Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Princesa_As rendas das casas são o reflexo do mercado. É assim que funciona em qualquer mercado.

    Quando as coisas correm bem, está tudo optimo e não há gente a reclamar (excepto os inquilinos, claro, mas esses podem bem procurar mais barato)...

    Mas quando correm mal e não se consegue um despejo é que se fala (também é normal). Reparem que, para que uns vivam 1 ano ou 2 sem pagar, depois vem outro que paga a renda a dobrar. Falo por mim, eu ou arrendo bem (renda média ou alta) ou então bem prefiro não correr o "risco". É normal quando nestes mercados se arrisca tanto dinheiro e se pode ficar 1 ou 2 anos (melhor das hipóteses) sem a casa e a arder com o dinheiro e a pagar ao estado o equivalente a ^1/2 do que se ganha com o arrendamento...


    Ao menos que tenham o brio de fazer obras já que pedem preços actualizados.
  2.  # 42

    É uma obrigação do senhorio fazê-las! Excepto quando o que recee é ridiculo e não chega para as obras.

    De qualquer modo, imagine que o senhorio não faz as obras... Se a renda é assim tão alta e ainda por cima a casa é uma m**** porque é que o arrendatário não escolhe então outra? Não lhe parece que isto é conversa de quem paga meia duzia de tostões e exige este mundo e o outro?
  3.  # 43

    Colocado por: Princesa_É uma obrigação do senhorio fazê-las! Excepto quando o que recee é ridiculo e não chega para as obras.

    De qualquer modo, imagine que o senhorio não faz as obras... Se a renda é assim tão alta e ainda por cima a casa é uma m**** porque é que o arrendatário não escolhe então outra? Não lhe parece que isto é conversa de quem paga meia duzia de tostões e exige este mundo e o outro?


    Se você considerar 500 a 600 euros de renda tostões por um t1 (prai de 1975) de 45 m2 então tem razão. Se tiver curiosidade dê uma volta pelo imobiliário no Sapo na zona de Oeiras por exemplo. Vê-se lá coisas que metem medo...
    •  
      FD
    • 12 maio 2011

     # 44

    Reforço a opinião dos senhorios quererem muito dinheiro por aquilo que oferecem.
    Mas é o normal. Quem compra acha caro, quem vende acha barato. É assim em todo o lado.

    Porém, acho que muitos senhorios não têm muito sentido de negócio. Estou farto de dizer que mais vale bem arrendado barato, que arrendado de qualquer forma caro.
    É preferível "perder" 100€ ou 200€ e ter a certeza de que o arrendamento vai correr bem, do que pedir mundos e fundos e não ter certeza de nada.
    Por outro lado, as contas costumam estar um pouco "viciadas". Exactamente como quando rebentou a bolha imobiliária: quem comprava não fazia contas ao que custava a casa, fazia contas à prestação ao banco e se a conseguiam pagar.
    Como é que isso resultou? Assim que começaram a subir as taxas de juro, mal, muito mal...

    Aqui, na questão das rendas, é quase a mesma coisa. Para o senhorio a renda é igual a todos os encargos que tem com a casa + a diferença para o vizinho que arrendou por X.
    Não acho que se deva pensar assim: arrendar uma casa é um investimento e é perfeitamente natural que ainda se tenha que por dinheiro do nosso bolso caso se esteja a pagar a casa ao banco.
    Uma casa que se paga a si própria com o arrendamento é boa mas, não é possível em todos os locais e em todas as situações.

    Assim sendo, o que é que temos? Pessoas com necessidade de arrendar casa mas que, devido às rendas pedidas, falham mais vezes do que seria natural.
    Estas falhas levam os senhorios a pedir mais dinheiro, o que por sua vez leva a mais incumprimentos, tornando esta inflação das rendas um ciclo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes, jorgferr
  4.  # 45

    FD
    Concordo perfeitamente com a sua analise! alugei um apartamento..a partir do 1 de Maio de 75m2 renda mensal 250euros, evidentemente que o podia ter alugado por uma quantia superior..mas parto do principio que os apartamentos devem ser alugados em relaçao aos ordenados medios do Pais ..minimo legal dos salarios em Portugal anda por volta dos 470euros..um arrendamento que seja feito e que ultrapasse 1/3 do salario do componente familial ..mais cedo ao mais tarde arrisca-se a imcumprimento por parte do arrendatario...e quando eu vejo neste forum certas rendas de 600,700 e ja vi até superiores a 1.000euros mensais..fico dubitativo..acho isso muito exagerado..ao estao errado?
  5.  # 46

