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  1.  # 141

    Chamem-me burro, mas no meio desta conversa ainda não percebi se é "normal" fazer aquilo que fiz, ou seja, não aplicar uma sanca
    • Mac
    • 19 fevereiro 2012

     # 142

    Colocado por: civismoChamem-me burro, mas no meio desta conversa ainda não percebi se é "normal" fazer aquilo que fiz, ou seja, não aplicar uma sanca

    Peço desculpa por ter "usado" o seu tópico mas, relativamente à sua dúvida, comecei por dizer que não pretendo dispensar a sanca.
    Sem sanca fica demasiado simples. Também não sou adepto da alheta porque não lhe acho "piada" e pode vir a dar problemas de oxidação e consequente despegamento da tinta.
    Cumps
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  2.  # 143

    Colocado por: Mac
    Peço desculpa por ter "usado" o seu tópico mas, relativamente à sua dúvida, comecei por dizer que não pretendo dispensar a sanca.
    Sem sanca fica demasiado simples. Também não sou adepto da alheta porque não lhe acho "piada" e pode vir a dar problemas de oxidação e consequente despegamento da tinta.
    Cumps
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    O que é a alheta ?

    E pintar uma sanca, o que acham ?
    •  
      alv
    • 20 fevereiro 2012

     # 144

    Vivam!
    Civismo, no fundo uma alheta é um qualquer método que permita que aparentemente exista uma folga a toda a volta do tecto por forma que, aparentemente, o tecto está desligado das paredes. Existem muitos métodos para fazer a alheta e já por aqui conversámos muito sobre eles e normalmente têm cerca de 13mm, ou seja a mesma espessura das placas. Quanto à sua necessidade, na maioria dos casos é estética, mas situações há em que é obrigatória, e o que acontece é que nestas últimas, por desconhecimento ou dos projectistas ou dos instaladores não é feita e dá barraca. felizmente que a obrigatoriedade de usar alheta é uma ínfima parte dos caso, porque na generalidade das situações não é necessária.
    Pessoalmente também não gosto. Em minha casa, onde poderia ter usado dumas e doutras preferi não o fazer e continuo a gostar e achar que foi uma boa opção. Nalgumas situações tenho uma sanca discreta composta por um ou dois degraus rectos de 13mm apenas e só.
    Quanto à pintura da sanca, não sei a que se refere, mas tem sempre de ser pintada, porque ela nunca é do mesmo material do tecto, excepto se se trata de tecto e sancas em gesso natural fabricadas em obra, mas isso já é raro.
    "Fassam" parte.
  3.  # 145

    Colocado por: alvQuanto à pintura da sanca, não sei a que se refere, mas tem sempre de ser pintada, porque ela nunca é do mesmo material do tecto, excepto se se trata de tecto e sancas em gesso natural fabricadas em obra, mas isso já é raro.


    Referia-me a pintar mesmo uma sanca, com uma cor diferente da parede , ou seja, a deixar uma faixa da mesma cor do tecto , no sitio onde deveria ter a sanca.

    Por exemplo, tecto branco e parede castanha. Deixaria uma faixa branca à volta no topo da parede, no sitio onde deveria existir a sanca
  4.  # 146

    Alguém sabe como tirar facilmente bocados de massa de barramento de pladur dos azulejos, algo que não risque?
    •  
      alv
    • 2 março 2012

     # 147

    Vivam1
    Celeste, uma das vantagens das pastas do Pladur é ser perfeitamente solúvel e inócua.
    Portanto "raspe" a maior parte com qualquer coisa dura sem ser metálica, como madeira ou plástico e o sobrante com um simples pano húmido.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista
  5.  # 148

    Alv, qual a melhor fase da entrada na obra do pessoal dos tectos falsos? Em que fase deve estar a obra?
    •  
      alv
    • 4 março 2012

