Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: lobitoBoooom... Eu não poria as coisas assim, mas está bem. Quem está à beira da bancarrota é a República, os bancos vêm de arrasto. E o teatro de sombras que se vê na televisão... vale o que vale.

A república mostrou precisamente o contrário quando finaciou o BPN,e o BPP...para além de dar crédito aos bancos para estes poderem financiar-se a nível internacional...estávamos sensivelmente até na casa de um défice à volta de 2,tal por cento.

Colocado por: acarrijomas não há quem diga as estes politicos que o maior problema são eles e o monstro por eles criado .
    o mau é para o contribuinte o bom é sempre para eles .

Cá para mim o problema está na servidão dos políticos(governantes)ao poder económico...esse é que é o maior monstro.

Colocado por: acarrijoreduzir o nº de deputados

Não entendo esta obcessão...porque em % a níveis europeus até nem estamos mal.

Colocado por: lobitoO que é certo é que, por um lado, o Governo, qualquer que seja (temo que seja o Sócrates outra vez), agora pode fazer o papel de polícia bom quando o FMI faz o papel de polícia mau para fazer os cortes dolorosos e, por outro lado, o exemplo da Grécia e da Irlanda deu para ver que com cortes cegos só ia de mao para piao.

Penso que foi precisamente aqui a obcessão do PSD...governar como polícia bom,ao passo que Sócrates nunca poderia ter este intento porque tentou tudo por tudo fugir ao fmi...agora caso aconteça(espero que seja Sócrates)que gose e bem o que os outros por artimanhas tentaram fazer.

Colocado por: LuBÉ estranho que se fale tanto na dívida pública e tão pouco na dívida privada, visto que são ambas responsáveis pelo buraco em que nos fomos enfiando ao longo do tempo...

Essa é que é essa...foi mesmo a dívida privada que fez rebentar a crise económica(subprime)e os politiqueiros do costume,gostam de tapar o sol com a peneira como se o real problema estivesse apenas e só na dívida pública.

Colocado por: bino_Pelo que entendi a ajuda à banca é apenas opcional. Ou seja os 12 000 000 000 de euros são apenas uma reserva para capitalizar os bancos em caso de necessidade.

É uma opção que se torna obcessão do sistema...a economia real teve muito pouco apoio por falta de verbas diziam eles,enquanto os bancos tinham lucros acima dos 60% ao passo que quando o subprime rebentou e o BPN.BPP também,o estado foi logo a correr financiando-os(afinal já havia verbas para ajudas)

Colocado por: LuBOs Portugueses têm de aprender uma coisa: - Dinheiro, é coisa que não dá em árvores...
    (Ou, se ainda acreditam que esse tipo de árvore existe, pelo menos perceber que essas árvores não se dão bem no nosso clima!!!)

Uma boa opção para evitar as árvores que não se dão no nosso clima,é meter a massa debaixo do colchão,porque dos bancos nada vem também.
  2.  # 62

Colocado por: Jorge Rocha
    Parece que os ingleses não mentem...só por cá.

???? Não é a língua que me dá confiança, é o facto de ser (em princípio) o documento original e não qualquer resumo feito por quem não me inspira confiança Se o Ministério das Finanças quiser fazer uma versão autenticada em português, encantada. Acho até que devia fazer.
  3.  # 63

Não consigo entender como é possível que num país os mais interessados desse mesmo país lhes seja segundarizada a sua própria língua em matérias tão importantes para eles próprios.
  4.  # 64

Já não há banco nenhum, em parte nenhuma, que só empreste o que tem. Porque um iluminado descobriu esta coisa maravilhosa chamada "alavancagem":

Suponhamos que eu tenho 100€ para fazer um negócio que rende 10%. Chego ao fim com 110€, um lucro de 10€, não é?

Mas seu pedir 100€ emprestados, o mesmo negócio rende 220€. Reembolso os 100€ e empocho 120€, um lucro de 20€...

Se eu pedir 1000€, ainda melhor, os meus 100€ rendem-me 210€, um lucro de 110€!

Multipliquemos isto por milhares ou milhares de milhões de euros, e já se está a ver a cena.

Claro que isto pressupõe um mercado em alta, mas foi o que se passou... até que deixou de se passar.

Isto não são só os bancos, são as outras empresas, os Estados e por aí fora. Anda por aí uma quantidade de dinheiro à solta, no papel, que não corresponde a nada na ordem das coisas. Por isso é que eles agora já só falma de desalavancar a economia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
  5.  # 65

Colocado por: LuBOs cuidados de saúde vão ficar mais caros,...

Mas os medicamentos em geral, e os genéricos vão ficar mais baratos.
  6.  # 66

Colocado por: lobitoClaro que isto pressupõe um mercado em alta, mas foi o que se passou... até que deixou de se passar.

