Iniciar sessão ou registar-se
    • barca
    • 27 abril 2011 editado

# 1

Ola a todos...
    Acabo de receber de herança um terreno e gostaria muito de começar a construir a minha própria casa, mas a verdade e que não entendo nada de nada...
    Se me puderem ajudar agradecia muito,obrigada!!
  1.  # 2

barca,

solicite um arquitecto na orientação de todo o processo.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: barca
    •  
      FD
    • 27 abril 2011

# 3

2.  # 4

obrigado adarq...
    já agora só mais uma pergunta, uma vez que tenha o projecto feito da casa tenho algum prazo para terminar a construção??
    como vivo no estrangeiro e não posso estar presente todos as semanas para resolver qualquer problema que surja,acho que demorarei a construir mais tempo do que o normal...

obrigado
  3.  # 5

tem prazos sim, mas pode pedir porrogação dos prazos, mas isso já é por "a carroça à frente dos bois", (desculpe a expressão).

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 6

Bom dia Barca,

Antes de avançar com todo o processo é fundamental saber se esse terreno que recebeu de herança se encontra inserido de acordo com o Plano Director Municipal do seu concelho em espaço que permita a construção, e saber quais os condicionalismo que se lhe aplicam. Relativamente à questão que coloca sobre o prazo para conclusão das obras, este é definido na calendarização a apresentar em conjunto com o projecto (por norma nas moradias pede-se um período de 18 a 24 meses), podendo antes de a licença de construção caducar pedir uma prorrogação de prazo para a conclusão das obras. No entanto, e por norma, quanto mais tempo pedir para a realização das obras, mais cara é a licença de construção.

Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq.
    www.flash-arquitectos.com
  5.  # 7

Colocado por: flash_arquitectosBom dia Barca,

Antes de avançar com todo o processo é fundamental saber se esse terreno que recebeu de herança se encontra inserido de acordo com o Plano Director Municipal do seu concelho em espaço que permita a construção, e saber quais os condicionalismo que se lhe aplicam.

Estas pessoas agradeceram este comentário:barca

Por isso disse inicialmente para solicitar um arquitecto!
  6.  # 8

Bom dia Rui,

Antes de mais muito obrigado pelo conselho.
    Neste momento tenho dois terrenos um de 1000m e outro de 600m, tinha optado pelo de 1000m devido a sua zona ser tranquila e muito plana, mas resulta que quando me fui a informar esse terreno é uma zona verde e ainda por cima ecológica, e como este não a Câmara não liberou o terreno tenho a informação que só daqui a 10 anos tornam a verificar se liberam a zona ou não...
    Mas como não quero esperar 10 anos terei que construir no outro terreno, a chatice é k terei k mudar toda a minha ideia da casa porque não se adapta ao mesmo terreno mas acho que com um bom arquitecto vou conseguir!!

Cumprimentos,
    Barca
  7.  # 9

solicite um arquitecto na orientação de todo o processo.

Estou farto de ler esta resposta que, parecendo muito correcta, não é mais que um grito desesperado de quem tem mais prosápia que trabalho para fazer.
    Assim , e mais correctamente pode - e deve - contratar uma equipa de projecto. Esta história de "contratar um arquitecto" é uma forma que alguns arquitectos têm de tentar "açambarcar" os trabalhos. O projecto de licenciamento de uma construção envolve o projecto de arquitectura (1) e 9 ou 10 projectos de engenharia, pelo que é essencial uma boa coordenação do projecto que tanto pode ser feita por arquitectos como por engenheiros. Assim, esta frase - "contrate um arquitecto" - não é mais que uma tentativa mais ou menos desesperada de chamar a si o projecto, uma questão de Euros a par de uma presunção própria de quem não tem outros argumentos.

PS: antes que desçam a terreiro para me crucificar sugiro que comparem as solicitações de trabalho feitas no fórum por engenheiros e por arquitectos: não acham que alguns abusam mesmo?

