Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011 editado

# 1

Parece que aqui pelo Fórum há uns quantos aficionados da fotografia, podia ser giro criarmos um tópico com esta temática.

Se interessar a alguém para discussão, deixo aqui uns bonecos feitos por mim com a técnica Tilt-Shift...
    A primeira é uma panorâmica de Toledo e a segunda é nos Jardins de Alcazar em Córdoba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hélio Pinto
      P1030974-tiltshift2.jpg
      P1050885-tiltshift2.jpg
  1.  # 2

Já vi fotos de maquetas que não se pareciam tanto como essa do Jardim...muito boa.
  2.  # 3

Os meus conhecimentos na área (apesar de ter tido uma cadeira de fotografia) não vão para além de saber onde fica o botão para ligar a máquina e o de "disparar"
    A técnica do Tilt-Shift é bastante interessante. Como faz? Existe um programa que é o Tilt-Shift maker mais ou menos intuitivo. È esse que utiliza?
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011 editado

# 4

Colocado por: Pedro Barradasem que consiste essa técnica?
    PS: parecem fotos de maquetes;)

O objectivo do tilt-shift é mesmo esse, fazer parecer o objecto fotografado uma miniatura ou maquete.

Muito resumidamente, esta técnica deriva do uso de lentes "tilt" e "shift" que engloba dois tipos de movimento: rotação do plano óptico da objectiva em relação ao plano a fotografar, designado por tilt, e o movimento em paralelo da lente relativamente ao plano de imagem designado por shift. Para quem tiver interesse sobre esta técnica pode pesquisar no Google que vai encontrar muita informação.
    Agora a melhor parte: também é possível executar esta técnica através de software. Foi o que eu utilizei nos exemplos do post anterior, a partir de fotos normalíssimas.
      1112.jpg
      2222.jpg
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 5

Colocado por: ?que máquina e que lente usou nessas fotos?

Panasonic Lumix DMC-FZ7. A lente é Leica de origem. A câmera é do segmento das bridge's, um segmento intermédio, nada de especial. Como comecei a interessar-me mais pelo video não investi muito em equipamento fotográfico, apesar de gostar muito de fotografia. Embora tanto num como noutro, valorizo mais a criatividade e a invenção em detrimento de grandes equipamentos.
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011 editado

# 6

Colocado por: Pedro BarradasNão.. detesto [video], não tenho jeito,nem tempo para andar com edições de video.

É verdade que a edição ocupa algum tempo, mas dá muito gozo. Depois, fotografia quase todos fazem, video apenas só alguns.
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 7

Colocado por: zedasilvaA técnica do Tilt-Shift é bastante interessante. Como faz? Existe um programa que é o Tilt-Shift maker mais ou menos intuitivo. È esse que utiliza?

Existem diversos softwares, alguns até de livre utilização, que produzem o efeito tilt-shift.

Quem quiser experimentar fazer um tilt-shift a partir de uma fotografia sua, de uma forma rápida e sem ter de instalar o software, pode fazê-lo neste link de fácil utilização. Depois coloquem aqui o resultado.

Nota: o tilt-shift resulta melhor com fotos panorâmicas ou de planos picados (visão de cima para baixo).
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 8

Colocado por: ?tenho uma velhinha com Carl Zeiss...

...de Jena (cidade alemã da Turíngia). Já visitei essa fábrica na cidade natal de Johann Sebastian Bach, apesar de alguns biógrafos garantirem que ele nasceu em Eisenach (a cerca de 100 km de Jena). Excelentes lentes... já tive uma câmera de filmar com uma lente Carl Zeiss Vario-Sonner T.
  3.  # 9

Muito bom esse link.

Aqui fica um teste:
    Edit: Já agora foi tirada com uma Sony dcs-V1 + Carl Zeiss
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
      EAH.jpg
      EAH-tiltshift.jpg
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011 editado

# 10

Colocado por: Hélio PintoAqui fica um teste:

Porreiro, pá! :-))

A mesma técnica em video... fabuloso:

Toy Thailand from joerg daiber on Vimeo.

The Sandpit from Sam O'Hare on Vimeo.

Depois coloco aqui um meu, mas obviamente não tem a mesma qualidade destes... isto é pessoal que manda outro balanço.
  4.  # 11

O verdadeiro Tilt-shift usa lentes especiais que geralmente custam um dinheiro jeitoso e que são especialmente indicadas para foto de arquitectura devido á correcção da perspectiva que permitem.

Para os amantes dos castelos aqui do fórum, castelo de Belmonte:

Olympus E-510 + ZD 14-54
  5.  # 12

A famosa super Lua de há uns dias atrás:

Olympus E-510 + ZD 70-300

Para os amantes de macro, imagem sem qualquer crop, tal como saiu da máquina, apenas alguns ajustes nos tons e contraste:

Olympus E-510 + ZD 35 MACRO

Uma das minhas favoritas:

Olympus E-510 + Zuiko OM 50 adaptada
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 13

Colocado por: rjmsilvaO verdadeiro Tilt-shift usa lentes especiais que geralmente custam um dinheiro jeitoso

Exactamente. Mas se pudermos fazer o mesmo efeito com software, sempre poupamos umas coroas para dar ao FMI.

Colocado por: rjmsilvaPara os amantes dos castelos aqui do fórum:

Se identificarmos os locais onde as fotos foram realizadas, fica a informação mais completa. E se possível, também os créditos técnicos (câmera, lente, etc.).

Boas fotos, rjmsilva. Gostei especialmente do macro.
  6.  # 14

um lirio na serra da estrela. (crop do original, sem qq edição de imagem)
    RICOH G100 - 19mm (em macro)
    F6.3
    1/620
    ISO 100
      lirio_SE.jpg
  7.  # 15

Ponte de São Vicente, construída pela Soares da Costa, na Guiné-Bissau:

Olympus E-510 + ZD 14-54

Personagem do Auto de Floripes, representação tradicional de São Tomé e Principe:

Olympus E-510 + ZD 35 Macro
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011 editado

# 16

Aqui vai um pequeno teste de tilt-shift manhoso em video feito por mim. Com mais rigor, devo dizer inventado por mim, porque não tenho lentes nem software de tilt-shift para video. Foi feito com outros recursos de edição... quem não tem cão caça com gato.

Filmado num único take na Ferrovia em Veneza, Fevereiro 2011, Canon HV40, editado em iMovie '11, música Edward Elgar "Land of Hope and Glory"

8.  # 17

MRui

desculpe-me a ignorância, mas ainda não percebi muito bem qual o efeito de tilt-shift, para alem de umas zonas das fotos desfocadas.
    percebo muito pouco de fotografia talvez por isso. Assim se puder explique-me qual as caracteristicas e objectivo desta técnica.
  9.  # 18

Aceitam-se apostas sobre o tempo que vai levar até tudo se transformar em fotografias de **** e rabos...
  10.  # 19

Colocado por: marco1MRui

desculpe-me a ignorância, mas ainda não percebi muito bem qual o efeito de tilt-shift, para alem de umas zonas das fotos desfocadas.
    percebo muito pouco de fotografia talvez por isso. Assim se puder explique-me qual as caracteristicas e objectivo desta técnica.

Mais um ignorante, estava a pensar exactamente o mesmo...
  11.  # 20

MRui.. 6 letras para si:

B.R.U.T.A.L

:]

Desconhecia esta do tilt-shift , quando chegar a casa vou já brincar com algumas fotos.. com aquele site free!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui

0.0269 seg. NEW