Colocado por: carlosj39O adias parte de um pressuposto errado, que o ciclo económico se vai manter depressivo, até pelo menos, 2015; ora já estão aí, agora , os sinais de inversão de ciclo economico...
Colocado por: carlosj39os ingleses ou alemães começarem em quantidade a comprar casas para turismo e arrendamento no Algarve e na zona costeira,
Colocado por: danobregaEu apostaria que no espaço de 10 a 20 anos vai passar a haver bairros fantasma. :P
carlosj39
O adias parte de um pressuposto errado, que o ciclo económico se vai manter depressivo, até pelo menos, 2015; ora já estão aí, agora , os sinais de inversão de ciclo economico... Portanto os agoiros do adias podem não ter razão de ser
Colocado por: pedromdfDe repente fez-me lembrar aqueles tipos que estavam convencidos que o mundo ia acabar em Dezembro!
Colocado por: maria rodrigues
Olá, boa noite!
O tema é interessante ao ponto de me arrancar umas boas gargalhadas! Sim, há sempre um ou outro membro do Fórum com o seu toque de bom humor. Obrigada!
Mas caro carlosj você é um optimista nato, não é?? Parece-lhe que se vão manter os postos de trabalho sazonais (ligados ao turismo e outros, de forma transversal), quando terminar o verão? Vem aí o regresso às aulas: quantos professores vão sobrar? Quantas famílias vão entregar as suas casa ao banco, por não aguentarem a prestação? O ciclo económico não cresce só com as exportações. Quantas PME beneficiam dos empréstimos da Banca, para se expandirem? O consumo interno também é um bom indicador, não lhe parece? Com o pagamento do IRS (até 31 de Agosto próximo) lá se vai boa parte do magro rendimento das famílias que ainda têm que by safesaver" id="_GPLITA_0" style="text-decoration:underline" href="#" in_rurl="http://i.tracksrv.com/click?v=UFQ6MTg0MTk6MzQxOnBhZ2FyOjM2MmI3ZmJlYzgwYzFlMjQ0YTMyMDc3M2Q2MjY3ZTM1OnotMTU0My0yMDA3OTY6Zm9ydW1kYWNhc2EuY29tOjQzMjA6MTMwNjU3NWIxYTdkNmQ5ZWNiMTFhZmY3ZjM0ZTAwYzY">pagaro regresso dos filhos à escola, já lhe ocorreu? Muitas vão ficar com uma "mão à frente e outra atrás". Os políticos (os bons/maus (??) decisores), foram a banhos, deixe-os pousar!
Repare que nem o "Laparoto" embandeirou em arco, na festa da "rentrée"! O primeiro teste vai ser a 29 de Setembro, próximo. Veremos
cumprimentos
Colocado por: adias
Um dos muitos factores: Salários.
As condições de crédito e a contração da população não se alteram.
As condições de crédito até podem melhorar, mas com taxas (euribor) actuais a zero só pode melhorar nos spreads. Com os bancos portugueses falidos e a colossal divida hipotecária lá para 2030 os spreads melhoram......
A população, a menos de um milagre que ninguém no mundo considera, está condenada a contrair década após década.
Depois, uma andorinha nunca fez a primavera. Nem o mentiroso mor Coelho, tem coragem de dizer que um trimestre com crescimento tem significado de "inversão do ciclo económico".
Mais uns anos e vamos para uma situação de estagnação. Crescimento, dúvido. Vide Japão, em estagnação economica há 20 anos.
E por milagre os Ingleses e Alemaes, se um dia decidirem comprar à louca.... vão comprar em Portugal porque.... somos especiais. Ou vão comprar o excedente em Espanha que está claramente no mercado e é de construção mais recente?! Ou vão ser distribuidos entre os dois países, em proporção da oferta, naturalmente.
Se somarmos o excesso de casas em Espanha e Portugal, deve dar para 2 casas a cada Alemão e Inglês........
Colocado por: pedromdf
Na suabola de cristalnão prevê nenhuma retoma da procura?
Colocado por: carlosj39quer comparar o nosso clima com o de Espanha, ou com ququer outro país europeu?.
Colocado por: carlosj39houve um road show em Inglaterra de bancos...e parece que foi um sucesso
Colocado por: pedromdfMude lá a cassete e diga lá quais são os seus remédios para a tragédia que você prevê.
Há 45% de excesso de casas HABITAVEIS, das quais a larga maioria não precisa sequer de pequenas obras!!!! Os 45% não incluem aldeias abandonadas, nem casas em derrocada iminente.
Aconteceu em todos os outros países. Mais cedo ou mais tarde, igualzinho.
O luisvv diz que sim, que é diferente, que nós somos especiais, mas não apresenta um número, nada objectivo. Só desejo que sejamos especiais e continuemos o regabofe.
Ninguem disse que estavam à venda.... ainda. Essa é particularidade de PT, como são especuladores particulares donos da grande parte, ainda acreditam na virgem e não vendem. Preferem ter a apanhar pó.
São números objectivos do INE. preto no branco. Se preferem acreditar em teorias de Portugal ser especial e rico, em vez de ler as estatisticas cruas de quem mais sabe de estatistica no país... estejam à vontade.
Colocado por: luisvvLá vamos nós outra vez: dizer que ha mais 45% de casas que famílias é muito diferente de dizer que ha 45% de casas em excesso.
Colocado por: adiasNão, eu não me incluo nessa geração: não moro em casa dos meus pais, tenho emprego/profissão estável e patrimonio suficiente para comprar uma casa se assim o desejasse.
Colocado por: adiastenho emprego/profissão estável e patrimonio suficiente para comprar uma casa se assim o desejasse.
Colocado por: PicaretaQuem na devida altura teve dois dedos de testa e soube avaliar o mercado, hoje farta-se de ganhar dinheiro. O mesmo se passou comigo, à 8 anos pediam por uma casa o mesmo que por um palácio. Não comprei na altura e hoje se quisesse a mesma casa comprava-a por menos 30%, com uma vantagem que hoje a poderia comprar a pronto e ainda me sobrava dinheiro. Também não a vou comprar agora pois tenho a certeza que ainda vai baixar mais 10%. E como o Adias não tenho casa própria nem moro na casa dos pais. Era mais que evidente que o imobiliário em portugal ia dar o berro, ninguem quis ver o obvio...
Não compra, porque anda a fazer uma campanha para que comecem a oferecer casas de borla...para continuar a gozar com quem gastou dinheiro a comprar casa.
Cerca de 4 milhões de casa a mais que familias. 16% de excesso.
A teoria "são casas herdadas nas aldeias", implica uma de duas
a) estão abandonadas e portanto não contam para estes 45%
b) estão cuidadas e portanto somos um país muito rico, com familias capazes de suportar uma casa na cidade e renovar/manter outra na aldeia.
Dado que a nossa divida hipotecária é a maior (das maiores?) da Europa suponho que somos um país que não consegue sequer pagar as casas que habita. Suponho portanto que a maioria das casas "herdadas", estão abandonadas. Ora poe-se a hipotese a) e não contam portanto para a aberração de 45% de excesso.
Colocado por: pedromdfO típicoricaçoa achar que ospobrezinhosfartam-se de gastar dinheiro.
Colocado por: PicaretaNão compra, porque
Colocado por: ranhosoia dar o berro, ninguem quis ver o obvio...