José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., flash_arquitectos, Picareta, 1255, ?, r#
  8.  # 10

Cara Barca,

O J Cardoso tem a sua razão, o processo envolve arquitectos e engenheiros, no entanto como tudo começa no desenho e é nele que reside a sua ideia de "casa", é nele de que deve obviamente começar, por motivos de ordem de trabalhos, claro que o j cardoso pode começar o projecto pelo projecto de águas por exemplo, no entanto não me parece acertado, acho que deve começar pela arquitectura, por isso eu reforço a ideia dos meus colegas e digo....procure um arquitecto. e há aqui no forum muitos que a podem ajudar dependendo da localização do terreno.

boa sorte e disponha.
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 11

Contrate um engenheiro, um engenheiro técnico ou um agente técnico de arquitectura e engenharia.
    Qualquer um deles se pode responsabilizar por todo o conjunto de projectos e demais trabalhos necessários sem necessitar de um arquitecto.

E esta hein?
  10.  # 12

j cardoso,

não lhe retiro a razão, mas sem arquitectura, nada feito! Ou seja, sem o arquitecto se deparar com eventuais problemas com o território, ou envolvente, nada feito!
    Sem o arquitecto conceber o projecto nada feito! Embora nessa fase já seja uma equipa projectista. A frase de "contrate um arquitecto" - não é nada mais do que orientar a pessoa no que pretende. Ou seja, cabe ao arquitecto ou ao cliente organizar a equipa projectista. Eu apenas mencionei solicite e não contrate. O cliente até pode ir pedir o projecto ao velho da arcada:)

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  11.  # 13

claro que o j cardoso pode começar o projecto pelo projecto de águas por exemplo

Começar pelas especialidades? Não brinque comigo - ou então não percebeu o que eu disse.
    Mantenho a minha resposta: contrate uma equipa de projecto, não interessa se fala com um arquitecto ou com um engenheiro. Ao contrário do que possa parecer por alguns comentários aqui feitos o importante é a equipa de projecto, não a arquitectura ou a engenharia. Que lhe interessa um carro muito bonito mas com um motor inapropriado, sem suspensão e com uma direcção miserável?

José Cardoso
  12.  # 14

Ou seja, cabe ao arquitecto ou ao cliente organizar a equipa projectista

Engana-se redondamente e se não é capaz de entender isso então não entenderá nada. A cara do meu gabinete sou eu e não sou arquitecto - mas o gabinete dispõe de arquitecto. Ou seja, nunca nenhum cliente contratou um arquitecto, contrataram sim os serviços de uma equipa de projecto em que, por acaso, quem dá a cara é um engenheiro. Perdoem-me a presunção, mas não tenho tido razão de queixa dos clientes pelo facto e gosto de pensar que forneço serviços de qualidade - de arquitectura ou de engenharia. O que não digo nunca aos meus clientes é: vieram ao sítio certo porque sou engenheiro. (já agora, nem isso: sou engenheiro técnico ou, como alguém disse aqui, mais ou menos o 12º ano actual o que me dá, por vezes, certo gozo: um gozo semelhante ao de ver o Torreense ganhar ao Porto ou o Gondomar ganhar ao Benfica).

José Cardoso
  13.  # 15

j cardoso,

se vierem ao atelier, dou como opção ao cliente contratar uma equipa projectista, se este vier com o intuito de solicitar todos os serviços, também tenho uma equipa. Mas dou sempre a opção ao cliente. E não é por isso que os serviços saem com menos qualidade. Imagine que o cliente tem um primo engenheiro civil, outro electrotecnico e um cunhado que é topografo. Recusa-se a fazer o projecto??
  14.  # 16

Já agora e como sou muito "nabiça" qual e a grande diferença entre um arquitecto e um engenheiro?
  15.  # 17

Aqui pode ver o que um arquitecto pode fazer.
    Aconselho-o a ler.

http://www.oasrs.org/conteudo/mailing/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  16.  # 18

Colocado por: barcaJá agora e como sou muito "nabiça" qual e a grande diferença entre um arquitecto e um engenheiro?

A presunção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nbastos
  17.  # 19

... contacte um gabinete que lhe forneça um serviço Multidisciplinar.

PS: Engenheiros, Engºs técnicos e ATAE´s.. os que podem.. só poderão subscrever Projectos de Arquitectura até 2014.
  18.  # 20

Cara Barca,

Contrate oum solicite quem entender, no entanto quem lhe deverá começar o processo deverá ser um arquitecto. o link que o adarq lhe recomendou acho que é muito claro.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0230 seg. NEW