A isso se chama ganãncia...foi por isso mesmo que qualquer tipo que quizesse ser financiado por um banco para comprar uma máquina por exemplo para produzir,tinha que pagar juros mais altos para fazer valer esse tipo de negócio a alguns que podiam investir uns milhõesitos com taxas mais(simpáticas)...este tipo de economia de mercado é que leva os países mais tarde à situação que se vê.
    • shc
    • 6 maio 2011

# 67

Meio termo pagava 25€???? A minha mãe ganha 262€ acha que 25€ é meio termo???

e eu tenho culpa que a sua mãe ganhe isso???? também ganho o ordenado minimo e tenho 1 carro com 12 anos e tenho orgulho de não dever nada a ninguém porque não faço vidas que não posso. agora se a sua mãe apenas ganha isso é de lamentar, mas certamente não serei eu e outros Portugueses que temos de pagar por isso.
    •  
      FD
    • 6 maio 2011

# 68

Colocado por: lobitoPorque um iluminado descobriu esta coisa maravilhosa chamada "alavancagem":

Coisa que permitiu/permite muitos buy outs inacreditáveis.
    Alguns correram bem, outros, puff. A Porsche, um construtor pequeno, tentou comprar a gigante VW e o que acabou a acontecer foi o contrário, a VW é hoje quase-dona da Porsche.
    Mas, quase que o conseguiu, não tivesse acontecido a "crise".

O mundo financeiro está cheio de coisas estranhas... tudo é negociável.
  7.  # 69

Colocado por: FDCoisa que permitiu/permite muitos buy outs inacreditáveis.

E não é coisa recente.

Não foi o Champallimaud que comprou o Banco Pinto Sotto Mayor com um empréstimo bancário do... próprio BPSM?!?

E quando se tornou dono daquilo, deve ter pago o empréstimo com juros negativos, digo eu! :-))
  8.  # 70

Precisamente.

Quando eu finalmente descobri como é que isto funciona (começa porque não conseguia perceber porque é que a palavra "leverage" era normalmente traduzida por "endividamento"), percebi também que esta crise era inevitável. É completamente inútil ter opinião "moral" sobre a questão porque a atitude "racional" é pedir dinheiro emprestado para fazer um negócio. Há um feedback positivo que leva forçosamente à instabilidade. Não é por acaso que os organismos biológicos têm sempre feedbacks negativos... ;-)
  9.  # 71

Diz no jornal i que os bancos vão-se tornar nos maiores proprietários de casas

Dizem que não tiram o 13º e 14º mês mas se um gajo tem que pagar 1000 euros de IMI....lá se vai um subsídio

Muitos não vão conseguir pagar um imposto tão elevado
  10.  # 72

Colocado por: lobito a atitude "racional" é pedir dinheiro emprestado para fazer um negócio.

Não ponha isso de forma negativa.
    É CLARO que a melhor maneira de fazer um negócio(*) é com dinheiro emprestado.

Eu sempre disse que os bancos são os meus melhores sócios.

Os bancos emprestam-me dinheiro mais barato que qualquer eventual «sócio capitalista»; fazem apenas as perguntas indispensáveis; e não passam a vida a meter o bedelho ou a questionar a minha forma de gerir o meu negócio.
    Os bancos apenas querem que eu pague o que devo nos prazos estipulados (e com que eu concordei).

Se eu tiver 100mil no banco e precisar de fazer um negócio em que preciso de aplicar 99mil, o melhor é pedir emprestado ao banco (porque o dinheiro é um bem escasso e pode fazer-me falta para alguma emergência).
    1. se eu tenho 100mil, tenho credibilidade junto do banco, pelo que o risco será menor e o spread será mais baixo;
    2. os juros que vou pagar ao banco ABATEM NO LUCRO, isto é, só vou realmente "pagar" cerca de 70% do juro que o banco me cobra (o resto iria, em IRC, para o Estado).

(*) NOTA IMPORTANTE:
    Eu escrevi FAZER UM NEGÓCIO ! Os negócios, se forem bons, têm de se pagar a si próprios.
    Eu NÃO escrevi que o empréstimo bancário é a melhor solução para comprar bens de consumo, ou para pagar os juros de outros empréstimos!
  11.  # 73

Colocado por: Luis K. W.
    Não ponha isso de forma negativa.

Mas eu não pus isso de forma negativa! Só se o induzi em erro com as aspas (que realmente não deviam lá estar). Eu disse que isto era inevitável (coisa que não tem qualquer conotação moral).

O único problema, é que isso só funciona numa economia em expansão. Do mesmo modo que amplifica os lucros, amplifica as perdas. É o que o Luis diz ao falar dum BOM negócio ;-)
  12.  # 74

Colocado por: altarDiz no jornal i que os bancos vão-se tornar nos maiores proprietários de casas

Dizem que não tiram o 13º e 14º mês mas se um gajo tem que pagar 1000 euros de IMI....lá se vai um subsídio

Muitos não vão conseguir pagar um imposto tão elevado

Lendo cuidadosamente o memorando, não tenho nada a impressão de que isso é uma inevitabilidade. Ou seja, o IMI em si não vai forçosamente subir. O que vai acontecer é que o tempo de isenção de IMI vai diminuir (não diz que a isenção vai desaparecer) e, por outro lado, a propriedade vai ser reavaliada para efeitos de IMI (o que até agora só acontecia se houvesse uma transação). Portanto, sem dúvida que muito mais pessoas vão passar a pagar um IMI que se veja e não meia dúzia de euros como um irmão meu paga por 6 assoalhadas na zona das Amoreiras, em Lisboa (o que me parece bom para nós todos). Mas os que já têm um IMI actualizado, não há razão para passarem a pagar IMIs faraónicos.
  13.  # 75

