Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: carlosj39O adias parte de um pressuposto errado, que o ciclo económico se vai manter depressivo, até pelo menos, 2015; ora já estão aí, agora , os sinais de inversão de ciclo economico...

Um dos muitos factores: Salários.
    As condições de crédito e a contração da população não se alteram.
    As condições de crédito até podem melhorar, mas com taxas (euribor) actuais a zero só pode melhorar nos spreads. Com os bancos portugueses falidos e a colossal divida hipotecária lá para 2030 os spreads melhoram......
    A população, a menos de um milagre que ninguém no mundo considera, está condenada a contrair década após década.

Depois, uma andorinha nunca fez a primavera. Nem o mentiroso mor Coelho, tem coragem de dizer que um trimestre com crescimento tem significado de "inversão do ciclo económico".
    Mais uns anos e vamos para uma situação de estagnação. Crescimento, dúvido. Vide Japão, em estagnação economica há 20 anos.

Colocado por: carlosj39os ingleses ou alemães começarem em quantidade a comprar casas para turismo e arrendamento no Algarve e na zona costeira,

E por milagre os Ingleses e Alemaes, se um dia decidirem comprar à louca.... vão comprar em Portugal porque.... somos especiais. Ou vão comprar o excedente em Espanha que está claramente no mercado e é de construção mais recente?! Ou vão ser distribuidos entre os dois países, em proporção da oferta, naturalmente.
    Se somarmos o excesso de casas em Espanha e Portugal, deve dar para 2 casas a cada Alemão e Inglês........
  2.  # 2

Até me admiro como é que ainda ninguém veio propor uma 3ª guerra mundial, já que esses foram os períodos mais depressivos de sempre na Europa e logo a seguir houve um boom económico.

Vá lá inspirem-se. Para mudar um pouco a cassete.
  3.  # 3

Colocado por: danobregaEu apostaria que no espaço de 10 a 20 anos vai passar a haver bairros fantasma. :P

De repente fez-me lembrar aqueles tipos que estavam convencidos que o mundo ia acabar em Dezembro!
  4.  # 4

carlosj39
    O adias parte de um pressuposto errado, que o ciclo económico se vai manter depressivo, até pelo menos, 2015; ora já estão aí, agora , os sinais de inversão de ciclo economico... Portanto os agoiros do adias podem não ter razão de ser

Olá, boa noite!
    O tema é interessante ao ponto de me arrancar umas boas gargalhadas! Sim, há sempre um ou outro membro do Fórum com o seu toque de bom humor. Obrigada!

Mas caro carlosj você é um optimista nato, não é?? Parece-lhe que se vão manter os postos de trabalho sazonais (ligados ao turismo e outros, de forma transversal), quando terminar o verão? Vem aí o regresso às aulas: quantos professores vão sobrar? Quantas famílias vão entregar as suas casa ao banco, por não aguentarem a prestação? O ciclo económico não cresce só com as exportações. Quantas PME beneficiam dos empréstimos da Banca, para se expandirem? O consumo interno também é um bom indicador, não lhe parece? Com o pagamento do IRS (até 31 de Agosto próximo) lá se vai boa parte do magro rendimento das famílias que ainda têm que pagar o regresso dos filhos à escola, já lhe ocorreu? Muitas vão ficar com uma "mão à frente e outra atrás". Os políticos (os bons/maus (??) decisores), foram a banhos, deixe-os pousar!

Repare que nem o "Laparoto" embandeirou em arco, na festa da "rentrée"! O primeiro teste vai ser a 29 de Setembro, próximo. Veremos

cumprimentos
  5.  # 5

Colocado por: pedromdfDe repente fez-me lembrar aqueles tipos que estavam convencidos que o mundo ia acabar em Dezembro!

Pedro, limito-me a olhar para a pirâmide etária e a reparar que existem metade dos bebés para as pessoas à volta dos 35 anos de idade, e com tendência a piorar. Não há milagres... E nem disse que isso é mau ou bom, é o que parece que vai acontecer.
  6.  # 6

O ciclo economico é como o algodão d´aquele anuncio: não engana, o que poderá enganar será meramente o timing da inversão. Agora se a inversão do ciclo vem ajudar o Coelho do PSD ou o(s) Rato(s) do PS, para mim tanto me faz como fez....

