalhar.

Querem ser culturalmente diferentes e mais independentes laboralmente, tudo bem.

Agora, injusto é usufruirem dos benefícios constituidos pelas contribuições dos outros. E isto aplica-se a todos que não querem trabalhar. Para mim, na cultura cigana isto é mais flagrante, só isso.
  19.  # 20

Colocado por: ItalianoDizer que cada raça tem seus costumes quando de fala de comportamento delinquente é, no mínimo, um desperdício de palavras.

Não percebo porque interpreta assim...mutilar orgãos genitais femininos não são costumes?Não são delinquencia?
    Não me diga que também são costumes praticados pelos brancos...descreva lá então quem tem esta prática na comunidade branca.
    E depois se não conseguir encontrar quem pratica estes costumes em comunidades brancas,deve pedir-me desculpas por dizer(que é desperdício de palavras)

Colocado por: ItalianoColoque brancos, negros e ciganos no mesmo contexto de pobreza extrema.

Coloco porque é um facto existir de parte a parte...mas que nada tem a ver com o assunto.

Colocado por: ItalianoColoque o branco a passar despercebido pelas ruas, enquanto que o preto e o cigano causam incómodo/

Coloco porque é um facto,mas que a mim não me incomodam...pesa embora o facto de muito boa gente como o italiano dizer muitas frases com rosas sobre o assunto,mas duvidar com toda a minha convicção que não estaria incomodado se uma comunidade inteira de ciganos se instalasse nas imediações de sua moradia e estivesse absolutamente à vontade com os seus pertences(desculpe lá mas existe hipocrisia no assunto)isto passa-se em todo o mundo...se me disser que é racismo,tudo bem,mas não creio de todo que seja só isso,a haver receios contínuos passa por não ser apenas racismo como alguns querem fazer crer com toda a convicção.

Colocado por: Italianoreceio por nada mais do que a sua cor de pele (assumindo que o cigano é mais morenito que o luso médio,

Não é este factor de receio...mas devo dizer mais uma vez que está absolutamnete enganado sobre o assunto,porque os ciganos têm características bem delineadas nas faces(são diferentes)assim como os chineses ou os japoneses têm os olhos rasgados...é uma raça amarela.

Colocado por: ItalianoMesmo assim, o branco pobre e o terá tanta probabilidade de cometer um crime quanto uma pessoa com outra proveniência étnica.

Não misture capacidades monetárias com o assunto...

Colocado por: ItalianoA minha experiência vale o que vale, mas dos vários assaltos que sofri nos meus quase 30 anos de vida (e foram muitos!! margem sul...), nunca fui assaltado por ninguém de origem africana ou etnia cigana.

Mas existe muita gente que diz o contrário.

Colocado por: ItalianoA psicologia explica esta coisa de discriminar quem pertence a outros grupos. Chama-se falta de auto-estima, e tem duas dimensões:

Treta p/inglês ver.

0.0291 seg. NEW