    Colocado por: Princesa_As rendas das casas são o reflexo do mercado. É assim que funciona em qualquer mercado.


    princesa, eu concordo consigo. quem deve estabelecer o preço de arrendamento são os proprietários das casas, obviamente.

    o meu comentário acima era no sentido de pensar um passo à frente: a opção por comprar casa a crédito é também um reflexo do mercado de arrendamento. daí não entendo esta obsessão do governo em apostar agora tudo no arrendamento, liberalizando os despejos em caso de incumprimento. isso ajuda os proprietários, e é justo, mas não paga a renda de 475€ por T1 a quem tem um rendimento limpo de 800€ (o que até deve ficar acima da maioria dos ordenados portugueses). e quem ganha acima e pretende uma habitação a longo prazo já tem a opção da compra a crédito, com uma prestação bancária mais baixa do que essa renda.

    alguém me explica então como vai ser dinamizado o mercado de arrendamento neste cenário? ;)
    da forma como vejo as coisas, antes da crise a maioria das pessoas não conseguiam arrendar mas conseguiam comprar a crédito. daqui em diante, não vão conseguir arrendar nem comprar.
  6.  # 47

    Não me parece que a maior parte dos senhorios esteja a pedir muito dinheiro por aquilo que oferece, apesar de concordar que alguns o possam fazer, mas que não têm muita sorte, pois as pessoas conhecem a renda média das casas numa determinada zona e, ou pedem para diminuir, ou abandonam e vão para outra.
    O que me parece mais grave é o facto de pessoas que não têm possibilidades de pagar uma determinada renda persistam em arrendar, só para terem o mesmo que os outros.
    Não têm possibilidades financeiras (eles é que as conhecem melhor que ninguém) para arrendar um T2 e nem sequer precisam de ter um quarto a mais, mas arrendam.
    Compram móveis novos, televisão, e tudo o que normalmente é necessário numa casa, mas a crédito.
    Não respeitam o contrato de arrendamento.
    Compram tintas para pintar tudo de novo (apesar de a casa ter sido pintada um mês antes de entrarem e de lhes ter sido perguntado se gostavam da cor), fazem alterações importantes nalgumas peças da casa, sem pedirem autorização nem escrita nem oral ao dono da casa.
    Passado um ano, põem um anúncio para arrendar um quarto, sem avisarem o dono da casa, mesmo quando o contrato que assinaram não o permite.
    Passado mais algum tempo, ou se separam definitivamente (ou mais ou menos), um fica só no apartamento sem poder pagar a totalidade da renda que nem sequer é a média aplicada para o tipo de casa na zona.
    Quando se tem que lhes pedir a renda, informam que não podem pagar, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo, dão a primeira desculpa que lhes aparece, como se o senhorio fosse estúpido, dizem que vão sair no fim do mês, mas não enviam nenhuma carta de rescisão do contrato.
    Não tencionam nem pagar nem sair. É mais fácil viverem às custas dos outros.
    Penso que as rendas não estão caras, as pessoas com pouca disponibilidade financeira é que querem ter as mesmas casas que os que têm mais possibilidades de pagar.
    Conselho que me permito dar a quem lê e que eu própria vou passar a seguir:
    pedir sempre folhas de salários de ambos, dos últimos três meses, assim como dos fiadores
    pedir certificado da entidade patronal dizendo em que regime laboral se encontra e a categoria
    pedir dois ou três meses avançados de renda e um mês de caução e especificar que a caução não poderá ser devolvida antes da entrega das chaves e de se ver em que estado está a casa
    redigir (com testemunhas) um relatório com o estado geral em que a casa se encontra
    especificar no contrato que antes de se fazer quaisquer alterações ao estado actual da casa terá que se pedir autorização escrita do dono da casa
    especificar no contrato que os tribunais poderão ser chamados a decidir em caso de incumprimento por ambas as partes
    não favorecer os inquilinos em caso de incumprimento. Tribunal, se for necessário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  7.  # 48

    Palmstroke
    Nao concordo com o que afirma(nao vao conseguir arrendar nem comprar)no contrato que fiz de arrendamento de 250euros mensais diz o seguinte.
    Artigo 8..No final do prazo do contrato, se o segundo Outorgante( arrendatario) estiver nisso interessado pode optarpelo aquisiçao do locado pelo valora essa data da avaliaçao comercial do mesmo, dando como pagamento a data a quantia de 5x12x1/2 do valor da renda do locado, sendo oremanescente pago na ocasion pelo segundo Ortorgante (arrendatario) Temos daqui para a frente ter em conta o mercado real ..e nao a especulaçao barbaria a que o mercado Portugues atuao nesta ultima decada
  8.  # 49