Por acaso há uns anos, estava eu a fazer uns níveis, em pós-laborais, de alemão no Goethe I., conheci um companheiro que era empresário do imobiliário e que tinha a memíssimaa conversa do adias, "isto está péssimo, e vai piorar, bla bla bla", o que ele queria, claro, era comprar mais barato, portanto quanto pior melhor... para ele, claro.

Colocado por: maria rodrigues

Olá, boa noite!
    O tema é interessante ao ponto de me arrancar umas boas gargalhadas! Sim, há sempre um ou outro membro do Fórum com o seu toque de bom humor. Obrigada!

Mas caro carlosj você é um optimista nato, não é?? Parece-lhe que se vão manter os postos de trabalho sazonais (ligados ao turismo e outros, de forma transversal), quando terminar o verão? Vem aí o regresso às aulas: quantos professores vão sobrar? Quantas famílias vão entregar as suas casa ao banco, por não aguentarem a prestação? O ciclo económico não cresce só com as exportações. Quantas PME beneficiam dos empréstimos da Banca, para se expandirem? O consumo interno também é um bom indicador, não lhe parece? Com o pagamento do IRS (até 31 de Agosto próximo) lá se vai boa parte do magro rendimento das famílias que ainda têm que by safesaver" id="_GPLITA_0" style="text-decoration:underline" href="#" in_rurl="http://i.tracksrv.com/click?v=UFQ6MTg0MTk6MzQxOnBhZ2FyOjM2MmI3ZmJlYzgwYzFlMjQ0YTMyMDc3M2Q2MjY3ZTM1OnotMTU0My0yMDA3OTY6Zm9ydW1kYWNhc2EuY29tOjQzMjA6MTMwNjU3NWIxYTdkNmQ5ZWNiMTFhZmY3ZjM0ZTAwYzY">pagaro regresso dos filhos à escola, já lhe ocorreu? Muitas vão ficar com uma "mão à frente e outra atrás". Os políticos (os bons/maus (??) decisores), foram a banhos, deixe-os pousar!

Repare que nem o "Laparoto" embandeirou em arco, na festa da "rentrée"! O primeiro teste vai ser a 29 de Setembro, próximo. Veremos

cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 7

Sim, "somos especiais", quer comparar o nosso clima com o de Espanha, ou com ququer outro país europeu?. Por outro lado há poucos meses houve um road show em Inglaterra de bancos e imobiliárias para venda de imóveis e parece que foi um sucesso. E, entre muitos outros exemplos, o Cameron parece que gostou de Monchique logo aí há uma enorme publicidade, daquela head to head, a mais eficaz de todas...

Colocado por: adias

Um dos muitos factores: Salários.
    As condições de crédito e a contração da população não se alteram.
    As condições de crédito até podem melhorar, mas com taxas (euribor) actuais a zero só pode melhorar nos spreads. Com os bancos portugueses falidos e a colossal divida hipotecária lá para 2030 os spreads melhoram......
    A população, a menos de um milagre que ninguém no mundo considera, está condenada a contrair década após década.

Depois, uma andorinha nunca fez a primavera. Nem o mentiroso mor Coelho, tem coragem de dizer que um trimestre com crescimento tem significado de "inversão do ciclo económico".
    Mais uns anos e vamos para uma situação de estagnação. Crescimento, dúvido. Vide Japão, em estagnação economica há 20 anos.

E por milagre os Ingleses e Alemaes, se um dia decidirem comprar à louca.... vão comprar em Portugal porque.... somos especiais. Ou vão comprar o excedente em Espanha que está claramente no mercado e é de construção mais recente?! Ou vão ser distribuidos entre os dois países, em proporção da oferta, naturalmente.
    Se somarmos o excesso de casas em Espanha e Portugal, deve dar para 2 casas a cada Alemão e Inglês........
  8.  # 8

Todos temos direito á opinião sem duvida

Agora pensar que Portugal vai salvar se (neste caso o mercado imobiliário) porque os alemâes ou outros vâo comprar em quantidade casas , enfim sem comentários.