     # 149

    Vivam!
    Nandogonca, esta escapou-me.
    Respondendo directamente, a fase dos tectos falsos, idealmente seria antes do fase em que está, ou seja antes das regularizações, porque assim poderiam ser feitos mais à vontade sem problemas de lixos, andaimes e pós. Agora, depois das betonilhas já terá de haver algum cuidado acrescido para não estragar e depois de lixados e pintados terá de ser tudo muito bem limpo para que possa proceder aos revestimentos.
    Em resumo todas as fases da obra são boas desde que estejam as paredes rebocadas e vãos fechados. Numas faz-se mais à vontade, noutras com mais cuidados.
    "Fassam" parte.
  6.  # 150

    Colocado por: alvrebocadas e vãos fechados
    ~
    As portas e janelas já tem que estar colocadas no sítio?
    •  
      alv
    • 4 março 2012

     # 151

    Vivam!

    Colocado por: nandogonca
    As portas e janelas já tem que estar colocadas no sítio?

    Sim a obra convém que esteja fechada.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
    • Mac
    • 22 março 2012

     # 152

    Colocado por: RRufino
    Mac, o seu principio está certo-> evitar furar vigotas!
    Discordam deste comentário:pdavidmarques


    E assim foi feito:
    Buchas borboleta à abobadilha cerâmica e dois pivots em cada varão. Um substitui anilha e porca, sendo mais fácil de aplicar, e no inferior encaixa o perfil.
    O perfil perimetral, na face que encosta à parede, levou uma fita autocolante com espuma de alguns 2 mm de espessura que, dizem, faz um corte acústico de apenas alguns Db. Picuices.
    Cumps
      Pivot.png
    •  
      alv
    • 22 março 2012

     # 153

    Colocado por: alvVivam!
    Caramba. pior a emenda que o soneto.
    caro Mac, não use essas buchas em abobadilha de cerâmica, e não vá agora inventar a roda.
    Se tem uma laje normal em vigotas pré esforçadas com abobadilhas de enchimento em cerâmico fixe o tecto com buchas de latão de 8x25mm fixas por furação directa das vigotas. Usa varão roscado e forquilhas ou pivot . O perfil, é normalmente aplicado perpendicularmente às vigotas com afastamento entre eles de 40 ou 50cm e as placas paralelas às vigotas, isto é, perpendiculares aos perfis. Não se esqueça do isolamento térmico-acústico que eu recomendo ser em manta de lã de vidro.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário:pdavidmarques


    Caramba, assim quase que não vale a pena.
    Mac, Você também está a contar em ficar com o tecto algum tempo no local?
    Espero não ter sido eu a escrever que pode utilizar as buchas borboleta em abobadilhas de enchimento em cerâmico, porque se fui eu, grande bronca porque tem aí dois disparates, a saber:
    Não se pode usar esse tipo de fixação em abobadilhas cerâmicas, muito menos de não estão rebocadas. Os profissionais das obras sabem perfeitamente quantos tectos rebocados em abobadilhas de enchimento já apanharam no chão. Agora imagine uma sobrecarga de cerca de 10Kg/m² a fazer força de tracção em pontos de tijolo de cerca de 1cm;
    O outro disparate tem a ver com o pivot a servir de anilha de fixação para que a tije não suba. Ao fazê-lo vai colocar ainda mais tensão sobre esse bocado de barro, desta vez em sentido contrário e que com as movimentações de contracção do tecto, instantâneas aquando da instalação e permanentes aquando da fase de dilatação e contracção em fase de dilatações térmicas.
    Mas que raio de mania de não querer fixar as tijes como toda a gente faz e como está descrito nos sistemas construtivos?
    "Fassam" parte.
  7.  # 154

    Colocado por: alvMas que raio de mania de não querer fixar as tijes como toda a gente faz e como está descrito nos sistemas construtivos?


    estáva a ver que era só eu que estava a achar aquilo muito estranho de usar o tijolo como elemento estrutural XD
    • Mac
    • 22 março 2012