    475 euros por um T1 é enorme e ninguém é obrigado a aceitar pagar essa renda.
    Se o senhorio não a conseguir arrendar por esse preço, terá que diminuir a renda.
    Mas também há estúdios que penso que são mais baratos do que um T1.
    Desde que existo, sempre foi assim. Para se arrendar uma casa, tem que se ter dois ordenados. O ordenado dum para os gastos gerais da casa e o do outro para a alimentação e todas as outras coisas.
    Antigamente, uma pessoa só, dificilmente poderia arrendar uma casa idêntica a um casal com dois ordenados.
    Se sempre foi assim em todo o mundo, salvo algumas excepções de pessoas que ganham bastante bem a vida, mas que nesse caso, até nem precisam forçosamente de arrendar, porque razão haveria de ser diferente agora?
  9.  # 50

    Colocado por: FD Aqui, na questão das rendas, é quase a mesma coisa. Para o senhorio a renda é igual a todos os encargos que tem com a casa + a diferença para o vizinho que arrendou por X.

    Um caso real:
    Suponhamos um belíssimo apartamento comprado há 30 anos por 6mil contos (30mil euros), e que actualmente tem 2400 euros de encargos/ano.

    Quando a taxa de juro estava a 20%, seria normal que o senhorio quisesse receber, no mínimo, o mesmo valor que teria colocando o dinheiro no banco (6mil/ano = 500euros/mês).
    Alguns, pretenderiam receber esse valor acrescido das despesas (8.400/ano=700euro/mes).

    Entretanto as taxas de juro BAIXARAM para (p.ex.) 5%. As rendas deveriam ter baixado para (5%x30.000+2.400=3.900/ano = 325euros/mês). Mas não.

    O que justifica, então, que actualmente o senhorio, em vez de pedir um valor da renda de menos de metade do que pedia há 30 anos, consiga receber quase o dobro ?
    Eu respondo:
    É que, entretanto, essa casa (devido a inflação+valorização), e apesar da estagnação do mercado imobiliário há mais de 5 anos, vale agora 8 vezes mais.
    E as contas são fáceis de fazer: 8 x 30.000 x 5% + 2400= 14.400eur/ano = 1.200eur/mês.

    Chegado ao fim das contas, dou-me conta que cumpri a «regra dos duzentos»:
    "a renda média deve rondar 1/200 do valor comercial da casa".
    Valor da casa: 240.000 euros ; Valor da renda : 240.000 / 200 = 1.200eur/mês. :-)

    Colocado por: de jesus mendes...e nao a especulaçao barbaria a que o mercado Portugues atuao nesta ultima decada
    Especulação? Em Portugal ?!? :-)
    Felizmente que não.
    Caso contrário, a situação de Portugal (e da Banca) seria muitíssimo pior.
  10.  # 51

    Colocado por: Luis K. W.dou-me conta que cumpri a «regra dos duzentos»:
    Hum... que regra é essa? ;-)

    Um aparte, sei quem está a alugar um T2 por 600€ mensais sendo que o valor pedido para a compra desse imóvel é de 125.000€.... ou seja, está próximo dessa"regra". ;-)
  11.  # 52

    Colocado por: mafgodHum... que regra é essa? ;-)

    Um aparte, sei quem está a alugar um T2 por 600€ mensais sendo que o valor pedido para a compra desse imóvel é de 125.000€.... ou seja, está próximo dessa"regra". ;-)


    So que para os salarios Portugueses actuais, não falo dos que passaram pelos anos de ouro dos anos 90 com bons aumentos, a regra dos 200 é muito alta. Um apartamento avaliado em 130 000 euros (T1 ou T2 no máximo) a custar de renda 650 euros é desajustado da nossa realidade. Realmente por esses valores serem altos é que as pessoas preferiram comprar. Mas há outra coisa como já disse, se ainda forem 650 euros por um apartamento renovado,bem isolado,com sistema de aquecimento,etc,ainda que compreenderia. Agora 650 euros como se vê por apartamentos que não tem sistemas de aquecimento, aluminios com 30 anos que entra fio por todo o lado.....mas pronto é o mercado que temos.
  12.  # 53

    Colocado por: jorgferrSo que para os salarios Portugueses actuais, não falo dos que passaram pelos anos de ouro dos anos 90 com bons aumentos, a regra dos 200 é muito alta. Um apartamento avaliado em 130 000 euros (T1 ou T2 no máximo) a custar de renda 650 euros é desajustado da nossa realidade


    Experimente fazer as contas ao contrário: Investia 130.000€ na compra de um apartamento para alugar, para depois receber 650€/mês, e pagar IMI e condomínio?
  13.  # 54

    Colocado por: Picareta

    Experimente fazer as contas ao contrário: Investia 130.000€ na compra de um apartamento para alugar, para depois receber 650€/mês, e pagar IMI e condomínio?