É que há pessoas que preferem França outros Espanha outros o Brasil ou a Grécia o mundo é enorme , agora cortem o preço pra metade e dou-lhe razão com moradias a 150 000 (de luxo claro) não sobra nenhuma
  9.  # 9

Colocado por: pedromdf

Na suabola de cristalnão prevê nenhuma retoma da procura?

Não me parece correcto comentar desta forma , apetece me perguntar lhe que idade tem
    Se não concorda comente com argumentos e ideias .

Bom senso é a unica coisa que precisa para entender que a oferta vai continuar muito superior á procura .
    Se um país profundamente endividado e mal gerido com baixa escolaridade e problemas estruturais graves em que aparentemente apenas as multinacionais dos call centers querem investir em força
    tem motivos para retoma diga me como todos nós agradecemos.
  10.  # 10

Sempre houve os donos da razão e do bom senso, convencidos que só o que eles dizem é a verdade.
    Ainda por cima quando se trata de previsões ...
    Até a Maya já desapareceu ...
    Mude lá a cassete e diga lá quais são os seus remédios para a tragédia que você prevê. Para quê esgrimir evidências.
    Em tudo o que é desgraça lá está você com as suas previsões catastróficas. Será a atracção do abismo?
  11.  # 11

Todos esgrimem argumentos, sem q.q. conclusão definitiva. Agora numa prespectiva meramente de investimento, dúvido muito que de facto o mercado português possa possa trazer rentabilidade. Um trabalhador que hoje fique desempregado a partir dos 40 não tem q.q. hipotese de conseguir novo emprego, pelo menos com a remuneração que tinha até então. Os salários estão em queda livre e não haverá dinheiro para pagar rendas de 500€, ora comprar um apt por 150 k para o arrendar por 400€ não interessa a ninguém (pelo menos a mim não me interessa, prefiro compra-lo por 300k em Paris e aluga-lo por 1000, o mercado é muito mais dinamico os salarios a condizer e a procura supera largamente a oferta). Ou realmente o imobiliário desce e bastante, ou fica às moscas porque nem para o mercado de arrendamento será vendido. As pessoas tomaram consciencia e já não estão dispostas a pagar balurdios por uma casa, vão-se acomodando, procuram espaços mais pequenos, vivem conjuntmaente com familiares... Á 8 anos procurei apt para comprar, procurava um T2, vi talvez duas dezenas deles, todos pediam absurdos pelos imóveis, não me convenceram, o curioso é que falava com amigos, colegas de emprego que tinham habitação nas mesmas áreas ou que estavam prestes a comprar e todos me diziam que era um bom negócio que era o preço dos apts e coisa e tal. Não comprei coisa nenhuma. Não podia acreditar que meio mundo achasse que realmente os apts valiam o que os promotores pediam. Tinha a frança como referencia e um apt em portugal não poderia custar quase o mesmo que um apt nos arredores de paris, onde o ordenado é o triplo do português. Hoje um dos apts de que mais gostei na altura, está à venda por menos 30% do que pediam à 8 anos. Hoje só o compro quando baixarem o preço para metade. Prefiro de longe investir em Paris. Não creio que o imobiliário seja um bom investimento em portugal, além de que não acredito que os impostos sobre estes bens se fiquem pelo IMI. O estado vai de certeza absolutoa inventar mais um imposto sobre o imobiliário.
    • adias
    • 18 agosto 2013 editado

# 12

Colocado por: carlosj39quer comparar o nosso clima com o de Espanha, ou com ququer outro país europeu?.

Por causa unicamente do clima é que Portugal recebe 50x mais turistas que Espanha... Não, espera... é ao contrário.

Colocado por: carlosj39houve um road show em Inglaterra de bancos...e parece que foi um sucesso

Está tudo dito. A opinião dos bancos sobre o mercado imobiliário é como a do lobo sobre as ovelhas. Eles até podem dizer que venderam 5 milhões de casas, enquanto os números oficiais o não mostrarem é mentira. Como era mentira toda a lenga-lenga que aqui nos trouxe.

Colocado por: pedromdfMude lá a cassete e diga lá quais são os seus remédios para a tragédia que você prevê.