     # 155

    "imagine uma sobrecarga de cerca de 10Kg/m² a fazer força de tracção em pontos de tijolo de cerca de 1cm"
    Alv
    Não partilho essa preocupação. E também não são 10 Kg em cada ponto de fixação. Você sabe melhor que ninguem quanto pesa por m2 este sistema de tecto continuo e quantos são as fixações por m2. O apoio também é superior a 1 cm. Vou medir.
    Se quiser posso testar o peso máximo suportado por cada fixação e colocar aqui. Posso ainda deixar uma carga pendurada durante 1 mês e medir o arco provocado.
    Cumps
  8.  # 156

    Colocado por: MacSe quiser posso testar o peso máximo suportado por cada fixação e colocar aqui. Posso ainda deixar uma carga pendurada durante 1 mês e medir o arco provocado.
    Cumps


    Como deve entender o barro, seco, tem pouca resistência à tração ao contrário da sua resistência à compressão.
    A flecha de nada vale proque antes da mesma se pernunciar já se sucedeu a rotura por tração.

    Este sistema claramente poe a abobadilha em tração, que já por si só tera alguma tração vinda da laje. Não em lembro em lado nenhum em que se use alvenaria furada como elemento resistente, e pior ainda à tração.



    Colocado por: MacSe quiser posso testar o peso máximo suportado por cada fixação e colocar aqui


    Isso pouco dirá, já que não lhe permite medir o comportamento à fluência e à fadiga.




    Colocado por: MacNão partilho essa preocupação. E também não são 10 Kg em cada ponto de fixação

    Não se esqueça dos acessórios que pode no futuro vir a colocar, e que a carga que ira assentar em cima da laje também conta.
    •  
      alv
    • 22 março 2012 editado

     # 157

    Vivam!

    Caro MAC, não discuto a sua opção. Discuto o sistema. Deixe-me que lhe diga que não se trata das cargas distribuídas nem sequer da carga pontual que cada um desses suportes vai suportar, passe o pleonasmo.
    Deixe-me ainda que lhe diga que de acordo com as boas práticas e disposições dos fabricantes, todas as fixações têm de suportar pelo menos três vezes a carga para a qual estão dimensionados e, se forem tijes, cada uma deve poder resistir pelo menos a 70Kg por tije. Isso também está escrito, mas hoje tudo me foge e não encontro onde, mas está, está.
    O que discuto é ver centenas de obras em que a face inferior da tijoleira ou abobadilha de enchimento como queira se desprega completamente das nervuras verticais de ligação à restante tijoleira. É um fenómeno recorrente que todos os que estão ligados à construção estão fartos de ver, e no meu caso pessoal por lidar com tectos, mais ainda, pois sou chamado, amiúde para tapar esses problemas e afirmar a pés juntos perante as pessoas alarmadas por verem os seus tectos começarem a cair que aquilo, para além do aspecto estético e de não atingir ninguém ao cair, não tem qualquer problema em termos estruturais.
    Ia jurar que tinha fotos, mas não encontro. Se algum dos foristas tiver, por favor mostre do que falo.
    "Fassam" parte.
  9.  # 158

    Colocado por: Mac

    E assim foi feito:
    Buchas borboleta à abobadilha cerâmica e dois pivots em cada varão. Um substitui anilha e porca, sendo mais fácil de aplicar, e no inferior encaixa o perfil.
    O perfil perimetral, na face que encosta à parede, levou uma fita autocolante com espuma de alguns 2 mm de espessura que, dizem, faz um corte acústico de apenas alguns Db. Picuices.
    Cumps
      Pivot.png
    quando não se sabe, não se faz, isso é pura e simplesmente inventar e como dizia o irmão do meu tio, já foi tudo inventado o que é necessario é respeitar as regras de construir bem

    Boa sorte nessas abobadilhas
  10.  # 159

    Discussão demasiado técnica para mim :P
  11.  # 160

 
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