    130 000/200=16,6 anos Mesmo que inclua ai 4 anos de rendas para pagar os custos inerentes a impostos,condominio,etc ao fim de 20 anos fica com o apartamento pago e com um imovel no valor de mais de 130 000 euros.....é bom negocio não há duvida, grande rentabilidade. E se for o senhorio tipico nunca teve de fazer obras.
  14.  # 55

    Colocado por: Picareta

    Experimente fazer as contas ao contrário: Investia 130.000€ na compra de um apartamento para alugar, para depois receber 650€/mês, e pagar IMI e condomínio?


    No banco, admitindo um juro de 4% liquido
    130.000+0.04=5200 €/ano

    Será razoavel pensar em ter um lucro ligeiramente superior investindo num imóvel (até porque dá mais chatices).
    Digamos 6000 €/ano
    IMI - 520 €/ano, condominio de 500 €/ano

    6000+520+500 = 7020 /12 = 585 €/ano

    650 nem parece mau...
  15.  # 56

    Colocado por: PicaretaExperimente fazer as contas ao contrário: Investia 130.000€ na compra de um apartamento para alugar, para depois receber 650€/mês, e pagar IMI e condomínio?

    Pode fazer as contas doutra maneira.
    130.000 euros a 30 anos dá uma prestação de uns 500€/mes
    Sobra 150*12 =1800 euros para pagar IMI e condominio.... Acho que dá.
    E no fim fica com o imóvel sem gastar NADA.

    Nota: tem obviamente de subtrair os impostos e adicionar a eventual valorização do imóvel. Mas facilitemos as contas
  16.  # 57

    Colocado por: jorgferrSo que para os salarios Portugueses actuais, não falo dos que passaram pelos anos de ouro dos anos 90 com bons aumentos, a regra dos 200 é muito alta. Um apartamento avaliado em 130 000 euros (T1 ou T2 no máximo) a custar de renda 650 euros é desajustado da nossa realidade. Realmente por esses valores serem altos é que as pessoas preferiram comprar. Mas há outra coisa como já disse, se ainda forem 650 euros por um apartamento renovado,bem isolado,com sistema de aquecimento,etc,ainda que compreenderia. Agora 650 euros como se vê por apartamentos que não tem sistemas de aquecimento, aluminios com 30 anos que entra fio por todo o lado.....mas pronto é o mercado que temos.


    Depende muito da zona do país, por 130.000 euros, compra um T3 em guimarães. Ou aluga por 450 €... NOVOS
  17.  # 58

    Falta considerar os caloteiros que não pagam a renda, o tempo entre a saída de um inquilino e a entrada do seguinte, manutenção do imóvel,...
    No custo inicial falta IMT, IS, escritura,...
  18.  # 59

    Então os caloteiros ou os seus fiadores não são obrigados pelos tribunais ou por quem decida, a pagarem as rendas logo que estes considerem que já estão aptos a fazê-lo, mesmo que seja um ano depois de saírem?
  19.  # 60

    Luis K.W.
    QUANDO EU FALO de especulaçao barbaria..refiro-me a seguinte relaçao ..ordenados et poder de consumo de uma populaçao....muito bem a relaçao salario com o poder de investir é a regra principal de um Pais ..o que é que me importa se un apartamento valia 30.000euros a 10anos e agora vale 10vezes mais se eu nao o posso vender!
    Esse mercado esta completamente em desfaso com a realidade da populaçao...tem um comparador muito importante sao os salarios minimos...nao sei bem quanto é a media da populaçao que atinge bem esse parametro em Portugal ..uma coisa é certo houve uma impressinante mania de construir a vara larga..sem se preocupar de ume certa parte da populaçao do Pais com salarios baixos...e como a maior parte da populaçao queria ter a sua casa ao apartamento .. deu o que
    deu! quando eu vejo que nesse Pais a maior parte dos emprestimos habitacionais sao feitos por um periodo de 40anos! praticamente toda uma vida a pagar .emprestimo bancario...
 
0.0262 seg. NEW