Mas quais remédios? Não há remédio. Há um mamarracho para aguentar por gerações.
    Há que enfrentar o boi e deixar o mercado colapsar o mais depressa possivel. Há uma geração que não pode sair de casa dos pais, porque ganha 500 e as casas custam 500 000. Esta loucura empurrou uma geração para uma situação insustentável. Ou o país percebe o que está a acontecer e deixa de acreditar em histórias da carochinha, ou a proverbial paciencia dos Portugueses será capaz de começar a resultar em ruas inseguras.
    Não, eu não me incluo nessa geração: não moro em casa dos meus pais, tenho emprego/profissão estável e patrimonio suficiente para comprar uma casa se assim o desejasse. Mas sei perfeitamente que quando o bem mais essencial de um país é insuportavel para uma larga fatia da população, resulta em conflitos sociais gravissimos.
  12.  # 13

Há 45% de excesso de casas HABITAVEIS, das quais a larga maioria não precisa sequer de pequenas obras!!!! Os 45% não incluem aldeias abandonadas, nem casas em derrocada iminente.

Lá vamos nós outra vez: dizer que ha mais 45% de casas que famílias é muito diferente de dizer que ha 45% de casas em excesso. E apesar de ja ter sido dito tantas vezes, o adias continua a ser intelecualmente desonesto e a insistir nesses números.

E sim, os 45% incluem, como é óbvio, todos os alojamentos clássicos, e portanto, evidentemente casas de aldeia.
  13.  # 14

Aconteceu em todos os outros países. Mais cedo ou mais tarde, igualzinho.
    O luisvv diz que sim, que é diferente, que nós somos especiais, mas não apresenta um número, nada objectivo. Só desejo que sejamos especiais e continuemos o regabofe.

Nao, nao aconteceu em todos os paises. Na década de 50, Portugal era, a par com a Albânia o pais mais rural da Europa.

Ninguem disse que estavam à venda.... ainda. Essa é particularidade de PT, como são especuladores particulares donos da grande parte, ainda acreditam na virgem e não vendem. Preferem ter a apanhar pó.

São números objectivos do INE. preto no branco. Se preferem acreditar em teorias de Portugal ser especial e rico, em vez de ler as estatisticas cruas de quem mais sabe de estatistica no país... estejam à vontade.

Os numeros do INE apontam para 11% de alojamnetos vagos, você é que insiste em fazer cálculos manhosos para os quadruplicar. E para isso, deturpa dados, torce lógica e usa toda uma serie de argumentos capciosos.
  14.  # 15

Colocado por: luisvvLá vamos nós outra vez: dizer que ha mais 45% de casas que famílias é muito diferente de dizer que ha 45% de casas em excesso.

Luisvv: no Reino Unido há 63 milhoes de pessoas. Que dará qualquer coisa como 21 milhoes de familias (3 pessoas por familia em média). Há 25 milhoes de casas.
    http://news.bbc.co.uk/1/shared/spl/hi/guides/456900/456991/html/
    Cerca de 4 milhões de casa a mais que familias. 16% de excesso.

Há 60 milhões de franceses, umas 20 milhoes de familias. Há 25 milhões de casas. 5 milhões de excesso. Uns 20% de excesso.
    Há 17 milhoes de Holandeses, umas 6 milhoes de familias. Há 7 milhões de casas. 1 milhão de excesso. Uns 14%.

Em Portugal há 45% de excesso. Somos apenas especiais.....................

Os 45% incluem casas HABITÁVEIS, também nas aldeias.

A teoria "são casas herdadas nas aldeias", implica uma de duas
    a) estão abandonadas e portanto não contam para estes 45%
    b) estão cuidadas e portanto somos um país muito rico, com familias capazes de suportar uma casa na cidade e renovar/manter outra na aldeia.

Dado que a nossa divida hipotecária é a maior (das maiores?) da Europa suponho que somos um país que não consegue sequer pagar as casas que habita. Suponho portanto que a maioria das casas "herdadas", estão abandonadas. Ora poe-se a hipotese a) e não contam portanto para a aberração de 45% de excesso.
  15.  # 16

Colocado por: adiasNão, eu não me incluo nessa geração: não moro em casa dos meus pais, tenho emprego/profissão estável e patrimonio suficiente para comprar uma casa se assim o desejasse.