Colocado por: lobito

Lendo cuidadosamente o memorando, não tenho nada a impressão de que isso é uma inevitabilidade. Ou seja, o IMI em si não vai forçosamente subir. O que vai acontecer é que o tempo de isenção de IMI vai diminuir (não diz que a isenção vai desaparecer) e, por outro lado, a propriedade vai ser reavaliada para efeitos de IMI (o que até agora só acontecia se houvesse uma transação). Portanto, sem dúvida que muito mais pessoas vão passar a pagar um IMI que se veja e não meia dúzia de euros como um irmão meu paga por 6 assoalhadas na zona das Amoreiras, em Lisboa (o que me parece bom para nós todos). Mas os que já têm um IMI actualizado, não há razão para passarem a pagar IMIs faraónicos.

Bom dia,

Ainda não tive tempo de ler a totalidade do memorando original mas a julgar pelo excerto que apareceu aqui em português haverá subida de IMI.. Confirma-se no memorando original?
  14.  # 76

Property taxation
    6.3. The Government will review the framework for the valuation of the housing stock and land for tax purposes and present measures to (i) ensure that by end 2012 the taxable value of all property is close to the market value and (ii) property valuation is updated regularly (every year for commercial real estate and once every three years for residential real estate as foreseen in the law).

Impostos sobre a propriedade
    6.3 O Governo fará a revisão do enquadramento da avaliação do parque habitacional e dos terrenos para efeitos fiscais e apresentará medidas para 1) assegurar que, até ao final de 2012, o valor tributável de toda a propriedade esteja próximo do valor de mercado e 2) que a avaliação da propriedade seja regularmente actualizada (anualmente, para a propriedadecomercial e de três em três anos para a propriedade residencial, tal como previsto na lei).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diane
  15.  # 77

Colocado por: lobitoProperty taxation
    6.3. The Government will review the framework for the valuation of the housing stock and land for tax purposes and present measures to (i) ensure that by end 2012 the taxable value of all property is close to the market value and (ii) property valuation is updated regularly (every year for commercial real estate and once every three years for residential real estate as foreseen in the law).

Impostos sobre a propriedade
    6.3 O Governo fará a revisão do enquadramento da avaliação do parque habitacional e dos terrenos para efeitos fiscais e apresentará medidas para 1) assegurar que, até ao final de 2012, o valor tributável de toda a propriedade esteja próximo do valor de mercado e 2) que a avaliação da propriedade seja regularmente actualizada (anualmente, para a propriedadecomercial e de três em três anos para a propriedade residencial, tal como previsto na lei).

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Diane

Para completar:

6.4. The Government will modify property taxation with a view to level incentives for
    renting versus acquiring housing
    . [Q4-2011] In particular, the Government will: i) limit
    income tax deductibility of rents and mortgage interest payments as of 01.01.2012, except for
    low income households. Principal payments will not be deductible as of 01.01.2012; ii)
    rebalance gradually property taxation towards the recurrent real estate tax (IMI) and away
    from the transfer tax (IMT), while considering the socially vulnerable. Temporary exemptions
    of IMI for owner-occupied dwellings will be considerably reduced and the opportunity cost of
    vacant or non-rented property will be significantly increased.

Apesar de não estar especificamente descrito, acho que fica aberta uma porta para possíveis aumentos da taxa de IMI.. :(
  16.  # 78

Ah ok!

Já percebi de onde vem o alarido.

Segundo se lê pelos jornais, vai haver um aumento de IMI, mas isso não é realmente assim. Não irá haver uma subida na taxa de IMI mas sim uma actualização aos cálculos do Valor Patrimonial Tributário, que, à partida, levará a um aumento da participação em taxa de IMI.

A minha única dúvida é saber se essa actualização de cálculos será feita a todos os prédios, mesmo os que já foram calculados com base no CIMI ou só aos que ainda não estavam actualizados no CIMI, eu aposto na segunda hipótese..
  17.  # 79

Colocado por: Rui A. B.
    A minha única dúvida é saber se essa actualização de cálculos será feita a todos os prédios, mesmo os que já foram calculados com base no CIMI ou só aos que ainda não estavam actualizados no CIMI, eu aposto na segunda hipótese..

Eu também. Excepto que, aparentemente, está previsto na lei que isso seja regularmente actualizado e não sei se é cumprido mas eles querem que sim.
  18.  # 80

Lobito

No acordo troika ficou:

1 Actualização de valor patrimonial do imovel
    2-Aumento de 0.5% do valõr do IMI

Agora cada municipio vai reavaliar os imoveis e depois é que aplica mais 0.5%

Vai ser uma roubalheira pegada para alimentar os tachos das autarquias e empresas municipais

0.0266 seg. NEW