O típico ricaço a achar que os pobrezinhos fartam-se de gastar dinheiro. eheheh
    Afinal você ainda acredita em empregos estáveis, só o seu claro. Ah, não vive cá?

Onde é que é possível ganhar 500 e comprar uma casa de 500 000. Nem cá nem em lado nenhum.
  16.  # 17

Colocado por: adiastenho emprego/profissão estável e patrimonio suficiente para comprar uma casa se assim o desejasse.

Não compra, porque anda a fazer uma campanha para que comecem a oferecer casas de borla...para continuar a gozar com quem gastou dinheiro a comprar casa.
  17.  # 18

Colocado por: Picareta
    Não compra, porque anda a fazer uma campanha para que comecem a oferecer casas de borla...para continuar a gozar com quem gastou dinheiro a comprar casa.
    Quem na devida altura teve dois dedos de testa e soube avaliar o mercado, hoje farta-se de ganhar dinheiro. O mesmo se passou comigo, à 8 anos pediam por uma casa o mesmo que por um palácio. Não comprei na altura e hoje se quisesse a mesma casa comprava-a por menos 30%, com uma vantagem que hoje a poderia comprar a pronto e ainda me sobrava dinheiro. Também não a vou comprar agora pois tenho a certeza que ainda vai baixar mais 10%. E como o Adias não tenho casa própria nem moro na casa dos pais. Era mais que evidente que o imobiliário em portugal ia dar o berro, ninguem quis ver o obvio...
  18.  # 19

Cerca de 4 milhões de casa a mais que familias. 16% de excesso.

Reverso da medalha: os preços triplicaram desde 1996, e há planos de emergência para construir mais 3 milhoes.
    Mais. Como pode ver no mesmo link, o credito hipotecário em % do PIb é de 70% no uk, 54% na Alemanha e 42% em Espanha.

A teoria "são casas herdadas nas aldeias", implica uma de duas
    a) estão abandonadas e portanto não contam para estes 45%
    b) estão cuidadas e portanto somos um país muito rico, com familias capazes de suportar uma casa na cidade e renovar/manter outra na aldeia.

Ou então o seu raciocínio está embotado.

Dado que a nossa divida hipotecária é a maior (das maiores?) da Europa suponho que somos um país que não consegue sequer pagar as casas que habita. Suponho portanto que a maioria das casas "herdadas", estão abandonadas. Ora poe-se a hipotese a) e não contam portanto para a aberração de 45% de excesso.

O incumprimento era (e creio que continua a ser) o menor em toda a Europa. Mais um raciocínio falhado.
  19.  # 20

Colocado por: pedromdfO típicoricaçoa achar que ospobrezinhosfartam-se de gastar dinheiro.

Riquissimo. Em berço de ouro. Ou talvez.... apenas mais de uma década de trabalho sem empréstimos para pagar aberrações. Talvez arrendamento de casas que posso e preciso.

Colocado por: PicaretaNão compra, porque

Não compra porque
    a) com casas a cair 5% ao ano, é mais barato arrendar e não preciso de comprometer a minha vida.
    b) em 2004-07, quando podia ia embalar na "corrente", achei por bem fazer alguma pesquisa e tornou-se óbvio o que hoje vem à tona: o mercado imobiliário é uma aberração.

Não é por causa de ataques pessoais que deixarei de dar a minha opinião. Sempre o fiz com os amigos e alguns já reconheceram que não comprar casa em 2007-08, depois de ouvir a minha opinião, foi a melhor decisão.

Eu não tenho nada a perder nem a ganhar. Não tenho qualquer imobiliário, nem tenciono até 2020, pelo menos.
    Tanto se me faz como se me fez os preços.
    Não ficarei parado perante uma geração que corre o risco de nunca poder sair de casa dos pais, por causa de especulação generalizada e corrupção de uns poucos.

Colocado por: ranhosoia dar o berro, ninguem quis ver o obvio...

Ainda não vai no adro.......

0.0548 seg. NEW